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Volume de serviços no Brasil cresce mais que o esperado em março com transporte de cargas

Notícias 17 de maio de 2023

O setor de serviços brasileiro encerrou o primeiro trimestre com crescimento acima do esperado no volume em março, impulsionado principalmente pelo setor de transporte de cargas.

O volume de serviços teve em março alta de 0,9% na comparação com o mês anterior, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%.

O setor teve um início de ano com altos e baixos, apresentando forte queda em janeiro de 2,9% em meio ao esgotamento dos efeitos positivos da normalização da economia pós-pandemia, mas mostrou recuperação com taxas positivas nos dois meses seguintes.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 6,3% no volume de vendas enquanto economistas esperavam crescimento de 5,0%.

Segundo o IBGE, o setor está agora 12,4% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e 1,3% abaixo de dezembro de 2022, o auge da série histórica.

Na visão de especialistas, os serviços devem começar a sentir com mais força o efeito dos juros altos, com expectativa de que ande de lado no ano. Por outro lado, o desemprego baixo e as políticas de transferência de renda do governo podem dar impulso à atividade.

O IBGE destacou no mês o desempenho do setor de transporte, que marcou a principal influência positiva em março com um crescimento de 3,6%. Esse resultado foi puxado principalmente pelo avanço de 4,7% no volume do transporte de cargas, que atingiu o ponto mais alto da série, registrado anteriormente em agosto de 2022.

Por outro lado, o transporte de passageiros recuou 3,3% na comparação com fevereiro, ficando 22% abaixo do ponto mais alto da série histórica, de fevereiro de 2014.

Também tiveram desempenho positivo em março os serviços profissionais, administrativos e complementares (+2,6%) e os serviços de informação e comunicação (+0,2%). Já os serviços prestados às famílias (-1,7%) e outros serviços (-0,6%) tiveram perdas. O índice de atividades turísticas, por sua vez, subiu 0,1% frente a fevereiro, ficando 1,4% acima do patamar pré-pandemia e 5,9% abaixo do ponto mais alto da série, registrado em fevereiro de 2014.


FONTE: NTC&Logística

Marcelo Santos, Anderson Carvalho, Wemerson Pestana e Sidemar Acosta: almoço cheio de convidados

Notícias 17 de maio de 2023

A edição de maio do Almoço Executivo do Transcares acaba de acontecer. O encontro dos transportadores capixabas com convidados e parceiros do sindicato foi realizado nesta terça-feira, 16 de maio, após a Reunião Interna e a Reunião de Diretoria, com a presença do Diretor de Operações do Imetame Porto Aracruz, Anderson Carvalho, do superintendente regional da PRF-ES, Wemerson Pestana, do presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, e do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos. E quem estava no Salão de Eventos, além de compartilhar do momento de integração, teve a chance de saber um pouco sobre o mega empreendimento que está em construção na região Norte do Estado; conheceu Wemerson Pestana e viu o posicionamento de Acosta sobre Reforça Tributária; e pôde conhecer algumas das bandeiras defendidas por Marcelo Santos.

A diretoria, mais uma vez, marcou presença. Além do presidente, Luiz Alberto Teixeira, estavam no almoço o vice-presidente, José Geraldo Valadão, e os diretores Karla Diniz, Hudson Carvalho, Odival Rocon, Marco Zon, Lauro Machado, Roberto Fabiani, Wesley Loose e Jonas Lorencini. Superintendente da Fetransportes, Simone Garcia estava representando o presidente, Renan Chieppe, Daiane Boldrini, representante da empresa mantenedora 3S Tecnologia, também estava presente, assim como Wagner Cantarella, presidente da AEC (Associação Empresarial de Cariacica).

Ex-presidente da AEC, Sidemar Acosta alertou o público sobre a possibilidade de um novo “apagão na aduana”, como acontecido em 2021, quando fiscais da Receita Federal pararam suas atividades,  destacou as consequências da Reforma Tributária, da forma como ela está sendo conduzida, para o setor, e fez questão de destacar: “Importante dizer que não sou contra a Reforma Tributária, ela só não pode ser como eles querem. Os estados precisam ter autonomia para gerir sua arrecadação”, disse.

