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ANTT abre primeira Tomada de Subsídios avaliando a pesagem de veículos em movimento

Notícias 19 de abril de 2023

 A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu a Tomada de Subsídios nº 1/2023, com o objetivo de colher contribuições sobre a realização de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório) para teste operacional de fiscalização e controle de peso de veículos em movimento, por meio de sistema de pesagem de veículos em alta velocidade (High Speed Weight-in-Motion/ HS-WIM), nas BR-364/365/MG/GO, concedidas para concessionária Ecovias do Cerrado S.A..
O período para envio das contribuições vai até o próximo dia 20 de abril de 2023.

A documentação relativa ao objeto da Tomada de Subsídios está disponível no Sistema ParticipANTT.

Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail ts001_2023@antt.gov.br.

Saiba mais sobre o processo de Tomada de Subsídios no Canal ANTT no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9JPCLdDc1fA

Histórico – A Ecovias do Cerrado trouxe proposta de utilização de ambiente regulatório experimental, chamado de Sandbox Regulatório, para a implantação da tecnologia HS-WIM no sistema rodoviário da BR-364/365/GO/MG, em substituição às previsões constantes no Programa de Exploração da Rodovia (PER) – Sistema de Pesagem, para a modalidade de pesagem fixa atualmente praticada pela ANTT e demais órgãos fiscalizadores.

A concessionária destacou que a pesagem em movimento utilizando a tecnologia HS-WIM traria benefícios significativos para a sociedade e para a segurança viária ao reduzir congestionamentos, economizar tempo e dinheiro, melhorar a segurança nas estradas, reduzir o desgaste das vias e aumentar a eficiência da fiscalização.

Sandbox Regulatório – A ANTT publicou a Resolução nº 5.999/2022, que dispõe sobre as regras para constituição e funcionamento de Sandbox Regulatório. A regra prevê a possibilidade de constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental, em que as pessoas jurídicas participantes podem receber autorizações temporárias para testar novos serviços, produtos ou soluções regulatórias no setor de transportes terrestres, mediante o cumprimento de critérios e limites previamente estabelecidos.

Trata-se de um instrumento regulatório versátil, pelo qual se permite a realização de testes prévios antes da implantação de medidas regulatórias. Com isso, permite-se incentivar a inovação setorial, o desenvolvimento de serviços, produtos e soluções regulatórias, o aumento de visibilidade de modelos inovadores, entre outros benefícios. O processo prevê um chamamento público de interessados para integrar o ambiente regulatório experimental, submetendo-se esses interessados às cláusulas de um edital de participação ou termo de referência, que inclusive deve ser submetido previamente a processo de participação e controle social (PPCS), como é o caso que será discutido na Tomada de Subsídios nº 1/2023.

HS-WIM – O Sistema de Pesagem em Movimento (Weigh in Motion) vem se mostrando a melhor alternativa de fiscalização das cargas em rodovias em função de exercer uma monitoração sem necessidade de implantação de um posto de pesagem fixo, dispensando vultuosos investimentos em infraestrutura e também otimizando sua operacionalização por ser um sistema completamente automatizado de pesagem o que reduz grandemente o número de agentes envolvidos na operação de pesagem/fiscalização.

FONTE: SETCESP

Confira o manifesto da CNT e de outras confederações empresariais sobre as propostas de reforma tributária

Notícias 19 de abril de 2023

A Reforma Tributária é fundamental para viabilizar um crescimento econômico mais sólido, a partir de um melhor ambiente de negócios e maior segurança jurídica, capaz de gerar mais emprego e renda para os brasileiros.

Na qualidade de Confederações de setores produtivos que empregam 41,7 milhões de trabalhadores e representam quase 60% da economia nacional, compete-nos alertar que as propostas em discussão no Congresso Nacional (PEC 45/2019 e PEC 110/2019) necessitam de ajustes para evitar impactos perversos e riscos à sociedade brasileira.

Não faz sentido reduzir a carga sobre bens nacionais e importados para aumentar sobre os alimentos e serviços, que geram tanta riqueza e empregos em todo o país.

