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Reunião do SGT-5 Mercosul discute avanços sustentáveis no transporte terrestre internacional

Notícias 04 de setembro de 2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) representou o Brasil, nesta segunda e terça-feira (2/9 e 3/9), na V Reunião Ordinária da Comissão Técnica do Subgrupo de Trabalho (SGT) nº 5 “Transporte” do Mercosul, realizada em  Montevidéu, Uruguai. O evento aconteceu em formato híbrido e reuniu representantes das nações do bloco. Sob a coordenação da Presidência Pró-Tempore do Uruguai, a reunião serviu como preparação para a próxima LXI Reunião Ordinária do SGT nº 5, prevista para ocorrer em novembro de 2024, também na capital uruguaia.

A reunião, ampla e colaborativa, também contou com a presença de representantes de diversas entidades brasileiras, como a Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), FozTrans, Sest/Senat, Associação Brasileira de Transportes Internacionais (ABTI) e NTC & Logística. A participação dessas organizações reforçou a importância da colaboração entre diferentes setores para o avanço das pautas discutidas para o transporte terrestre internacional, especialmente no âmbito do Mercosul.

Durante o encontro, foram discutidos temas centrais para o futuro do transporte na região, destacando-se a segurança viária, sustentabilidade, igualdade de gênero, transporte de passageiros e de cargas, além da integração das informações de transporte. A reunião foi marcada por avanços significativos, especialmente no que tange à desburocratização, segurança e eficiência dos transportes terrestres.

  • Segurança e eficiência: Entre os progressos mais notáveis, houve alinhamentos importantes relacionados ao transporte terrestre de mercadorias perigosas, bem como às regulamentações de pesos e dimensões de veículos. Um dos principais objetivos discutidos foi a eliminação da necessidade de apostilamento de Haia em documentos de idoneidade, o que representaria uma simplificação significativa para os processos de transporte.
  • Integração sistêmica: Outro ponto de destaque foi a apresentação de uma iniciativa inovadora para a integração sistêmica das informações de transporte de cargas e passageiros. A proposta envolve a criação de um Sistema de Webservice atualizado e padronizado, com base em um manual desenvolvido pelo Brasil e traduzido para o espanhol. Este sistema permitirá que os países membros do Mercosul desenvolvam suas próprias plataformas web para a troca de informações de transporte, facilitando a harmonização de dados e procedimentos.
  • Futuras fiscalizações: As delegações também discutiram a importância de agendar fiscalizações futuras, com o objetivo de promover a harmonização das ações conjuntas e o intercâmbio de informações operacionais. Esta cooperação é vista como essencial para fortalecer a integração regional e garantir um transporte mais seguro e eficiente.

Sustentabilidade em foco

Um dos principais tópicos abordados na reunião foi o compromisso com o desenvolvimento sustentável no setor de transportes. A ANTT destacou suas ações contínuas para a descarbonização, alinhando-se com as políticas de transporte verde promovidas por outras entidades e órgãos governamentais, compromisso que reforça a intenção dos países membros do Mercosul de promover um transporte mais sustentável, em consonância com os desafios ambientais globais.

Para o Chefe de Assessoria Substituto da Assessoria de Relações Internacionais (ASINT/ANTT), Henrique de Amorim Leite, essa reunão demonstrou um compromisso claro com o progresso sustentável e eficiente do setor de transportes na região. “As discussões e os avanços realizados durante o encontro refletem a determinação dos países membros em trabalhar juntos para enfrentar os desafios do setor, promovendo a integração, segurança e sustentabilidade em benefício de toda a região”, disse Leite.

Fonte: ANTT/ SETCESP

Participe da pesquisa de avaliação do impacto das multas da ANTT no setor de transporte rodoviário de cargas

Notícias 03 de setembro de 2024

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) iniciou uma pesquisa com o objetivo de entender as dificuldades enfrentadas pelos transportadores no que se refere às multas aplicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Essa iniciativa faz parte do Termo de Cooperação firmado entre a NTC&Logística e a ANTT, no âmbito do Programa de Cooperações Institucionais (ANTT Coopera).

