AAssociação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logísticamanifesta a preocupação do Setor em vista da sobretaxa tarifária imposta pelo governo dos Estados Unidos da América aos produtos importados do Brasil, prevista a partir do dia 1ode agosto de 2025.
O Transporte Rodoviário de Cargas é atividade essencial para a cadeia produtiva da logística da exportação, e a referida imposição, além de causar grande impacto ao setor produtivo nacional, provocará, por natural consequência, perdas significativas ao Setor.
A NTC&Logística reforça a importância do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano e espera que encontrem o melhor caminho para atender aos legítimos interesses das duas nações e de seus ecossistemas empresariais.
Brasília, 15 de julho de 2025.
Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
O furto e roubo de cargas são assuntos que estão no radar de sua empresa? Então, essa matéria foi escrita para você! O Transcares acaba de confirmar a data da sétima edição de seu Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, evento regional que reúne forças policiais, autoridades, empresários e parceiros, e que bebe na fonte da informação, da prevenção e da integração. O encontro está marcado para dia 25 de setembro, das 8 às 12 horas, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória.
Presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira destaca que furto, roubo e receptação de cargas figuram entre os temas mais urgentes e recorrentes do setor de transporte de cargas e logística, o que justifica a atenção permanente que o sindicato dá ao tema.
“Tais crimes representam um sério desafio à segurança pública, com impactos diretos na economia, na segurança viária e na segurança patrimonial das empresas. Não podemos deixar de discutir o assunto com seriedade, transparência a dados”, argumenta ele, que espera uma sétima edição com casa cheia novamente. “Vamos para a sétima edição de Fórum e em todas elas tivemos casa cheia, mais uma prova da relevância da pauta”.
A programação inclui um “retrato” nacional, regional e local deste tipo de crime, além de ações e propostas de enfretamento, e reúne no mesmo debate representantes da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), das polícias federal, rodoviária federal, civil e militar, do Transcares e de sindicatos do Rio e Minas Gerais.
“Por meio do Fórum, fomentamos o diálogo e a cooperação no enfrentamento a esses crimes, destacamos ações, alinhamos estratégias, fortalecemos a integração entre setores público e privado, e debatemos medidas preventivas e novas ferramentas tecnológicas de gerenciamento de riscos. O Espírito Santo continua sendo um case de sucesso no tocante à prevenção e combate ao furto e roubo, e esse é um evento que reforça nossa reputação”, avalia o superintendente Mario Natali.
O Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas é uma realização do Transcares e conta com apoio institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio do Grupo de Trabalho voltado ao estudo e ao enfrentamento do roubo de cargas, da Fetransportes e da Fecomércio.
Pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 45% dos empresários industriais brasileiros acreditam que a bitributação e a complexidade tributária são as principais barreiras para a competitividade internacional. Em seguida, aparecem o Custo Brasil, com 35% dos empresários; a falta de mão de obra qualificada, com 31%; burocracia e ambiente regulatório, 25%, e a insegurança jurídica, 22%.
A lista ainda traz inovação e tecnologia, 14%; reputação e imagem do Brasil, 13%; custos de energia, 13%; exigências da legislação ambiental internacional, 11%; falta de crédito para a exportação, 10%, e cumprimento de exigências ambientais de clientes, 8%.
O impacto do Custo Brasil
“O Custo Brasil é esse conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que prejudica o ambiente de negócios do país, pois encarece os custos das empresas, atrapalha investimentos e compromete a competitividade. Todos os fatores apresentados na pesquisa estão ligados ao valor do Custo Brasil, estimado em R$ 1,7 trilhão por ano, o que equivale a 20% do PIB brasileiro”, pontua o presidente da CNI, Ricardo Alban.
Visão regional
Quando comparado regionalmente, 55% dos empresários do Nordeste afirmam que a bitributação e a complexidade tributária são os fatores que mais influenciam a competitividade industrial, seguidos dos industriais do Sudeste, com 45%; do Sul, 43%, e do Norte/Centro-Oeste, com 33%.