Diante disso, é preciso adotar diferentes alíquotas nos novos tributos que se aproximem das realidades atuais de carga incidentes sobre os respectivos setores, bem como considerar as particularidades dos seus diferentes sistemas de produção. Isso sim garantiria um crescimento econômico sustentável e distribuído.

Se prevalecer a ideia de alíquota única para bens e serviços, haverá um pesado aumento de impostos sobre setores estratégicos no Brasil. A reforma acarretará elevação geral nos preços dos alimentos (mais 22% sobre a cesta básica), dos transportes, da habitação, da mensalidade escolar, da saúde (mais 38% sobre medicamentos e 22% sobre planos de saúde), do advogado, do turismo, da ginástica, do lazer, da segurança e de diversos outros serviços.

Considerando que a população nacional está concentrada nas classes C, D e E, se a carga tributária de impostos sobre o consumo subir para 25% ou mais, os brasileiros teriam menos acesso aos serviços e alimentos. Haveria um forte aumento da informalidade. A Reforma Tributária destruiria parte importante do setor produtivo existente.

O emprego sofreria fortes reflexos negativos. Setores de serviços são os mais intensivos em mão de obra e estão espalhados por cada cidade do Brasil, além de ter maior participação feminina e empregar mais a população de baixa renda.

Os setores econômicos signatários deste manifesto têm plena convicção de que o Brasil não pode errar na Reforma Tributária e, por isso, defendem que as propostas não podem onerar e prejudicar os diferentes setores econômicos e a população brasileira. É possível e necessário buscar consensos para avanços verdadeiros.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Confederação Nacional do comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Confederação Nacional do Transporte (CNT)

Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde)

Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop)

Fonte: NTC&LOG

Governo Federal deve atingir R$ 6 bilhões garantidos para infraestrutura nos primeiros quatro meses do ano

Notícias 18 de abril de 2023

Nos quatro primeiros meses deste ano, o país vai garantir para a infraestrutura um valor superior ao executado em todo ano de 2022, destacou o ministro o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele participou nesta quarta-feira (12) de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. De janeiro a abril, a pasta prevê investir R$ 6 bilhões em manutenção de infraestrutura dos modais e em novos empreendimentos.

Com os recursos, será possível aumentar a competitividade da economia, reduzir a desigualdade regional e promover a integração nacional em prol do desenvolvimento do país a partir da renovação e ampliação das ferrovias e rodovias brasileiras. Até o fim do ano, o ministério deve empenhar cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura.

“Para chegar ao total previsto, estamos reativando os contratos, intensificando os esforços para retomar as grandes obras no país. Nós também vamos trabalhar nas concessões rodoviárias e ferroviais. Ampliar o modal ferroviário no brasil é muito importante para o crescimento do país”, disse o ministro.

Balanço

Aos deputados, o ministro apresentou o planejamento para os primeiros meses de gestão. São cinco pontos principais: revitalização, retomada e intensificação de obras rodoviárias e ferroviárias; prevenção de acidentes e redução de mortes nas rodovias federais, medidas para escoamento da safra de grãos, pronto atendimento para emergências climáticas e nas ações de fortalecimento para atração de investimento privado.

Entre janeiro e abril, o Ministério dos Transportes já empenhou R$ 3,3 bilhões em diversas obras pelo país. Como resultado, são 2.158 quilômetros duplicados, adequados, pavimentados e revitalizados de rodovias. Ambos os números superam as metas iniciais, que eram, respectivamente, de R$ 1,7 bilhão e 1.523 quilômetros.

“Todas as obras em andamento de recuperação, construção e adequação das rodovias foram discutidas com os governos estaduais. Esse diálogo com os gestores locais é importante pois ajuda o próprio ministério a ter um bom desempenho na execução”, disse.

FONTE: SETCESP

Apenas 7% da produção de caminhões Euro 6 foi vendida no primeiro trimestre de 2023

Notícias 18 de abril de 2023

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

“As montadoras estão adequando o volume de produção agora e para os meses seguintes em relação a esse volume de mercado que estamos acompanhando”, afirma Bonini. “Esse é o ponto de atenção, esse é o farol amarelo para nós com relação a produção de pesados. A gente sabia desse fenômeno que ocorre nas mudanças de fase do Proconve, mas agora de uma maneira muito mais forte e contundente do que seria possível de prever para ano e para agora”, explica.