Gil Menezes, assessora Jurídica da NTC&Logística, responsável por conduzir esse levantamento, destacou a relevância da pesquisa: “Entendemos ser fundamental ouvir os transportadores para que possamos identificar os principais pontos de melhoria no sistema de fiscalização e na aplicação das multas pela ANTT. A NTC&Logística está comprometida em garantir que as necessidades e dificuldades do setor sejam levadas em consideração, colaborando para um ambiente mais justo e eficiente para todos”.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, também reforçou a importância da iniciativa: “Esta pesquisa é um passo importante para entendermos as reais dificuldades que os transportadores enfrentam no dia a dia. O nosso compromisso é trabalhar junto à ANTT para construir soluções que beneficiem todo o setor, promovendo um transporte  de cargas mais seguro, sustentável e eficiente”.

A pesquisa ajudará a aprimorar o acesso aos dados do Sistema Integrado de Fiscalização, Autuação, Multa e Arrecadação – SIFAMA, do Sistema Eletrônico de Informações – SEI/ANTT e dos demais canais de comunicação da Agência, como a Ouvidoria, entre outros.

Os transportadores são convidados a participar e contribuir com suas experiências e sugestões, ajudando a NTC&Logística a elaborar uma agenda propositiva e alinhada às reais necessidades do setor.

Link para participar da pesquisa: Clique aqui.

Foto: divulgação NTC&Logística/ SETCESP

ANTT realiza evento sobre Sustentabilidade e Tecnologia nos transportes terrestres

Notícias 03 de setembro de 2024

os dias 5 e 6 de setembro de 2024, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará o evento “Sustentabilidade e Tecnologia nos Transportes Terrestres”, com o objetivo de explorar a integração das pautas no setor de transportes. A intenção é promover um espaço de diálogo e inovação, onde serão discutidas soluções que visam transformar o setor de transportes em um modelo mais sustentável e eficiente.

O objetivo é fomentar a colaboração entre profissionais de diversas áreas, buscando soluções eficazes para os desafios do setor de transportes, com base em temas como meio ambiente, inovação, eficiência energética e aspectos socioeconômicos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Este compromisso, firmado no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e do qual o Brasil é signatário, serve como a moldura conceitual do evento. A intenção é promover um espaço de diálogo e inovação, onde serão discutidas soluções que visam transformar o setor de transportes em um modelo mais sustentável e eficiente.

Durante o evento, a ANTT lançará o segundo número do “Boletim Via Sustentável”, com os destaques das ações da Agência voltadas para a sustentabilidade, referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024. O boletim é uma importante iniciativa para manter a sociedade informada sobre as medidas e os avanços em sustentabilidade adotados pela ANTT.

Além disso, será apresentado o novo Mapa Estratégico da ANTT, que agora está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa atualização estratégica reflete a densidade das ações da Agência em relação ao compromisso com a Agenda 2030, demonstrando como os objetivos estratégicos da ANTT contribuem para esse importante acordo internacional.

O encontro é aberto ao público em geral e acontece das 9h às 17h30, no primeiro dia, e das 8h30 às 12h no segundo dia. Acesse aqui para se inscrever!

Confira a programação

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Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT / SETCESP

Transcares pegando carona nas possibilidades

Notícias 02 de setembro de 2024

Obras de infraestrutura estão entre os principais investimentos previstos para o Espírito Santo até 2027. E embora os modais rodoviário e ferroviário estejam incluídos no pacote, é o portuário que sai na frente com alguns grandes projetos em andamento: a ampliação do Portocel, em Aracruz, além da construção da primeira fase do Porto Central, em Presidente Kennedy, e do Imetame Logística Porto, em Barra do Riacho, também em Aracruz. Os empresários do transporte rodoviário de cargas e logística se mantêm atentos à movimentação de tais empreendimentos e às possibilidades que tendem a ser geradas. E foi pensando nisso que uma comitiva do Transcares colocou o pé na estrada rumo à Barra do Riacho, na sexta-feira, 23 de agosto, para ver de perto a planta portuária do Imetame Logística Porto e conhecer mais a fundo o layout e o funcionamento da ZPE – Zona de Processamento de Exportação.

