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MP 1153 que modifica o Código de Trânsito Brasileiro e estabelece regras para contratação do seguro de cargas segue para sanção

Notícias 01 de junho de 2023

O Plenário do Senado aprovou, no dia 24 de maio a medida provisória que faz várias mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Lei 9.503, de 1997, em temas como exigência de exame toxicológico de motoristas profissionais, competência para aplicação de multas e descanso de caminhoneiros (MP 1.153/2022). Aprovada na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 10/2023 e relatada pelo senador Giordano (MDB-SP), a MP segue agora para a sanção da Presidência da República.

Na opinião do senador Giordano, as alterações relacionadas ao CTB são meritórias. Ele aponta que é preciso atualizar termos considerados obsoletos, incluir os veículos elétricos dentro das definições de veículo automotor e aperfeiçoar as medidas relacionadas aos exames toxicológicos, entre tantas outras modificações pertinentes.

—A distribuição de competências para os órgãos executivos de trânsito dos municípios também é providência salutar na medida em que permite maior e melhor atuação do poder público em todo o Brasil — afirmou.

O relator informou que foram apresentadas 17 emendas no Plenário do Senado, das quais acatou apenas quatro que faziam ajustes na redação. Uma das emendas, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), deixa claro que a fiscalização de trânsito prevista em determinados artigos da MP é de competência do município, desde que a infração seja cometida no âmbito de sua circunscrição.

Fiscalização

O texto aprovado dá aos órgãos municipais de trânsito a competência privativa de fiscalização e de aplicação de multas nas principais infrações, como aquelas envolvendo estacionamento ou parada irregulares, excesso de velocidade, veículo com excesso de peso ou acima da capacidade de tração e recolhimento de veículo acidentado ou abandonado. Estados e Distrito Federal terão competência privativa para fiscalizar e multar infrações relacionadas a não realização de exame toxicológico, a falta de registro do veículo, a falta de baixa de veículo irrecuperável, cadastro desatualizado e falsa declaração de domicílio, por exemplo.

As demais infrações serão de competência concorrente. Tanto um quanto outro agente podem atuar. Já as privativas podem ser delegadas a outro órgão por meio de convênio. A Câmara dos Deputados incluiu dispositivo para especificar que não há infração de trânsito quanto a circulação, parada e estacionamento de veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento ou a veículos de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, mesmo que sem identificação ostensiva.

A fim de prevenir e reprimir os atos relacionados à segurança pública e garantir obediência a normas de segurança do trânsito, a Polícia Militar (PM) poderá realizar atividades de polícia ostensiva de trânsito, respeitadas as competências da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Seguro de cargas

Um dos pontos modificados foi o da contratação de seguro para a carga transportada. O texto original da MP atribuía exclusivamente ao transportador a contratação desse seguro e não permitia ao dono da carga fazer exigências como as relacionadas a Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Mas durante a tramitação na Câmara, foram inseridas regras intermediárias. Assim, os transportadores, ainda que pessoas físicas ou cooperativas, deverão contratar obrigatoriamente seguros de cargas de três tipos: 1) responsabilidade civil para cobertura de perdas ou danos causados por colisão, abalroamento, tombamento, capotamento, incêndio ou explosão; 2) responsabilidade civil para cobertura de roubo, furto simples ou qualificado, apropriação indébita, estelionato e extorsão simples ou mediante sequestro afetando a carga durante o transporte; e 3) responsabilidade civil para cobrir danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Entretanto, tanto o seguro de perdas por acidentes quanto o de roubo e assemelhados deverão estar vinculados a Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR) estabelecidos de comum acordo entre o transportador e a sua seguradora. Se o contratante do serviço de transporte quiser impor obrigações ou medidas adicionais na operação de transporte ou no gerenciamento do serviço deverá pagar pelas despesas envolvidas nisso.

Por outro lado, o transportador e o dono da mercadoria poderão contratar outros seguros e este último poderá exigir do transportador uma cópia da apólice de seguro com as condições, prêmio e gerenciamento de risco contratados.

Quando houver subcontratação para o transportador autônomo de cargas (TAC) realizar o serviço, esse caminhoneiro será considerado preposto e contra ele não poderá haver ação de regresso pela seguradora. Já o seguro por danos a terceiros deve ficar em nome do TAC subcontratado. Em qualquer hipótese, os embarcadores, as empresas de transporte e as cooperativas de transporte não poderão descontar do valor do frete do TAC valores de taxa administrativa e de seguros, sob pena de indenização igual a duas vezes o valor do frete.

Exame toxicológico

Sobre o exame toxicológico exigido para condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, a MP aplica novas sanções por sua não realização. Em vez da suspensão da multa pela falta do exame até 2025, como previa o texto original, o substitutivo aprovado prevê vigência das novas regras a partir de 1º de julho de 2023.

Se o motorista não realizar o exame para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ela será emitida somente com a apresentação de resultado negativo para exame toxicológico e o interessado estará sujeito a multa de cinco vezes o valor base se dirigir veículo sem a devida renovação. Nessa situação, a reincidência resultará em multa de dez vezes e suspensão do direito de dirigir.