Para os próximos meses, a entidade que representa as montadoras afirma que seguirá acompanhando as demandas e mercado e mantém uma certa expectativa de retomada com o fim dos estoques de modelos Euro 5. “Chama a atenção a preocupação por esse percentual estar baixo, mas esse é um número que vamos continuar acompanhando e ainda há uma expectativa de que haja uma reversão com o fim dos estoques de P7 [Euro 5], para vermos como ficará a produção, que é a grande preocupação. É o deslocamento da produção com o licenciamento”, conclui Bonini.

FONTE: NTC&Logística

Governo Federal deve atingir R$ 6 bilhões garantidos para infraestrutura nos primeiros quatro meses do ano

Notícias 18 de abril de 2023

Nos quatro primeiros meses deste ano, o país vai garantir para a infraestrutura um valor superior ao executado em todo ano de 2022, destacou o ministro o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele participou nesta quarta-feira (12) de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. De janeiro a abril, a pasta prevê investir R$ 6 bilhões em manutenção de infraestrutura dos modais e em novos empreendimentos.

Com os recursos, será possível aumentar a competitividade da economia, reduzir a desigualdade regional e promover a integração nacional em prol do desenvolvimento do país a partir da renovação e ampliação das ferrovias e rodovias brasileiras. Até o fim do ano, o ministério deve empenhar cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura.

“Para chegar ao total previsto, estamos reativando os contratos, intensificando os esforços para retomar as grandes obras no país. Nós também vamos trabalhar nas concessões rodoviárias e ferroviais. Ampliar o modal ferroviário no brasil é muito importante para o crescimento do país”, disse o ministro.

Balanço

Aos deputados, o ministro apresentou o planejamento para os primeiros meses de gestão. São cinco pontos principais: revitalização, retomada e intensificação de obras rodoviárias e ferroviárias; prevenção de acidentes e redução de mortes nas rodovias federais, medidas para escoamento da safra de grãos, pronto atendimento para emergências climáticas e nas ações de fortalecimento para atração de investimento privado.

Entre janeiro e abril, o Ministério dos Transportes já empenhou R$ 3,3 bilhões em diversas obras pelo país. Como resultado, são 2.158 quilômetros duplicados, adequados, pavimentados e revitalizados de rodovias. Ambos os números superam as metas iniciais, que eram, respectivamente, de R$ 1,7 bilhão e 1.523 quilômetros.

“Todas as obras em andamento de recuperação, construção e adequação das rodovias foram discutidas com os governos estaduais. Esse diálogo com os gestores locais é importante pois ajuda o próprio ministério a ter um bom desempenho na execução”, disse.

FONTE: SETCESP

Apenas 7% da produção de caminhões Euro 6 foi vendida no primeiro trimestre de 2023

Notícias 18 de abril de 2023

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

“As montadoras estão adequando o volume de produção agora e para os meses seguintes em relação a esse volume de mercado que estamos acompanhando”, afirma Bonini. “Esse é o ponto de atenção, esse é o farol amarelo para nós com relação a produção de pesados. A gente sabia desse fenômeno que ocorre nas mudanças de fase do Proconve, mas agora de uma maneira muito mais forte e contundente do que seria possível de prever para ano e para agora”, explica.

Para os próximos meses, a entidade que representa as montadoras afirma que seguirá acompanhando as demandas e mercado e mantém uma certa expectativa de retomada com o fim dos estoques de modelos Euro 5. “Chama a atenção a preocupação por esse percentual estar baixo, mas esse é um número que vamos continuar acompanhando e ainda há uma expectativa de que haja uma reversão com o fim dos estoques de P7 [Euro 5], para vermos como ficará a produção, que é a grande preocupação. É o deslocamento da produção com o licenciamento”, conclui Bonini.