O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, encabeçava o grupo, que contou, ainda, com o superintendente, Mário Natali, o gerente, Gustavo De Muner, os diretores Fernando De Marchi, Sidnei Bof, Marco Zon, Leandro Teixeira e Wesley Loose, o vice-coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin, os transportadores associados Alexandre Ceto, Paulo Costa e Lucas Teixeira, além dos assessores jurídicos, Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias, e a assessora de comunicação Anna Carolina Passos. Lá, o grupo foi recebido pelo Diretor Operacional, Anderson Carvalho, e pelo assessor Marcelo Robers, e depois de uma apresentação sobre o Grupo Imetame, o porto e a ZPE, puderam ver de perto as obras em andamento.

Embora não haja, ainda, uma data exata para início da operação, Carvalho fala da expectativa de inauguração em 2026. O investimento bilionário, capaz de mudar o eixo da logística de cargas e logística do Estado, está na fase final de obras da primeira fase operacional. Os primeiros 450 metros cais, que serão suficientes para o porto operar num primeiro momento, ficarão prontos no início de 2025. A dragagem, iniciada em setembro de 2022, está em andamento. Neste momento, são 12 metros de profundidade e já em andamento o aprofundamento para a cota de 17 metros, concluindo a primeira fase no primeiro trimestre de 2025 – no futuro o porto será dragado na cota de 25m para atender as operações “Ship to Ship”, transbordo de óleo cru, segundo Anderson Carvalho.

“O Imetame Logística Porto contará com quatro terminais para operações com contêineres, cargas geral, granéis sólidos e granéis líquidos. Outro importante ativo em desenvolvimento é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que terá grande sinergia com o porto para atração de indústrias e serviços voltados à exportação”, destacou o diretor, completando em seguida.

“A construção do complexo portuário será feita em fases, por módulos, e neste momento estamos trabalhando em quatro frentes: construção do quebra-mar Leste, a dragagem, a construção do cais de contêiner e a terraplanagem”.

Diferenciais

Infraestrutura já existente e posição geográfica – num raio de 1.000km alcança 60% do PIB nacional –, somadas à integração logística com outros modais e à profundidade do Porto da Imetame, credencia a região para receber os gigantes New post Panamax, afirma Anderson Carvalho, além de colocar novamente o Espírito Santo nas rotas internacionais e atender as demandas do mercado nacional.

Fonte: Anna Carolina Passos Assessora

ANTT prorroga pesquisa para atualização dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 02 de setembro de 2024

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou, nesta sexta-feira (30/8), a pesquisa para aprimoramento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). A iniciativa busca revisar a Resolução nº 5.867/2020, que define as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos de frete. O novo prazo para preencher o formulário é dia 6 de setembro e o tempo de resposta é de cinco minutos

A pesquisa faz parte do 7º ciclo regulatório, iniciado pela Tomada de Subsídios nº 3/2024. Como parte desse processo, a Agência promoverá uma pesquisa de mercado com transportadores cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O objetivo é coletar dados atualizados sobre os custos operacionais do setor, incluindo despesas de manutenção de veículos e gastos com diárias e pernoites.

A iniciativa visa garantir que os valores praticados no transporte rodoviário de cargas sejam justos e adequados às condições econômicas atuais, conforme previsto na PNPM-TRC, além de ser uma oportunidade importante para todos os envolvidos contribuírem com suas opiniões e sugestões, ajudando a moldar as futuras diretrizes do setor.

O formulário eletrônico já está disponível e deve ser preenchido até o dia 6 de setembro. Ao todo, são 10 questões e o tempo médio de resposta é de cinco minutos.

“A participação de todos os transportadores é fundamental para garantir que os novos valores dos pisos mínimos reflitam as condições reais do mercado, assegurando uma remuneração adequada para todos os envolvidos no transporte rodoviário de cargas”, reforçou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

>>> Para participar, preencha o formulário acessando aqui <<<

Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas

Instituída pela Lei nº 13.703, em 8 de agosto de 2018, a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas visa garantir que os valores estabelecidos cubram, no mínimo, os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas em todo o Brasil, assegurando uma remuneração justa aos transportadores.