Quanto ao exame de mesmo tipo exigido pelo CTB a cada dois anos e meio após a renovação da CNH, se ele não for realizado em até 30 dias após o fim do prazo, o condutor estará sujeito a multa gravíssima (cinco vezes o valor base) a ser aplicada pelo Detran. Caberá à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) comunicar a proximidade do fim do prazo por meio do sistema de notificação eletrônica.

Já a infração de dirigir qualquer veículo com resultado positivo no exame toxicológico previsto provocará multa gravíssima e a reincidência vai gerar multa de dez vezes e suspensão do direito de dirigir. Embora o texto tenha imposto penalidades maiores, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fixará um escalonamento de até 180 dias para a realização dos exames a partir de 1º de julho de 2023, resultando em uma espécie de anistia ainda a ser regulamentada.

Descanso e contrato

A medida provisória remete a regulamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a definição dos critérios para que o motorista continue viagem sem observar o descanso obrigatório a cada cinco horas e meia nas situações em que, na rota programada, não houver pontos de parada e descanso disponíveis ou vagas de estacionamento.

O texto também permite aos órgãos de trânsito estaduais contratarem, por meio de credenciamento, empresas registradoras de contrato para registrar quando o veículo comprado é dado em garantia nas operações de financiamento, consórcio, arrendamento mercantil, reserva de domínio ou penhor.

Fonte: Portal NTC

Economize com Multas de Forma Fácil e Eficiente

Notícias 01 de junho de 2023

Todos nós sabemos como pagar multas pode ser um processo árduo, certo? Muitas vezes a multa demora pra chegar, temos que pagar taxas e valores altos, foi pensando nisso que decidimos abordar esse assunto, então fiquem ligados que no fim do texto tem uma dica perfeita pra quem quer diminuir os gastos com multas e ter mais facilidade na hora de pagar. 

Chegou a notificação, e agora? 

Quando uma infração é cometida, o órgão de trânsito responsável pelo estado em que o registro está cadastrado emite uma notificação de infração, informando o ocorrido, onde após isso eles emitem a multa e as penalidades que devem ser pagas.

Quando você recebe uma notificação de infração de uma multa, é importante que você verifique todas as informações contidas na notificação, incluindo a data, hora e local da infração, o tipo de infração cometida e o valor da multa

Se você concorda com a infração, você deve proceder ao pagamento da multa dentro do prazo estabelecido na notificação. Dependendo do órgão que emitiu a multa, você poderá pagar a multa através de uma agência bancária, pela internet ou por meio de um aplicativo específico, a desvantagem é que, fora da plataforma da frota 162, as mesmas são pagas individualmente sem desconto, o que torna o trabalho bem mais demorado

Porém, caso você não concorde com a infração que você recebeu, você pode contestar a multa, nesse caso, na sua notificação irá conter informações, onde você deve seguir as instruções e apresentar uma defesa no prazo estabelecido. 

Lembrando que, caso você não pague sua multa e não apresente uma defesa no prazo estabelecido, isso pode acarretar problemas ainda maiores onde pode haver a suspensão de sua carteira, juros na multa e mais multas.

Por isso, é importante que você tenha o controle total de todas as infrações cometidas para que você possa pagá-las com antecedência, ganhando descontos e sem nenhum problema maior para se preocupar. Assinando a plataforma da Frota 162, você tem acesso a tudo isso de forma fácil rápida.

Como emitir a segunda via da multa em PDF?

Perdi minha multa, e agora? Calma, todos sabem que imprevistos acontecem e, caso você não tenha recebido ou tenha perdido sua multa, você consegue pedir a segunda via. Portanto, essa também pode não ser a melhor opção, pois, caso haja algum atraso por parte dos correios ou em alguma parte do processo, você pode ter problemas ainda maiores.

Um trabalhão, não é mesmo? Agora se preparem pois, com essa novidade, a sua forma de pagar multas nunca mais será a mesma. 

Como ter acesso às multas em primeira mão, pagar de forma rápida e ainda economizar com isso? 

A Frota 162 está sempre buscando inovações que possam tornar a gestão de multas e condutores mais fácil e eficiente. E agora, estamos animados em apresentar nosso mais novo recurso: o método de pagamento de multas totalmente integrado à nossa plataforma. 

Com essa novidade, nossos clientes podem depositar dinheiro em suas contas na plataforma, funcionando como uma carteira digital, e usá-lo para pagar multas. Isso significa que não há mais necessidade de se preocupar em encontrar o valor exato da multa no momento do pagamento, nem de ter que se preocupar em pagar boletos e, graças à nossa plataforma que tem integração com diversos sistemas por todo o Brasil, ter que entrar em sites variados dos órgãos. Vale também ressaltar que nenhum usuário da nossa plataforma precisará fornecer nenhum dado bancário, o que aumenta mais ainda a sua segurança e temos uma garantia de 20% de desconto para pagamentos antes do vencimento até as 16h da data do vencimento.

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Além disso, ao pagar a multa antecipadamente, o cliente terá uma economia de 40% em multas e evitar possíveis problemas com juros e CNH. A plataforma da Frota 162 faz isso de maneira rápida fácil, garantindo que você possa pagar suas multas sem preocupações e com total segurança. Com a Frota 162 fica mais simples, com apenas alguns cliques você consegue pagar todas as suas multas. 