FONTE: NTC&Logística

Programe-se: Revalidação Ordinária RNTRC

Notícias 17 de abril de 2023

A Revalidação Ordinária trata da atualização dos dados cadastrais dos transportadores inscritos no RNTRC e dos respectivos veículos cadastrados em sua frota, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção de seu registro, conforme disposto na Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022. O procedimento para a Revalidação Ordinária foi regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022.

Os transportadores da categoria Empresa de Transporte de Cargas (ETC) que estejam com o registro na situação “ativo”, “pendente” ou “suspenso” deverão observar os procedimentos da Revalidação Ordinária.

Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública ou entrar em contato com o serviço de RNTRC do SETCERS e verificar a mensagem apresentada.

POGRAME-SE: a consulta só estará disponível a partir do dia 27 de abril de 2023.

A ANTT fará de forma automatizada a atualização dos dados cadastrais e a verificação dos requisitos para manutenção no RNTRC, nos termos do art. 4º da Resolução ANTT nº. 5.982, de 2022. Esse procedimento não irá alterar o status do RNTRC do transportador.

Os transportadores que estiverem em conformidade com todos os requisitos para manutenção no RNTRC serão automaticamente revalidados. E não será necessária nenhuma ação por parte do transportador.

Por outro lado, se o transportador tiver inconformidades (pendências), na consulta pública irá aparecer a seguinte mensagem:

“Revalidação Ordinária deve ser realizada pelo transportador. Consulte a lista de pendências em um ponto de atendimento da ANTT de sua categoria.”

O transportador deverá consultar a Lista de Verificações, que apresentará as pendências e orientações de como resolvê-las.

Após resolver as pendências, o transportador deverá realizar um pedido de “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC, o que irá regularizar seu status.

É obrigatória a finalização do pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC para que o procedimento da Revalidação Ordinária do transportador seja concluído.

O transportador que, findo o respectivo cronograma de revalidação ordinária, não atender à solicitação de atualização cadastral ou deixar de cumprir algum dos requisitos exigidos para a manutenção do cadastro, terá o RNTRC suspenso até sua regularização, o que o impedirá de realizar o transporte rodoviário remunerado de cargas.

Em resumo, os passos para a Revalidação Ordinária são:

1 – Consulta pública ANTT  – Site Consulta Pública;

2 – Lista de Verificações (pendências) – via SETCERGS;

3 – Resolver as pendências – via SETCERGS;

4 – Realizar pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC – via SETCERGS.


FONTE: SETCERGS

PRF restringirá tráfego de caminhões em 14 dias de 2023

Notícias 17 de abril de 2023

Assim como nos anos anteriores, caminhoneiros de todo o país devem ficar atentos aos dias e horários de restrição a circulação de combinações de veículos de cargas (CVC) em rodovias federais de pista simples ao longo de 2023. Por meio da Portaria DIOP/PRF Nº 48, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estabeleceu um calendário de restrições os próximos e principais feriados prolongados de 2023.

De acordo com a publicação, serão quatro feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Fim de Ano) responsáveis por 14 dias de restrição a circulação dos veículos pesados excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme tabela abaixo:

Segundo a corporação, a restrição se aplica a todos os veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

– Largura máxima: 2,60 metros;

– Altura máxima: 4,40 metros;

– Comprimento total: 19,80 metros;

– Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 57 toneladas

Ou seja, nos feriados prolongados de 2023, bitrens 9 eixos, rodotrens, cegonhas, combinações de transporte de veículos e cargas Paletizadas (CTVP) e veículos que transportam cargas indivisíveis terão a circulação restrita pela PRF.

Segundo a publicação oficial da PRF as restrições acontecerão em 88 trechos de rodovias federais de pista simples de 23 estados e no Distrito Federal, sendo:



Ainda segundo a corporação, a elaboração da portaria, bem como a definição dos dias e horários de restrição, levou em consideração diversos fatores, como a jornada de trabalho dos motoristas profissionais, os esforços governamentais para a redução de acidentes e o aumento significativo do fluxo de veículos durante festejos nacionais e regionais.