Quando o assunto é o cumprimento de exigências ambientais de clientes, apenas 7% dos empresários da região Sul acreditam que esse fator pode impactar a competitividade industrial, enquanto 8% dos industriais do Sudeste acham o mesmo; 9%, do Norte/Centro-Oeste, e 11%, do Nordeste.
Fortalecimento da imagem da indústria e aumento da exportação
Outra pergunta destaque da pesquisa é se o fortalecimento da imagem da indústria brasileira pode contribuir para o aumento da exportação do setor. Os empresários são otimistas e 77% acreditam que sim; 29% informaram que o fortalecimento pode “aumentar muito” a exportação, enquanto 48% disseram “aumentar um pouco”. Já 19% responderam que o fato não interfere.
A pesquisa Sustentabilidade e Indústria foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Nexus e ouviu representantes de mil empresas industriais de pequeno, médio e grande portes, em todo o país. As entrevistas foram realizadas entre 15 de maio e 17 de junho de 2025.
O Índice ABCR, que mede o fluxo de veículos em rodovias concessionadas, registrou uma queda de 0,2% em junho de 2025 na comparação dessazonalizada com maio. O indicador, elaborado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em parceria com a Tendências Consultoria, reflete uma pequena retração tanto no segmento de veículos leves (-0,2%) quanto no de pesados (-0,2%).
Apesar do recuo mensal, na comparação com junho de 2024, o índice apresentou alta de 0,9%, impulsionado principalmente pelo aumento de 1,2% nos veículos leves, enquanto os pesados ficaram praticamente estáveis (-0,1%). No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,7%, com destaque para o avanço de 3,1% nos pesados, enquanto os leves subiram 2,6%.
Análise dos especialistas: mercado em acomodação
Segundo Thiago Xavier e Davi Gonçalves, economistas da Tendências Consultoria, o fluxo de veículos leves vem mostrando sinais de estabilização após um período de maior volatilidade.
“O mercado de trabalho segue como principal suporte para o consumo das famílias, com aumento da massa salarial e da ocupação, favorecendo viagens a trabalho e lazer. No entanto, a inflação e as condições mais restritivas de crédito têm limitado uma expansão mais robusta”, explicam.
Já o segmento de caminhões apresentou sua segunda queda consecutiva, após um bom desempenho no início do ano. “Isso sugere um esgotamento parcial do impulso gerado pelo escoamento da safra agrícola e uma desaceleração na demanda por bens de consumo, devido ao crédito mais apertado. Ainda assim, a força do emprego deve continuar sustentando parte da demanda por fretes no curto prazo”, completam os analistas.
Desempenho regional
Rio de Janeiro: Crescimento Puxado por Veículos Leves
Alta de 0,3% em junho (vs. maio), com leves (+0,8%) compensando a queda dos pesados (-0,9%).
Na comparação anual (junho/2024), o índice subiu 1,7%, com leves (+1,8%) e pesados (+1,5%).
Nos últimos 12 meses, acumula +2,5%, sendo +2,0% (leves) e +4,9% (pesados).
São Paulo: Pequeno recuo, mas resultado anual positivo
Queda de 0,2% em junho (vs. maio), com pesados (-0,6%) puxando a retração, enquanto leves ficaram estáveis (0,0%).
Em relação a junho/2024, o índice avançou 0,2%, com leves (+0,5%) e pesados (-0,8%).
No acumulado anual, crescimento de 2,1%, com leves (+1,9%) e pesados (+2,8%).
Apesar da leve desaceleração recente, o setor mantém uma trajetória de crescimento, sustentado pelo mercado de trabalho aquecido e pela demanda logística. No entanto, fatores como inflação e juros elevados seguem como desafios para uma recuperação mais acelerada nos próximos meses.
