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Preço do frete é reduzido pela ANTT; veja o que muda

Notícias 28 de abril de 2023

O frete teve o preço mínimo reduzido entre 2,15% e 2.93%. A tabela é feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Como a nova saiu no Diário Oficial da União, já está valendo. De acordo com a ANTT, a queda do preço do diesel S10 causou a redução. Conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre 16 e 22 de abril, o preço médio do litro do combustível baixou 5,08%, para R$ 5,79 por litro.

Gatilho
Conforme a lei 14.445/2022, a tabela é passível de reajuste. Assim, a regra é sempre que houver oscilação no valor do diesel acima de 5%. Ou seja, tanto para mais quanto para menos. Esse mecanismo é conhecido como “gatilho”. O último reajuste por causa da variação do preço do combustível ocorreu em fevereiro. Seja como for, a legislação também determina a atualização da tabela a cada seis meses.

Criada em 2018, a tabela de frete traz valor o mínimo que deve ser pago pelas transportadoras e embarcadores. Segundo a legislação, os preços referem-se ao quilômetro rodado por eixo. Bem como distância percorrida e tipo de carga. Assim, uma planilha de cálculo permite apurar quanto o caminhoneiro deve cobrar.

Porém, uma queixa constante dos motoristas autônomos é o não cumprimento da lei. Além disso, boa parte dos caminhoneiros não utiliza essa ferramenta. Reportagem publicada pelo Estradão mostra que quase metade deles desconhece a tabela de preço de frete. O dado é resultado de um estudo feito pela Confederação Nacional do Transportador Autônomo (CNTA).

Confira os reajustes por tipo de operação 

  • Transporte rodoviário de carga de lotação: – 2,15%
  • Veículo automotor de cargas: -2,44%
  • Transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,62%
  • Veículo de cargas de alto desempenho: -2,93%

FONTE: SETCESP

Petrobras reduz em 9,9% preço do diesel na refinaria

Notícias 28 de abril de 2023

A Petrobras informou nesta sexta-feira que reduzirá a partir de sábado o preço médio de venda de diesel para as distribuidoras em 9,9%, uma vez que a empresa busca adequar sua cotação a variáveis como câmbio e valor do petróleo, além de questões de competitividade com o produto importado.

O preço médio na refinaria cairá de 3,84 reais para 3,46 reais por litro, uma redução de 0,38 real por litro, segundo comunicado de empresa.

A diminuição era aguardada pelo mercado, uma vez que os preços da Petrobras estão acima dos valores internacionais e também do produto importado que está chegando ao Brasil, especialmente com origem na Rússia.

“Essa queda no diesel já era esperada porque havia um prêmio de 56 centavos por litro de diesel (ante o valor externo). Agora, com a redução de 38 centavos, ainda sobra alguma coisa. Não zerou a defasagem”, disse o especialista em energia Adriano Pires, do centro de estudos CBIE.

Segundo ele, o mercado já esperava essa redução na semana passada. “Mas a Petrobras demorou um pouco. Continuamos na política de paridade internacional, tem prêmio, tem que reduzir preço”, acrescentou Pires.

Mas a Petrobras também pode estar perdendo mercado para o produto importado, o que seria um fator para reduzir o preço.

O produto importado da Rússia tem chegado a preços mais baixos, disseram especialistas à Reuters neste mês.

Desde o início do ano, a Petrobras reduziu o preço médio do diesel em cerca de 23%, conforme cálculos da Reuters com base em dados da empresa. Com a redução, a cotação será a menor desde o início de 2022.

Especialistas concordam que a Petrobras mantém uma política de preços conectada ao mercado internacional e ao câmbio.

Mas se perguntam, diante das declarações anteriores de integrantes do governo Lula sobre política de preços, se ela seria seguida se as cotações no mercado externo estivessem subindo.

“Por enquanto a empresa continua seguindo a paridade de preços, mas resta saber até quando. Pelas declarações do novo governo, haverá uma nova política de preços considerando aspectos da produção doméstica”, disse o consultor e ex-diretor de Refino da Petrobras Jorge Celestino.

Na véspera, assembleia de acionistas da Petrobras aprovou integrantes do novo Conselho de Administração da companhia sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o que em tese poderá abrir caminho para as estratégias prometidas em campanha e defendidas pelo CEO Jean Paul Prates.

Entre as mudanças prometidas estavam alterações nas políticas de preços e dividendos, além de um novo planejamento para a companhia, que passará a investir em transição energética.