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Comissão aprova projeto que prevê contagem em dias úteis para recursos contra autuações de trânsito

Notícias 31 de maio de 2023

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto pelo qual a contagem dos prazos para interposição de recursos contra autuações e penalidades previstas em normas de trânsito deverá considerar apenas os dias úteis. O texto altera no Código de Trânsito Brasileiro.

Foi aprovado o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Mauricio Neves (PP-SP), ao Projeto de Lei 1446/22, do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA). O relator promoveu ajustes de redação em busca de melhor técnica legislativa.

“A mudança na norma deve ser realizada, na medida em que oferece ao cidadão ganho significativo para a sua defesa, sem nenhum prejuízo significativo ao processo em si ou à administração pública”, defendeu Mauricio Neves.

“A proposta uniformiza as leis conforme os prazos do Código de Processo Civil”, disse Rubens Pereira Júnior. “O cidadão terá mais tempo para preparar a defesa em caso de penalidade de trânsito que considera indevida”, comentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: SETCESP

Nova regra do ICMS deve ser primeiro teste para política da Petrobras

Notícias 31 de maio de 2023

A cobrança de uma alíquota única de ICMS sobre a gasolina e o etanol anidro a partir de sexta-feira (1º) deverá ser o primeiro teste para a nova política de preços da Petrobras, uma vez que a alteração tende a aumentar os preços nas bombas e não há espaço para queda nas refinarias se for seguido o Preço de Paridade de Importação (PPI). A visão de especialistas ouvidos pelo Valor é de que a mudança – será adotada uma alíquota unificada de R$ 1,22 por litro dos combustíveis em todos os Estados – pode jogar luz sobre pontos da nova política da companhia que ainda estão envoltos em dúvidas.

De acordo com a StoneX, a cobrança de R$ 1,22 por litro de gasolina e de etanol anidro representará, na média, um avanço de R$ 0,16 por litro na média brasileira. Haverá queda na cobrança do tributo apenas em três Estados: Alagoas, Amazonas e Piauí. A maior alta, de R$ 0,29 por litro, será no Mato Grosso do Sul, enquanto a maior queda, de R$ 0,11, será no Piauí.

Pedro Shinzato, analista de petróleo e derivados da StoneX, ressalta que atualmente, tomando-se por base o PPI, os preços da gasolina nas refinarias da Petrobras estão R$ 0,01 abaixo da paridade. Ou seja, para ficar no “zero a zero” a estatal deveria elevar os preços em R$ 0,01, ou uma alta de 0,35%. No caso do diesel, deveria haver um aumento de R$ 0,08, ou 2,65%, para se atingir a paridade. Em outras palavras, a companhia não poderá reduzir preços para compensar a alta média do ICMS caso queira continuar seguindo o PPI.

“Seria um teste de fogo para a nova política”, diz Shinzato, acrescentando que, com a mudança do ICMS o mercado terá uma “prova” da nova política e precificação de derivados da empresa. “O mercado não precisa de preço alto. O mercado precisa de preço previsível”, acrescenta.

Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), concorda e afirma que as mudanças representarão um teste para a estatal. Ele acredita que a companhia não deve realizar um aumento para compensar a alta dos tributos por enquanto. “O ministro Fernando Haddad já disse que a Petrobras deve absorver e fazer novas reduções para que os impostos não prejudiquem o consumidor. Mas ainda ficamos com a dúvida do que a Petrobras vai fazer com sua nova política de preços”, frisa Rodrigues.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em audiência na Câmara dos Deputados em 17 de maio que a Petrobras ainda não diminuiu os preços dos combustíveis na medida que poderia diminuir. O espaço para cortar novamente os preços seria uma forma de compensar as reonerações do PIS/Cofins sobre combustíveis previstas para começar em 1º de julho, segundo ele. Mas agora, duas semanas depois, o quadro mudou e o espaço para queda não existe mais, se seguida a paridade com o PPI.

“O mercado não precisa de preço alto. O mercado precisa de preço previsível” — Pedro Shinzato

Bruno Cordeiro, analista de inteligência de mercado da StoneX, ressalta que, a partir da monofasia – alíquota única – do ICMS sobre gasolina e etanol anidro será possível “jogar luz” sobre conceitos citados pela Petrobras ao divulgar sua nova política de precificação: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a estatal.

“Vai ter uma pressão sobre os preços [nas bombas] motivada pela tributação. Vai ser interessante ver como a Petrobras vai tentar contrabalançar isso”, afirma Cordeiro.

Os cálculos do CBIE indicam que a mudança do ICMS somada à volta da cobrança do PIS/Cofins e Cide em julho gerariam aumento de 14% do preço da gasolina nas bombas. A consultoria também calcula que os preços praticados no país atualmente estão defasados em relação aos que são cobrados internacionalmente: 19,97% na gasolina e 7,90% no diesel, nas refinarias.