Novo superintendente da PRF,  o historiador e cariaciquense Wemerson Pestana falou sobre a missão da corporação, voltada à manutenção da segurança pública e à mobilidade, e do bom índice de recuperação de cargas roubadas. E aproveitando o Maio Amarelo, não deixou de citar o trabalho de educação no trânsito realizado pela PRF. Ele, inclusive, se colocou à disposição para levar esse trabalho às empresas transportadoras.

Também cariaciquense e ex-presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, Marcelo Santos ressaltou a relação próxima que mantém com o setor, bem como os desafios do Estado com as questões voltadas à infraestrutura, mesmo estando tão bem posicionado geograficamente, e criticou o fato do Espírito Santo não ter recebido, nos últimos anos, nenhum investimento do governo federal para melhorar sua malha – apesar de estar bem organizado, do ponto de vista financeiro e fiscal. Por fim, garantiu: “Não vamos navegar por projetos que irão de encontro aos interesses da sociedade. Apenas pelos projetos que irão ao encontro”.

 

Imetame Porto Aracruz

Considerada uma das principais obras de infraestrutura logística do Brasil, o empreendimento, localizado em Aracruz, tem previsão de começar a operar no primeiro semestre de 2025. O investimento, da ordem de R$ 1,7 bi, deve permitir a circulação de navios maiores e que ainda não podiam estar em operação no Brasil. De junho de 2021, quando foi dada a última autorização, até julho do ano passado, quando as obras tiveram início, já foi construído o quebra-mar, fundamental para a proteção do porto, a dragagem de aprofundamento e a construção do cais de contêineres. E em junho terá início a escavação do berço de atracação.

O complexo portuário, pertencente ao Grupo Imetame, está modelado para atender embarque e desembarque de contêineres, carga geral, veículos, carga de projeto, granéis sólidos, líquidos e gasosos, e apoio offshore, e segundo Carvalho vai iniciar a operação com a movimentação de contêiner e carga geral.

 

Prato da Boa Lembrança

Convidados especiais do Transcares para o Almoço Executivo deste mês, Anderson Carvalho, Wemerson Pestana, Sidemar Acosta e Marcelo Santos receberam das mãos do presidente Luiz Alberto Teixeira o Prato da Boa Lembrança.

 Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Imprensa Transcares

CNT divulga os resultados da edição 158 da Pesquisa de Opinião

Notícias 17 de maio de 2023

A 158ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgada hoje (16), mostra a avaliação e o desempenho do presidente Lula e também a aprovação e desaprovação de algumas medidas anunciadas pelo governo federal, como recadastramento de armas, aumento do número de ministérios, demarcação de terras indígenas e contratação de mais funcionários públicos. Além disso, o levantamento traz ainda a percepção sobre aumento de preços; a opinião sobre quais são os maiores desafios do Brasil para este governo; e sobre a regulação e controle da comunicação na internet, aplicativos de mensagens e sites de busca, bem como segurança nas escolas e grau de confiança nas instituições. A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 14 de maio, entrevistou 2.002 pessoas em todo Brasil.

Informações da pesquisa:

Data de realização: 11 a 14 de maio de 2023

Entrevistas: 2.002

Margem de erro: 2,2 p.p.

Nível de confiança: 95%

Contratante: CNT

Instituto contratado: MDA

Acesse a íntegra do relatório da 158ª Pesquisa CNT de Opinião.
Fonte: CNT

Volume de serviços no Brasil cresce mais que o esperado em março com transporte de cargas

Notícias 17 de maio de 2023

O setor de serviços brasileiro encerrou o primeiro trimestre com crescimento acima do esperado no volume em março, impulsionado principalmente pelo setor de transporte de cargas.

O volume de serviços teve em março alta de 0,9% na comparação com o mês anterior, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%.

O setor teve um início de ano com altos e baixos, apresentando forte queda em janeiro de 2,9% em meio ao esgotamento dos efeitos positivos da normalização da economia pós-pandemia, mas mostrou recuperação com taxas positivas nos dois meses seguintes.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 6,3% no volume de vendas enquanto economistas esperavam crescimento de 5,0%.

Segundo o IBGE, o setor está agora 12,4% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e 1,3% abaixo de dezembro de 2022, o auge da série histórica.

Na visão de especialistas, os serviços devem começar a sentir com mais força o efeito dos juros altos, com expectativa de que ande de lado no ano. Por outro lado, o desemprego baixo e as políticas de transferência de renda do governo podem dar impulso à atividade.