“A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”, explicou a Petrobras.

A companhia também reforçou que “na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente”.


FONTE: SETCERGS

Setor prevê diminuição de frota com o fim da exclusividade da contratação do seguro de carga pelo transportador

Notícias 28 de abril de 2023

O parecer apresentado pelo deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), à Medida Provisória (MPV) nº 1.153/2022, retira a exclusividade da contratação do seguro de responsabilidade civil pelo transportador.

Em todos os países o seguro é contratado pelo transportador, apenas no Brasil as empresas de transporte e os caminhoneiros autônomos ficam à mercê dos embarcadores. Isso traz uma enorme insegurança jurídica e grandes prejuízos financeiros.

Os embarcadores recebem seu ressarcimento das seguradoras que cobram dos transportadores o valor pago. O modelo está levando a falência as empresas de transporte e os caminhoneiros.

A única solução viável é a redução da frota e a utilização de veículos mais antigos. Já os profissionais autônomos, que por vezes, são acionados em ações das seguradoras com valores superiores ao valor do seu caminhão, restará apenas se retirar do mercado.

Os profissionais do transporte que não se negaram a colocar suas vidas em risco para manter o Brasil abastecido durante a pandemia, são os mesmos que estão sendo negligenciados pelo Governo e pelo Parlamento.

Os prejuízos gerados pelas Cartas de Dispensa de Direito de Regresso serão responsáveis por uma frota reduzida, uma logística menos eficaz e uma redução imediata no PIB brasileiro.

O Poder Público não pode sucumbir ao setor industrial e fechar os olhos para os danos causados pela intransigência das grandes indústrias. O setor que move o Brasil não pode ser preterido e inviabilizado pelo Governo e pelo Congresso Nacional. O descaso com o transporte pode inviabilizar um serviço essencial ao país.


FONTE: NTC&Logística

CNT representa o transporte, no Senado, em Sessão de Debates Temáticos sobre juros, inflação e crescimento econômico

Notícias 28 de abril de 2023

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa quinta-feira (27), da sessão de Debates Temáticos do Senado Federal. Convocada pelo presidente da casa, senador Rodrigo Pacheco, a reunião contou com a presença de ministros e senadores para tratar de temas como juros, inflação e crescimento econômico. O ponto central da discussão girou em torno das expectativas inflacionárias e dos impactos da manutenção da taxa de juros elevada sobre o crescimento econômico. Além disso, a autonomia do Banco Central e a necessidade de aprimoramento do novo arcabouço fiscal pelo Congresso Nacional foram abordadas pelos debatedores.

A gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes, destacou que a autonomia operacional do Banco Central, com atuação baseada em critérios técnicos, é fundamental para a execução da política monetária no país. No entanto, a manutenção de taxas de juros elevadas preocupa o setor transportador, pois restringe investimentos em infraestrutura, dificulta a reposição de capital na própria atividade e gera custos significativos de financiamento da dívida pública.

Schwantes salientou que cada um ponto percentual de aumento da taxa básica de juros (Selic) mantida por 12 meses eleva o custo da dívida pública em R$ 40,6 bilhões. Em 2023, esse montante foi 2,3 vezes maior que o orçamento federal para investimentos em infraestrutura de transporte, R$ 17,4 bilhões.

A gerente da CNT apresentou, ainda, uma série histórica elaborada pela Confederação que mostra como o governo tem perdido a sua capacidade de promover investimentos. “Desde 1975, o investimento em infraestrutura de transporte como proporção do PIB (Produto Interno Bruto) alcançou o menor nível nos últimos anos”, destacou. Em 2022, o investimento federal em infraestrutura de transporte representou 0,09% do PIB, contra cerca de 1,80% de 47 anos atrás.

Para a CNT, as medidas estruturantes de contenção da inflação e a ampliação da capacidade de investimento do Estado perpassam a realização de um ajuste fiscal crível para os agentes econômicos, pois quem contribui para o pleno funcionamento do sistema econômico precisa acreditar no ajuste fiscal do governo. “O arcabouço proposto pelo Ministério da Fazenda tem o mérito de enfrentar o problema do crescimento da dívida pública, mas carece de aprimoramentos pelo Congresso Nacional. Está pautado no crescimento das receitas para que seja possível estabilizar a dívida, mas não prevê formas de reduzir despesas, especialmente os excessos da máquina pública”, adverte.