“A mudança do ICMS já estava prevista e é muito bem vinda”, diz Rodrigues, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Para Marcus D’Elia, sócio da Leggio Consultoria, a alta dos preços dos combustíveis não será igual em todos os Estados. Ele acredita ser possível para a Petrobras absorver o aumento do custo, mas alerta para pressão nas contas da companhia. “Caso a Petrobras opte por absorver esta variação de preço para não afetar o consumidor, a margem de refino será pressionada.”

Em contrapartida, salienta o consultor, a monofasia é positiva ao reduzir a sonegação fiscal e o custo logístico de distribuição, e ainda eliminar perdas tributárias.

Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), diz que o modelo de recolhimento do imposto vai ajudar na previsibilidade da arrecadação e na transparência dos impostos pagos pelos consumidores. “Acreditamos que foi acertada e correta a escolha dessa metodologia”, afirma o chefe da entidade, mas com uma ressalva: “Falta ainda a inclusão do etanol hidratado, importante para fecharmos a monofásica em todos os combustíveis do setor”, diz, lembrando que a alíquota única vale apenas para o etanol anidro.

D’Elia vê pressão semelhante no mês que vem, quando se encerra a desoneração dos impostos federais PIS/Cofins, com perspectiva de novo aumento nos preços. “Esse realmente vai ser um bom teste para entender como vai ser praticada a nova política de preços da companhia”, diz.

James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis, diz que ainda não é possível identificar como a política de preços da Petrobras vai se comportar a partir da mudança do ICMS. “A nossa preocupação agora é que as pessoas entendam que isso é um tributo, que não são os postos que estão aumentando os preços. Mas não sabemos ainda como as distribuidoras vão repassar esses tributos”, explica.

Fonte: SETCESP

Comissão aprova projeto que prevê contagem em dias úteis para recursos contra autuações de trânsito

Notícias 31 de maio de 2023

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto pelo qual a contagem dos prazos para interposição de recursos contra autuações e penalidades previstas em normas de trânsito deverá considerar apenas os dias úteis. O texto altera no Código de Trânsito Brasileiro.

Foi aprovado o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Mauricio Neves (PP-SP), ao Projeto de Lei 1446/22, do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA). O relator promoveu ajustes de redação em busca de melhor técnica legislativa.

“A mudança na norma deve ser realizada, na medida em que oferece ao cidadão ganho significativo para a sua defesa, sem nenhum prejuízo significativo ao processo em si ou à administração pública”, defendeu Mauricio Neves.

“A proposta uniformiza as leis conforme os prazos do Código de Processo Civil”, disse Rubens Pereira Júnior. “O cidadão terá mais tempo para preparar a defesa em caso de penalidade de trânsito que considera indevida”, comentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: SETCESP

Nova regra do ICMS deve ser primeiro teste para política da Petrobras

Notícias 31 de maio de 2023

A cobrança de uma alíquota única de ICMS sobre a gasolina e o etanol anidro a partir de sexta-feira (1º) deverá ser o primeiro teste para a nova política de preços da Petrobras, uma vez que a alteração tende a aumentar os preços nas bombas e não há espaço para queda nas refinarias se for seguido o Preço de Paridade de Importação (PPI). A visão de especialistas ouvidos pelo Valor é de que a mudança – será adotada uma alíquota unificada de R$ 1,22 por litro dos combustíveis em todos os Estados – pode jogar luz sobre pontos da nova política da companhia que ainda estão envoltos em dúvidas.

De acordo com a StoneX, a cobrança de R$ 1,22 por litro de gasolina e de etanol anidro representará, na média, um avanço de R$ 0,16 por litro na média brasileira. Haverá queda na cobrança do tributo apenas em três Estados: Alagoas, Amazonas e Piauí. A maior alta, de R$ 0,29 por litro, será no Mato Grosso do Sul, enquanto a maior queda, de R$ 0,11, será no Piauí.

Pedro Shinzato, analista de petróleo e derivados da StoneX, ressalta que atualmente, tomando-se por base o PPI, os preços da gasolina nas refinarias da Petrobras estão R$ 0,01 abaixo da paridade. Ou seja, para ficar no “zero a zero” a estatal deveria elevar os preços em R$ 0,01, ou uma alta de 0,35%. No caso do diesel, deveria haver um aumento de R$ 0,08, ou 2,65%, para se atingir a paridade. Em outras palavras, a companhia não poderá reduzir preços para compensar a alta média do ICMS caso queira continuar seguindo o PPI.

“Seria um teste de fogo para a nova política”, diz Shinzato, acrescentando que, com a mudança do ICMS o mercado terá uma “prova” da nova política e precificação de derivados da empresa. “O mercado não precisa de preço alto. O mercado precisa de preço previsível”, acrescenta.

Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), concorda e afirma que as mudanças representarão um teste para a estatal. Ele acredita que a companhia não deve realizar um aumento para compensar a alta dos tributos por enquanto. “O ministro Fernando Haddad já disse que a Petrobras deve absorver e fazer novas reduções para que os impostos não prejudiquem o consumidor. Mas ainda ficamos com a dúvida do que a Petrobras vai fazer com sua nova política de preços”, frisa Rodrigues.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em audiência na Câmara dos Deputados em 17 de maio que a Petrobras ainda não diminuiu os preços dos combustíveis na medida que poderia diminuir. O espaço para cortar novamente os preços seria uma forma de compensar as reonerações do PIS/Cofins sobre combustíveis previstas para começar em 1º de julho, segundo ele. Mas agora, duas semanas depois, o quadro mudou e o espaço para queda não existe mais, se seguida a paridade com o PPI.

