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Santa Catarina traça novos rumos para logística com plano inovador

Notícias 28 de agosto de 2024

O desenvolvimento da infraestrutura é um tema crucial para o crescimento econômico e social de qualquer região. Em Santa Catarina, um estado que desempenha um papel estratégico na economia brasileira devido à sua localização e dinamismo industrial, a questão ganha ainda mais relevância.

Nesta terça-feira (27/08), em Brasília, o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, se reunirá com senadores, deputados e outros atores políticos e sociais na sede da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) para discutir o futuro da cadeia logística do estado.

O encontro será marcado pela assinatura do Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT), um documento que promete diagnosticar deficiências e propor soluções para melhorar a infraestrutura de transporte no estado.

O Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT) é uma iniciativa desenvolvida para analisar e diagnosticar as principais deficiências na infraestrutura de transportes de Santa Catarina. Seu principal objetivo é encontrar soluções que possam ser implementadas tanto pelo setor público quanto pelo privado, visando otimizar a cadeia logística do estado.

O plano visa promover um equilíbrio eficiente entre os diferentes modais de transporte – , ferroviário, aquaviário e aéreo –, garantindo que a logística de Santa Catarina seja capaz de sustentar o crescimento econômico sustentável, melhorar a competitividade e atender às expectativas da população.

A assinatura do PELT durante o evento da FPPA é um passo importante para formalizar o compromisso de todos os envolvidos na busca por melhorias estruturais. A ideia é que o plano se torne uma referência para futuras políticas públicas e investimentos privados, orientando o desenvolvimento de um sistema de transporte integrado e eficiente.

A IMPORTÂNCIA DOS MODAIS DE TRANSPORTE PARA SANTA CATARINA

Santa Catarina é um estado que possui uma localização geográfica privilegiada e uma economia diversificada, com forte presença nos setores de comércio exterior, indústria e turismo. Para que esses setores continuem crescendo e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado, é fundamental que a infraestrutura de transportes seja eficiente e moderna.

1. RODOVIAS

As rodovias são o principal modal de transporte em Santa Catarina, sendo responsáveis pela maior parte do escoamento de produtos agrícolas, industriais e pelo transporte de passageiros. No entanto, a malha rodoviária estadual enfrenta desafios significativos, como estradas em más condições de conservação, falta de duplicação em trechos importantes e congestionamentos em áreas urbanas. O PELT busca identificar essas deficiências e propor soluções, como a expansão de rodovias, melhoria da sinalização e aumento da segurança viária.

2. FERROVIAS

As ferrovias desempenham um papel crucial no transporte de cargas pesadas e de longo percurso. No entanto, a infraestrutura ferroviária de Santa Catarina precisa de modernização e expansão para atender às demandas atuais e futuras. O PELT pretende incentivar o investimento na renovação de trilhos, na ampliação da malha ferroviária e na integração com outros modais de transporte, promovendo um sistema mais eficiente e sustentável.

3. PORTOS

Santa Catarina é um dos estados com maior movimentação portuária do Brasil, possuindo importantes portos como os de Itajaí, São Francisco do Sul, Imbituba e Navegantes. Esses portos são essenciais para o comércio exterior, especialmente para a exportação de produtos agrícolas e industriais. O PELT tem como meta melhorar a infraestrutura portuária, aumentando a capacidade de movimentação de cargas, modernizando equipamentos e investindo em tecnologia, para tornar os portos catarinenses mais competitivos no cenário internacional.

4. AEROPORTOS

O transporte aéreo é fundamental para o turismo e para o transporte rápido de mercadorias. Santa Catarina conta com aeroportos estratégicos, como o de Florianópolis e o de Navegantes, que precisam de investimentos para ampliar suas capacidades e melhorar a infraestrutura. O PELT visa, portanto, identificar oportunidades de expansão e modernização dos aeroportos, garantindo que o estado continue a atrair turistas e investidores.

A Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) é uma organização composta por parlamentares de diferentes partidos, que atuam em conjunto para promover o desenvolvimento da infraestrutura de transporte no Brasil. Sob a liderança do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), a FPPA tem organizado uma série de eventos e encontros em diferentes estados para discutir as necessidades e os desafios da infraestrutura local. O evento “Santa Catarina Day” faz parte dessa iniciativa, oferecendo um espaço para que especialistas e lideranças políticas discutam o futuro da infraestrutura no estado.

