Notícias
Filtrar Notícias
Resolução ANTT nº 6.068/2025 atualiza procedimento para o RNTRC
Notícias 22 de julho de 2025
A Resolução ANTT n 5.982/2022, que regulamenta os procedimentos para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), trouxe novas regras para empresas, cooperativas e transportadores autônomos que atuam no Transporte Rodoviário de Cargas remunerado em todo o território nacional.
Vale relembrar alguns dos principais pontos
Obrigatoriedade de inscrição e manutenção atualizada no RNTRC para exercer a atividade de transporte rodoviário remunerado de cargas nas seguintes categorias:
· Transportador Autônomo de Cargas (TAC);
· Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC);
· Cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC).
· Requisitos específicos de cadastro para cada categoria, incluindo comprovação de experiência, posse de veículos, documentação e capacidade financeira.
· O Certificado no RNTRC passou a ter validade indeterminada com a instituição da revalidação ordinária para atualização dos dados cadastrais.
As alterações trazidas pela Resolução ANTT n 6.068, de 17 de julho de 2025, estão no artigo 4 da Resolução n 5.982/2022, principalmente nos requisitos para inscrição e manutenção no RNTRC, com destaque para a obrigatoriedade de contratação de seguros por todos os transportadores para três modalidades:
· RCTR-C: Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (cobertura para acidentes com o veículo, como colisão, tombamento, incêndio etc.).
· RC-DC: Responsabilidade Civil por Desaparecimento de Carga (cobertura para roubo, furto, apropriação indébita, estelionato e extorsão envolvendo a carga).
· RC-V: Responsabilidade Civil de Veículo (cobertura de danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo utilizado).
Destaque para outras exigências
· Detalhamento da condição de posse ou propriedade de veículos, admitindo como válido também o arrendamento e o comodato, e mantendo o limite de três veículos para TAC.
· Ter capacidade de direitos e deveres na ordem civil (TAC).
· Exigência de comprovação de capacidade financeira para o exercício da atividade para a ETC.
· Ter registro na Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB ou na entidade estadual, se houver, mediante apresentação dos estatutos sociais e suas alterações posteriores (CTC).
A Resolução n 6.068 entrou em vigor em 18 de julho de 2025, mas os procedimentos para comprovação dos seguros obrigatórios RCTR-C, RC-DC e RC-V serão definidos por Portaria específica da ANTT. Essas atualizações trazem um maior rigor aos critérios de cadastro no RNTRC, especialmente quanto à contratação de seguros obrigatórios para todas as categorias de transportadores.
Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística lança pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas
Notícias 22 de julho de 2025
Com o objetivo de entender com profundidade a realidade enfrentada pelas empresas em relação aos seguros no Transporte Rodoviário de Cargas, a NTC&Logística, por meio do seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), está conduzindo uma pesquisa voltada exclusivamente aos transportadores de todo o Brasil.
A iniciativa surge também como sugestão do Comitê de Seguros, recentemente criado pela entidade, com o propósito de debater os desafios do setor e propor soluções práticas para o aperfeiçoamento das relações entre transportadoras e seguradoras. A partir dessa articulação, identificou-se a necessidade de um levantamento amplo e técnico que embasasse futuras ações da NTC&Logística junto ao mercado e aos órgãos reguladores.
A pesquisa aborda temas como os tipos de apólices contratadas; ocorrências de sinistros; coberturas mais utilizadas; frequência de negativas; vigência e valores das apólices, além da influência de exigências externas e da satisfação com os serviços prestados. Os dados obtidos serão essenciais para a construção de um diagnóstico representativo e atualizado sobre o cenário atual dos seguros no TRC.
Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a participação dos transportadores é fundamental para que a entidade possa agir com mais precisão e representatividade: “A pesquisa é uma ferramenta estratégica. Precisamos ouvir quem está na ponta, entender as dificuldades, os custos envolvidos, a efetividade das coberturas e como o seguro tem impactado o dia a dia das operações. Com esses dados em mãos, teremos embasamento sólido para propor melhorias e construir soluções em diálogo com as seguradoras, sempre em defesa do setor de transporte de cargas”, afirmou.
A NTC&Logística ressalta que todas as informações serão tratadas com sigilo e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e institucionais. A pesquisa pode ser respondida de forma rápida e está disponível no link abaixo.