“O mercado não precisa de preço alto. O mercado precisa de preço previsível” — Pedro Shinzato

Bruno Cordeiro, analista de inteligência de mercado da StoneX, ressalta que, a partir da monofasia – alíquota única – do ICMS sobre gasolina e etanol anidro será possível “jogar luz” sobre conceitos citados pela Petrobras ao divulgar sua nova política de precificação: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a estatal.

“Vai ter uma pressão sobre os preços [nas bombas] motivada pela tributação. Vai ser interessante ver como a Petrobras vai tentar contrabalançar isso”, afirma Cordeiro.

Os cálculos do CBIE indicam que a mudança do ICMS somada à volta da cobrança do PIS/Cofins e Cide em julho gerariam aumento de 14% do preço da gasolina nas bombas. A consultoria também calcula que os preços praticados no país atualmente estão defasados em relação aos que são cobrados internacionalmente: 19,97% na gasolina e 7,90% no diesel, nas refinarias.

“A mudança do ICMS já estava prevista e é muito bem vinda”, diz Rodrigues, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Para Marcus D’Elia, sócio da Leggio Consultoria, a alta dos preços dos combustíveis não será igual em todos os Estados. Ele acredita ser possível para a Petrobras absorver o aumento do custo, mas alerta para pressão nas contas da companhia. “Caso a Petrobras opte por absorver esta variação de preço para não afetar o consumidor, a margem de refino será pressionada.”

Em contrapartida, salienta o consultor, a monofasia é positiva ao reduzir a sonegação fiscal e o custo logístico de distribuição, e ainda eliminar perdas tributárias.

Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), diz que o modelo de recolhimento do imposto vai ajudar na previsibilidade da arrecadação e na transparência dos impostos pagos pelos consumidores. “Acreditamos que foi acertada e correta a escolha dessa metodologia”, afirma o chefe da entidade, mas com uma ressalva: “Falta ainda a inclusão do etanol hidratado, importante para fecharmos a monofásica em todos os combustíveis do setor”, diz, lembrando que a alíquota única vale apenas para o etanol anidro.

D’Elia vê pressão semelhante no mês que vem, quando se encerra a desoneração dos impostos federais PIS/Cofins, com perspectiva de novo aumento nos preços. “Esse realmente vai ser um bom teste para entender como vai ser praticada a nova política de preços da companhia”, diz.

James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis, diz que ainda não é possível identificar como a política de preços da Petrobras vai se comportar a partir da mudança do ICMS. “A nossa preocupação agora é que as pessoas entendam que isso é um tributo, que não são os postos que estão aumentando os preços. Mas não sabemos ainda como as distribuidoras vão repassar esses tributos”, explica.

Fonte: SETCESP

Comissão aprova projeto que prevê contagem em dias úteis para recursos contra autuações de trânsito

Notícias 31 de maio de 2023

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto pelo qual a contagem dos prazos para interposição de recursos contra autuações e penalidades previstas em normas de trânsito deverá considerar apenas os dias úteis. O texto altera no Código de Trânsito Brasileiro.

Foi aprovado o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Mauricio Neves (PP-SP), ao Projeto de Lei 1446/22, do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA). O relator promoveu ajustes de redação em busca de melhor técnica legislativa.

“A mudança na norma deve ser realizada, na medida em que oferece ao cidadão ganho significativo para a sua defesa, sem nenhum prejuízo significativo ao processo em si ou à administração pública”, defendeu Mauricio Neves.

“A proposta uniformiza as leis conforme os prazos do Código de Processo Civil”, disse Rubens Pereira Júnior. “O cidadão terá mais tempo para preparar a defesa em caso de penalidade de trânsito que considera indevida”, comentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: SETCESP

Nova regra do ICMS deve ser primeiro teste para política da Petrobras

Notícias 31 de maio de 2023

A cobrança de uma alíquota única de ICMS sobre a gasolina e o etanol anidro a partir de sexta-feira (1º) deverá ser o primeiro teste para a nova política de preços da Petrobras, uma vez que a alteração tende a aumentar os preços nas bombas e não há espaço para queda nas refinarias se for seguido o Preço de Paridade de Importação (PPI). A visão de especialistas ouvidos pelo Valor é de que a mudança – será adotada uma alíquota unificada de R$ 1,22 por litro dos combustíveis em todos os Estados – pode jogar luz sobre pontos da nova política da companhia que ainda estão envoltos em dúvidas.

De acordo com a StoneX, a cobrança de R$ 1,22 por litro de gasolina e de etanol anidro representará, na média, um avanço de R$ 0,16 por litro na média brasileira. Haverá queda na cobrança do tributo apenas em três Estados: Alagoas, Amazonas e Piauí. A maior alta, de R$ 0,29 por litro, será no Mato Grosso do Sul, enquanto a maior queda, de R$ 0,11, será no Piauí.