Com base na Resolução nº 5.867/2020, que define a metodologia de cálculo dos pisos mínimos, a Agência realiza revisões periódicas desses valores, chamadas de “ciclos regulatórios”. Estes ciclos são fundamentais para ajustar a política às realidades do mercado, considerando as oscilações de custos, especialmente relacionadas ao preço do diesel.


Fonte: SETCESP

Mercado eleva pela 7ª vez consecutiva expectativa de inflação para 2024, aponta Focus

Notícias 02 de setembro de 2024

Analistas consultados pelo Banco Central subiram ligeiramente suas expectativas para a alta do IPCA e o crescimento do PIB ao fim deste ano, enquanto mantiveram novamente sua projeção de manutenção da Selic em 2024, de acordo com a mais recente pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (2).

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que o IPCA agora deve subir 4,26% neste ano, ante avanço de 4,25% estimado na semana anterior. Em 2025, a projeção é de alta de 3,92%, de 3,93% anteriormente.

O resultado vem na esteira da divulgação de dados oficiais do IPCA-15 na semana passada, que mostraram os preços desacelerando para um avanço de 0,19% na base mensal. Em 12 meses, o índice atingiu alta de 4,35%.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que o crescimento do PIB agora é projetado em 2,46% em 2024, ante 2,43% há uma semana, na terceira semana consecutiva de melhora no indicador. No próximo ano, a expectativa é de aumento de 1,85%, de 1,86% antes.

Pela 11ª semana consecutiva, a mediana das projeções dos analistas ainda apontou que o BC irá manter a Selic, agora em 10,50% ao ano, até o fim de 2024, na contramão de um número crescente de entidades que passaram a ver uma alta na taxa de juros já no encontro do Copom deste mês.

Em 2025, a Selic é vista em 10,00%.

No mês passado, a XP Investimentos e o BTG Pactual alteraram suas projeções para mostrar o início de um ciclo de aumento dos juros em setembro. A XP vê a Selic atingindo 11,75% ao fim deste ano, enquanto o BTG espera que a taxa chegue a 12% no início de 2025.

Vários membros do BC, incluindo o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, têm sinalizado que não hesitarão em elevar os juros a fim de levar a inflação para o centro da meta.
Fonte: SETCESP

Pedágios da Via Dutra e free flow da Rio-Santos terão novos valores a partir de 1º de setembro

Notícias 30 de agosto de 2024

A partir da zero hora do dia 1º de setembro, domingo, passam a vigorar as novas tarifas de pedágio da Rodovia Presidente Dutra e dos três pórticos do free flow da rodovia Rio-Santos, a BR-101, conforme autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A deliberação número 402 que autoriza o reajuste e revisão da tarifa, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 26/08/2024.

A tarifa a ser praticada a partir de 01/09 para carros de passeio será alterada de R$ 15,70 para R$ 16,40, na praça de Moreira César; de R$ 13,50 para R$ 14,10, na praça de Itatiaia; de R$ 4,30 para R$ 4,40 nas praças de pedágio de Arujá, Arujá Rodoanel, Guararema Norte e Guararema Sul; e de R$ 7,60 para R$ 7,90 na praça de pedágio de Jacareí.

Já nos pórticos do free flow em Paraty, Mangaratiba e Itaguaí a nova tarifa a partir de 01 de setembro será de R$ 4,70. Hoje, o cliente que utiliza o sistema durante a semana paga o valor de R$ 4,60. Já a nova tarifa cobrada nos finais de semana e feriados prolongados será no valor de R$ 7,90. Hoje, o valor cobrado é de R$ 7,60. Motocicletas, motonetas, triciclos, bicicletas, ambulâncias, veículos oficiais e do Corpo de Bombeiros são isentos do pagamento da tarifa nas duas rodovias.

Conheça os valores das tarifas que serão praticadas por praça de pedágio e pórtico do free flow a partir do 01 de setembro*:

Via Dutra:

Arujá (SP) – cobrança bidirecional – R$ 4,40 (*)

Guararema Norte (SP) – cobrança unidirecional – R$ 4,40 (*);

Guararema Sul (SP) – cobrança unidirecional – R$ 4,40 (*);

Jacareí (SP) – cobrança bidirecional – R$ 7,90 (*).