O IBGE destacou no mês o desempenho do setor de transporte, que marcou a principal influência positiva em março com um crescimento de 3,6%. Esse resultado foi puxado principalmente pelo avanço de 4,7% no volume do transporte de cargas, que atingiu o ponto mais alto da série, registrado anteriormente em agosto de 2022.

Por outro lado, o transporte de passageiros recuou 3,3% na comparação com fevereiro, ficando 22% abaixo do ponto mais alto da série histórica, de fevereiro de 2014.

Também tiveram desempenho positivo em março os serviços profissionais, administrativos e complementares (+2,6%) e os serviços de informação e comunicação (+0,2%). Já os serviços prestados às famílias (-1,7%) e outros serviços (-0,6%) tiveram perdas. O índice de atividades turísticas, por sua vez, subiu 0,1% frente a fevereiro, ficando 1,4% acima do patamar pré-pandemia e 5,9% abaixo do ponto mais alto da série, registrado em fevereiro de 2014.

Fonte: NTC&Log

ANTT publica alteração no regulamento para transporte de produtos perigosos

Notícias 16 de maio de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta segunda-feira (15/5), a Resolução ANTT nº 6.016/2023, que atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e suas Instruções Complementares (Resolução nº 5.998/2022). As sugestões, que foram encaminhadas pelo setor regulado e por demais agentes fiscalizadores, estão agrupadas nas seguintes categorias:

Aquelas voltadas a mero ajuste formal/editorial da Resolução, por conta de erros de digitação/formatação de texto;
Aquelas voltadas à correção/complementação na tradução de prescrições incorporadas dos normativos internacionais, visando à completa harmonização com referidas normas;
E uma que implica alteração/complementação de redação do 3º§ do artigo 42 da Resolução ANTT nº 5.998/22, com vistas a reestabelecer a atribuição de infrações de maneira isonômicas a transportadores e expedidores de carga.
O parágrafo em questão estabelece que “No caso de transporte de carga própria, aplicar-se-ão somente penalidades atribuíveis ao transportador”, não se aplicando, então, multas destinadas ao expedidor da carga. Entretanto, após publicação da norma de 2022, os próprios agentes fiscalizadores, tanto da ANTT, quanto de outros órgãos competentes, perceberam que algumas exigências de atendimento exclusivo do expedidor da carga não poderiam ser aplicadas em caso de carga própria, gerando situações de risco durante a movimentação rodoviária de produtos perigosos, além de imputar tratamento diferenciado, potencialmente danoso ao transporte e com eventual vantajosidade competitiva.

Cabe destacar que o regulamento possui vigência prevista somente para 1º de julho de 2023. Dessa forma, a alteração votada se estabelece antes da entrada em vigor da Resolução nº 5.998/2022.

As alterações previstas passam então a ter vigência em data a ser divulgada no Diário Oficial da União.


FONTE: SETCESP

Motoristas caminhoneiros apontam investimento em tecnologia como essencial para segurança nas estradas

Notícias 16 de maio de 2023

A campanha Maio Amarelo, que alerta para o alto índice de acidentes de trânsito, está completando 10 anos, e ainda há muito trabalho pela frente quando o assunto é segurança nas estradas e redução de acidentes.

Segundo o DATASUS, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano no Brasil, e o país não tem conseguido cumprir o compromisso internacional com a ONU de reduzir pela metade o número de mortes até 2028. Só no Estado de São Paulo, as mortes no trânsito, que vinham caindo, voltaram a subir, no ano passado. Nas rodovias federais, os acidentes com caminhões representam 47% do total (Anuário Estatístico da PRF 2022).

Para conscientizar os motoristas e oferecer soluções de transporte cada vez mais seguras, a LOTS Group, empresa de logística do grupo Scania, realizou, em abril deste ano, a pesquisa “Segurança nas Estradas”, com 291 motoristas de caminhão que fazem parte do quadro de colaboradores da companhia.

“Em todas as nossas operações, Segurança é a prioridade número um, não há nada mais importante. Investimos muito em treinamentos e na conscientização do nosso tempo e utilizamos a pesquisa como termômetro para avaliar o nível de percepção de risco dos nossos colaboradores, além da eficácia de nossas medidas preventivas. Entendemos que os condutores conscientes e com boa percepção de riscos, adotando comportamentos seguros, colaborando não só para a sua própria segurança, mas para um trânsito melhor para todos”, explica Fernando Valiate, COO da LOTS Group Latin America.