Comjovem-ES realiza nova edição do Café de Negócios de debate assunto espinhoso: Reforma Tributária
Notícias 18 de julho de 2025
Falar em Reforma Tributária é acionar um sinal de alerta na cabeça do transportador de cargas. Por um lado, existe o sonho da simplificação do complexo sistema tributário brasileiro. Mas por outro, é crescente a preocupação do empresário do transporte de cargas, principalmente por causa da perda de créditos fiscais, da insegurança quanto às regras de transição e aplicação dos novos tributos e de uma possível elevação da carga tributária. Embora seja assunto recorrente, ele não se esgota e uma nova rodada de informação e debate sobre o tema foi realizado no Transcares nesta quarta-feira, 16 de julho. Em mais uma edição de seu Café de Negócios, a Comjovem-ES levou Igor Izoton, CEO da Hedge Tax – Consultoria Tributária, e Heide Hinsching, Consultora de Planejamento Tributário da empresa, para tratar do tema “Os Impactos da Reforma no TRC. Vamos Pagar mais Impostos?”
A principal proposta do encontro, segundo o próprio Igor, foi gerar mais conhecimento e proporcionar reflexões. “Como ainda faltam regulamentações, não conseguimos trazer algo 100% claro e objetivo. Até hoje, ainda não sabemos exatamente o que vai acontecer”, argumentou.
Apesar do cenário, é possível afirmar algumas coisas. Uma delas, conforme Heide, é que a reforma virá para simplificar a apuração e pagamento dos tributos. “E em alguns casos, ela realmente vai facilitar para as empresas”, garantiu.
No caso do TRC, ainda cercado de indefinições, ela sugere como o empresário pode enfrentar o panorama de forma sustentável. A especialista sugere que os empreendedores antecipem-se à reforma e invistam em planejamento estratégico, tanto na área fiscal e tributária, quanto nas demais áreas da empresa, como compras e comercial.
E faz um “retrato” da reforma a curto, médio e longo prazos.
“No curto prazo, o cenário será de incerteza e necessidade de adaptação. A aprovação da Reforma Tributária já é uma realidade com a LC 214/2025, mas as regras ainda estão sendo detalhadas por leis complementares e atos normativos. Empresas de transporte precisam ficar atentas especialmente ao tratamento do crédito dos tributos, que será diferente do que é hoje. No médio prazo, a transição dos tributos atuais (PIS, COFINS, ICMS, ISS) para CBS e IBS deve começar a gerar impactos mais concretos no caixa das empresas. Isso pode significar perda de benefícios fiscais atuais, mudanças na carga tributária e necessidade de ajustes contratuais e operacionais, especialmente para quem atua com subcontratação. No longo prazo, espera-se um sistema mais simples e com menos burocracia. No entanto, isso não significa que a carga será menor, por isso a necessidade de um Planejamento Tributário estratégico”.
Como de costume, o Café de Negócios reuniu um bom público no Transcares e dentre os participantes estavam os diretores Marco Zon e Ronaldo Salles de Sá. O superintendente, Mario Natali, também participou de todo o evento.
Da Transportadora De Sá, além de Ronaldo estava Gabriely Gerhardt Rosa. E a impressão que tiveram, no pós debate, foi positiva.
“Foi uma palestra interessante no sentido de mostrar como será a mudança. Na nossa percepção, a reforma tende a ser benéfica, apesar dos muitos pontos que ainda precisam ser esclarecidos. Também ficamos com a sensação de que a transição será tranquila e que no futuro teremos, sim, um processo mais simplificado”, acredita Ronaldo.
No final do evento, a certeza de que, mais uma vez, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC no Espírito Santo fez seu papel. “Municiamos o transportador de informações que são pilares de desenvolvimento e fortalecimento de todo o setor”, disse o vice-coordenador, Roberto Fabiani.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Impresa do Transcares
Participe da quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, no Rio de Janeiro
Notícias 18 de julho de 2025
A quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, às 13 horas, com o apoio dos Sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC.
Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística.
A programação contará com temas relevantes para o setor e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.
Ratificando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.