Multas

De acordo com a Portaria DIOP/PRF Nº 48, o descumprimento dos dias e horários de restrição constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição. A penalidade é estabelecida pelo Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

FONTE: NTC&Logística.

 

8ª Feira Internacional de Logística contará com Rodada de Negócios e driving tests

Notícias 17 de abril de 2023

A 8ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG – será realizada entre 24 e 26 de maio, em Jundiaí, há 60 km da capital paulista. Cidade considerada um dos maiores polos logísticos do Brasil, o 15º PIB do país, uma região com fácil acesso para rodovias, ferrovia, aeroportos e porto seco.

A Brasil LOG é uma referência para o segmento da logística, reconhecida como o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, promovendo a integração entre executivos, empresas de logística, especialistas e um público qualificado. “A Brasil LOG atrai todo o nicho de mercado dos cinco modais da logística: terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário e hidroviário, ainda em expansão. Além de networking, a Brasil LOG é uma vitrine para expor os serviços e as inovações do setor.” – explica Adelson Lopes, diretor presidente da empresa que organiza a Feira Internacional de Logística.

Para Adelson, o setor logístico foi um dos segmentos que mais cresceu em 2022, e para 2023, as perspectivas são positivas. “Há muitos gargalos a serem solucionados na logística em decorrência da demanda. Com a pandemia, o comportamento das pessoas mudou, houve aumento de entregas no porta a porta, e de empresas que se reiventaram colocando seus produtos na internet. Há muito espaço para a logística crescer e se aprimorar com uso de novas tecnologias.” – explica.

A 8ª edição da Brasil LOG reunirá soluções para todas as áreas, com destaque para as tecnologias. Será realizada em uma área de 53 mil m², três pavilhões para cerca de 60 expositores, além da tradicional Rodada de Negócios e driving tests de empilhadeiras e caminhões.

A expectativa é de que passem pela feira mais de 6 mil visitantes, entre representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de Condomínios Logísticos, Centros de Distribuições, Armazenagem, Estocagem, Consultorias e profissionais como Agentes de Carga, Armadores, Despachantes Aduaneiros, Importadores e Exportadores.

São 18 países já confirmados e 241 cidades no mundo prospectando a feira. Eventos como esse podem contribuir para a chegada de novas empresas multinacionais na região de Jundiaí.

A entrada é gratuita, mas é necessário o credenciamento pelo site: www.feiradelogistica.com/credenciamento

SERVIÇO:
Feira Internacional de Logística: 24 a 26 de maio de 2023
A entrada de visitantes será gratuita, no Parque da Uva, em Jundiaí/SP.
Credenciamento: www.feiradelogistica.com/credenciamento

FONTE: SETCESP

Programe-se: Revalidação Ordinária RNTRC

Notícias 17 de abril de 2023

A Revalidação Ordinária trata da atualização dos dados cadastrais dos transportadores inscritos no RNTRC e dos respectivos veículos cadastrados em sua frota, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção de seu registro, conforme disposto na Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022. O procedimento para a Revalidação Ordinária foi regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022.

Os transportadores da categoria Empresa de Transporte de Cargas (ETC) que estejam com o registro na situação “ativo”, “pendente” ou “suspenso” deverão observar os procedimentos da Revalidação Ordinária.

Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública ou entrar em contato com o serviço de RNTRC do SETCERS e verificar a mensagem apresentada.

POGRAME-SE: a consulta só estará disponível a partir do dia 27 de abril de 2023.

A ANTT fará de forma automatizada a atualização dos dados cadastrais e a verificação dos requisitos para manutenção no RNTRC, nos termos do art. 4º da Resolução ANTT nº. 5.982, de 2022. Esse procedimento não irá alterar o status do RNTRC do transportador.

Os transportadores que estiverem em conformidade com todos os requisitos para manutenção no RNTRC serão automaticamente revalidados. E não será necessária nenhuma ação por parte do transportador.

Por outro lado, se o transportador tiver inconformidades (pendências), na consulta pública irá aparecer a seguinte mensagem:

“Revalidação Ordinária deve ser realizada pelo transportador. Consulte a lista de pendências em um ponto de atendimento da ANTT de sua categoria.”