Tecnologia

Para monitorar a frota e evitar falhas e imprudência, o Grupo LOTS investe em diversas tecnologias voltadas à segurança de suas operações, como georreferenciamento controlado, monitoramento de estradas, gerenciamento de pneus, monitoramento de vídeo, telemetria, entre outros. Todos os veículos do grupo são conectados e possuem monitoramento 24h por dia para maior segurança e tomada de decisão em tempo real.

Na pesquisa “Segurança nas Estradas”, os caminhoneiros apontaram o checklist virtual do veículo (87,2%), procedimento realizado pelo motorista por um tablet que verifica diversos pontos do caminhão para atestar que o veículo está apto para iniciar o giro, além da manutenção dos equipamentos em dia, como as principais soluções de segurança. Em seguida, estão as câmeras de monitoramento de fadiga instaladas dentro do veículo (70,3%).

“Utilizamos a tecnologia como ferramenta para alcançar melhorias. Fomos pioneiros ao investir nas câmeras de monitoramento inteligentes no Brasil, em um período em que nem mesmo nossos clientes perceberam o valor das mesmas. Hoje, após 5 anos, não só provamos o seu valor para nossos clientes, como também ajudamos a criar uma nova percepção de valor em todo o mercado de transportes. As câmeras captam os movimentos do motorista e todas as suas ações dentro do caminhão por meio de inteligência artificial. Elas monitoram se o condutor está distraído, desviando o foco da estrada, cansado, com sono, sem uma das mãos no volante, ou até mesmo utilizando o celular. Após a implementação da tecnologia, constatamos a diminuição de 100% do uso do celular, que é considerada a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, diminuímos em 87% a ocorrência de fadiga, além de reduzirmos em 78% o excesso de velocidade . Estamos comemorando cinco anos de atuação aqui em nossa região, Brasil, Chile e Peru, e não possuímos nenhum acidente fatal ou mesmo acidente pessoal grave com nossos colaboradores, isso graças à forte cultura de segurança que implementamos em nossas operações”, revela o executivo .

Ele ressalta ainda que todos os condutores da empresa passam por treinamentos rígidos antes de iniciarem os trabalhos na empresa e periodicamente há capacitações para reciclagem de direção segura e responsável. Além disso, o grupo tem uma parceria com o SEST SENAT e oferece um curso online gratuito para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre direção segura e eficiente, saiba mais aqui.

Pesquisa

Para a maioria dos motoristas caminhoneiros (79,7%), que responderam o seguinte “Segurança nas Estradas “, o uso do cinto de segurança foi apontado como o principal item de segurança, inclusive, para evitar lesões graves e até a morte em casos de acidentes. Em seguida estão: não fazer ultrapassagens toleradas (71,4%), não dirigir com sono ou cansado (57,2%), não ultrapassar a velocidade permitida (52,1%) e manter em dia a revisão e manutenção do veículo ( 32,8%).

O motorista Gilberto dos Santos, 43 anos de idade, que está há dez anos na profissão e há pouco mais de 2 anos na LOTS Group, conta que já viu muitos acidentes sofridos nas estradas e na maioria por imprudência. “Não adianta ter pressa pra chegar e apertar o acelerador, dirigir com sono e exalar ou ingerir produtos químicos para não dormir. Isso coloca em risco a vida não apenas de nós, motoristas, mas de passageiros e pedestres”, destaca ele, que nunca se envolve em acidentes.

Estradas

Cada motorista precisa fazer a sua parte para um trânsito mais seguro, no entanto, a qualidade da malha viária e sinalização também são essenciais. Para os motoristas controlados pela LOTS, as rodovias bem sinalizadas (92,8%), orientação dos motoristas (87,6%), manutenção do asfalto (65,5%) e fiscalização adequada (25,9%) também interferem diretamente na segurança e respeito nas estradas.

