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Comunicado ao TRC

Notícias 26 de junho de 2025

Pesquisa sobre “Diagnóstico acerca da escassez de mão de obra no Transporte RODOVIÁRIO de Cargas (TRC) e proposição de possíveis ações”

A Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas – SUROC da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está conduzindo uma pesquisa no âmbito do Projeto “Diagnóstico acerca da escassez de mão de obra no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e proposição de possíveis ações”.

A pesquisa é inédita e visa, com a análise de dados do setor, traçar um diagnóstico sobre a percepção de escassez de mão de obra no TRC, tentando identificar os desafios e oportunidades relacionados ao tema, com o objetivo de propor estratégias para mitigar o problema e promover um mercado de trabalho mais inclusivo.

O formulário da pesquisa é composto por pouco mais de 10 perguntas e estará disponível até 11/07/2025 clicando aqui.

Fonte: NTC&Logística

Seção II da CNT debate temas estratégicos e corrobora a criação da Aliança Nacional pela Segurança na Logística

Notícias 25 de junho de 2025

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (25), a Reunião Ordinária da Seção II – do Transporte Rodoviário de Cargas, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), referente ao mês de junho, com a presença de representantes das entidades do setor que compõem a Seção – 13 Federações, cinco Associações e um Sindicato Nacional –, lideranças e especialistas, além da participação especial de Vincent Erard, diretor sênior de Estratégia e Desenvolvimento da IRU (International Road Transport Union), e de Ana Luiza Taliberti, assessora jurídica sênior de TIR (Sistema de Trânsito Global). O encontro foi conduzido pelo presidente da Seção II, Eduardo Rebuzzi, que também preside a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

A pauta da reunião incluiu temas como a Sondagem CNT sobre a resiliência do setor de transporte; o Programa Rota da Acessibilidade do Sistema Transporte, promovido pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte); o relatório de ocorrências no transporte de produtos perigosos em São Paulo, no ano de 2024, compilado pela ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos); o apoio para o curso obrigatório de Condutores de Veículos de Carga (CVC), requerido pela ABTLP; o requisito de aferição de tacógrafo para caminhões zero quilômetro antes da venda e o Plano Nacional de Logística.

O fórum foi prestigiado com a apresentação do trabalho desenvolvido mundialmente pela IRU. Convidados especialmente para o encontro, Vincent Erard e Ana Luiza Taliberti, representantes da organização, destacaram ações em defesa do Transporte Rodoviário de Cargas, projetos internacionais e iniciativas de apoio aos operadores logísticos em diversas regiões. As possíveis parcerias entre o SEST SENAT e a IRU, visando fortalecer a representatividade internacional do setor de transporte brasileiro, foram abordadas pela diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

A criação da Aliança Nacional pela Segurança na Logística – iniciativa da NTC&Logística que visa unir unir forças públicas e privadas no enfrentamento aos crimes que impactam diretamente o setor logístico, como roubo, furto e receptação de cargas, entre outros –, foi ponto enfatizado pelo presidente Eduardo Rebuzzi.

Também foi tratado o tema da ADPF 5322, que aborda o tempo de direção dos motoristas. Foram discutidos os próximos passos e o andamento das ações que já vêm sendo conduzidas pela CNT e pela NTC&Logística, e as iniciativas que o setor deverá seguir adiante.

“O momento é de união e construção de soluções conjuntas. A criação da Aliança Nacional pela Segurança na Logística representa um avanço importante na consolidação de uma agenda integrada para a segurança do setor. Precisamos, mais do que nunca, intensificar o diálogo entre entidades, poder público e empresários para reduzir riscos e proteger as operações de transporte em todo o Brasil. Os demais temas da reunião comprovam a amplitude dos desafios que o setor enfrenta e a nossa disposição em buscar soluções efetivas”, salientou o presidente Rebuzzi.

A Seção II da CNT segue como espaço fundamental de análise e construção de propostas para o fortalecimento e o desenvolvimento do transporte de cargas no país.