Durante o “Santa Catarina Day”, além da assinatura do PELT, o evento contará com uma série de palestras e discussões conduzidas por especialistas em infraestrutura e logística. Esses profissionais compartilharão conhecimentos e melhores práticas, destacando exemplos de sucesso em outras regiões e apresentando soluções inovadoras que podem ser aplicadas em Santa Catarina. A troca de experiências é fundamental para que o estado desenvolva uma infraestrutura robusta e capaz de atender às demandas futuras.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SANTA CATARINA

O desenvolvimento da infraestrutura de transporte em Santa Catarina enfrenta vários desafios, mas também apresenta inúmeras oportunidades. A assinatura do PELT é um passo importante, mas é apenas o começo de um longo processo de modernização e melhoria. Abaixo, destacamos alguns dos principais desafios e oportunidades para o futuro da infraestrutura no estado:

1. DESAFIOS

  • Condicionamento das Rodovias – A necessidade de manutenção e expansão das rodovias é um dos maiores desafios para o estado. Investimentos em pavimentação, duplicação de vias e melhoria da sinalização são essenciais para garantir um tráfego seguro e eficiente.
  • Modernização das Ferrovias – A malha ferroviária atual precisa ser modernizada para suportar o aumento da demanda por transporte de carga. Isso requer investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia.
  • Capacidade Portuária – Os portos de Santa Catarina enfrentam desafios relacionados à capacidade de movimentação de cargas e à necessidade de modernização dos equipamentos. O investimento em tecnologia portuária é crucial para melhorar a eficiência e competitividade dos portos catarinenses.
  • Expansão Aeroportuária – Com o aumento do turismo e do transporte de mercadorias, os aeroportos de Santa Catarina precisam ser ampliados e modernizados para atender à demanda crescente.

2. OPORTUNIDADES

  • Investimento em Infraestrutura – O PELT pode atrair investimentos públicos e privados para o estado, impulsionando a economia local e gerando empregos.
  • Parcerias Público-Privadas – As parcerias entre o governo e o setor privado podem acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de transporte, permitindo a implementação de projetos de grande escala de forma mais eficiente.
  • Inovação Tecnológica – A adoção de novas tecnologias, como sistemas de gestão de tráfego, automação portuária e modernização ferroviária, pode melhorar significativamente a eficiência logística do estado.
Fonte: NTC&LOG
FONTE: JORNAL DA FRONTEIRA (26/08/2024)
 

Boletim Focus prevê crescimento do PIB de 2,43% em 2024

Notícias 28 de agosto de 2024

A previsão de crescimento da economia teve um forte aumento no Boletim Focus desta segunda-feira (26), divulgado pelo Banco Central. Os analistas do mercado esperam que o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo que é produzido no país, cresça 2,43% em 2024. Bem mais que os 2,23% da semana passada.

Por outro lado, a previsão da inflação subiu pela sexta semana seguida e pode fechar o ano a 4,25%. As tarifas de transportes e energia estão puxando os preços, explica o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Cesar Bergo.

“Temos também a questão do dólar que subiu, acaba pressionando alguns preços também. Você tem esses aspectos relacionados à energia que vem subindo, mas também que os outros produtos acabam dependendo do frete também, aí o aumento do preço do combustível acaba afetando”.

Apesar da aposta de alta nos preços, os analistas mantiveram a previsão de que a taxa Selic, referência dos juros no Brasil, vai continuar em 10,5%. A taxa é uma das ferramentas do Banco Central para o controle da inflação.

A sinalização do Banco Central americano de baixar os juros nos Estados Unidos pode influenciar, explica Cesar Bergo.

“Então, hoje, a expectativa de mercado ainda, a maioria, entende que o Banco Central tende a aumentar a taxa Selic na próxima reunião. Essa redução da taxa de juros americana acaba tendo uma influência positiva aqui no Brasil”.

Ainda segundo o Focus, o dólar deve valer R$ 5,32 no fim do ano. Para 2025, a expectativa é de inflação a 3,93% e de crescimento do PIB de 1,86%.

Fonte: NTV&LOG
Fonte: Agência Brasil

 

Sistema Transporte se torna multiplicador do Pacto Global da ONU

Notícias 27 de agosto de 2024

O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) aderiu oficialmente ao Programa Multiplicadores do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). A assinatura da carta de compromisso ocorreu nesta terça-feira (27), durante a abertura do SEST SENAT Summit 2024. Na solenidade, o Sistema foi representado pelo presidente Vander Costa, que assinou a carta de compromisso na presença do diretor financeiro do Pacto Global no Brasil, Rodrigo Favetta.

Como entidade multiplicadora, o Sistema Transporte passa a apoiar os Dez Princípios do Pacto Global e, ainda, promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) perante as empresas do setor de transporte, que poderão, eventualmente, aderir à Rede Brasil de associados.

“O Sistema Transporte reconhece a importância da sustentabilidade para o futuro dos negócios e trabalha para avançar a agenda ESG (ambiental, social e governança) no setor. A adesão ao Pacto Global da ONU vem ao encontro do nosso propósito enquanto entidade representativa, sempre atenta aos desafios enfrentados pelas empresas. Contem conosco na busca por soluções”, discursou o presidente Vander Costa.