Para o presidente Eduardo Rebuzzi, “a quarta edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística será uma nova oportunidade de ampliar o diálogo com empresários, executivos e lideranças do nosso setor. Depois de três edições de muito êxito em 2025, chegamos ao Rio de Janeiro, um estado com papel fundamental na logística e no transporte de cargas do país. Com o apoio da FETRANSCARGA, do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro e dos Sindicatos filiados, vamos promover um encontro que certamente resultará em reflexões significativas, troca de experiências diferenciadas e aprendizados valiosos para todos os participantes. Estamos muito confiantes no sucesso deste evento e na contribuição que trará para o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas”.
O evento será realizado presencialmente, no Edifício-Sede da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua Candelária, 9 – Centro – Mezanino), onde também está localizada a sede da FETRANSCARGA. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
13h – CREDENCIAMENTO
13h30 às 14h30 – ABERTURA
EDUARDO REBUZZI – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA
ANDRÉ DE SIMONE – Coordenador Nacional da COMJOVEM
HUDSON RABELO – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
JÉSSICA LOPES – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM
BENEDITO SIMÕES – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro
14h30 às 15h30 – PALESTRA
“Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”
Palestrante
ANY COSTA – Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano
15h30 às 15h45 – COFFEE BREAK
15h45 às 16h15 – NTC TALKS
Representantes da TRANSPOCRED
MARCOS SCHUSTER – Diretor Executivo
CARLOS EDUARDO GOMES – Gerente da Expansão Nacional e da Região Sudeste
Representantes da AUTOTRAC
DALILA ALVES – Gerente Comercial
CÁSSIO DOS SANTOS – Sócio-Proprietário da RIOTRAC
16h15 às 17h – PALESTRA
“NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”
Palestrante
JORDANA COSTA ARAÚJO SIQUEIRA – Membro da COMJOVEM RJ e Gerente Administrativa e de Recursos Humanos do Grupo Transfuturo
17h às 18h – PALESTRA
“ALIANÇA NACIONAL PELA SEGURANÇA LOGÍSTICA”
Palestrante
Dr. WALDOMIRO MILANESI – Especialista em Segurança
18h – ENCERRAMENTO, SEGUIDO DE HAPPY HOUR
Realização
- NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
- FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
- Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística
- SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro
- SULCARJ – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul-Fluminense
- SETCANF – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Nova Friburgo
- SINTRANSPORTES – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas de Campos
- SETC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Passageiros Urbanos de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian
Patrocínio
- Autotrac
- Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
- Transpocred
Apoio
- Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários
Apoio Institucional
- Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
- FuMTran – Fundação Memória do Transporte
Apoio Logístico
Braspress
Brasil deve superar Alemanha e liderar vendas globais da Mercedes-Benz em 2025
Notícias 18 de julho de 2025
Apesar do cenário desafiador no mercado interno, marcado pela queda nas vendas de caminhões extrapesados em razão da alta dos juros, a Mercedes-Benz projeta que o Brasil encerrará 2025 como seu principal mercado global, superando a Alemanha — atual líder em volume de vendas. O país, que já ocupou essa posição em 2020 e 2022, deve retomar a liderança, impulsionado por um portfólio mais diversificado e pela recuperação prevista para o segundo semestre.
A montadora prevê crescimento entre 15% e 20% nas vendas no Brasil em 2025, em relação ao ano anterior. No primeiro semestre, os emplacamentos aumentaram 13%, garantindo à marca um market share de aproximadamente 25%. A expectativa é que o segundo semestre, historicamente mais aquecido, acelere ainda mais os resultados.
“Estamos crescendo em relação a nós mesmos, e não ao mercado como um todo, que deve fechar o ano com uma retração de cerca de 10%”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Esse otimismo se baseia, principalmente, na possível retomada gradual do segmento de caminhões pesados e extrapesados, que enfrenta uma desaceleração.
O bom desempenho do Brasil também reflete a desaceleração na Europa. Segundo Ferrarez, fatores como inflação elevada, conflitos geopolíticos e incertezas políticas têm freado os investimentos no continente — o que contrasta com a demanda ainda sólida no mercado brasileiro.
“O mercado europeu está esfriando. Além disso, há uma crescente presença de fabricantes chineses na região. Isso, de certa forma, fortalece o desempenho do Brasil, onde a procura segue estável”, explicou o executivo.