Fonte: NTC&Logística 

Transporte coletivo é solução estratégica para reduzir as emissões do Brasil, aponta CNT

Notícias 25 de junho de 2025

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) acaba de lançar a nova edição do Radar CNT do Transporte, com uma análise comparativa das emissões de dióxido de carbono (CO2) no transporte rodoviário de passageiros. O levantamento destaca as diferenças entre os meios coletivos e individuais, evidenciando o papel fundamental do transporte público como alternativa estratégica para enfrentar os desafios ambientais e sociais no país.

Na última década, de acordo com a publicação, enquanto a população brasileira cresceu cerca de 4,9%, a frota de veículos leves aumentou 41,9%. Esse avanço tem provocado uma redução significativa nas viagens de ônibus, que caíram 44,1% no mesmo período.

O estudo também mostra que, embora os ônibus sejam equivocadamente considerados como mais poluentes por seu grande porte, eles podem emitir cerca de dez vezes menos CO2 por quantidade de peso útil transportado (TKU) do que os veículos leves no segmento rodoviário de longa distância e seis vezes menos no contexto urbano. Isso se deve à maior capacidade dos veículos coletivos, que conseguem transportar mais passageiros com menor emissão por pessoa ao longo de um quilômetro.

Segundo a diretora executiva interina da CNT (Confederação Nacional do Transporte), os dados mostram que a mobilidade coletiva é uma estratégia de enfrentamento da crise climática. "É urgente reverter a tendência de crescimento do transporte individual e fortalecer políticas públicas que incentivem o transporte público de qualidade obtendo, assim, não apenas ganhos ambientais, mas também sociais para toda a população", reforçou ela.

Dessa forma, a priorização do transporte coletivo contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente do CO2, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento do planeta. Adicionalmente, a segurança viária também é beneficiada pelo uso de ônibus, já que esses veículos apresentam índices menores de acidentes em comparação a automóveis e motocicletas.

Para incentivar a adoção de um modelo de mobilidade mais sustentável e inclusivo, a CNT propõe uma série de medidas, como:

  • ampliação de incentivos financeiros para aumentar a oferta e qualificar o transporte coletivo;
  • integração entre diferentes modos de transporte (ônibus, metrô e trens);
  • desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção do transporte coletivo;
  • readequação de alíquotas do IPVA para veículos individuais mais antigos e poluentes.

A nova edição do Radar CNT do Transporte está disponível para download. Clique aqui e baixe o estudo.

Por Agência CNT Transporte Atual

Levou multa transportando produtos perigosos? Saiba quanto pode custar

Notícias 25 de junho de 2025

Organizamos neste Guia todas as penalidades atribuídas ao transportador e ao expedidor no transporte de produtos perigosos e também informamos os valores das multas.

Neste e-book você encontrará:

Legislação

Saiba as condições técnicas estabelecidas para este tipo de operação.

Atualização

Conheça as mudanças trazidas pela Resolução nº 6056/2024.

Penalidades

Veja as responsabilidades atribuídas ao transportador e ao expedidor da carga.

Multas

Confira os valores de cada infração, que pode variar de R$ 600,00 a R$ 5 mil.

Baixe gratuitamente

Fonte: SETCESP

São João aquece economia e impulsiona setor de transporte de cargas e logística

Notícias 24 de junho de 2025

No mês de junho, todo o Nordeste se prepara para as festividades que movimentam a cultura e a economia durante o período. No setor de transporte de cargas e logística não é diferente, o aumento das movimentações é claro.

“O São João é um dos períodos mais relevantes para o nosso setor. As empresas precisam se planejar com antecedência para dar conta do aumento expressivo na demanda, que envolve desde produtos alimentícios até estruturas para eventos. A logística se torna ainda mais desafiadora, especialmente para atender cidades do interior, mas também é uma grande oportunidade de crescimento e geração de empregos na região”, destaca Arlan Rodrigues, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog-NE).

Durante o período junino, o volume de cargas transportadas apresenta um aumento em relação aos outros meses do ano na região Nordeste. Os principais destinos incluem centros de distribuição e grandes mercados de capitais como Recife (PE), Salvador (BA),  João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB), reconhecida como sede do maior São João do mundo.  No entanto, também existe um crescimento da demanda para cidades do interior, onde as festividades são tão grandes quanto nas capitais. Os itens mais transportados nesta época incluem alimentos típicos como milho, amendoim, derivados de mandioca, além de bebidas, fogos de artifício, roupas juninas e equipamentos para montagem de estruturas de eventos.  O crescimento da economia também reflete nos empregos temporários no setor logístico gerados pela sazonalidade da festa.