“Nós precisamos fazer a nossa parte, cumprindo as leis de trânsito e dirigindo com respeito e consciência, por isso, acreditamos que investindo na formação e capacitação do nosso tempo estamos formando também melhores cidadãos, que serão exemplos para outros. Porém, sabemos que as más condições das vias, a falta de sinal ou a sinalização insuficiente, e até mesmo a falta de fiscalização em pontos críticos, também são cruciais, pois além do comportamento seguro, um ambiente seguro é importante para reduzir acidentes. Por isso, todos os anos fomentamos uma reflexão profunda no mês do Maio Amarelo, onde condutores, empresas, poder público, e a população precisam refletir sobre o seu comportamento e atuar juntos para construirmos um trânsito mais seguro para todos”, finaliza Fernando.


FONTE: NTC&Logística

Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis

Notícias 16 de maio de 2023

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.

As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por polo de venda, participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.

“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, segundo nota divulgada pela empresa.

Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, segundo informa a nota.

“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota.

As decisões sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Fonte:  SETCESP

ANTT publica alteração no regulamento para transporte de produtos perigosos

Notícias 16 de maio de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta segunda-feira (15/5), a Resolução ANTT nº 6.016/2023, que atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e suas Instruções Complementares (Resolução nº 5.998/2022). As sugestões, que foram encaminhadas pelo setor regulado e por demais agentes fiscalizadores, estão agrupadas nas seguintes categorias:

Aquelas voltadas a mero ajuste formal/editorial da Resolução, por conta de erros de digitação/formatação de texto;
Aquelas voltadas à correção/complementação na tradução de prescrições incorporadas dos normativos internacionais, visando à completa harmonização com referidas normas;
E uma que implica alteração/complementação de redação do 3º§ do artigo 42 da Resolução ANTT nº 5.998/22, com vistas a reestabelecer a atribuição de infrações de maneira isonômicas a transportadores e expedidores de carga.
O parágrafo em questão estabelece que “No caso de transporte de carga própria, aplicar-se-ão somente penalidades atribuíveis ao transportador”, não se aplicando, então, multas destinadas ao expedidor da carga. Entretanto, após publicação da norma de 2022, os próprios agentes fiscalizadores, tanto da ANTT, quanto de outros órgãos competentes, perceberam que algumas exigências de atendimento exclusivo do expedidor da carga não poderiam ser aplicadas em caso de carga própria, gerando situações de risco durante a movimentação rodoviária de produtos perigosos, além de imputar tratamento diferenciado, potencialmente danoso ao transporte e com eventual vantajosidade competitiva.

Cabe destacar que o regulamento possui vigência prevista somente para 1º de julho de 2023. Dessa forma, a alteração votada se estabelece antes da entrada em vigor da Resolução nº 5.998/2022.

As alterações previstas passam então a ter vigência em data a ser divulgada no Diário Oficial da União.


FONTE: SETCESP

Motoristas caminhoneiros apontam investimento em tecnologia como essencial para segurança nas estradas

Notícias 16 de maio de 2023

A campanha Maio Amarelo, que alerta para o alto índice de acidentes de trânsito, está completando 10 anos, e ainda há muito trabalho pela frente quando o assunto é segurança nas estradas e redução de acidentes.

Segundo o DATASUS, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano no Brasil, e o país não tem conseguido cumprir o compromisso internacional com a ONU de reduzir pela metade o número de mortes até 2028. Só no Estado de São Paulo, as mortes no trânsito, que vinham caindo, voltaram a subir, no ano passado. Nas rodovias federais, os acidentes com caminhões representam 47% do total (Anuário Estatístico da PRF 2022).

Para conscientizar os motoristas e oferecer soluções de transporte cada vez mais seguras, a LOTS Group, empresa de logística do grupo Scania, realizou, em abril deste ano, a pesquisa “Segurança nas Estradas”, com 291 motoristas de caminhão que fazem parte do quadro de colaboradores da companhia.

“Em todas as nossas operações, Segurança é a prioridade número um, não há nada mais importante. Investimos muito em treinamentos e na conscientização do nosso tempo e utilizamos a pesquisa como termômetro para avaliar o nível de percepção de risco dos nossos colaboradores, além da eficácia de nossas medidas preventivas. Entendemos que os condutores conscientes e com boa percepção de riscos, adotando comportamentos seguros, colaborando não só para a sua própria segurança, mas para um trânsito melhor para todos”, explica Fernando Valiate, COO da LOTS Group Latin America.