Pedro Shinzato, analista de petróleo e derivados da StoneX, ressalta que atualmente, tomando-se por base o PPI, os preços da gasolina nas refinarias da Petrobras estão R$ 0,01 abaixo da paridade. Ou seja, para ficar no “zero a zero” a estatal deveria elevar os preços em R$ 0,01, ou uma alta de 0,35%. No caso do diesel, deveria haver um aumento de R$ 0,08, ou 2,65%, para se atingir a paridade. Em outras palavras, a companhia não poderá reduzir preços para compensar a alta média do ICMS caso queira continuar seguindo o PPI.

“Seria um teste de fogo para a nova política”, diz Shinzato, acrescentando que, com a mudança do ICMS o mercado terá uma “prova” da nova política e precificação de derivados da empresa. “O mercado não precisa de preço alto. O mercado precisa de preço previsível”, acrescenta.

Pedro Rodrigues, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), concorda e afirma que as mudanças representarão um teste para a estatal. Ele acredita que a companhia não deve realizar um aumento para compensar a alta dos tributos por enquanto. “O ministro Fernando Haddad já disse que a Petrobras deve absorver e fazer novas reduções para que os impostos não prejudiquem o consumidor. Mas ainda ficamos com a dúvida do que a Petrobras vai fazer com sua nova política de preços”, frisa Rodrigues.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em audiência na Câmara dos Deputados em 17 de maio que a Petrobras ainda não diminuiu os preços dos combustíveis na medida que poderia diminuir. O espaço para cortar novamente os preços seria uma forma de compensar as reonerações do PIS/Cofins sobre combustíveis previstas para começar em 1º de julho, segundo ele. Mas agora, duas semanas depois, o quadro mudou e o espaço para queda não existe mais, se seguida a paridade com o PPI.

“O mercado não precisa de preço alto. O mercado precisa de preço previsível” — Pedro Shinzato

Bruno Cordeiro, analista de inteligência de mercado da StoneX, ressalta que, a partir da monofasia – alíquota única – do ICMS sobre gasolina e etanol anidro será possível “jogar luz” sobre conceitos citados pela Petrobras ao divulgar sua nova política de precificação: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a estatal.

“Vai ter uma pressão sobre os preços [nas bombas] motivada pela tributação. Vai ser interessante ver como a Petrobras vai tentar contrabalançar isso”, afirma Cordeiro.

Os cálculos do CBIE indicam que a mudança do ICMS somada à volta da cobrança do PIS/Cofins e Cide em julho gerariam aumento de 14% do preço da gasolina nas bombas. A consultoria também calcula que os preços praticados no país atualmente estão defasados em relação aos que são cobrados internacionalmente: 19,97% na gasolina e 7,90% no diesel, nas refinarias.

“A mudança do ICMS já estava prevista e é muito bem vinda”, diz Rodrigues, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Para Marcus D’Elia, sócio da Leggio Consultoria, a alta dos preços dos combustíveis não será igual em todos os Estados. Ele acredita ser possível para a Petrobras absorver o aumento do custo, mas alerta para pressão nas contas da companhia. “Caso a Petrobras opte por absorver esta variação de preço para não afetar o consumidor, a margem de refino será pressionada.”

Em contrapartida, salienta o consultor, a monofasia é positiva ao reduzir a sonegação fiscal e o custo logístico de distribuição, e ainda eliminar perdas tributárias.

Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal (ICL), diz que o modelo de recolhimento do imposto vai ajudar na previsibilidade da arrecadação e na transparência dos impostos pagos pelos consumidores. “Acreditamos que foi acertada e correta a escolha dessa metodologia”, afirma o chefe da entidade, mas com uma ressalva: “Falta ainda a inclusão do etanol hidratado, importante para fecharmos a monofásica em todos os combustíveis do setor”, diz, lembrando que a alíquota única vale apenas para o etanol anidro.

D’Elia vê pressão semelhante no mês que vem, quando se encerra a desoneração dos impostos federais PIS/Cofins, com perspectiva de novo aumento nos preços. “Esse realmente vai ser um bom teste para entender como vai ser praticada a nova política de preços da companhia”, diz.

James Thorp Neto, presidente da Fecombustíveis, diz que ainda não é possível identificar como a política de preços da Petrobras vai se comportar a partir da mudança do ICMS. “A nossa preocupação agora é que as pessoas entendam que isso é um tributo, que não são os postos que estão aumentando os preços. Mas não sabemos ainda como as distribuidoras vão repassar esses tributos”, explica.

Fonte: SETCESP

Brasil integra o ITF, Instituição Mundial de Transportes

Notícias 30 de maio de 2023

O ITF (Fórum Internacional dos Transportes, na sigla em inglês) anunciou o Brasil como novo membro da organização na quinta-feira passada (25).

Vinculado à OCDE -entidade conhecida como grupo dos Países ricos-, o ITF atua como uma plataforma para temas relacionados ao transporte, por meio da qual os Países compartilham experiências e discutem políticas para o setor.

O anúncio foi feito durante o encontro anual do fórum, que acontece em Leipzig, na Alemanha, e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com a admissão, o Brasil se torna o 65º membro do ITF, e o sexto País latino-americano a integrar o órgão, ao lado de Argentina, Chile, Colômbia, México e Costa Rica -que também foi aceita pelo conselho do grupo nesta quinta.