De acordo com estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), 45% das vagas demandadas durante o período são para a indústria logística, com destaque para vagas de analistas de suporte, auxiliares de logística, coordenadores de vendas, carregadores e transportadores.

Além disso, o comércio eletrônico também tem expectativas de aumento de movimentação durante o mês, tanto para os produtores que vendem online, quanto para os operadores logísticos que fazem a distribuição e o repasse dos produtos.

“O planejamento antecipado, a capacitação das equipes e o cuidado com a segurança no transporte são essenciais para garantir a eficiência das operações e a qualidade do serviço. Além disso, é importante que todos estejam atentos às normas e boas práticas para evitar atrasos e prejuízos neste período crucial para a economia regional”, salienta Arlan.

Com esse cenário, durante o São João o transporte de cargas se consolida como uma peça-chave na engrenagem que mantém viva uma das tradições mais queridas do Brasil, unindo eficiência logística e celebração cultural para que tudo funcione como planejado.

Fonte: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/mobilidade-e-tecnologia/transporte-de-carga/sao-joao-aquece-economia-e-impulsiona-setor-de-transporte-de-cargas-e-logistica/

 

Crise ao volante: a escassez de motoristas desafia o transporte de cargas no Brasil. Quais as saídas?

Notícias 16 de junho de 2025

 

Com a presença do Transcares, 4º Seminário Trabalhista do TRC foca na modernização das relações de trabalho

Notícias 12 de junho de 2025

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira (11), a quarta edição do Seminário Trabalhista do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, em Brasília, e reuniu representantes do setor público, empresários e lideranças sindicais para discutir os principais desafios e caminhos para o aprimoramento das relações trabalhistas no setor. O Transcares estava representado no evento nacional com o superintendente, Mario Natali, e o coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Denzin.

A iniciativa foi proposta pelo deputado Luiz Gastão (PSD/CE) e teve como foco a reforma sindical e os impactos da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) na ADI 5322, que, entre outros pontos, proibiu o fracionamento do intervalo de descanso dos motoristas profissionais previsto na Lei nº 13.103 de 2015, conhecida como Lei do Motorista. O evento foi organizado em parceria com a NTC&Logística e contou com o apoio institucional do Sistema Transporte.

Durante a abertura, o deputado Luiz Gastão destacou a importância estratégica do transporte rodoviário de cargas para o abastecimento do país. Segundo ele, o Seminário tem o objetivo de aprimorar a relação entre capital e trabalho, corrigindo distorções e fortalecendo as virtudes desse relacionamento.

Representando o Sistema Transporte, o assessor da Presidência da CNT, Igor Fernandes, defendeu uma reforma sindical que valorize a negociação coletiva, a representatividade e a transparência. Para ele, modernizar as relações laborais é fundamental para garantir a competitividade do setor. Fernandes também alertou para os impactos da decisão do STF sobre a jornada dos motoristas profissionais. “Se não for tratada com responsabilidade, essa medida pode gerar um passivo significativo e comprometer a sustentabilidade das empresas”, afirmou.

O presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres), Valdir Pestana, reforçou a necessidade de articulação entre empresários, trabalhadores e o Congresso Nacional para a construção de soluções duradouras. Ele defendeu a criação de um estatuto próprio para os profissionais do transporte e alertou para o avanço da informalidade. “A uberização das relações de trabalho precisa ser enfrentada com urgência. É fundamental garantir direitos e condições dignas para evitar a precarização da profissão”, destacou.

Também presente no seminário, o presidente da Seção de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressaltou a importância do diálogo permanente entre os diversos agentes do setor. Ele lembrou que a Entidade também promoveu, no mesmo dia, o 24º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, em parceria com a CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara, com foco na segurança pública e no combate ao roubo de cargas.