“O Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 25 mil empresas, em 169 países. Ao todo, existem 72 redes locais, a exemplo da Rede Brasil, que conta, atualmente, com mais de 2.300 participantes”, detalhou Rodrigo Favetta, em sua fala.

Sobre o SEST SENAT Summit

Em sua segunda edição, o SEST SENAT Summit reúne, até quarta-feira (28), lideranças do setor de transporte em torno do tema “O Futuro do Transporte é Sustentável”. Ao longo de uma extensa programação, serão debatidos temas como crédito verde, transição energética, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, saúde do trabalhador, retenção de mão de obra no transporte, entre outros.

A curadoria do conteúdo é da HSM, referência em educação executiva. Ao longo desta terça-feira (27), os palestrantes se dividirão entre o palco principal e duas trilhas de aprendizagem: “Negócios do Futuro” e “Liderança com Propósito”, sempre com atenção a aspectos da agenda ESG, de boas práticas ambientais, sociais e em governança.

São princípios do Pacto Global

  1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção aos direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  2. Assegurar-se de sua não participação em violações desses direitos;
  3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  5. Abolição efetiva do trabalho infantil;
  6. Eliminar a discriminação no emprego;
  7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
  10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Conheça os 17 ODS da ONU

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação
Fonte: CNT

Transportes de cargas registram alta em movimento e investimentos no primeiro semestre

Notícias 27 de agosto de 2024

Todos os principais modos de transporte de carga do país registraram alta na movimentação durante o primeiro semestre de 2024. Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos tiveram crescimento em relação à soma dos seis primeiros meses do ano passado. Os resultados levantados pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística da Infra S.A. foram divulgados na sexta-feira (23/08) e demonstram ainda a recuperação do setor aéreo de cargas, único que registrou queda no primeiro semestre de 2023 e que, no acumulado deste ano, já tem alta de 8,2%.

Outro destaque é o resultado do setor aquaviário: com crescimento de 4,3% no primeiro semestre, a alta foi puxada pelo aumento de 22,72% na movimentação de contêineres. As cargas conteinerizadas, em geral, possuem maior valor agregado e resultam em mais benefícios para a economia do país.

Nas ferrovias, que movimentaram 4,5% mais cargas do que no primeiro semestre de 2023, dois grupos de mercadorias registraram recordes. O setor agrícola, de extração vegetal e celulose atingiu a movimentação de 48 milhões de toneladas e o grupo “outras mercadorias”, movimentou 3,3 milhões. Os resultados são os melhores para o semestre desde 2006.

O transporte de grãos por rodovias demonstrou estabilidade, com crescimento de 0,44% no acumulado do ano. O número representa 210 mil toneladas a mais do que o resultado do mesmo período do ano anterior. Entretanto, o consumo de óleo diesel no setor teve alta de 4,2%, e o Índice ABCR, da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, para veículos leves e pesados, permaneceu acima do registrado no ano passado em todos os meses de 2024, com uma média de 164,58. De forma semelhante, o tráfego pedagiado nas rodovias concedidas cresceu 6% em relação ao ano anterior.

INVESTIMENTOS

Outro ponto levantado foi o aumento expressivo de investimentos públicos nos transportes, principalmente no setor . Foram cerca de R$ 6,5 bilhões de reais investidos na matriz de transportes brasileira, ou seja, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. A retomada dos investimentos nas ferrovias do país também merece destaque, com mais de R$ 60 milhões de investimentos em obras, em especial na Ferrovia de Integração Oeste-Leste, executada pela Infra S.A. na Bahia.

Essas e mais informações estão disponíveis no Panorama de Transportes elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) que detalha mensalmente os dados do setor de transportes.

Fonte: NTC&LOG
FONTE: AGÊNCIA GOV (26/08/2024)

 

Reforma Tributária: emendas buscam isentar transporte internacional

Notícias 27 de agosto de 2024

Os senadores Laércio Oliveira e Luis Carlos Heinze apresentaram emendas ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que regulamenta a reforma tributária, com o objetivo de isentar o transporte internacional de cargas do IBS e CBS. Essa iniciativa atende a um posicionamento da ABTI, que expressou a visão do setor de transporte internacional de cargas em relação ao texto do projeto, atualmente em análise no Senado.

O posicionamento foi amplamente apoiado pela Fetransul e teve a anuência da NTC&Logística. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), a quem foi encaminhada a proposta, foi responsável por articular sua apresentação junto aos senadores.