Moreira César (Pindamonhangaba – SP) cobrança bidirecional – R$ 16,40

Itatiaia (RJ) cobrança bidirecional – R$ 14,10 (*).

Rio-Santos:

Paraty – cobrança bidirecional – R$ 4,70 (*)

Mangaratiba – cobrança bidirecional – R$ 4,70 (*)

Itaguaí – cobrança bidirecional – R$ 4,70 (*)

(*) para veículos comerciais, a tarifa é multiplicada pelo número de eixos.

Foto: divulgação CCR RioSP

Fonte: SETCESP

Ministério do Trabalho e Emprego altera a redação da NR16 que trata das atividades e operações perigosas

Notícias 30 de agosto de 2024

 

Através da Portaria 1.418, de 27 de agosto de 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego alterou a redação do subitem 16.6.1.1 da Norma Regulamentadora 16 da Portaria 3.214/78, que trata das atividades e operações perigosas.

Segundo a nova Portaria, que revogou a Portaria SEPRT 1.357, de 09/12/2019, o subitem 16.6.1.1 passa a ter a seguinte redação:

“16.6.1.1 Não se aplica o item 16.6 desta NR às quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustíveis originais de fábrica e suplementares, e àqueles para consumo próprio de veículos de carga e de transporte coletivo de passageiros, de máquinas e de equipamentos, certificados pelo órgão competente, e nos equipamentos de refrigeração de carga.” (NR)

A referida alteração já era esperada, haja vista que embora a redação anterior do subitem 16.6.1.1 já previa que não se aplica o item 16.6 às quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustível originais de fábrica e suplementares, certificados pelo órgão competente, a Lei 14.766, de 22/12/2023, alterou a CLT para incluir o parágrafo 5º, com a seguinte redação:

“Art. 193. (…)

  • 5º O disposto no inciso I do caput deste artigo não se aplica às quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustíveis originais de fábrica e suplementares, para consumo próprio dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, de máquinas e de equipamentos, certificados pelo órgão competente, e nos equipamentos de refrigeração de carga.” (NR)

 Portanto, a Portaria 1.418, de 27/08/2024 veio apenas adaptar a redação do subitem 16.6.1.1 ao que conta no par.5º, do art.193 da CLT com a redação dada pela Lei 14.766, de 22/12/2023, para que se evite conflito entre a norma legal e sua regulamentação.

Narciso Figueirôa Junior é Assessor Jurídico do SETCESP

O impacto das restrições de veículos de carga nas áreas metropolitanas

Notícias 30 de agosto de 2024

Nos últimos anos, o crescente número de veículos nas metrópoles tem contribuído para o congestionamento e emissão de poluentes. Desse modo, essas regiões enfrentam desafios relacionados à necessidade de promover soluções sustentáveis de mobilidade e como resposta a essas questões, muitas cidades têm adotado medidas específicas, como restrições de circulação para veículos de carga em determinadas áreas ou horários.

Os tipos de veículos de carga impactados pelas limitações incluem caminhões de diferentes tamanhos e capacidades. As restrições variam de acordo com a área, sendo aplicadas tanto em zonas específicas, quanto em Zonas de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) e em vias estruturais restritas (VERs), onde a circulação de veículos pesados é limitada. Além disso, existem restrições em zonas residenciais e sistema de rodízio que se aplicam a diferentes áreas metropolitanas.

À medida que as restrições foram intensificadas, houve um aumento na complexidade das operações de entrega e distribuição nestas áreas, o que resultou em um acréscimo nos custos de transporte. Tais custos são repassados diretamente para o valor do frete, uma vez que, podem ser adicionados encargos relacionados à dificuldade de entrega.

Isso causa, também, incerteza na previsão do recebimento, já que muitas contenções não são devidamente divulgadas e as normas não são claras, o que leva a questionamentos por parte dos transportadores.