Os debates foram divididos em mesas temáticas. A primeira abordou a reforma sindical, com a presença do consultor jurídico da CNT, Paulo Teodoro, que criticou a proliferação de entidades sem representatividade. “A existência de milhares de sindicatos abre espaço para entidades fantasmas e enfraquece a legitimidade do movimento sindical”, alertou.

O segundo painel do dia debateu as questões relacionadas à jornada de trabalho do motorista após a ADI 5322.

A gerente executiva do Poder Legislativo, da CNT, Andréia Cavalcanti, também acompanhou os debates, que reforçaram a urgência de atualizar a legislação trabalhista, com foco na segurança jurídica, na valorização profissional e no fortalecimento do diálogo entre todos os envolvidos na cadeia do transporte rodoviário de cargas.

No final do evento, uma certeza: "Debater segurança e eficiência no TRC ao lado das principais lideranças do setor é fundamental para fortalecer parcerias e garantir o abastecimento do País", destacou Mario Natali.

Por Agência CNT Transporte Atual

Motta defende políticas públicas que valorizem o setor de transporte de cargas

Notícias 12 de junho de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a construção de políticas públicas que valorizem e fortaleçam o setor de transporte de cargas no Brasil. Motta afirmou que é preciso construir um transporte  mais eficiente, seguro e justo para todos os brasileiros.

Ele participou da abertura do 24º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, promovido nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Motta destacou que o transporte rodoviário de cargas movimenta cerca de 65% das mercadorias em território nacional. “Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é ele que conecta o campo à cidade, os polos industriais aos centros de consumo, os pequenos municípios aos grandes mercados”.

Demandas e desafios

Em seu discurso, Motta afirmou ainda que discutir as demandas e desafios do setor é fundamental para o futuro da logística nacional. Segundo ele, é importante pensar em infraestrutura adequada, estradas seguras, investimentos sustentáveis e na valorização dos profissionais da área.

“A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Viação e Transportes, tem atuado de forma permanente para ouvir os agentes do setor, formular propostas legislativas eficazes e buscar soluções que garantam equilíbrio, eficiência e desenvolvimento para a logística brasileira”, disse Motta.

Detran alerta: como agir em caso de fumaça na rodovia

Notícias 12 de junho de 2025

O período de estiagem em várias regiões do Brasil, especialmente no Tocantins, aumenta significativamente a incidência de queimadas e incêndios às margens de rodovias. A combinação de clima seco, ventos intensos e ação humana contribui para a propagação do fogo, trazendo impactos não só ao meio ambiente e à saúde pública, mas também colocando em risco a segurança de quem está no trânsito.

O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), que publicou uma série de orientações para condutores que se depararem com fumaça densa na pista. Apesar de terem sido emitidas pelo órgão tocantinense, as recomendações são válidas para motoristas em qualquer estado brasileiro, especialmente durante o período de seca.

O que fazer ao se deparar com fumaça na rodovia

Queimadas próximas às rodovias podem comprometer drasticamente a visibilidade dos condutores, causar acúmulo de fuligem nos pneus e lançar detritos perigosos na pista. Diante disso, o Detran/TO orienta:

1. Reduza a velocidade

Diminuir a velocidade aumenta o tempo de reação do motorista e permite decisões mais seguras. Com menor visibilidade, dirigir devagar ajuda a evitar sinistros e garante melhor controle do veículo.

2. Feche as janelas e ligue a recirculação de ar

A inalação de fumaça pode provocar mal-estar, confusão mental, crise de asma e outros problemas respiratórios. Ao fechar os vidros e ativar o sistema de recirculação de ar, o condutor reduz a entrada de fumaça no interior do carro.

3. Use os faróis baixos e os faróis de neblina

Em meio à fumaça, os faróis baixos oferecem melhor visibilidade sem reflexos. Já os faróis de neblina ajudam a “cortar” a fumaça, facilitando a visualização da pista e de outros veículos.

4. Mantenha distância segura

Ao trafegar atrás de outro veículo, mantenha distância superior à habitual — pelo menos 50 metros — para garantir espaço suficiente para manobras de emergência ou frenagens inesperadas.

5. Pare se necessário

Se, mesmo seguindo todas as orientações, a visibilidade continuar muito baixa e você não se sentir seguro para seguir viagem, o ideal é parar. Procure um local seguro, fora da pista e distante do foco de incêndio.