As emendas sugerem uma modificação no artigo 84 do PLP, que atualmente define que o transporte de carga só será isento de imposto quando contratado por residente ou domiciliado no exterior. A proposta de alteração visa estender essa isenção para todo o transporte internacional de cargas, destacando a necessidade de imunidade para garantir condições de concorrência justas para as transportadoras brasileiras frente às situadas em outros países do Mercosul, que não tributam essa atividade econômica.

A ABTI continuará empenhada em trabalhar por uma reforma tributária justa e que atenda aos interesses do setor, buscando ainda a inclusão de pontos cruciais na regulamentação da reforma, como a desoneração do TRIC nas operações de Importação CIF e FOB, evitando a perda de competitividade, e a garantia de manutenção dos créditos das transportadoras, mesmo nas operações sujeitas a isenção, imunidade ou alíquota zero.

Fonte: NTC&LOG
FONTE: ABTI (26/08/2024)

SEST SENAT Summit proporciona conteúdos inovadores para lideranças do transporte

Notícias 27 de agosto de 2024

Após o sucesso da edição de 2023, o SEST SENAT Summit retorna com uma programação de conteúdos relevantes para a alta gestão do transporte. Com curadoria da HSM, instituição referência em educação executiva, o encontro ocorre em São Paulo (SP) entre os dias 27 e 28 de agosto, sob o lema “O Futuro do Transporte é Sustentável”.

Desta vez, as palestras foram distribuídas em um palco principal (plenária) e duas trilhas de aprendizagem transmitidas simultaneamente: “Negócios do Futuro” e “Liderança com Propósito”. Mais de 150 empresários acompanharam os debates, que abordaram temáticas transversais à agenda ESG (ambiental, social e governança).

“A ideia de realizar o SEST SENAT Summit surgiu das participações do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) na HSM+, o maior evento de gestão empresarial da América Latina. Porém, percebemos que o transporte brasileiro merecia um evento só seu. E assim foi feito, de modo que, hoje, estamos proporcionando conhecimentos que fazem a diferença para o setor”, afirmou a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, na abertura dos trabalhos.

Primeiro palestrante do dia, o head de Empreendedorismo e Inovação da Singularity University, Pascal Finette, falou sobre o “Futuro dos Negócios e Negócios do Futuro”. Ele fez uma provocação sobre o significado de “ver o futuro”, que nada tem a ver com adivinhar, mas sim com identificar os “fracos sinais” de transformações que estão a caminho.

“Podem ocorrer disrupções, é claro, mas o que não muda é o trabalho a ser feito (job to be done, em inglês). Isso significa, para o setor de transporte, que, daqui a 100 anos, as pessoas ainda estarão interessadas em se deslocar de A a B. O que vai mudar é a forma como isso será feito”, sintetizou.

Também na plenária, falou o especialista em inteligência artificial Danilo McGarry. Ele trouxe uma perspectiva do tipo de inovação que se pode esperar da Inteligência Artificial Geral (AGI), o passo subsequente à inteligência artificial generativa que hoje experimentamos (com o ChatGPT, por exemplo). “Em breve, o aluno vai se tornar mestre. A AGI será um supersistema, que poderá fazer qualquer coisa feita pelo ser humano, só que melhor, mesmo em atividades criativas. Não quero assustá-los, mas apenas mostrar para onde estamos indo. Diante dessas mudanças, teremos de repensar o lugar do humano”, alertou.

Na trilha “Negócios do Futuro”, Carolina Ignarra, CEO e fundadora da Talento Incluir, manteve um diálogo com Viviane Moreira, diretora de Processos e Inovação da 99Jobs. Ambas instigaram o público a pensar sobre o impacto positivo da inclusão, da equidade e da diversidade sobre os negócios. “Não é fácil trazer pessoas diversas. É mais confortável estar perto de alguém parecido. Para mudar isso, temos de ter muita disposição, informação, convivência e atitude”, ressaltou Carolina Ignarra.

Na sequência, Eva Dengler, superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, subiu ao palco para recontar a parceria entre a organização sueca e o SEST SENAT. Por meio do Projeto Proteção, o SEST SENAT busca conscientizar as empresas de transporte sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes, bandeira da Childhood. Além disso, 46 unidades operacionais do SEST SENAT integram o projeto Na Mão Certa, idealizado pela Childhood para sensibilizar os motoristas de caminhão.

Trilha Liderança com Propósito

Rodrigo Vieira da Cunha, especialista em comunicação para a sustentabilidade, proferiu a palestra “Ética e Colaboração: Pilares para o Futuro do Setor Transportador”. De acordo com ele, o mapeamento do impacto das empresas deve estar no centro das discussões no setor de transporte. “Sabemos que 90% do que é produzido no mundo é transportado, e no Brasil, a maior parte dessa produção é escoada pelo modal rodoviário. Diante dessa relevância, o setor transportador deve assumir responsabilidades e, se necessário, questionar seus padrões de produção e consumo”, sublinhou.