O transportador deverá consultar a Lista de Verificações, que apresentará as pendências e orientações de como resolvê-las.

Após resolver as pendências, o transportador deverá realizar um pedido de “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC, o que irá regularizar seu status.

É obrigatória a finalização do pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC para que o procedimento da Revalidação Ordinária do transportador seja concluído.

O transportador que, findo o respectivo cronograma de revalidação ordinária, não atender à solicitação de atualização cadastral ou deixar de cumprir algum dos requisitos exigidos para a manutenção do cadastro, terá o RNTRC suspenso até sua regularização, o que o impedirá de realizar o transporte rodoviário remunerado de cargas.

Em resumo, os passos para a Revalidação Ordinária são:

1 – Consulta pública ANTT  – Site Consulta Pública;

2 – Lista de Verificações (pendências) – via SETCERGS;

3 – Resolver as pendências – via SETCERGS;

4 – Realizar pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC – via SETCERGS.


FONTE: SETCERGS

PRF restringirá tráfego de caminhões em 14 dias de 2023

Notícias 17 de abril de 2023

Assim como nos anos anteriores, caminhoneiros de todo o país devem ficar atentos aos dias e horários de restrição a circulação de combinações de veículos de cargas (CVC) em rodovias federais de pista simples ao longo de 2023. Por meio da Portaria DIOP/PRF Nº 48, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estabeleceu um calendário de restrições os próximos e principais feriados prolongados de 2023.

De acordo com a publicação, serão quatro feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Fim de Ano) responsáveis por 14 dias de restrição a circulação dos veículos pesados excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme tabela abaixo:

Segundo a corporação, a restrição se aplica a todos os veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

– Largura máxima: 2,60 metros;

– Altura máxima: 4,40 metros;

– Comprimento total: 19,80 metros;

– Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 57 toneladas

Ou seja, nos feriados prolongados de 2023, bitrens 9 eixos, rodotrens, cegonhas, combinações de transporte de veículos e cargas Paletizadas (CTVP) e veículos que transportam cargas indivisíveis terão a circulação restrita pela PRF.

Segundo a publicação oficial da PRF as restrições acontecerão em 88 trechos de rodovias federais de pista simples de 23 estados e no Distrito Federal, sendo:



Ainda segundo a corporação, a elaboração da portaria, bem como a definição dos dias e horários de restrição, levou em consideração diversos fatores, como a jornada de trabalho dos motoristas profissionais, os esforços governamentais para a redução de acidentes e o aumento significativo do fluxo de veículos durante festejos nacionais e regionais.

Multas

De acordo com a Portaria DIOP/PRF Nº 48, o descumprimento dos dias e horários de restrição constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição. A penalidade é estabelecida pelo Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

FONTE: NTC&Logística.

 

O único Imobilizador Eletrônico do mercado já recuperou 600 caminhões!

Notícias 14 de abril de 2023

Após 06 anos desde o lançamento do Imobilizador 3S 1.0, produto desenvolvido e patenteado pela 3S Tecnologia, ele tem a sua eficácia comprovada através da ação efetiva em 600 casos de tentativas de roubo de casco e carga em todo o Brasil.

A Imobilização Eletrônica presente no sistema, é a única no mercado totalmente eletrônica e sem o uso de relés, que atua diretamente na eletrônica do caminhão de maneira segura e sem comprometer a garantia. Não só isso, a tecnologia resulta em um sistema de redundância independente do rastreador principal, que proporciona uma imobilização efetiva automática, que não pode ser revertida pelos ladrões sem o uso de peças específicas, ferramentas especiais e muito tempo disponível.

O último caso aconteceu em São Paulo e, em poucas horas, o veículo avaliado em mais de R$ 600.000.000,00 já estava sendo devolvido em segurança ao seu proprietário.

“É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há 06 anos e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas, retirando em pouquíssimo tempo centenas de milhares de reais das mãos do crime”, explica Clovis Manfio, sócio-diretor da 3S Tecnologia.

Assista o depoimento de alguns clientes: https://youtu.be/GzogIx4am9E

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