Riscos e penalidades

A maior parte dos incêndios às margens de rodovias é causada por ações humanas, como queimadas de lixo, fogueiras ou descarte inadequado de bitucas de cigarro. Um simples cigarro lançado pela janela pode iniciar um incêndio de grandes proporções.

Importante lembrar que atirar objetos ou substâncias na via é infração de trânsito, conforme o art. 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade é de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Além disso, provocar incêndio em vegetação é crime ambiental, previsto no art. 250 do Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.

Jovens empresários do TRC se reúnem em Brasília no XV Congresso Técnico Olhar Empresarial

Notícias 11 de junho de 2025

A sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, foi palco, no dia 10 de junho, do XV Congresso Técnico Olhar Empresarial, evento promovido pela NTC&Logística, com organização da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas. A programação contou com painéis técnicos, momentos institucionais, debates políticos e ações de integração entre representantes de núcleos da COMJOVEM de diversas regiões do Brasil.

Visita Técnica ao Sistema Transporte

Antes do início das atividades formais, os participantes foram recepcionados para uma Visita Técnica ao Sistema Transporte, realizada nos painéis informativos do SEST SENAT. A apresentação foi conduzida pelo diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, e pelo gerente-executivo de Governança e Gestão Estratégica, João Guilherme Abrahão. Os jovens empresários conheceram indicadores, projetos e áreas de atuação do sistema que capacita e cuida da saúde dos trabalhadores do transporte em todo o país.

A abertura do evento reuniu nomes de peso da NTC&Logística, da CNT e da COMJOVEM

André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM, ressaltou o papel estratégico da Comissão no relacionamento institucional: “A cada edição deste Congresso, nos aproximamos ainda mais dos poderes da República. Fico muito feliz de ver esse auditório cheio. Isso mostra o quanto vocês, jovens empresários, estão comprometidos com o desenvolvimento do setor”.

Hudson Rabelo, vice-coordenador nacional, compartilhou sua vivência pessoal no evento: “O Olhar Empresarial foi um dos primeiros eventos de que participei na COMJOVEM, e fez total diferença na minha trajetória. É aqui que plantamos sementes de conhecimento e interação que fazem a diferença no futuro das nossas empresas”.

Priscila Zanette, também vice-coordenadora nacional, agradeceu a presença de todos: “É muito importante estarmos juntos neste momento. Nossa união e engajamento fazem da COMJOVEM uma força real dentro do setor”.

Representando o Sistema Transporte, o assessor da presidência da CNT, Igor Fernandes, destacou a importância da presença dos jovens na sede da entidade: “A CNT valoriza profundamente o trabalho da NTC&Logística e da COMJOVEM. Neste momento, nosso presidente, Vander Costa está na OIT, em Genebra, tratando de pautas globais que impactam o setor. E deixo aqui a CNT à disposição de todos vocês”

O patrono da COMJOVEM, Flávio Benatti, parabenizou a organização e reforçou a relevância da comissão: “A COMJOVEM é uma das grandes realizações da NTC&Logística. Vocês são protagonistas dessa construção. Tenho orgulho de ver a seriedade com que esse projeto vem sendo conduzido.”

Encerrando a abertura, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, fez questão de valorizar a iniciativa: “Eventos da COMJOVEM têm lugar garantido na minha agenda. A Comissão é parte essencial da nossa entidade. Estamos construindo, juntos, um futuro promissor para o setor, e vocês têm papel central nesse processo”.

Momento Parlamentar e Governamental: protagonismo político do setor

Um dos momentos mais aguardados do Congresso foi o Momento Parlamentar e Governamental, que contou com a presença do deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), reconhecido por sua atuação firme e constante junto ao setor de transporte. “Tenho trabalhado incansavelmente em pautas que garantam segurança jurídica e desenvolvimento ao Transporte Rodoviário de Cargas. O Brasil precisa de parlamentares comprometidos com a escuta técnica, e o setor precisa continuar presente em Brasília. A  é o caminho para as soluções que todos buscamos”, afirmou o deputado.