Luis Lobão, professor de Estratégia e Governança da HSM, falou sobre a importância da sucessão familiar para a perenidade dos negócios e questionou a noção de que “não se mexe em time que está ganhando”. Ele também falou sobre como as novas tecnologias têm acelerado a mudança da gestão. “Hoje, o algoritmo está à frente, tomando decisões estratégicas para empresas, gerando novos modelos de negócios mais inteligentes”, concluiu.

A programação do dia foi concluída com a participação, no palco principal, de Karl Schmedders, professor de Finanças do IMD (International Institute for Management Development). Especialista em sustentabilidade e economia, com foco em mudanças climáticas, ele traçou um painel amplo dos riscos corridos pelas empresas durante uma provável transição energética. Schmedders tirou a plateia da "zona de conforto" ao opor o "E" e o "S" do ESG, afirmando que, com frequência, grandes esforços em inclusão social vão na contramão de políticas ambientais e, que, portanto, deve-se buscar um equilíbrio.

Fonte: CNT

 

Nova plataforma para cálculo dietético chega para aperfeiçoar atendimentos dos nutricionistas

Notícias 27 de agosto de 2024

Os profissionais de nutrição do SEST SENAT agora têm à disposição uma nova plataforma para planejamento e monitoramento das dietas. A ferramenta, que já está disponível, possibilita a criação de planos alimentares personalizados para as pessoas atendidas nas unidades operacionais da instituição. O objetivo é otimizar o tempo de atendimento e agregar ainda mais valor ao serviço prestado.

Este lançamento é parte de um esforço contínuo do SEST SENAT, que busca aprimorar os seus serviços a fim de assegurar cada vez mais segurança e qualidade no atendimento. “Com a nova plataforma, ganhamos agilidade na elaboração dos cardápios e podemos ajustar a dieta tanto qualitativa quanto quantitativamente. Nossos clientes serão beneficiados com a precisão no cálculo de macronutrientes e micronutrientes, o que auxiliará no tratamento de patologias específicas e promoverá uma maior qualidade de vida”, destaca a nutricionista da unidade de Mossoró (RN), Juciara Welsia.

O serviço de nutrição pode ser utilizado pelos profissionais de todos os modais do transporte, para quem o atendimento é gratuito, além da população em geral.

Se você deseja iniciar ou continuar o cuidado com a sua alimentação, agende uma consulta com uma nutricionista. Para isso, acesse o site da entidade e clique na aba 'Saúde' ou se dirija ao SEST SENAT mais próximo de você. 

A instituição conta com 169 unidades operacionais localizadas nas cinco regiões do país, cujos endereços podem ser conferidos aqui.

 

Fonte: CNT

Sistema Transporte celebra as Missões Internacionais

Notícias 27 de agosto de 2024

O Sistema Transporte tem por praxe liderar comitivas de empresários brasileiros em diversos países, com o objetivo de conhecer in loco tecnologias e saberes de ponta. Parte do Programa Jornada da Inovação, as Missões Internacionais do Transporte foram celebradas nesta segunda-feira (26), em um evento em São Paulo (SP). Cerca de 80 convidados foram recepcionados pela presidente do Sistema, Vander Costa, e pela diretoria da CNT, do SEST SENAT e do ITL. Juntos, puderam relembrar os aprendizados proporcionados pelas diversas imersões em solo estrangeiro.

Para o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, as Missões vêm satisfazendo o propósito de gerar “massa crítica” e apontar para o futuro do setor. “A cada imersão, temos a satisfação de perceber que o empresário brasileiro está cada vez mais maduro e apto a aproveitar as inovações vistas em outros países. O objetivo é alargar os horizontes, mas as soluções precisam vir de nós mesmos, sempre respeitando a nossa realidade”, afirma. 

Cada etapa, uma lição

À exceção do período de pandemia de covid-19, em que foram suspensas, as Missões Internacionais do Transporte vêm ocorrendo regularmente desde 2018 – ano em que, com curadoria da Universidade de Stanford, foram visitadas diversas startups do Vale do Silício, na Califórnia (EUA). O foco em inovação se repetiu no ano seguinte, na missão ocorrida em Israel. Em 2022, as delegações tiveram como destino Emirados Árabes Unidos, Alemanha e, novamente, Israel. 

Em 2023, a Missão Internacional foi à Suíça com o objetivo de aprofundar conhecimentos em ESG, a agenda de boas práticas sociais, ambientais e em governança. Avanços em infraestrutura de transporte e mobilidade urbana foram testemunhados em Singapura, também em 2023. Finalmente, em 2024, o grupo de empresários brasileiros teve a oportunidade de conhecer o case da Suécia, país que está adiantado na transição energética. Em outubro próximo, o destino será a China. 