Mercado estratégico
Para Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, com uma forte presença na América Latina e características únicas, o Brasil se consolida como um dos mercados mais importantes para a Mercedes-Benz no mundo. “Além do tamanho e da complexidade da economia, o país oferece vasto potencial de crescimento e oportunidades”, diz.
Jefferson Ferrarez reforça que a empresa está preparada para atender à crescente demanda, com capacidade instalada e um portfólio diversificado. Segundo ele, apesar das incertezas globais, o Brasil mantém um nível de estabilidade relativo. “O segmento extrapesado, por exemplo, cresceu acima da média no ano passado e ainda representa 45% do mercado total, que gira acima das 100 mil unidades.”
Tarifaço de 50%
Apesar do otimismo moderado, a Mercedes-Benz acompanha com atenção os desdobramentos da nova medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prevê uma taxação de 50% sobre produtos agrícolas importados, como café e suco de laranja, a partir de 1º de agosto. A medida, parte da escalada protecionista norte-americana, afeta diretamente o agronegócio brasileiro — setor que é um dos principais motores da demanda por caminhões pesados e extrapesados.
“Estamos analisando os impactos de uma eventual taxação. Ainda é cedo para mensurar o efeito exato, mas certamente haveria influência nas vendas de caminhões, especialmente extrapesados”, afirma Jefferson Ferrarez. “O agronegócio depende fortemente do transporte rodoviário, e qualquer mudança na competitividade das exportações pode afetar o volume transportado.”
A companhia trabalha com diferentes cenários para avaliar os possíveis impactos, mas reconhece a dificuldade de se planejar diante de um ambiente político e econômico altamente volátil.
“É difícil fazer previsões com base em informações que mudam de um dia para o outro. Já desenhamos três cenários principais, mas, por precaução, seguimos operando como se nada mudasse — justamente porque muitas decisões são revistas ou revertidas rapidamente”, explicou o executivo. “Caso a taxação seja realmente implementada, o impacto será relevante, embora ainda não seja possível quantificar com precisão.”
Fonte: Transporte Moderno
NTC&Logística lança Comitê de Seguros com foco no diálogo e nos desafios do setor
Notícias 18 de julho de 2025
Na tarde de hoje, quarta-feira (16), a NTC&Logística realizou o lançamento oficial do Comitê de Seguros, em uma reunião conduzida pelo presidente Eduardo Rebuzzi, na subsede da entidade em São Paulo. O novo grupo de trabalho resulta da proposta de congregar empresários do Transporte Rodoviário de Cargas para o debate, de forma estruturada e propositiva, dos principais temas que envolvem a área de seguros e impactam a operação das empresas.
O Comitê atuará como um espaço permanente de discussão sobre questões como legislação, custos, exigências contratuais, riscos operacionais e oportunidades relacionadas ao seguro no setor de transporte e logística. Além disso, o grupo também buscará promover o diálogo com as seguradoras e representantes do mercado, abrindo espaço para a construção conjunta de soluções, em um ambiente de escuta ativa e colaboração.
Participaram do encontro representantes de empresas associadas, de entidades do setor e membros da diretoria da NTC&Logística, além do coordenador técnico do Comitê, Lauro Valdivia, que também é assessor técnico da entidade, e da assessora executiva da presidência, Elisete Balarini.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância da iniciativa e a disposição de a NTC&Logística liderar esse debate de forma equilibrada, ouvindo as empresas associadas e valorizando a interlocução com o mercado segurador, com o objetivo de aprimorar as relações e contribuir para a melhoria contínua das condições oferecidas ao setor.
Ao formalizar a criação do Comitê, o presidente Eduardo Rebuzzi ressaltou o papel da NTC&Logística como entidade de representação nacional e o compromisso com a escuta e a articulação: “Estamos muito felizes por instituir o Comitê de Seguros da NTC&Logística, que nasce com o propósito de ouvir os nossos associados e explorar, com responsabilidade e em detalhe, os temas que envolvem seguros no transporte de cargas. Sabemos que esta é uma pauta complexa, que envolve custos, legislação, exigências e riscos, mas também representa um campo de oportunidades para o aprimoramento da relação entre transportadores e o mercado segurador. Por isso, o nosso objetivo é criar um ambiente de diálogo permanente, onde possamos construir propostas, esclarecer dúvidas e desenvolver soluções com base na realidade das empresas e na colaboração com todos os agentes envolvidos. A NTC tem a responsabilidade de conduzir esse processo com equilíbrio, buscando sempre representar os interesses do setor e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento das relações institucionais”.