ASerrapassa por uma requalificação viária no cruzamento entre aRodovia ES-010e a Avenida Paulo Pereira Gomes, emMorada de Laranjeiras, para ampliar a capacidade de tráfego. O objetivo é eliminar um dos principais pontos de congestionamento notrânsitoda região.
A intervenção, segundo a prefeitura do município, consiste no alargamento das faixas de acesso à interseção.A via passará de uma para duas pistas em determinados trechos e de duas para quatro em outros. As mudanças devem dobrar o fluxo de veículos e garantir maior fluidez no trânsito e evitarengarrafamentosnos horários de pico.
Além da melhoria para os condutores, a obra também busca aumentar a segurança viária parapedestresque circulam pela área, que concentra importantes serviços públicos e privados, como escolas, hospitais, academias e centros de treinamento.
Foto: Dayana Souza/PMS
De acordo com o prefeito da Serra,Weverson Meireles, a intervenção dá continuidade ao planejamento estratégico e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.
“A capacidade de fluxo de veículos vai mais do que dobrar, e o trânsito vai fluir muito melhor. É mais segurança para quem trafega e mais mobilidade para quem depende da via todos os dias. Mobilidade de verdade se faz com obras”, defende.
A secretária de Obras da Serra,Izabela Roriz, ressaltou que a interseção é um ponto de alto volume de tráfego e que a obra foi pensada estrategicamente para melhorar o cotidiano da população.
“Com o alargamento das faixas, vamos garantir mais fluidez no trânsito, reduzir congestionamentos e reforçar a segurança de motoristas e pedestres. É uma ação estratégica para destravar um dos pontos mais importantes da cidade, que conecta bairros e dá acesso a serviços de educação, saúde e esporte utilizados por moradores da Serra e até de outras cidades”, destacou.
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) está conduzindo a Sondagem de Resiliência Climática do Setor de Transporte, iniciativa que busca compreender como as mudanças climáticas têm afetado as empresas do setor e quais medidas estão sendo adotadas para enfrentar desafios provocados por desastres naturais, como enchentes, secas e deslizamentos. A coleta de dados segue aberta até o dia 17 de julho.
No contexto do transporte, resiliência climática representa a capacidade de se antecipar, se adaptar e superar adversidades causadas por eventos naturais severos. Assim, a participação de empresas de todas as modalidades é fundamental para subsidiar políticas públicas mais eficazes e orientar soluções concretas para enfrentar as vulnerabilidades ambientais.
A Sondagem busca identificar boas práticas, desafios enfrentados e estratégias já implementadas ou em fase de planejamento. O questionário leva cerca de oito minutos para ser respondido, e todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo. Os dados serão analisados exclusivamente pela CNT e divulgados de forma agregada, sem qualquer identificação individual dos participantes.
A Confederação reforça o convite para que as empresas do setor contribuam para essa iniciativa estratégica.
Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, o SEST SENAT promove uma grande mobilização nacional para homenagear e valorizar os profissionais que movem o Brasil pelas ruas, estradas e rodovias. A iniciativa acontece em centenas de pontos do país e envolve orientações de saúde e atividades de conscientização.
Os motoristas serão recebidos com atividades voltadas ao reconhecimento do papel essencial que desempenham na sociedade. O objetivo é reforçar a importância desses profissionais que transportam pessoas e cargas com responsabilidade, enfrentando longas jornadas e diversos desafios diariamente.
A campanha também destaca a atuação do SEST SENAT no apoio contínuo aos trabalhadores do transporte, oferecendo serviços de saúde, qualificação profissional e ações educativas voltadas à prevenção de acidentes e à promoção da qualidade de vida. Pontos estratégicos nas estradas serão os principais locais de abordagem.
“Essa é uma data para olhar com respeito e admiração para quem está todos os dias nas rodovias, garantindo que o país continue em movimento. O SEST SENAT tem orgulho de apoiar e cuidar desses profissionais ao longo de todo o ano. Especialmente neste mês, queremos reforçar nosso compromisso com cada motorista”, destaca a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.