A mesa também contou com a presença de Eduardo Rebuzzi, Flávio Benatti e José Hélio Fernandes, vice-presidente de Assuntos Políticos da NTC&Logística, que reforçaram a parceria de longa data com o deputado Hugo Leal. O momento gerou reflexões importantes sobre a articulação política do setor e a importância do engajamento jovem nas esferas de poder.

COP30 e o transporte de cargas: desafios e oportunidades

O segundo painel trouxe à tona os temas ambientais com a palestra “O setor do TRC e a COP30”, apresentada por Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do SEST SENAT. “Estamos diante de uma agenda global em que o Transporte Rodoviário de Cargas precisa estar presente, ser ouvido e oferecer soluções. O SEST SENAT está preparando ações importantes nesse contexto, e precisamos do engajamento de vocês para protagonizarmos essa pauta com responsabilidade e inovação”, afirmou Ladeira.

Panorama político do setor: NTC&Logística em ação

O painel “Momento Político da NTC&Logística” apresentou um panorama da atuação da entidade nas articulações legislativas e institucionais em Brasília. Participaram Eduardo Rebuzzi, Flávio Benatti, José Hélio Fernandes e o cientista político Paulo Kramer, que fez uma análise contundente do cenário político nacional, na palestra intitulada “Processo legislativo – Como um projeto vira lei”. “A atuação técnica e institucional da NTC&Logística é um exemplo de como o setor privado pode influenciar positivamente a formulação de políticas públicas. Informação, presença e articulação são as chaves para avançarmos”, pontuou Kramer.

Encerramento e anúncios importantes para 2025

Na parte final do evento, a Coordenação Nacional da COMJOVEM anunciou que o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), nos dias 27 a 30 de novembro de 2025. As vendas de pacotes para o evento serão abertas nas próximas semanas.

Também foi lançado oficialmente o projeto “COMJOVEM Salva Vidas”, campanha de incentivo à doação de sangue que acontecerá entre os meses de junho, julho e agosto em todo o país.

O encerramento foi marcado por um momento emocionante: a despedida de Priscila Zanette da vice-coordenação nacional da COMJOVEM. Em sua fala, ela agradeceu pelos anos de aprendizado e crescimento, e anunciou que irá se dedicar a questões pessoais.

Em reconhecimento à sua contribuição, houve a entrega de uma placa em homenagem a Priscila, feita por Eduardo Rebuzzi, Flávio Benatti, José Hélio Fernandes, André de Simone, Hudson Rabelo, Ana Jarrouge, ex-coordenadora nacional e atual conselheira nacional da COMJOVEM, Joyce Bessa, ex-vice-coordenadora nacional e atual vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, e os demais integrantes da COMJOVEM presentes.

Jessica Caballero foi apresentada como a nova vice-coordenadora nacional da Comissão.

O dia foi finalizado com um happy hour oferecido pelo patrocinador Autotrac, no Doma Rooftop, celebrando as conexões criadas ao longo do dia e o fortalecimento da juventude no setor de Transporte Rodoviário de Cargas.

Fonte: NTC&Logística 

Governo promete áreas de descanso para caminhoneiros em novas concessões de rodovias

Notícias 09 de junho de 2025

Em meio ao lançamento de uma série de políticas voltadas à inclusão social e à melhoria das condições de trabalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na última terça-feira (3), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a criação de áreas de descanso para caminhoneiros em todas as novas concessões de rodovias no país. A proposta, segundo o presidente, inclui também atendimento médico especializado nas estruturas a serem implementadas.

“Em todas as concessões de estrada neste país haverá um lugar para os caminhoneiros descansarem, dormirem tranquilamente com segurança”, afirmou Lula. “Inclusive, no programa Agora Tem Especialista vai ter um programa de atendimento aos motoristas nesses estacionamentos”, completou.

A iniciativa faz parte de um pacote mais amplo de ações sociais e econômicas que o governo pretende detalhar nas próximas semanas.

Infraestrutura e saúde para a base da logística

A proposta de Lula atende a uma demanda histórica da categoria dos caminhoneiros, que frequentemente percorrem longas distâncias em jornadas extenuantes e, muitas vezes, sem condições adequadas de descanso. A falta de infraestrutura nas estradas brasileiras é apontada por entidades do setor como um dos fatores que comprometem tanto a segurança viária quanto a saúde física e mental dos motoristas.