Tecnologia

Para monitorar a frota e evitar falhas e imprudência, o Grupo LOTS investe em diversas tecnologias voltadas à segurança de suas operações, como georreferenciamento controlado, monitoramento de estradas, gerenciamento de pneus, monitoramento de vídeo, telemetria, entre outros. Todos os veículos do grupo são conectados e possuem monitoramento 24h por dia para maior segurança e tomada de decisão em tempo real.

Na pesquisa “Segurança nas Estradas”, os caminhoneiros apontaram o checklist virtual do veículo (87,2%), procedimento realizado pelo motorista por um tablet que verifica diversos pontos do caminhão para atestar que o veículo está apto para iniciar o giro, além da manutenção dos equipamentos em dia, como as principais soluções de segurança. Em seguida, estão as câmeras de monitoramento de fadiga instaladas dentro do veículo (70,3%).

“Utilizamos a tecnologia como ferramenta para alcançar melhorias. Fomos pioneiros ao investir nas câmeras de monitoramento inteligentes no Brasil, em um período em que nem mesmo nossos clientes perceberam o valor das mesmas. Hoje, após 5 anos, não só provamos o seu valor para nossos clientes, como também ajudamos a criar uma nova percepção de valor em todo o mercado de transportes. As câmeras captam os movimentos do motorista e todas as suas ações dentro do caminhão por meio de inteligência artificial. Elas monitoram se o condutor está distraído, desviando o foco da estrada, cansado, com sono, sem uma das mãos no volante, ou até mesmo utilizando o celular. Após a implementação da tecnologia, constatamos a diminuição de 100% do uso do celular, que é considerada a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, diminuímos em 87% a ocorrência de fadiga, além de reduzirmos em 78% o excesso de velocidade . Estamos comemorando cinco anos de atuação aqui em nossa região, Brasil, Chile e Peru, e não possuímos nenhum acidente fatal ou mesmo acidente pessoal grave com nossos colaboradores, isso graças à forte cultura de segurança que implementamos em nossas operações”, revela o executivo .

Ele ressalta ainda que todos os condutores da empresa passam por treinamentos rígidos antes de iniciarem os trabalhos na empresa e periodicamente há capacitações para reciclagem de direção segura e responsável. Além disso, o grupo tem uma parceria com o SEST SENAT e oferece um curso online gratuito para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre direção segura e eficiente, saiba mais aqui.

Pesquisa

Para a maioria dos motoristas caminhoneiros (79,7%), que responderam o seguinte “Segurança nas Estradas “, o uso do cinto de segurança foi apontado como o principal item de segurança, inclusive, para evitar lesões graves e até a morte em casos de acidentes. Em seguida estão: não fazer ultrapassagens toleradas (71,4%), não dirigir com sono ou cansado (57,2%), não ultrapassar a velocidade permitida (52,1%) e manter em dia a revisão e manutenção do veículo ( 32,8%).

O motorista Gilberto dos Santos, 43 anos de idade, que está há dez anos na profissão e há pouco mais de 2 anos na LOTS Group, conta que já viu muitos acidentes sofridos nas estradas e na maioria por imprudência. “Não adianta ter pressa pra chegar e apertar o acelerador, dirigir com sono e exalar ou ingerir produtos químicos para não dormir. Isso coloca em risco a vida não apenas de nós, motoristas, mas de passageiros e pedestres”, destaca ele, que nunca se envolve em acidentes.

Estradas

Cada motorista precisa fazer a sua parte para um trânsito mais seguro, no entanto, a qualidade da malha viária e sinalização também são essenciais. Para os motoristas controlados pela LOTS, as rodovias bem sinalizadas (92,8%), orientação dos motoristas (87,6%), manutenção do asfalto (65,5%) e fiscalização adequada (25,9%) também interferem diretamente na segurança e respeito nas estradas.

“Nós precisamos fazer a nossa parte, cumprindo as leis de trânsito e dirigindo com respeito e consciência, por isso, acreditamos que investindo na formação e capacitação do nosso tempo estamos formando também melhores cidadãos, que serão exemplos para outros. Porém, sabemos que as más condições das vias, a falta de sinal ou a sinalização insuficiente, e até mesmo a falta de fiscalização em pontos críticos, também são cruciais, pois além do comportamento seguro, um ambiente seguro é importante para reduzir acidentes. Por isso, todos os anos fomentamos uma reflexão profunda no mês do Maio Amarelo, onde condutores, empresas, poder público, e a população precisam refletir sobre o seu comportamento e atuar juntos para construirmos um trânsito mais seguro para todos”, finaliza Fernando.