A expectativa da entidade é que o Comitê de Seguros funcione de forma integrada com as demais Câmaras Técnicas da NTC&Logística, promovendo encontros periódicos, ampliando a participação dos associados e consolidando um espaço de representatividade e cooperação entre o setor de transporte e o mercado de seguros.
Fonte: NTC&Logística
Inscrições abertas para quinta edição do Fórum ITL de Inovação do Transporte
Notícias 18 de julho de 2025
O ITL (Instituto de Transporte e Logística) abriu as inscrições para a quinta edição do FIT (Fórum ITL de Inovação do Transporte), que acontecerá no dia 15 de outubro, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF). Com vagas presenciais limitadas e transmissão online gratuita, o evento reunirá lideranças empresariais, especialistas e autoridades públicas para debater um dos temas mais urgentes da atualidade: a transição energética no setor de transporte e o papel estratégico da inteligência artificial nesse processo.
Clique aqui e inscreva-se para a edição de 2025.
O tema dessa edição propõe um olhar inovador sobre os caminhos para a descarbonização do transporte no Brasil, diante da crescente incorporação de tecnologias baseadas em IA (inteligência artificial). A proposta do Fórum é apresentar soluções aplicáveis e alinhadas à realidade do setor transportador nacional.
A transição energética exige mudanças estruturais profundas no setor, incluindo a redução do uso de combustíveis fósseis e a adoção de fontes limpas e renováveis, como parte da estratégia global de enfrentamento às mudanças climáticas. No entanto, o caminho rumo à mobilidade de baixa emissão ainda enfrenta desafios, como o alto custo dos veículos elétricos, a falta de infraestrutura, a baixa escala de mercado e a ausência de políticas públicas robustas.
Nesse contexto, a inteligência artificial surge como aliada poderosa, ao permitir a análise de grandes volumes de dados, para otimizar o consumo energético, aumentar a eficiência logística e reduzir custos operacionais, tornando o processo de transição mais viável e inteligente.
Conteúdo técnico e experiências práticas
Além das apresentações técnicas, o FIT promoverá o compartilhamento de experiências reais de empresas que já estão implantando estratégias de transição energética. Também haverá espaço para discutir ações de integração entre os setores público e privado, incluindo políticas de incentivo, projetos-piloto e marcos regulatórios voltados à mobilidade sustentável.
Com quatro edições realizadas desde 2021, o FIT se consolida como um dos principais eventos do setor voltado à inovação e à sustentabilidade, conectando o transporte às grandes transformações globais.
FIT: inovação e credibilidade
O FIT é uma iniciativa do ITL, em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que busca incentivar a troca de ideias e experiências sobre tendências e ferramentas inovadoras que se aplicam ao setor. Empresas interessadas podem participar como patrocinadoras, com oportunidades de exposição institucional antes, durante e após o evento. Saiba aqui como sua marca pode ser patrocinadora do evento.
Transporte vive cenário econômico de avanço em passageiros e setor aéreo, mas houve recuo em cargas, afirma boletim da CNT
Notícias 17 de julho de 2025
O Boletim de Conjuntura Econômica de julho de 2025, divulgado nesta quinta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), revela um cenário desafiador para a economia brasileira, com inflação persistente, taxa de juros elevada e atividade econômica desaquecendo. Apesar do cenário, todos os segmentos de transporte operam acima dos níveis anteriores à pandemia.
Entre os fatores de maior preocupação, estão os impactos da imposição pelos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, somada às tarifas já vigentes. A medida atinge setores estratégicos da indústria e do agronegócio, já que o destino norte-americano é o principal para diversos produtos nacionais. Com menor competitividade em função da tarifa, pressupõe-se queda nas exportações, afetando, por consequência, as empresas de transporte, operadores logísticos e motoristas.