A ação integra o calendário anual de campanhas do SEST SENAT, sempre alinhadas à missão de fortalecer o setor de transporte com foco nas pessoas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “há uma real possibilidade” de queda no preço da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo no mercado internacional se mantenha. Ele participou, nesta segunda-feira (7), da reunião de cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.
“Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, disse o ministro, em entrevista.
Afirmou, ainda, que o governo tem se mobilizado para evitar cobranças abusivas nos preços dos combustíveis.
“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras. E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país”, acrescentou.
Silveira afirmou que o Brics discutiu, nesta cúpula, a questão da sustentabilidade, de forma “muito vigorosa”. “[O Brics] é um fórum internacional fundamental, inclusive para poder articular financiamento para a transição energética através do Banco do Brics”, disse.
O ministro citou ainda que a extração de minerais críticos, dos quais o Brasil e outros países do Brics têm reservas importantes, é fundamental para a transição energética.
Mas, segundo ele, é preciso buscar um equilíbrio entre as atividades econômicas e a legislação.
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo importante para garantir o cumprimento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Por solicitação da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC), foram implementadas novas validações no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), por meio da Nota Técnica 2025.001.
As mudanças representam um avanço inédito no processo de fiscalização eletrônica do piso mínimo de frete, tornando mais precisos os cruzamentos de dados e fortalecendo a atuação da ANTT na proteção dos transportadores.
A nova nota técnica altera o layout do MDF-e, exigindo o preenchimento de informações essenciais sobre a operação de transporte de carga lotação, especialmente quando envolver a contratação de Transportadores Autônomos de Cargas (TACs).
Entre os principais pontos, destacam-se:
Obrigatoriedade do preenchimento dos valores de pagamento do frete no grupo infPag, inclusive com detalhamento da forma de pagamento e dados bancários do transportador;
Inclusão do NCM do produto predominante na carga lotação, fundamental para o cálculo do piso mínimo;
Maior rastreabilidade das informações fiscais e contratuais, facilitando o controle automático por parte da ANTT.
Essas alterações refletem o compromisso da Agência com a melhoria contínua dos mecanismos de regulação do setor, aliando tecnologia, transparência e segurança jurídica.
FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA E INTELIGENTE
Com as novas informações estruturadas no MDF-e, a ANTT passa a contar com ferramentas mais robustas para a análise automatizada de fretes contratados abaixo do piso mínimo. A iniciativa permite a identificação de possíveis infrações de forma mais ágil e com maior precisão, reforçando a capacidade fiscalizatória da Agência.
A verificação será feita a partir dos próprios dados declarados pelos emissores do MDF-e, cruzados com a tabela vigente de pisos mínimos. Com isso, a ANTT promove um ambiente mais justo e equilibrado para os transportadores, especialmente os autônomos, que são os principais beneficiários da política de piso mínimo.
A Nota Técnica 2025.001 já se encontra disponível no ambiente de homologação desde julho de 2025, com entrada em produção prevista para outubro. A SUROC recomenda que empresas, transportadores e desenvolvedores de sistemas realizem as atualizações necessárias para garantir a conformidade com as novas exigências.
COMPROMISSO COM O TRANSPORTE JUSTO
A iniciativa reforça o papel da ANTT como agente regulador atuante e comprometido com o fortalecimento do transporte rodoviário de cargas. “Essa atualização representa um marco no uso da tecnologia para garantir os direitos dos transportadores. Estamos usando inteligência regulatória para assegurar que o frete contratado seja justo e dentro da legalidade”, destaca a Superintendência da ANTT.
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), lançou uma importante pesquisa voltada às empresas transportadoras de carga de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação econômica do TransporteRODOVIáRIOde Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2025, identificando os principais desafios enfrentados, além de oportunidades e tendências que impactam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor.