FONTE: NTC&Logística

Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis

Notícias 16 de maio de 2023

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.

As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por polo de venda, participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.

“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, segundo nota divulgada pela empresa.

Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, segundo informa a nota.

“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota.

As decisões sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Fonte:  SETCESP

ANTT publica alteração no regulamento para transporte de produtos perigosos

Notícias 16 de maio de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta segunda-feira (15/5), a Resolução ANTT nº 6.016/2023, que atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e suas Instruções Complementares (Resolução nº 5.998/2022). As sugestões, que foram encaminhadas pelo setor regulado e por demais agentes fiscalizadores, estão agrupadas nas seguintes categorias:

Aquelas voltadas a mero ajuste formal/editorial da Resolução, por conta de erros de digitação/formatação de texto;
Aquelas voltadas à correção/complementação na tradução de prescrições incorporadas dos normativos internacionais, visando à completa harmonização com referidas normas;
E uma que implica alteração/complementação de redação do 3º§ do artigo 42 da Resolução ANTT nº 5.998/22, com vistas a reestabelecer a atribuição de infrações de maneira isonômicas a transportadores e expedidores de carga.
O parágrafo em questão estabelece que “No caso de transporte de carga própria, aplicar-se-ão somente penalidades atribuíveis ao transportador”, não se aplicando, então, multas destinadas ao expedidor da carga. Entretanto, após publicação da norma de 2022, os próprios agentes fiscalizadores, tanto da ANTT, quanto de outros órgãos competentes, perceberam que algumas exigências de atendimento exclusivo do expedidor da carga não poderiam ser aplicadas em caso de carga própria, gerando situações de risco durante a movimentação rodoviária de produtos perigosos, além de imputar tratamento diferenciado, potencialmente danoso ao transporte e com eventual vantajosidade competitiva.

Cabe destacar que o regulamento possui vigência prevista somente para 1º de julho de 2023. Dessa forma, a alteração votada se estabelece antes da entrada em vigor da Resolução nº 5.998/2022.

As alterações previstas passam então a ter vigência em data a ser divulgada no Diário Oficial da União.


FONTE: SETCESP

Motoristas caminhoneiros apontam investimento em tecnologia como essencial para segurança nas estradas

Notícias 16 de maio de 2023

A campanha Maio Amarelo, que alerta para o alto índice de acidentes de trânsito, está completando 10 anos, e ainda há muito trabalho pela frente quando o assunto é segurança nas estradas e redução de acidentes.

Segundo o DATASUS, o trânsito ainda mata mais de 33 mil pessoas por ano no Brasil, e o país não tem conseguido cumprir o compromisso internacional com a ONU de reduzir pela metade o número de mortes até 2028. Só no Estado de São Paulo, as mortes no trânsito, que vinham caindo, voltaram a subir, no ano passado. Nas rodovias federais, os acidentes com caminhões representam 47% do total (Anuário Estatístico da PRF 2022).

Para conscientizar os motoristas e oferecer soluções de transporte cada vez mais seguras, a LOTS Group, empresa de logística do grupo Scania, realizou, em abril deste ano, a pesquisa “Segurança nas Estradas”, com 291 motoristas de caminhão que fazem parte do quadro de colaboradores da companhia.

“Em todas as nossas operações, Segurança é a prioridade número um, não há nada mais importante. Investimos muito em treinamentos e na conscientização do nosso tempo e utilizamos a pesquisa como termômetro para avaliar o nível de percepção de risco dos nossos colaboradores, além da eficácia de nossas medidas preventivas. Entendemos que os condutores conscientes e com boa percepção de riscos, adotando comportamentos seguros, colaborando não só para a sua própria segurança, mas para um trânsito melhor para todos”, explica Fernando Valiate, COO da LOTS Group Latin America.

Tecnologia

Para monitorar a frota e evitar falhas e imprudência, o Grupo LOTS investe em diversas tecnologias voltadas à segurança de suas operações, como georreferenciamento controlado, monitoramento de estradas, gerenciamento de pneus, monitoramento de vídeo, telemetria, entre outros. Todos os veículos do grupo são conectados e possuem monitoramento 24h por dia para maior segurança e tomada de decisão em tempo real.