Em discurso em inglês, Renan Filho disse que o anúncio representa um marco para o futuro do transporte brasileiro. “O Brasil está de volta ao mundo, com as portas abertas ao diálogo e disposto a fazer a diferença na construção de uma agenda que promova as mudanças econômicas e sociais que o planeta precisa.”

Segundo ele, a entrada do Brasil no ITF também tem um efeito simbólico, dado o isolamento que o País enfrentou nos últimos anos perante à comunidade internacional.

Renan Filho ainda destacou que o Brasil tem um plano integrado de logística em desenvolvimento e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu investir cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura em 2023.

“Temos condições e determinação para estabelecer novos parâmetros e subir de patamar, após o verdadeiro apagão de recursos que colocou o Brasil entre os Países que menos investem no setor”, afirmou. “Faremos neste primeiro ano, concessões de iniciativas à iniciativa privada, somando mais de 15 bilhões de euros em investimentos.”

O ministro também mencionou desafios que o País enfrenta no setor de transportes, como a grande dependência do modal rodoviário para transporte de cargas.

Após o anúncio, Renan Filho afirmou que esses desafios serão discutidos junto ao ITF, e que o Brasil vai trabalhar para propor soluções de baixo carbono e ampliar as redes ferroviárias no País.

“Esse já é um plano prioritário no nosso plano nacional de logística”, disse. “Agora, com o trabalho mais próximo ao ITF, nós vamos buscar as melhores experiências internacionais para promover isso com a maior brevidade possível”, acrescentou.

Sobre o pacote de investimentos de R$ 23 bilhões, o titular dos Transportes disse que a prioridade é não permitir nenhuma obra parada.

Young Tae Kim, secretário-geral do ITF, disse que o órgão recebe o Brasil de braços abertos, acrescentando que o País traz uma riqueza de conhecimento que beneficiará todos os membros.

“O Brasil deu ao mundo o BRT; tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina [Santos] e abriga a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo [Embraer]”, elencou. “Estou ansioso para trabalhar com Renan Filho e sua equipe para melhorar o transporte no Brasil”, concluiu.

Fonte: SETCESP

Brasil integra o ITF, Instituição Mundial de Transportes

Notícias 30 de maio de 2023

O ITF (Fórum Internacional dos Transportes, na sigla em inglês) anunciou o Brasil como novo membro da organização na quinta-feira passada (25).

Vinculado à OCDE -entidade conhecida como grupo dos Países ricos-, o ITF atua como uma plataforma para temas relacionados ao transporte, por meio da qual os Países compartilham experiências e discutem políticas para o setor.

O anúncio foi feito durante o encontro anual do fórum, que acontece em Leipzig, na Alemanha, e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com a admissão, o Brasil se torna o 65º membro do ITF, e o sexto País latino-americano a integrar o órgão, ao lado de Argentina, Chile, Colômbia, México e Costa Rica -que também foi aceita pelo conselho do grupo nesta quinta.

Em discurso em inglês, Renan Filho disse que o anúncio representa um marco para o futuro do transporte brasileiro. “O Brasil está de volta ao mundo, com as portas abertas ao diálogo e disposto a fazer a diferença na construção de uma agenda que promova as mudanças econômicas e sociais que o planeta precisa.”

Segundo ele, a entrada do Brasil no ITF também tem um efeito simbólico, dado o isolamento que o País enfrentou nos últimos anos perante à comunidade internacional.

Renan Filho ainda destacou que o Brasil tem um plano integrado de logística em desenvolvimento e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu investir cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura em 2023.

“Temos condições e determinação para estabelecer novos parâmetros e subir de patamar, após o verdadeiro apagão de recursos que colocou o Brasil entre os Países que menos investem no setor”, afirmou. “Faremos neste primeiro ano, concessões de iniciativas à iniciativa privada, somando mais de 15 bilhões de euros em investimentos.”

O ministro também mencionou desafios que o País enfrenta no setor de transportes, como a grande dependência do modal rodoviário para transporte de cargas.

Após o anúncio, Renan Filho afirmou que esses desafios serão discutidos junto ao ITF, e que o Brasil vai trabalhar para propor soluções de baixo carbono e ampliar as redes ferroviárias no País.

“Esse já é um plano prioritário no nosso plano nacional de logística”, disse. “Agora, com o trabalho mais próximo ao ITF, nós vamos buscar as melhores experiências internacionais para promover isso com a maior brevidade possível”, acrescentou.

Sobre o pacote de investimentos de R$ 23 bilhões, o titular dos Transportes disse que a prioridade é não permitir nenhuma obra parada.

Young Tae Kim, secretário-geral do ITF, disse que o órgão recebe o Brasil de braços abertos, acrescentando que o País traz uma riqueza de conhecimento que beneficiará todos os membros.

“O Brasil deu ao mundo o BRT; tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina [Santos] e abriga a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo [Embraer]”, elencou. “Estou ansioso para trabalhar com Renan Filho e sua equipe para melhorar o transporte no Brasil”, concluiu.