Em seus discursos, os senadores presentes reforçaram o compromisso do Congresso Nacional com regra fiscal. A ideia é contribuir com um cenário que viabilize a redução da Selic de forma sustentável. Dentre as autoridades presentes estavam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; além de economistas e representantes do setor produtivo e do sistema financeiro.

Na ocasião, Rodrigo Pacheco salientou que a taxa básica de juros praticada no Brasil, fixada em 13,75% pelo Banco Central, é muito alta e tem refletido na estagnação do crescimento econômico. Mesmo sabendo que a redução desse índice precisa ser feita de forma responsável, gradual e baseada nas projeções de mercado e do próprio Banco Central, Pacheco defendeu que seja encontrado um caminho que sane as desconfianças sobre o Brasil.

“Eu sei que o mercado vive muito de expectativas — ‘ah, se fizer isso, acontece aquilo’. O que eu quero dizer é que nós não podemos negar ou desconfiar do compromisso do Congresso Nacional de tornar expectativas realidade. Nós temos o arcabouço fiscal, que vamos aprovar no Congresso Nacional; nós temos uma reforma tributária, que não é uma vontade única e unilateral de ninguém, é vontade da sociedade brasileira que haja uma reforma tributária”, concluiu.

Com informações da Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Confira nova programação de indisponibilidade do Sistema RNTRC

Notícias 27 de abril de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que, em razão dos procedimentos internos para a realização da Revalidação Ordinária aplicados aos transportadores da categoria ETC – Empresa de Transporte de Cargas, os serviços do sistema RNTRC Digital e dos pontos de atendimentos credenciados do RNTRC ficarão indisponíveis nos seguintes períodos:

  • Dias 25/4, 26/4, 27/4 e 28/4: a partir das 21h até as 6h da manhã do dia seguinte.
  • Dias 29/4, 30/4 e 1º/5 (final de semana e feriado nacional): durante todo o dia.

A previsão de retorno total é dia 2/5/2023, às 6h (horário de Brasília).

Nesses períodos de indisponibilidade, não será possível a abertura de novos pedidos no sistema.

Além disso, durante o período de indisponibilidade, poderão ser afetados os seguintes sistemas:

  • Consulta pública do RNTRC;
  • Pagamento Eletrônico de Frete (CIOT);
  • Transporte rodoviário Internacional de cargas (SCF).

Para mais informações, entre em contato com a Ouvidoria ANTT.

ANTT e PRF se reúnem para reforçar parcerias. Instituições trabalham em cooperação em prol da segurança viária

Notícias 27 de abril de 2023

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, recebeu, nesta terça-feira (25/4), o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Antônio Fernando Oliveira, para debater projetos que possam fortalecer ainda mais a parceria entre as instituições.

Na pauta da reunião diversos assuntos, entre eles, a importância do compartilhamento de tecnologias e sistemas de monitoramento e inteligência entre ANTT e PRF, realização de operações conjuntas nas rodovias e no combate ao transporte clandestino, capacitação, comunicação colaborativa, entre outros assuntos. Para o diretor-geral da PRF, a cooperação entre as duas entidades é muito valiosa. “Além de garantir segurança no trânsito e o salvamento de vidas, a parceira com a ANTT pode auxiliar também no combate à criminalidade já que a Agência detém informações importantes acerca de passageiros e transporte de cargas no país”, explicou Antônio Oliveira.  

Na ocasião, também foi debatida a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para finalização do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições. Esse documento irá contribuirá para otimizar a sinergia entre os órgãos e elevará o padrão operacional de competência da ANTT e da PRF.  “A PRF é uma grande parceira e por isso é fundamental mantermos um diálogo permanente, a fim de estreitar laços e trabalhar de forma próxima, para garantir a segurança viária e a prestação de um serviço de qualidade à sociedade”, ressaltou o diretor-geral, Rafael Vitale. Também estiveram presentes na reunião: o assessor especial de Relações Parlamentares e Institucionais da ANTT, Maurício Uzeda, o diretor de Operações da PRF, Marcus Vinicius de Almeida, o diretor de Administração e Logística da PRF, Rafael Soares e Ricardo Miguel Nascimento, da PRF.

Fonte: NCT&Logística

Multas de trânsito poderão ser pagas via Pix ou cartão de crédito, mas só em alguns casos

Notícias 27 de abril de 2023

A vida dos motoristas brasileiros têm ficado menos burocrática nos últimos tempos com a digitalização de um alguns serviços. Uma dessas vantagens, por exemplo, é a possibilidade dos condutores receberem até 40% de desconto em multas de trânsito. Mas, para facilitar ainda mais o dia a dia de quem dirige, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução. Mas ela só se enquadra em infrações específicas.

Assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU), uma minuta vai permitir que as formas de pagamento de infrações de trânsito sejam ampliadas no Brasil. Isso significa que multas emitidas por órgãos autuadores da União poderão ser regulamentadas por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a ideia é otimizar o tempo dos motoristas. “O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção realizar o pagamento via guia de recolhimento”, afirma.

Mas como funciona essa forma de pagamento?

Com a norma publicada, as multas de trânsito emitidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT) poderão ser pagas através da plataforma digital PagTesouro. Esse programa faz parte da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) em conjunto com o Ministério da Economia.

Vale ressaltar que essa é uma medida de órgãos federais, portanto, infrações recebidas por órgãos de trânsito estaduais e municipais estão fora disso. Como da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no caso de São Paulo, mas isso vale para todos os estados da federação.

A ferramenta do Governo Federal foi criada por meio do Decreto 10.494/2020 e já permitia que custas judiciais, emissão de passaportes, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e multas federais, por exemplo, fossem quitadas de diferentes formas. Antes do PagTesouro, a única opção era emitir uma guia de recolhimento da União (GRU).

Como já dito, por enquanto, apenas multas emitidas por órgãos autuadores da União poderão ser pagas pelo PagTesouro. O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, porém, acredita que os órgãos locais de trânsito também acabem aderindo à plataforma federal. “A expectativa é que os departamentos de trânsitos em todo o país possam se espelhar nessa decisão e possibilite a ampliação desse serviço para os motoristas locais”, diz.

Fonte: SETCESP

Gargalos à mesa

Notícias 27 de abril de 2023

O Almoço Executivo movimenta o Salão de Eventos do Transcares uma vez por mês, há 10 anos. É, portanto, um encontro já tradicional do transportadores capixabas. Apesar disso, é sempre uma ocasião especial. Seja pelos convidados, seja pela possibilidade do encontro, das conversas e do network, seja pelo cardápio. Na terça-feira, 25, foi realizado o segundo almoço do ano e um dos convidados do presidente Luiz Alberto Teixeira foi o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. Além da presença em si, Ferraço levou ao público as notícias mais atuais a respeito de temas que não saem da pauta dos empresários do segmento: as BRs 101 e 262, o Contorno do Mestre Álvaro e a possibilidade da retomada de um incentivo fiscal.

Como de costume, diretores, parceiros e mantenedores marcaram presença na agenda institucional. Estavam lá Karla Diniz, Marco Zon, Lauro Machado, Ronaldo Salles de Sá, Wesley Loose Proescholdt, Ronaldo Salles de Sá e Jonas Lorencini, além do ex-presidente Marcos Furtunato. Diretor-financeiro do sindicato, Fernando De Marchi representou o presidente, Luiz Alberto Teixeira, que em função de um imprevisto familiar não pôde estar presente. Dentre os convidados, a superintendente da Fetransportes, Simone Garcia, o diretor-presidente da AEC, Wagner Cantarella, a comandante do 7º Batalhão, Viviane Saliba, e representantes dos mantenedores Sicoob, Comprocard e Cláudio Merlo, da Transeguro.

 

Infraestrutura no cardápio

Sobre a BR-101, Ferraço contextualizou a situação de rodovia, desde a concorrência ao momento atual, e admitiu que o governo do Estado está  diante de um problema complexo. “Trata-se de um contrato que começou cheio de problemas, e o governo do Estada está buscando caminhos para resolver”, disse.

Um desses caminhos é que o Estado aceita assumir a concessão e fazer os investimentos para a duplicação, da ordem de R$ 700 milhões, e depois de conseguir equilibrar o contrato, a devolve para o setor público. A negociação com a EcoRodovias já começou, mas segundo ele, não está sendo fácil porque ela quer indenização pelos investimentos realizados. “Como não concordamos, estamos indo para uma Câmara de Arbitragem, da qual participam o Ministro dos Transportes, Renan Filho, Tribunal de Contas da União e ANTT, para ver que acordo conseguimos. A reunião deve acontecer ainda na primeira de maio. E outro caminho é a relicitação, que seria o pior dos mundos, pois começa tudo de novo”.

A respeito da BR-262, “uma duplicação extremamente desafiadora, principalmente em função de suas condições geográficas”, em suas próprias palavras, o governo do Estado está apostando num sistema binário – construção de uma rodovia estadual em paralelo à federal –, entre Marechal Floriano e Viana, para desafogar o trânsito pesado da via que leva à região das montanhas capixabas.