A integração com o programa Agora Tem Especialista indica que os novos pontos de parada não serão apenas áreas de pernoite, mas incluirão também serviços de saúde e suporte ao bem-estar. “É um passo importante no reconhecimento da importância estratégica do caminhoneiro para a economia brasileira”, afirmou um interlocutor do Ministério dos Transportes, que preferiu não ser identificado até que o plano seja oficialmente detalhado.

Segundo nota do governo federal, a obrigatoriedade de áreas de descanso será incorporada aos editais das novas concessões rodoviárias em fase de elaboração. A meta do governo é garantir pelo menos uma estrutura desse tipo a cada 200 quilômetros, especialmente em corredores logísticos prioritários, como BR-163, BR-101, BR-116 e BR-364.

Diálogo com o setor

Representantes de entidades como a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) vêm cobrando há anos a implementação de estruturas adequadas para repouso, alimentação e atendimento médico nas estradas. A promessa presidencial reacende a expectativa do setor por ações concretas.

“O que o presidente Lula anunciou é uma vitória parcial da luta dos caminhoneiros. Agora é preciso garantir execução, prazos e fiscalização nas concessões para que não fique só no papel”, afirmou Wallace Landim, conhecido como Chorão, uma das principais lideranças da categoria.

Fonte: Transporte Moderno 

Modal Expo supera expectativas e 2ª edição está confirmada para 2026

Notícias 06 de junho de 2025

Com público de mais de 7 mil visitantes nos três dias de evento, a Modal Expo 2025 encerrou na noite desta quinta-feira (05) superando as expectativas da organização e gerando mais de R$ 65 milhões em negócios futuros. O sucesso da feira já garantiu a confirmação da segunda edição para 2026, novamente no Pavilhão de Carapina.

Já em sua primeira edição, a feira contou com a participação de visitantes de 22 estados, reforçando a amplitude do projeto, dando visibilidade ao Espírito Santo e apresentando seu potencial econômico para todo o País.

Para o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, “sem dúvida alguma o evento foi muito maior do que a expectativa que tínhamos. Tivemos mais de duas mil pessoas no primeiro dia. Todos os estandes comentaram que tiveram negociações, o número de visitas foi enorme, assim como as vendas e realizações de grandes negócios”.

Idalberto Moro, do Sincades, foi ao encontro das palavras de Teixeira. “A Modal Expo nasceu com uma missão clara: ser um espaço estratégico de inovação, networking e desenvolvimento, reunindo soluções, tecnologias e ideias que impulsionam a eficiência logística em toda a cadeia produtiva. Durante os últimos três dias, pudemos ver, na prática, que a força do setor está na sua capacidade de abastecer e transformar, mas, acima de tudo, no espírito de cooperação que nos une”.

E Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, completou. “Realizamos muito mais do que uma feira, proporcionamos um espaço estratégico de conexão entre o setor produtivo, os operadores logísticos, os agentes públicos e os investidores”.

Parklog e e-Trânsito entre os destaques do último dia

Um dos destaques da programação foi o painel “Parklog/ES: o complexo intermodal que transformará o Espírito Santo no principal polo logístico do Brasil”, que apresentou as iniciativas e os investimentos que estão reposicionando o estado no cenário nacional.

O debate contou com a participação do subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional do Governo do Espírito Santo, Celso Guerra; do diretor da Portocel, Alexandre Billot; do gerente de Desenvolvimento Empresarial da Findes, Luis Claudio Montenegro; do presidente da Amear, diretor do Sindipacel e executivo de Relações Corporativas da Suzano, Alan Mori Brito; e do diretor da Imetame, Bruno Carlesso. Eles detalharam como a região de Aracruz, no norte capixaba, se prepara para receber mais de R$ 5,5 bilhões em investimentos até 2026, com destaque para o Porto da Imetame, que ocupará uma área de 1 milhão de m² e terá operações iniciadas em 2026.

Também foram apresentados os planos de diversificação do Portocel, que amplia seu escopo de atuação para além da celulose, incluindo produtos como veículos elétricos e café. A proposta do Parklog é integrar portos, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais, consolidando o Espírito Santo como um hub logístico nacional e internacional.