Fonte: SETCESP

Brasil integra o ITF, Instituição Mundial de Transportes

Notícias 30 de maio de 2023

O ITF (Fórum Internacional dos Transportes, na sigla em inglês) anunciou o Brasil como novo membro da organização na quinta-feira passada (25).

Vinculado à OCDE -entidade conhecida como grupo dos Países ricos-, o ITF atua como uma plataforma para temas relacionados ao transporte, por meio da qual os Países compartilham experiências e discutem políticas para o setor.

O anúncio foi feito durante o encontro anual do fórum, que acontece em Leipzig, na Alemanha, e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com a admissão, o Brasil se torna o 65º membro do ITF, e o sexto País latino-americano a integrar o órgão, ao lado de Argentina, Chile, Colômbia, México e Costa Rica -que também foi aceita pelo conselho do grupo nesta quinta.

Em discurso em inglês, Renan Filho disse que o anúncio representa um marco para o futuro do transporte brasileiro. “O Brasil está de volta ao mundo, com as portas abertas ao diálogo e disposto a fazer a diferença na construção de uma agenda que promova as mudanças econômicas e sociais que o planeta precisa.”

Segundo ele, a entrada do Brasil no ITF também tem um efeito simbólico, dado o isolamento que o País enfrentou nos últimos anos perante à comunidade internacional.

Renan Filho ainda destacou que o Brasil tem um plano integrado de logística em desenvolvimento e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu investir cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura em 2023.

“Temos condições e determinação para estabelecer novos parâmetros e subir de patamar, após o verdadeiro apagão de recursos que colocou o Brasil entre os Países que menos investem no setor”, afirmou. “Faremos neste primeiro ano, concessões de iniciativas à iniciativa privada, somando mais de 15 bilhões de euros em investimentos.”

O ministro também mencionou desafios que o País enfrenta no setor de transportes, como a grande dependência do modal rodoviário para transporte de cargas.

Após o anúncio, Renan Filho afirmou que esses desafios serão discutidos junto ao ITF, e que o Brasil vai trabalhar para propor soluções de baixo carbono e ampliar as redes ferroviárias no País.

“Esse já é um plano prioritário no nosso plano nacional de logística”, disse. “Agora, com o trabalho mais próximo ao ITF, nós vamos buscar as melhores experiências internacionais para promover isso com a maior brevidade possível”, acrescentou.

Sobre o pacote de investimentos de R$ 23 bilhões, o titular dos Transportes disse que a prioridade é não permitir nenhuma obra parada.

Young Tae Kim, secretário-geral do ITF, disse que o órgão recebe o Brasil de braços abertos, acrescentando que o País traz uma riqueza de conhecimento que beneficiará todos os membros.

“O Brasil deu ao mundo o BRT; tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina [Santos] e abriga a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo [Embraer]”, elencou. “Estou ansioso para trabalhar com Renan Filho e sua equipe para melhorar o transporte no Brasil”, concluiu.

Fonte: SETCESP

Rodovias de SP e MG entram na lista de prioridades do Governo Federal

Notícias 29 de maio de 2023

Quatro projetos de infraestrutura rodoviária foram classificados pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, como prioritários para captar recursos no mercado privado via Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Com isso, os empreendimentos tornam-se aptos a obter desoneração fiscal.

As habilitações constam em portarias assinadas pelo ministro substituto dos Transportes, George Santoro, e publicadas na edição da última terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

Concessionária Rodovia dos Tamoios S.A. recebeu autorização para a implantação da automação dos túneis localizados nas obras dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião, no estado de São Paulo. O conjunto de intervenções propostas no projeto soma investimentos de R$ 1.145.611.579.

A mesma empresa conseguiu aprovação para enquadrar no Reidi projeto denominado “Obras e Serviços do Planalto – Fase 1”, que abrange a solução de defeitos e inconformidades das obras de duplicação do trecho de planalto da estrada concedida. São R$ 331.497.772 em investimentos previstos.

Lote Noroeste

Já a Concessionária de Rodovias Noroeste Paulista S.A. poderá captar R$ 2.209.349.550 para executar a recuperação, operação, manutenção, movimentação, conservação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade do Sistema Rodoviário Lote Noroeste, também em São Paulo.

A extensão total do empreendimento proposto é de 600,35 quilômetros. O projeto engloba trechos da rodovia SP-310, compreendido entre os municípios de São Carlos e Mirassol; da SP-323, entre Taquaritinga e Pirangi; da SP-326, entre Matão e Barretos; da SP-333, entre Sertãozinho e Borborema; e da rodovia SP-351, entre os municípios de Bebedouro e Catanduva.

Por fim, a Concessionária das Rodovias do Leste MS S.A. poderá captar R$ 944.643.585 para recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade do sistema rodoviário que compreende a rodovia MS-112 e trechos das BR-158 e BR-436, no Mato Grosso do Sul.

O projeto prevê, entre outras obras, recuperação total do pavimento de 412,4km do sistema rodoviário; implantação de 200,5km de acostamentos na MS-112; implantação de 45 rotatórias alongadas e seis postos de pesagem móvel; bem alargamento e adequação de todas as obras de arte especiais do trecho.

FONTE: SETCESP

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