E em paralelo, foram definidas mudanças no modelo de concessão das rodovias BR-262 e BR 381. Uma das possibilidades analisadas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura é a separação delas. Enquanto a 262 receberia recursos oriundos da indenização por conta do desastre ambiental de Mariana (MG), com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) ficando responsável pela manutenção, a 381 será mantida no modelo de concessão.

O Contorno do Mestre Álvaro tem previsão de ser entregue ainda este ano.  Ricardo Ferraço disse que falta a menor parte de pavimentação da pista. Considerado obra de infraestrutra fundamental para a Grande Vitória, ele terá 19 quilômetros e será opção para o tráfego de caminhões e veículos pesados, que não precisarão passar pelo trecho da BR-101 que corta a Serra.

Antes de tratar das obras de infraestrutura, o assunto em pauta foram incentivos fiscais. Assessora contábil e tributária do sindicato, Mônica Porto foi a interlocutora e argumentou que o Compete-ES, que possibilitava aos transportadores de cargas e logística o pagamento de 7% de ICMS, foi aprovado em 2016, mas chegou ao fim em 31 de dezembro de 2018. Desde então, outros setores produtivos conseguiram manter seus benefícios, mas o transporte não. “Nosso pedido é ver a possibilidade do time da secretaria de Desenvolvimento sentar com o Transcares e analisarmos a possibilidade de ingressar no Invest-ES (Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo). Precisamos de um olhar mais minucioso para o segmento tentar se enquadrar”, argumentou Mônica.

E Ferraço saiu do Transcares naquela tarde garantindo uma nova agenda para “descer no detalhe” do Invest-ES, ver o que outros estados da Região Sudeste estão praticando para avaliar as possibilidades.

Mesmo de longe, Teixeira acompanhou o que acontecia e já vislumbra novidades. “Acredito que vamos conseguir colher bons frutos para o segmento”.

 

 Fonte: Assessoria de imprensa - Anna Carolina Passos

Confira nova programação de indisponibilidade do Sistema RNTRC

Notícias 27 de abril de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que, em razão dos procedimentos internos para a realização da Revalidação Ordinária aplicados aos transportadores da categoria ETC – Empresa de Transporte de Cargas, os serviços do sistema RNTRC Digital e dos pontos de atendimentos credenciados do RNTRC ficarão indisponíveis nos seguintes períodos:

  • Dias 25/4, 26/4, 27/4 e 28/4: a partir das 21h até as 6h da manhã do dia seguinte.
  • Dias 29/4, 30/4 e 1º/5 (final de semana e feriado nacional): durante todo o dia.

A previsão de retorno total é dia 2/5/2023, às 6h (horário de Brasília).

Nesses períodos de indisponibilidade, não será possível a abertura de novos pedidos no sistema.

Além disso, durante o período de indisponibilidade, poderão ser afetados os seguintes sistemas:

  • Consulta pública do RNTRC;
  • Pagamento Eletrônico de Frete (CIOT);
  • Transporte rodoviário Internacional de cargas (SCF).

Para mais informações, entre em contato com a Ouvidoria ANTT.

ANTT e PRF se reúnem para reforçar parcerias. Instituições trabalham em cooperação em prol da segurança viária

Notícias 27 de abril de 2023

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, recebeu, nesta terça-feira (25/4), o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Antônio Fernando Oliveira, para debater projetos que possam fortalecer ainda mais a parceria entre as instituições.

Na pauta da reunião diversos assuntos, entre eles, a importância do compartilhamento de tecnologias e sistemas de monitoramento e inteligência entre ANTT e PRF, realização de operações conjuntas nas rodovias e no combate ao transporte clandestino, capacitação, comunicação colaborativa, entre outros assuntos. Para o diretor-geral da PRF, a cooperação entre as duas entidades é muito valiosa. “Além de garantir segurança no trânsito e o salvamento de vidas, a parceira com a ANTT pode auxiliar também no combate à criminalidade já que a Agência detém informações importantes acerca de passageiros e transporte de cargas no país”, explicou Antônio Oliveira.  