Cada uma dessas viagens teve um foco distinto, cumprindo uma programação intensa de visitas técnicas e workshops e, em alguns casos, um programa acadêmico, especialmente desenhado por instituições de referência, como o IMD (International Institute for Management Development), a Lahav Executive Education e a SSE (Stockholm School of Economics).

 

Saiba mais sobre as Missões Internacionais do Transporte: clique aqui.
Fonte: CNT

Saúde mental é tema do Conexão RH. Inscreva-se já!

Notícias 26 de agosto de 2024

A saúde mental promete ser a protagonista da edição 2024 do projeto nacional Conexão RH. Este ano, o encontro do Conselho Regional do Sest Senat-ES com empresários e gestores de Recursos Humanos das empresas transportadores Espírito Santo, será realizado da quinta-feira, 19 de setembro, das 9 às 12h30, no auditório da Fetransportes, em Vitória. E além de palestras temáticas sobre o tema central do evento, Saúde Mental no Trabalho – Repensando o Gerenciamento de Riscos Operacionais frente à Atualização da NR 01, está confirmada a “degustação” de serviços da instituição, que fez o maior sucesso entre o público na edição de 2022.

A Norma Regulamentadora (NR) 1 trata de disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, e dialoga com as demais normas de saúde e segurança no trabalho. Seu texto original é de 1978 e desde então passou por várias revisões. A versão vigente em 2023 é fruto de um processo mais amplo de reestruturação das NRs brasileiras. E essa restruturação foi o ponto de partida para a escolha do tema a ser debatido.

“No dia 31 de julho, o governo federal, juntamente com representantes empresariais e sindicais, na comissão tripartite, decidiu que a saúde mental e a proteção psicossocial dos funcionários serão critérios obrigatórios nos relatórios de gerenciamento de riscos das empresas. E diante dessas novas exigências, consideramos o tema como o mais atual e relevante para ser trazido para o Conexão RH, evento estratégico do Sest Senat que se destina a fortalecer o relacionamento com empresas e promover a oferta de serviços da instituição”, explica a gerente da unidade da Serra, Fernanda Amabili, lembrando que embora o evento seja direcionado a gestores do RH, a presença de empresários e outros gestores é importante para que cada vez mais pessoas tenham a chance de conhecer a excelência e a variedade de atividades e serviços oferecidos pelo Sest Senat.

A programação vai contar com um workshop ministrado por Kátia Vasconcelos, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Rhopen Consultoria, palestra com a psicóloga Nayara Teixeira e na parte de “degustação” dos serviços do Sest Senat, haverá profissionais da Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia fazendo várias demonstrações, e também divulgação (teórica e prática) de cursos.

Quer se inscrever? Basta clicar no link a seguir e garantir sua vaga. Conexão RH SEST SENAT

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES

Você é cliente do Sest Senat-ES? Então, programe-se!

Notícias 26 de agosto de 2024

Esta notícia é para você que aproveita os cursos e atendimentos voltados à saúde, lazer e bem-estar das unidades capixabas do Sest Senat. Nos dias 5 e 6 de setembro (quinta e sexta-feira), as cinco estarão fechadas. O motivo? Todos os profissionais estarão participando Encontro Regional do Sest Senat Espírito Santo – Conexão Estratégica – Uma Jornada para a Inovação, em Aracruz.

Organizado pelos gestores de quatro unidades, Simone Monte de Oliveira (Cachoeiro de Itapemirim), Valéria Gonçalves (Cariacica), Rafael Andrade (São Mateus) e Fernanda Amabili (Serra), o evento tem como ponto de partida o novo Plano Estratégico do Sest Senat, que pensa a instituição até 2028. O encontro, portanto, é uma oportunidade para alinhamento e fortalecimento de tais objetivos, integrando os colaboradores de todas as unidades capixabas.

A programação contempla workshops voltados ao Sest, ao Senat, às áreas administrativas e às lideranças nos temas Design Thinking, estratégias, plataformas educacionais e Gestão de Dados, inteligência emocional.

A estimativa é que o Encontro Regional reúna 235 pessoas, entre Supervisor do Conselho, gestores operacionais, coordenadores de áreas e todos os colaboradores.