A coleta de dados será feita por meio de um questionário objetivo, com perguntas de múltipla escolha, o que garante uma participação ágil por parte das empresas. O envolvimento do setor é fundamental para que a pesquisa reflita a realidade do transporte de cargas no país e apresente dados qualificados para o embasamento de políticas públicas e estratégias.
Os resultados serão divulgados durante a segunda edição de 2025 doCONET&Intersindical(Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que ocorrerá no dia 21 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a iniciativa reforça o compromisso de a entidade ouvir o setor e construir caminhos eficientes. “Precisamos de dados reais para tomar decisões assertivas. Essa pesquisa é uma ferramenta essencial para traduzir a realidade do nosso setor, contribuindo na formulação de estratégias que favoreçam o desenvolvimento, a competitividade e sustentabilidade do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil.”
O Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (2), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 1/2025, com texto que assegura a adoção do critério da dupla visita nas fiscalizações trabalhistas. A medida foi incorporada à Medida Provisória nº 1.292/2025 por meio de emenda articulada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o objetivo de fortalecer o papel orientador da Auditoria Fiscal do Trabalho e evitar penalizações imediatas aos empregadores.
Com a nova redação, fica estabelecido que, em casos como atraso no pagamento de salários ou retenção indevida de valores de empréstimos consignados, o auditor deverá, inicialmente, orientar o empregador sobre a irregularidade. A aplicação de multa administrativa, fixada em 30%, só poderá ocorrer em uma segunda visita, caso a situação não tenha sido regularizada.
O texto reforça o que já está previsto no artigo 627 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que define a dupla visita como instrumento de caráter educativo e preventivo. Para a CNT, esse critério é essencial para que a fiscalização cumpra sua função institucional de promover o cumprimento das normas com foco na orientação, especialmente em temas sensíveis, como saúde, segurança e remuneração dos trabalhadores.
Agora, o PLV nº 1/2025 segue para a sanção presidencial. A CNT continuará acompanhando a regulamentação do tema junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por editar as normas complementares que viabilizarão a aplicação da nova legislação.
O que diz a MP nº 1.292/2025
A MP nº 1.292/2025 moderniza o crédito consignado, permitindo a contratação digital por trabalhadores celetistas, domésticos e rurais, com o uso de até 10% do FGTS como garantia. O texto aprovado também garante a portabilidade da dívida e a proteção de dados, bem como inclui a regra de dupla visita na fiscalização trabalhista, priorizando a orientação. A MP também incorporou emenda articulada pela CNT que reforça o caráter educativo da fiscalização trabalhista, estabelecendo o critério da dupla visita como instrumento de orientação antes da aplicação de penalidades.
Portaria nº 485/2025 estabelece novos procedimentos e revoga norma anterior; contribuições podem ser enviadas até 15 dias após a publicação, por meio da plataforma Participa + Brasil.
O Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes torna pública a citada Portaria, que oficializa a abertura da Consulta Pública para recebimento de contribuições à Proposta de Portaria que estabelece os procedimentos gerais para o reconhecimento e manutenção, no âmbito do Ministério dos Transportes, dos Pontos de Parada e Descanso de que trata a Lei nº 13.103/2015, e revoga a Portaria nº 45/2021.
Nos termos da normativa, está disposto que a Consulta Pública será realizada pelo período de 15 dias, contados a partir da publicação da Portaria. Além disso, informa-se que os documentos submetidos à Consulta Pública estarão disponíveis no sítio eletrônico da plataforma Participa + Brasil. (https://www.gov.br/participamaisbrasil/pagina-inicial)
Por fim, é colocado que as contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas deverão ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico disponível na plataforma. A Secretaria Nacional de Transporte RODOVIáRIO do Ministério dos Transportes estará disponível para esclarecimentos por meio do endereço participacao.SNTR@transportes.gov.br.
A Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
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