Na ocasião, também foi debatida a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para finalização do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições. Esse documento irá contribuirá para otimizar a sinergia entre os órgãos e elevará o padrão operacional de competência da ANTT e da PRF.  “A PRF é uma grande parceira e por isso é fundamental mantermos um diálogo permanente, a fim de estreitar laços e trabalhar de forma próxima, para garantir a segurança viária e a prestação de um serviço de qualidade à sociedade”, ressaltou o diretor-geral, Rafael Vitale. Também estiveram presentes na reunião: o assessor especial de Relações Parlamentares e Institucionais da ANTT, Maurício Uzeda, o diretor de Operações da PRF, Marcus Vinicius de Almeida, o diretor de Administração e Logística da PRF, Rafael Soares e Ricardo Miguel Nascimento, da PRF.

Fonte: NCT&Logística

Multas de trânsito poderão ser pagas via Pix ou cartão de crédito, mas só em alguns casos

Notícias 27 de abril de 2023

A vida dos motoristas brasileiros têm ficado menos burocrática nos últimos tempos com a digitalização de um alguns serviços. Uma dessas vantagens, por exemplo, é a possibilidade dos condutores receberem até 40% de desconto em multas de trânsito. Mas, para facilitar ainda mais o dia a dia de quem dirige, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução. Mas ela só se enquadra em infrações específicas.

Assim que for publicada no Diário Oficial da União (DOU), uma minuta vai permitir que as formas de pagamento de infrações de trânsito sejam ampliadas no Brasil. Isso significa que multas emitidas por órgãos autuadores da União poderão ser regulamentadas por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a ideia é otimizar o tempo dos motoristas. “O Governo Federal trabalha por mais digitalização, mais fiscalização e menos mortes e acidentes. O cidadão terá mais facilidade, eficiência no serviço e otimização de tempo, pois não terá somente a opção realizar o pagamento via guia de recolhimento”, afirma.

Mas como funciona essa forma de pagamento?

Com a norma publicada, as multas de trânsito emitidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT) poderão ser pagas através da plataforma digital PagTesouro. Esse programa faz parte da Secretaria de Tesouro Nacional (STN) em conjunto com o Ministério da Economia.

Vale ressaltar que essa é uma medida de órgãos federais, portanto, infrações recebidas por órgãos de trânsito estaduais e municipais estão fora disso. Como da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no caso de São Paulo, mas isso vale para todos os estados da federação.

A ferramenta do Governo Federal foi criada por meio do Decreto 10.494/2020 e já permitia que custas judiciais, emissão de passaportes, aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e multas federais, por exemplo, fossem quitadas de diferentes formas. Antes do PagTesouro, a única opção era emitir uma guia de recolhimento da União (GRU).

Como já dito, por enquanto, apenas multas emitidas por órgãos autuadores da União poderão ser pagas pelo PagTesouro. O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, porém, acredita que os órgãos locais de trânsito também acabem aderindo à plataforma federal. “A expectativa é que os departamentos de trânsitos em todo o país possam se espelhar nessa decisão e possibilite a ampliação desse serviço para os motoristas locais”, diz.

Fonte: SETCESP

Setor prevê diminuição de frota com o fim da exclusividade da contratação do seguro de carga pelo transportador

Notícias 27 de abril de 2023

O parecer apresentado pelo deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), à Medida Provisória (MPV) nº 1.153/2022, retira a exclusividade da contratação do seguro de responsabilidade civil pelo transportador. 

Em todos os países o seguro é contratado pelo transportador, apenas no Brasil as empresas de transporte e os caminhoneiros autônomos ficam à mercê dos embarcadores. Isso traz uma enorme insegurança jurídica e grandes prejuízos financeiros. 

Os embarcadores recebem seu ressarcimento das seguradoras que cobram dos transportadores o valor pago. O modelo está levando a falência as empresas de transporte e os caminhoneiros. 

A única solução viável é a redução da frota e a utilização de veículos mais antigos. Já os profissionais autônomos, que por vezes, são acionados em ações das seguradoras com valores superiores ao valor do seu caminhão, restará apenas se retirar do mercado.

Os profissionais do transporte que não se negaram a colocar suas vidas em risco para manter o Brasil abastecido durante a pandemia, são os mesmos que estão sendo negligenciados pelo Governo e pelo Parlamento.

Os prejuízos gerados pelas Cartas de Dispensa de Direito de Regresso serão responsáveis por uma frota reduzida, uma logística menos eficaz e uma redução imediata no PIB brasileiro. 

O Poder Público não pode sucumbir ao setor industrial e fechar os olhos para os danos causados pela intransigência das grandes indústrias. O setor que move o Brasil não pode ser preterido e inviabilizado pelo Governo e pelo Congresso Nacional.

O descaso com o transporte pode inviabilizar um serviço essencial ao país. 

Fonte: SETCESP

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