“O Parklog será o primeiro modelo no mundo em que a gestão será feita de forma privada, mas que assume um interesse público junto ao estado”, destaca Montenegro.

Outro destaque do dia foi o e-Trânsito, dispositivo eletrônico que visa a agilizar o fluxo de cargas, simplificar rotinas, otimizar recursos humanos e aprimorar o controle fiscal nas operações de comércio exterior pelos portos capixabas. O projeto entrará na fase de testes a partir de 1º de julho. A tecnologia elaborada por pesquisadores do Ifes tem aspecto semelhante a um cadeado e será acoplada em unidades de cargas com o intuito de monitoramento em tempo real pela Receita Federal do Estado.

O projeto é resultado de parceria entre Sindiex, Sincades e a Associação das Empresas Permissionárias de Recintos Alfandegados. As primeiras tratativas ocorreram em 2022, envolvendo o Sindiex, Alfândega do Porto de Vitória, Governo do Espírito Santo, Fapes, Ifes, e contando com o apoio de entidades como Transcares, Sindirochas, Centrorochas, APRA e CCCV.

Expositores garantem presença em 2026

Empresas que participaram da Modal Expo comemoram os negócios fechados, o networking e a qualidade do público, e muitas já confirmaram retorno na edição de 2026.

“A Modal Expo foi uma vitrine estratégica para reforçarmos o papel do gás natural e do biometano na transição energética do transporte. Mostramos que já existe uma ampla oferta de ônibus e caminhões a gás no mercado, com tecnologia de ponta e alta autonomia, além de uma infraestrutura de abastecimento pronta no Espírito Santo para apoiar uma mobilidade mais sustentável e de baixo carbono. Um primeiro evento de muito sucesso e que pode contar com a ES Gás em 2026", ressaltou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.

Para a Portocel, a Modal Expo 2025 representou uma plataforma estratégica, especialmente na promoção e integração de diferentes modais, além de reunir os principais players do setor.

“Para nós, é também uma oportunidade de fortalecer parcerias, compartilhar experiências e ampliar o diálogo com empresas, instituições e agentes públicos que, assim como Portocel, estão comprometidos com a eficiência operacional, a sustentabilidade e a competitividade. Participar da Modal Expo é estar conectado ao presente e, sobretudo, engajado na construção do futuro da logística capixaba e nacional”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Portocel.

Na mesma linha, Gustavo Serrão, CEO da Vports, reforça o papel da feira para o desenvolvimento logístico do estado. “A realização da Modal Expo foi um movimento importante no sentido de estimular o diálogo, a integração, as parcerias e de gerar negócios e oportunidades em prol de um objetivo que deve ser comum: fortalecer o Espírito Santo como um hub logístico estratégico para o país. Ao participar do evento como painelistas e expositores, tivemos a chance de apresentar o que temos feito com foco nesse objetivo: os investimentos em infraestrutura, as áreas que estamos trabalhando para desenvolver, os esforços no sentido de viabilizar novos negócios, nossa preocupação em crescer a partir do pilar da sustentabilidade em seu conceito mais amplo, que é ambiental, sociocultural e econômico, e, acima de tudo, de nos colocar como agentes dispostos a trabalhar para gerar crescimento, eficiência, produtividade e representatividade para o estado.”

A Modal Expo 2025 foi realizada pelas organizadoras Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, junto à Liga de Marketing, a Modal Expo 2025 tem a promoção de: Transcares, Sindiex e Sincades; conta com os apoios de: Cesan (Patrocinador Master); Banestes (Patrocinador Diamante); Portocel (Patrocinador Ouro); Sicoob ES, Sesc ES, Senac ES, Caixa e Governo Federal (Patrocinadores Prata); ES Gás|Grupo Energisa, Banco do Nordeste e Governo Federal (Patrocinadores Bronze); Patrocínio: Confea Crea ES Mútua; Parceiros: Centrorochas e Sindliqes; Apoio institucional da Fecomércio CNC Sesc Senac, Fetransportes CNT Sest Senat, Findes, Sebrae ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Modal Expo

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