Na pesquisa “Segurança nas Estradas”, os caminhoneiros apontaram o checklist virtual do veículo (87,2%), procedimento realizado pelo motorista por um tablet que verifica diversos pontos do caminhão para atestar que o veículo está apto para iniciar o giro, além da manutenção dos equipamentos em dia, como as principais soluções de segurança. Em seguida, estão as câmeras de monitoramento de fadiga instaladas dentro do veículo (70,3%).

“Utilizamos a tecnologia como ferramenta para alcançar melhorias. Fomos pioneiros ao investir nas câmeras de monitoramento inteligentes no Brasil, em um período em que nem mesmo nossos clientes perceberam o valor das mesmas. Hoje, após 5 anos, não só provamos o seu valor para nossos clientes, como também ajudamos a criar uma nova percepção de valor em todo o mercado de transportes. As câmeras captam os movimentos do motorista e todas as suas ações dentro do caminhão por meio de inteligência artificial. Elas monitoram se o condutor está distraído, desviando o foco da estrada, cansado, com sono, sem uma das mãos no volante, ou até mesmo utilizando o celular. Após a implementação da tecnologia, constatamos a diminuição de 100% do uso do celular, que é considerada a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, diminuímos em 87% a ocorrência de fadiga, além de reduzirmos em 78% o excesso de velocidade . Estamos comemorando cinco anos de atuação aqui em nossa região, Brasil, Chile e Peru, e não possuímos nenhum acidente fatal ou mesmo acidente pessoal grave com nossos colaboradores, isso graças à forte cultura de segurança que implementamos em nossas operações”, revela o executivo .

Ele ressalta ainda que todos os condutores da empresa passam por treinamentos rígidos antes de iniciarem os trabalhos na empresa e periodicamente há capacitações para reciclagem de direção segura e responsável. Além disso, o grupo tem uma parceria com o SEST SENAT e oferece um curso online gratuito para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre direção segura e eficiente, saiba mais aqui.

Pesquisa

Para a maioria dos motoristas caminhoneiros (79,7%), que responderam o seguinte “Segurança nas Estradas “, o uso do cinto de segurança foi apontado como o principal item de segurança, inclusive, para evitar lesões graves e até a morte em casos de acidentes. Em seguida estão: não fazer ultrapassagens toleradas (71,4%), não dirigir com sono ou cansado (57,2%), não ultrapassar a velocidade permitida (52,1%) e manter em dia a revisão e manutenção do veículo ( 32,8%).

O motorista Gilberto dos Santos, 43 anos de idade, que está há dez anos na profissão e há pouco mais de 2 anos na LOTS Group, conta que já viu muitos acidentes sofridos nas estradas e na maioria por imprudência. “Não adianta ter pressa pra chegar e apertar o acelerador, dirigir com sono e exalar ou ingerir produtos químicos para não dormir. Isso coloca em risco a vida não apenas de nós, motoristas, mas de passageiros e pedestres”, destaca ele, que nunca se envolve em acidentes.

Estradas

Cada motorista precisa fazer a sua parte para um trânsito mais seguro, no entanto, a qualidade da malha viária e sinalização também são essenciais. Para os motoristas controlados pela LOTS, as rodovias bem sinalizadas (92,8%), orientação dos motoristas (87,6%), manutenção do asfalto (65,5%) e fiscalização adequada (25,9%) também interferem diretamente na segurança e respeito nas estradas.

“Nós precisamos fazer a nossa parte, cumprindo as leis de trânsito e dirigindo com respeito e consciência, por isso, acreditamos que investindo na formação e capacitação do nosso tempo estamos formando também melhores cidadãos, que serão exemplos para outros. Porém, sabemos que as más condições das vias, a falta de sinal ou a sinalização insuficiente, e até mesmo a falta de fiscalização em pontos críticos, também são cruciais, pois além do comportamento seguro, um ambiente seguro é importante para reduzir acidentes. Por isso, todos os anos fomentamos uma reflexão profunda no mês do Maio Amarelo, onde condutores, empresas, poder público, e a população precisam refletir sobre o seu comportamento e atuar juntos para construirmos um trânsito mais seguro para todos”, finaliza Fernando.


FONTE: NTC&Logística

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