Muitas vezes, as restrições de veículos de carga nas áreas metropolitanas, impostas pelos órgãos competentes de cada município, são justificadas com o argumento de melhorar a qualidade ambiental e a segurança nessas regiões. Entretanto, o ideal seria a padronização das restrições nas zonas metropolitanas, facilitando o planejamento e deslocamento das mercadorias.

Quando pensamos em possibilidades para reduzir o impacto das restrições, diversas alternativas podem ser cogitadas:

  • implementação de veículos urbanos de carga (VUC) de menor porte;
  • adoção de sistemas de rodízio para distribuir o tráfego;
  • concessão de exceções para certos tipos de veículos e cargas; e
  • o estabelecimento de áreas especiais com restrição de circulação e operação.

Destacamos ainda que o IPTC disponibiliza uma ferramenta interativa da região sudeste que permite consultar estas restrições, suas características e visualizá-las em mapas, incluindo a demarcação precisa das áreas e ruas afetadas por tais limitações.

Por fim, é válido destacar também que as restrições em um único município podem desencadear um efeito dominó em toda a região metropolitana, à medida que cidades adjacentes passam a absorver o fluxo de veículos oriundos das localidades com restrições. Por isso, o planejamento responsável é o ponto-chave para qualquer decisão que limita o ir e vir de veículos, mercadorias e pessoas.

Confira o Guia de Restrições 2024. Baixe aqui gratuitamente.

Fonte: SETCESP

Comjovem-ES debate Lei do Seguro de Cargas em novo Café com Negócios e deixa a reflexão: Saber usar a apólice como ferramenta de venda de frete agrega valor

Notícias 29 de agosto de 2024

Uma nova edição do Café com Negócios da Comjovem-ES foi realizada nesta quinta-feira, 22 de agosto. Desta vez, Fernando Takezawa, da Alper – Alta Performance em Seguros, falou sobre Um Ano da Lei 14.599 – Reflexos na sua Operação e sua palestra foi unanimidade entre o público presente: técnica, porém leve e objetiva, mesmo em se tratando de um tema que pode ser considerado uma espécie de “gargalo” para o segmento do transporte rodoviário de cargas. E no final do encontro, ficou a certeza de que saber usar a apólice de seguros como uma ferramenta de venda de frete agrega valor.

Para o coordenador da Comjovem-ES, Roberto Fabiani, não restam dúvidas. “Mais um encontro em que conseguimos gerar conhecimento e negócios, e que atendemos as expectativas do público que esteve conosco”.

Um detalhe em especial desta edição, segundo o coordenador, foi a diversidade do público presente. Além de transportadores e gestores de empresas do segmento, integrantes de outros núcleos da Comjovem e alguns players de serviço marcaram presença, facilitando ainda mais o networking, um dos objetivos do projeto. “Escolhemos debater este mês um tema que está intimamente ligado à nossa operação e fomos muito felizes na escolha do Fernando como palestrante porque todo mundo que esteve conosco elogiou demais a maneira como ele abordou o assunto. Mais um evento de sucesso para nossa conta!”, comemora Roberto.

Vice-coordenador da Comjovem do Rio de Janeiro e uma das presenças especiais na palestra, Benedito Simões não apenas assinou embaixo das palavras de Fabiani como rasgou elogios ao projeto da comissão capixaba. Gostou tanto que vai “exportar” o modelo do Café com Negócios para a capital carioca.

E já que a palestra de Fernando Takezawa agradou tanto, fomos ouvi-lo e trazer um pouco mais de sua expertise e opiniões sobre o assunto. Confira na entrevista abaixo!

TRANSCARES – Conceitualmente, a Lei do Seguro de Cargas tem como objetivo trazer mais segurança e transparência para o segmento do TRC e traz importantes alterações sobre o seguro de cargas. Na sua opinião, o transportador enxerga esse objetivo ou ele continua vendo seguro apenas como custo?

FERNANDO TAKEZAWA – Temos 3 blocos de empresas aqui nesta resposta.

No primeiro bloco estão os transportadores com boa cultura de seguro e gestão de riscos, que  conseguem negociar melhor a questão de DDR/Carta Conforto, trazendo o risco para dentro de sua apólice de seguros ou, na pior das hipóteses, conseguindo compor melhor a cobrança de Ad’Valorem para cobrir os seus custos adicionais.