“Estaremos juntos num evento inédito, destinado a compartilhamento de conhecimento, capacitação e inovação dos seus processos. Retornaremos para nossas unidades ainda mais preparados para oferecer capacitação, saúde e qualidade de vida com ainda mais excelência”, ressalta o Supervisor Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES

O Transcares e o boom logístico do ES

Notícias 22 de agosto de 2024

Muito se fala da localização privilegiada do Espírito Santo, próximo a grandes centros consumidores, e de sua estrutura logística que conecta e, portanto, pode vir a ser solução para o Brasil e para o mundo. Junte-se a isso uma pandemia, que fez o e-commerce dar um salto gigantesco em termos de expansão, e incentivos fiscais como Compete-ES e Invest-ES, e pronto! Temos um cenário para aproveitar o boom logístico em solo capixaba. Um bom momento que pode ser medido por meio dos condomínios logísticos que estão sendo construídos Estado afora.

Empresários capixabas do transporte rodoviário de cargas e logística estão acompanhando essa movimentação e como conhecem os “lados A e B” do segmento conseguem identificar as possibilidades que estão sendo geradas, antever as que estão por vir e apontar os desafios deste movimento.

Diretor da Porto Seguro Logística e Transporte e conselheiro do Transcares, Wesley Loose destaca o bom momento do Estado e “o excelente cenário resguardado até 2031” em função dos incentivos fiscais.

“Vivemos um momento de oportunidades! Até 2031 teremos garantidos os incentivos fiscais e esses programas atraem novas empresas; está sendo desenvolvida em Aracruz uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que tende a fortalecer a posição do Estado no comércio exterior; e há, ainda, o grande volume de mercadorias, sobretudo carros elétricos, que estão chegando às Eadis (Estação Aduaneira do Interior). Juntos, esses fatores fazem deste um momento diferenciado para o Espírito Santo”, argumenta.

A questão tributária também foi destacada como detalhe do boom logístico capixaba pelo diretor-financeiro do Transcares e diretor da De Marchi Transportes, Fernando De Marchi. Mas especificamente no seu caso, que está na Região Norte do Estado, ele também ressalta o fato dos municípios de Aracruz e Linhares estarem em área de Sudene. “Ou seja, mesmo que  percamos os atuais incentivos, temos outros para manter a economia aquecida”.

Contudo, para além de questões econômicas e tributárias, ele chama a atenção para a postura do empresário capixaba. De Marchi defende que o Espírito Santo está se destacando como “alavanca para o Brasil”. “Aqui temos um bom ambiente para negócios, os poderes público e privado caminham lado a lado, existe respeito e diálogo por um bem comum e maior. E a consequência disso são mais investimentos e uma economia pujante.”

Desafios

O cenário promissor é uma realidade. No entanto, as oportunidades caminham lado a lado com os desafios e um deles é a falta de áreas para empresas instalarem seus galpões logísticos. Quem chama a atenção para a situação é Adilson Simões, do Grupo Veno, que reúne Transilva.Log, DTL e Codepe, esta última mantenedora do centro logístico do Grupo.

“A demanda cresceu tanto que está reprimida. Nossa importação de veículos elétricos aumentou muito e o volume da operação está maior que a nossa capacidade. Já tem muito armador atracando em outros estados com mais espaço logístico, e a exportação passa a ter problema também porque fica sem fluxo normal para a liberação de contêineres. Este é nosso maior gargalo”.

Apesar deste maior gargalo, existem outros desafios, segundo o Gerente Comercial da Multilift Logística, Wagner Cantarela. Fora infraestrutura, segurança nas estradas e melhor distribuição da matriz de transportes, que são senso comum, o executivo cita outros três.

“O primeiro é como nos manter preparados em um cenário de forte incerteza; o segundo diz respeito às obrigações fiscais. Observo que os procedimentos são elaborados considerando um modelo logístico básico como se fosse um padrão único no País. E o terceiro ponto é a mão de obra para o futuro. Não utilizaria a palavra qualificada para defini-la, e sim aquela que esteja disposta a atuar no segmento compreendendo suas particularidades”.

E para um Estado que ainda sofre com alguns gargalos, seria este boom logístico algo positivo? “Sim, claro!”, responde Cantarela, justificando em seguida. “Porque evidencia deficiências e provoca a construção de agendas positivas entre a classe empresarial e o poder público”.

Presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira reforça a posição de Cantarela. “Vejo esse desenvolvimento logístico como um grande momento para o Espírito Santo. Ainda dependemos de algumas soluções de infraestrutura, mas o Transcares está participando de todos os comitês criados para tratar e ajudar na eficiência e aprimoramento dos processos, e isso tem sido positivo. Já estamos vendo resultado”.

Fonte: Anna Carolina Passos.