A CNT alerta que tarifas brasileiras sobre produtos americanos podem aumentar as tensões comerciais e afetar negativamente o comércio bilateral. Para reagir, o país precisará diversificar mercados e alternativas logísticas, o que envolve também investir em infraestruturas de transporte para atender a novos mercados e manter a competitividade externa.
O Boletim destaca que a inflação permanece acima do teto da meta para o ano pelo nono mês consecutivo. Em junho, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aumentou 0,26% e acumula alta, em 12 meses, de 5,35%, superando o limite de 4,5%, definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Os maiores aumentos foram registrados nos grupos de Educação (5,19%) e Habitação (3,8%).
No grupo Transportes, houve alta de 0,27% no mês, impulsionada pelos aumentos no transporte por aplicativo (13,77%) e no aluguel de veículos (5,45%). Por outro lado, os combustíveis apresentaram queda, com destaque para o óleo diesel (-1,36%) e o gás natural veicular (-1,10%).
Em resposta à inflação elevada, o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou novamente a taxa Selic para 15% ao ano. A medida busca conter a inflação, mas encarece o crédito, inibe investimentos e afeta o câmbio. A expectativa do mercado, segundo o relatório Focus, é que a taxa permaneça nesse patamar até o fim do ano. A projeção para o IPCA, ao final de 2025, é de 5,17%.
O Boletim também observa estabilidade recente na taxa de câmbio, que apresentou média de R$ 5,55 em junho e chegou a R$ 5,41 no início de julho, o menor valor desde agosto de 2024. No entanto, a perspectiva é de valorização do dólar ao longo do segundo semestre, com expectativa de encerramento do ano em R$ 5,65/US$.
Já os dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) apontam crescimento de 0,1% no volume de serviços em maio. O setor de transporte teve queda de 0,3% no volume de serviços em maio em relação a abril. O transporte aéreo cresceu 4,5%, mas o transporte aquaviário caiu 1,6%. Os serviços auxiliares a transporte tiveram queda de 2,4%. O volume de passageiros cresceu 3,3% no mês e já supera em 9,4% o nível pré-pandemia. Já o transporte de cargas caiu 0,5%, mas ainda opera 34,4% acima do patamar de fevereiro de 2020.
No campo da atividade econômica, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), indicador que antecipa o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto), recuou 0,7% em maio, frente ao mês anterior, frustrando as expectativas do mercado. Apesar do recuo, o nível de atividade ainda está 11,1% acima do registrado antes da pandemia. O crescimento do PIB em 2025 é projetado em 2,23%, mas os riscos permanecem elevados diante dos cenários fiscal e internacional.
Perfil do trabalhador do transporte revela maioria masculina, aponta CNT
Notícias 17 de julho de 2025
Quatro em cada cinco profissionais que atuam no setor de transporte no Brasil são homens, e a maioria tem ensino médio completo. Esses são alguns dos dados do Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte, disponibilizado nesta quinta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O estudo analisa mais de 2,8 milhões de vínculos empregatícios no setor, com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O levantamento aponta um setor majoritariamente masculino (81,1%), com predominância de profissionais na faixa etária entre 30 e 69 anos, que concentra mais de 2,2 milhões de trabalhadores. O transporte rodoviário de cargas se destaca como o principal segmento, respondendo por mais de 1,3 milhão de vínculos ativos (46,6% do total).
A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, destaca que o transporte é reconhecido como estratégico para o Brasil por movimentar todos os setores da economia e conectar regiões. “Os dados do Painel CNT reforçam esse papel ao evidenciar o enorme potencial das empresas de transporte na geração de empregos e oportunidades para a população brasileira", afirma.
Acesse o Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte
No quesito escolaridade, o ensino médio completo é o nível mais comum entre os trabalhadores do setor, abrangendo mais de 1,7 milhão de profissionais (63,3%). O estudo também revela que 243,3 mil trabalhadores têm o ensino fundamental incompleto ou não tem escolaridade, dado que reforça a necessidade de avanços na qualificação. Em contrapartida, 258,5 mil têm ensino superior completo, e pouco mais de 3.000 têm mestrado ou doutorado.
Em relação à rotatividade, enquanto 443,7 mil profissionais (15,7%) permanecem no mesmo emprego há mais de dez anos, cerca de 270 mil têm menos de três meses de vínculo. Outros 410,8 mil estão empregados entre seis e 12 meses, sinalizando baixa estabilidade em boa parte das funções no setor.