No segundo bloco se encontram os transportadores com baixa cultura de seguro e gestão de risco, em que, até por falta de conhecimento mais profundo das suas responsabilidades, acaba vendo a nova lei apenas como custo.

E no terceiro temos um grupo de embarcadores que têm apertado de forma agressiva as negociações de Ad Valorem mesmo o transportador sendo obrigado a averbar as suas cargas.

Então, é lógico que o transportador com boa cultura de seguro consegue reduzir os impactos de custo, mas mesmo assim acaba absorvendo algum prejuízo.

O que os transportadores podem – ou devem fazer – a partir do que ouviram, para transformar esse custo em valor?

Acho que qualidade na entrega e segurança nas entregas são sempre boas formas de transformar custo em valor.

A gestão de riscos aqui entra como papel fundamental para minimizar as perdas na operação, dando eficiência e segurança nas entregas.

Não conheço nenhum embarcador que fique satisfeito da sua carga chegar com avarias, ou não ser entregue por causa de acidente e roubo durante a viagem. Nenhum embarcador também fica satisfeito em aguardar a indenização de um sinistro, descontando direto no frete e até congelando as operações enquanto aguarda o reembolso do prejuízo.

Ter uma boa apólice de seguros, corretora e seguradora ajudam a dar mais segurança junto ao embarcador.

E saber usar a apólice de seguros como uma ferramenta de venda de frete agrega valor!

Sobre o tema da palestra, qual o grande desafio do segmento para com a Lei do Seguro de Cargas?

O maior desafio ainda continua na equalização e acomodação das negociações de Ad Valorem e Gris entre o transportador e embarcador, e a consequente busca de soluções nas apólices de seguros para ajudar na resolução desta negociação.

Quer saber mais cobre a Alper? Acesse https://www.alperseguros.com.br/sobre-a-alper/

 Fonte: Anna Caroina Passos Assessora

Queimadas no Brasil: como elas afetam as rodovias e o que fazer ao se deparar com a situação

Notícias 29 de agosto de 2024

Todo o Brasil está acompanhando a crítica situação que afeta as regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste em relação às queimadas. Biomas importantes estão queimando e áreas inteiras sendo destruídas principalmente no Cerrado e na Região Amazônica. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o mês de agosto está batendo recordes de focos de incêndio no país. Nas últimas 48 horas, por exemplo, foram quase 4.500 registrados. Além das consequências já conhecidas para a saúde humana, fauna e flora, um outro aspecto chama a atenção: o risco de sinistros de trânsito em rodovias afetadas pelas queimadas no Brasil.

Para Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata, ao se deparar com a fumaça invadindo uma rodovia, é preciso utilizar as técnicas de direção defensiva. “Quem quer que já tenha se deparado com uma situação de fumaça invadindo a estrada, sabe que essa parece ser uma condição adversa típica de neblina, só que piorada muitas vezes”, diz.

Mariano explica que, no caso da fumaça, os sinistros de trânsito tendem a ser mais graves, a começar pelo calor que pode ser muito significativo se o fogo estiver ocorrendo muito próximo da pista de rolamento.

“Quase sempre surge dificuldade para respirar, irritação nos olhos, tosse e espirros que podem acometer condutor e passageiros, complicando muito a situação até por conta de um nervosismo que é muito normal aparecer. Afinal, é uma situação em que você não sabe exatamente o que está acontecendo”, alerta.

Dicas de segurança

Ao se deparar com essa situação, é preciso saber como agir. E, de acordo com Mariano, as recomendações são as mesmas de quando se enfrenta uma rodovia com neblina ou serração. A primeira dica é trafegar sempre com luz baixa acesa, mesmo que seja de dia. “Também é aconselhável baixar a velocidade e mantê-la constante e, além disso, parar somente em locais seguros. É importante saber que fumaça é uma condição muito perigosa, principalmente nas estradas, por conta da velocidade. O melhor mesmo seria interromper o deslocamento e esperar a fumaça passar para então retomar a viagem”, orienta.

Até para parar, no entanto, é preciso ter muito cuidado. “Condutores que estão atrás podem não ter percebido ao mesmo tempo que você o que está acontecendo. E, assim, demorarem a ter as suas reações de redução de velocidade e de frenagem. E aí engavetamentos podem ocorrer, tudo por conta da fumaça”, aponta Mariano.

O especialista faz um último alerta: uma vez dentro da fumaça, é preferível não parar e seguir em frente em velocidade reduzida até que consiga sair do local.

Outra dica importante é evitar trafegar por essas áreas. Por exemplo, se o condutor estiver com viagem marcada para esses locais que estão sofrendo com as queimadas, o ideal é adiar os planos e aguardar a situação se normalizar.

 
Fonte: NTC&LOG
FONTE: PORTAL DO TRÂNSITO (28/08/2024)

A infraestrutura sobe de escada, enquanto a produção, de elevador’: Fórum debate logística do AGRO

Notícias 29 de agosto de 2024

Agronegócio precisa de previsibilidade na logística, afirmam especialistas no Fórum Caminhos da Safra

Depois de percorrer milhares de quilômetros por diversos Estados do Brasil nos últimos meses, o projeto Caminhos da Safra – iniciativa da Globo Rural/Valor Econômico – promoveu um encontro, nesta quarta-feira (28/8), em Brasília, para debater os principais desafios e alternativas para aumentar a eficiência no transporte da produção brasileira.

Os participantes do painel “Do campo ao porto, os novos caminhos da safra” destacaram que os investimentos em infraestrutura não acompanham o mesmo ritmo de crescimento da produção. “A nossa infraestrutura sobe de escada, enquanto a nossa produção sobe de elevador”, resumiu o coordenador da EsalqLog/USP, Thiago Péra.

Sem planejamento para escoamento, capacidade de armazenagem e transporte ainda dependente do modal , o agro brasileiro sofre com permanentes oscilações, tem custos aumentados e trava a sua competitividade internacional. A necessidade de previsibilidade foi unânime entre os debatedores. “O setor precisa de previsibilidade. No Brasil, nada pode dar errado, porque, se acontece alguma coisa que interfira, o agro fica na mão”, declarou a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Elisângela Pereira Lopes.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, o orçamento para obras em rodovias, portos, ferrovias e hidrovias foi ampliado. Além disso, o Governo pretende incentivar concessões e parcerias público-privadas, além de aprimorar o marco regulatório, dentro do Plano Nacional de Logística.“Temos um plano logístico de longo prazo. Vamos identificar os gargalos, fazer investimentos públicos e contratos de concessão flexíveis para ir se moldando e atender melhor a produção rural”, afirmou.

A diversificação de rotas logísticas e a intermodalidade foram aspectos destacados pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini. Das 174 milhões de toneladas embarcadas no porto paulista no ano passado, 54% foram do agronegócio.

Conforme Pomini, foi criado um plano de investimentos para o porto de Santos, que receberá R$ 12 bilhões nos próximos cinco anos. Serão realizadas melhorias nos acessos e no aprofundamento do canal.“O Brasil precisa priorizar os investimentos em logística, assim como fizeram Estados Unidos e China, por exemplo. Sempre que se investe nisso, o resultado se reverte em geração de renda, empregos e aumento do PIB”.

A assessora técnica da CNA destacou que o produtor rural brasileiro segue sendo competitivo somente da porteira para dentro. Para ela, os principais gargalos são os mesmos há bastante tempo: capacidade de armazenamento insuficiente, pouca utilização de ferrovias e hidrovias, e custo elevado do transporte.

“A logística é o calcanhar de Aquiles do produtor. Ele tem a força de produzir de um Sansão, mas a logística é a tesoura que corta o cabelo de Sansão e faz com que perca toda a força”, comparou.

Apesar de demonstrar preocupação com os atrasos e contingenciamento de recursos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Elisângela considera que existem avanços, como na região do Arco Norte, e movimentos favoráveis, como a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), a Transnordestina e a Ferrogrão.

Fonte: NTC&LOG
Foto: GLOBO RURAL (28/08/2024)

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