Gestores do TRC estão “transformados” pós-ITL

Notícias 22 de agosto de 2024

“No dia 22 de maio de 2023, quando chegamos aqui, não pudemos escolher onde sentar, pois as mesas eram nominadas. Mas nos meses seguintes, quando voltávamos para uma nova semana de aula presencial, o que acontecia? Nós continuávamos sentando naquele mesmo lugar, só que por decisão própria! Escolhemos que queríamos continuar sentado ali! E assim chegamos aqui, hoje, após oito semanas. E o que quero dizer a vocês? Somos nós quem guiamos nossa vida e fazemos nossas escolhas. Ninguém pode dizer até onde podemos ou devemos chegar, essa decisão é apenas nossa!”

O texto acima fez parte do discurso da paulista Luana Zucchini, profissional do setor aéreo e eleita a oradora da terceira turma de Vitória da Especialização em Gestão de Negócios, do ITL (Instituto do Transporte e Logística). Na quinta-feira, 18 de julho, ela colocou os 41 colegas para voltar no tempo e refletir sobre a jornada iniciada em maio de maio de 2023 e encerrada naquele dia, em que concluíram a pós-graduação ofertada pelo ITL, ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral) e conhecida por ser absolutamente customizada à realidade do setor de transportes e logística. O encontro de encerramento foi realizado no Sheraton Hotel, em Vitória.

Como de costume, o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, e a Gerente de Projetos da FDC, Mônica Côrtes, participaram do evento. E além deles, também acompanharam aquele último encontro o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, o supervisor do Conselho, Marco Antonio Rocha, e a superintendente da federação, Simone Garcia.


“O que desejamos é que os projetos aplicativos apresentados hoje, todos com alto nível de excelência, se tornem realidade e sejam, de fato, implementados nas empresas. Essa é a finalidade! O objetivo da nossa pós não é só conhecimento acadêmico. O conhecimento acadêmico é importante para embasar a prática e aqui, teoria e prática caminham juntos”, argumentou Mendes, já adiantando uma nova turma capixaba em 2025.

Jornada transformadora

Se a Especialização em Gestão de Negócios precisasse ser definida em uma palavra, esta seria transformação. “Vivemos tempos de transformação digital, em que grandes empresas estão querendo se reinventar. Este processo exige que encontremos novos horizontes e vocês saem deste curso como protagonistas, motivados para buscar novas estratégias e objetivos, e encontrar novos horizontes e preparados para empreender com sucesso”, aposta o presidente da Fetransportes.

Mônica, por sua vez, destacou as três grandes dimensões de transformação que a experiência no ITL é capaz de proporcionar – a pessoal, a profissional e a social.

“As mudanças de ordem pessoal permitem que eles saiam transformados como indivíduos, influenciando o ambiente onde vivem; a profissional, voltada à carreira, permite um salto qualitativo e vamos queremos saber como o programa colaborou com isso; e a social diz respeito ao legado que cada um pode deixar em sua empresa, região, estado...”

Para os alunos, além da transformação proporcionada pelo curso, a diversidade é outra marca registrada. Além da diversidade modal, já que reúne numa mesma sala líderes do transporte rodoviário, ferroviário, portuário, aéreo e aquaviário, existe a setorial, com profissionais das áreas Financeira, Departamento de Pessoal, Recursos Humanos e Manutenção, e etária. E tudo isso junto faz daquele um ambiente propício para outros olhares e novas reflexões, para o crescimento e transformação.

Assessor da Diretoria da Pedra Branca Transportes, de Ibiraçu, Arthur Lombardi foi um dos que recoorreu à palavra diversidade para comemorar a experiência adquirida ao longo dos 14 meses de pós-graduação. “Conhecer e conviver com pessoas tão diferentes, conhecer um pouco da realidade de empresas de diferentes modais, algumas multinacionais, me fez evoluir muito como pessoa”.

Ao ser indicado para integrar a terceira turma de Vitória, Weberson Chicon, da Transportadora Jolivan, viu a chance de executar uma meta traçada há tempos, mas ainda não realizada. “Quando veio o convite fiquei extremamente feliz porque era a oportunidade que precisava para sair comodismo. Isso sem falar no fato de ter sido o escolhido pela empresa num universo de tantos outros profissionais. É um reconhecimento e estímulo e tanto!”, ressalta o rapaz.

E passadas a euforia da indicação e da realização da meta, o que ficou foi uma “bagagem” gigante! “Saio totalmente realizado com tudo o que vivi, com as amizades que fiz, com os ensinamentos passados pelos professores, com o aprendizado adquirido e com muita vontade de colocar tudo em prática”.

Lucas Teixeira, da Teixeira Transportes, reforça as palavras de Chicon. “O que este curso proporciona é uma mudança de vida. O aprendizado é incrível, tanto em função do conteúdo programático e do que os professores nos ensinam, como em relação à troca que temos com os colegas. Sem dúvida alguma, eu saio muito mais bem preparado para enfrentar as minhas situações profissionais”. 

Fonte: Anna Carolina Passos - Asseeeora.

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