O Sudeste concentra a maior parte dos empregos no transporte, com destaque para São Paulo, que soma quase 900 mil vínculos ativos (31,8%). Minas Gerais e Rio de Janeiro também aparecem entre os estados com o maior número de profissionais. As regiões Sul e Nordeste somam, respectivamente, 533,2 mil (18,9%) e 368,3 mil (13,1%) vínculos.
Força de trabalho vai além do TRC
O transporte rodoviário de cargas é o segmento com a maior participação na matriz de transporte, mas o Painel evidencia também a relevância de outras atividades que compõem a cadeia logística. O setor de armazenamento e serviços auxiliares reúne mais de 543,1 mil vínculos, e os serviços postais e de entrega somam 154,7 mil profissionais. Modais como o ferroviário, aeroviário e aquaviário também compõem a força de trabalho, embora seja com participação menor.
Sobre o Painel
O Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte está disponível em formato digital e interativo, permitindo consultas detalhadas por região, faixa etária, escolaridade, gênero, raça, tempo de vínculo empregatício, modal, segmento de atuação, entre outros recortes.
Maior programa ambiental do transporte no Brasil, Despoluir completa 18 anos com quase 5 milhões de avaliações veiculares
Notícias 17 de julho de 2025
Nessa sexta-feira (18), o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, celebra 18 anos de atuação com números expressivos e impacto real na promoção da sustentabilidade no setor transportador. Desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o Despoluir é reconhecido como o maior programa ambiental da iniciativa privada voltado ao transporte no país.
Ao longo de quase duas décadas, o Despoluir já realizou quase 5 milhões de avaliações veiculares ambientais, um marco que demonstra o compromisso do setor com a redução de emissões de poluentes, a eficiência no uso de combustíveis e a melhoria da qualidade do ar.
A atuação do programa já alcançou mais de 27 mil empresas e 28 mil caminhoneiros autônomos em todos os estados brasileiros. Os serviços também têm impacto direto na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, promovendo práticas sustentáveis nas operações de transporte.
“O Despoluir é um parceiro estratégico dos transportadores brasileiros. Ao oferecer serviços gratuitos e de alta qualidade, o programa contribui para um setor mais eficiente, competitivo e alinhado com os princípios do desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.
Live comemorativa
Para marcar os 18 anos do Despoluir, foi realizada uma live especial com o tema “Embaixador da Marca”, conduzida por Eduardo Halpern, professor da ESPM-RJ. O objetivo foi destacar como técnicos e coordenadores podem contribuir para fortalecer a imagem do programa e ampliar sua relevância no setor.
Na abertura, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressaltou o protagonismo do Despoluir. “Hoje, quando a pauta global é descarbonização, vemos que o Sistema Transporte está muito à frente. Temos 18 anos de experiência consolidada nesse tema. Agora é hora de aproveitar essa trajetória para mostrar ao mundo que o setor é sustentável e pode contribuir ainda mais para um futuro forte e equilibrado”, afirmou.
A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, reforçou o papel decisivo das equipes na evolução do programa. “O Despoluir começou em 2007, com 4 mil aferições. Em 2010, alcançamos 392 mil acumuladas. Hoje, fazemos esse volume anualmente. Isso só é possível graças ao engajamento dos técnicos e coordenadores. Se antes precisávamos buscar empresas, agora elas nos procuram para realizar as aferições”, destacou.
Durante a palestra, Halpern enfatizou que o sucesso do programa está ligado ao comprometimento do time em todo o país e à necessidade de estreitar a relação com os parceiros.
Serviços técnicos gratuitos oferecidos aos transportadores
O Despoluir oferece três serviços técnicos especializados:
- Avaliação Veicular Ambiental (AVA): mede a emissão de gases dos veículos a diesel, identificando irregularidades na queima do combustível. O serviço contribui para a redução da poluição do ar e permite que transportadoras ajustem seus veículos para operar com maior eficiência energética e menor impacto ambiental.
- Avaliação da Qualidade do Diesel (AQD): verifica se o combustível utilizado pelos veículos atende aos padrões estabelecidos pela legislação. A análise identifica contaminações e garante melhor desempenho da frota, evitando falhas mecânicas e emissões excessivas.
- Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT): oferece apoio técnico às empresas na implementação de melhores práticas ambientais, como gestão correta de resíduos, eficiência no uso de recursos e adequação à legislação ambiental vigente.
Com uma rede nacional de atendimento composta por 115 unidades móveis e apoio de 24 federações do transporte, o programa tem presença em todos os estados brasileiros. Suas equipes técnicas percorrem rodovias, pátios de empresas e terminais de cargas, levando serviços ambientais com tecnologia de ponta, orientações e conscientização ao setor. Também desenvolve ações de educação ambiental, elabora conteúdos técnicos e disponibiliza várias ferramentas, como plataformas de dados estratégicos e simuladores de reúso de água, com o objetivo de ampliar a conscientização ambiental entre empresários, trabalhadores e a sociedade.
Por Agência CNT Transporte Atual
Governo regulamenta BR do Mar e projeta redução de custos logísticos
Notícias 17 de julho de 2025
O governo federal avançou na consolidação da política de incentivo à cabotagem com a assinatura do decreto que regulamenta o programa BR do Mar, em cerimônia realizada nessa quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. A medida busca ampliar a oferta de embarcações, reduzir custos logísticos e estimular práticas sustentáveis no transporte de cargas entre portos nacionais. A regulamentação também prevê estímulos à indústria naval e à criação de novas rotas, com potencial de gerar economia anual de até R$ 19 bilhões para empresas e consumidores.
Representando o setor produtivo na solenidade, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou a relevância da cabotagem para a competitividade logística. “Defendemos a ampliação da multimodalidade e o fortalecimento da cabotagem como solução eficiente, sustentável e com grande potencial de desenvolvimento. Essa modalidade reduz custos e contribui para diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou.
Ele destacou que a cabotagem é a alternativa mais adequada para longas distâncias pela costa brasileira, sem concorrer com outros modais. “Os modais são complementares. Sempre que se planeja um porto, é fundamental integrar ferrovia e rodovia para garantir abastecimento e distribuição”, explicou.
Segundo Vander Costa, a integração logística é essencial para reduzir o frete e impactar positivamente os preços ao consumidor. “Esse decreto é um passo para destravar a cabotagem brasileira. Temos mais de 8 mil quilômetros de litoral, que podem impulsionar um transporte mais racional, eficiente e sustentável”, completou.
O tema faz parte da Agenda Institucional Transporte e Logística 2025, que reconhece a BR do Mar como um marco para fortalecer o transporte aquaviário e ampliar a competitividade, com ganhos econômicos e ambientais.
Integração logística
Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a iniciativa contribui para a intermodalidade e para a redução da dependência do modal rodoviário, que responde por 65% da movimentação de cargas no país.
“Estamos preparando novas rotas de integração, gerando competitividade e fortalecendo a produção nacional. A BR do Mar e, em breve, a BR dos Rios fazem parte dessa transformação”, afirmou.
A solenidade contou também com a presença dos ministros Ruy Costa, da Casa Civil, representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego. Além disso, contou com a participação do almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil; de Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore); e de Carlos Augusto Müller, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos.
Pelo Sistema Transporte, também participaram o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza; a gerente executiva governamental, Danielle Bernardes; o assessor da Presidência, Igor Fernandes; e a assessora governamental Maria Carolina Noronha.
Foto: Vosmar Rosa/MPOR
NOTA OFICIAL: NTC&Logística manifesta preocupação com possível aumento tarifário sobre produtos brasileiros
Notícias 17 de julho de 2025
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística manifesta a preocupação do Setor em vista da sobretaxa tarifária imposta pelo governo dos Estados Unidos da América aos produtos importados do Brasil, prevista a partir do dia 1o de agosto de 2025.
O Transporte Rodoviário de Cargas é atividade essencial para a cadeia produtiva da logística da exportação, e a referida imposição, além de causar grande impacto ao setor produtivo nacional, provocará, por natural consequência, perdas significativas ao Setor.
A NTC&Logística reforça a importância do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano e espera que encontrem o melhor caminho para atender aos legítimos interesses das duas nações e de seus ecossistemas empresariais.
Brasília, 15 de julho de 2025.
Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
NTC&Logística
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo