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Posicionamento da CNT sobre a possibilidade de aumento do percentual do biodiesel no diesel

Notícias 27 de fevereiro de 2023

Confira a nota à imprensa
 A Confederação Nacional do Transporte (CNT) alerta a sociedade sobre a grave ampliação da poluição atmosférica na hipótese de se aumentar o percentual de biodiesel no combustível de ônibus e caminhões no Brasil.
 Ao contrário do que se propaga, o aumento do percentual do biodiesel na mistura obrigatória ao diesel prejudica o meio ambiente, já que diminui a eficiência energética dos motores, aumentando o consumo. Isso faz com que os veículos passem a emitir mais poluentes, especialmente óxido de nitrogênio.
 A experiência da utilização de 13% de biodiesel ocorrida no passado já comprovou isso. Há diversos relatos de panes súbitas em ônibus e caminhões, que se desligaram sozinhos durante o funcionamento em rodovias. Isso pode provocar acidentes com vítimas fatais, o que preocupa todo o setor de transporte no Brasil.
 O eventual acréscimo do teor do biodiesel irá gerar custos adicionais ao valor do frete, que serão transferidos a toda população, traduzindo-se em acréscimos inflacionários e encarecendo ainda mais o transporte e, por consequência, os produtos consumidos e exportados.
 A CNT, dessa forma, convida os representantes da indústria do biodiesel, dos órgãos governamentais, da sociedade civil e da imprensa a participarem de estudos independentes que apontem o teor mais favorável da mistura para o meio ambiente e para o funcionamento dos motores, de forma a garantir segurança aos transportadores e aos usuários das rodovias Brasil afora.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual; SETCERGS

Confira as principais notícias do setor de transporte no Brasil e no mundo

Notícias 27 de fevereiro de 2023

Parlamento Europeu aprova proibição de veículos a gasolina e a diesel a partir de 2035.

O Parlamento Europeu aprovou, no último dia 14, o projeto de regulamentação que veda a venda de veículos novos com motores a gasolina e a diesel a partir de 2035. O texto histórico para os objetivos relativos aos rumos das mudanças climáticas europeias foi aprovado por 340 votos a favor, sendo 279 contrários e 21 abstenções. O documento prevê a redução a zero das emissões de CO2 dos veículos e das caminhonetes zero quilômetro na Europa, a partir de 2035. Essa medida significará o fim das vendas de veículos e utilitários leves novos com motores a gasolina e a diesel na UE (União Europeia) a partir da data, de tal modo como dos híbridos (combustível/elétrico), em benefício de veículos 100% elétricos.
A proposta foi apresentada à Comissão Europeia em julho de 2021. Agora, o Conselho terá de aprovar, formalmente, o texto para que ele entre em vigor. Esse é o primeiro acordo do "pacote climático" europeu, que visa diminuir as emissões de gases de efeito de estufa da UE em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com o ano de 1990.
 
Falta de chips condutores interrompe produção da Volkswagen no Brasil

As unidades da montadora Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) serão paralisadas por cerca de dez dias, a partir da próxima semana. Apenas a fábrica de Taubaté, também em solo paulista, seguirá produzindo durante o mês de fevereiro. Com isso, a montadora alemã concederá férias coletivas em São Bernardo do Campo, de 22 de fevereiro a 3 de março de 2023. A parada na produção já estava esquematizada desde o ano passado e faz parte da tática da Volkswagen de flexibilizar os processos produtivos devido à insuficiência de peças, o que vem comprometendo o setor automotivo nos últimos anos.
O principal fator é a distribuição de chips condutores, componente essencial para a fabricação de veículos, que sofreu um gargalo durante a pandemia da covid-19, dificultando a produção de montadoras em todo o mundo. Somado a isso, houve um aumento da demanda de semicondutores em empresas de eletrônicos de consumo, o que piorou a escassez das peças.
A Volkswagen já havia acelerado a produção nos últimos dias, para fornecer à sua rede alguns produtos durante o período de intervalo. Em 2022, a montadora, por duas vezes, deu férias coletivas em menos de um mês, além de ter reduzido a jornada e o salário dos empregados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) devido à falta de semicondutores.
 
Carcaças de aviões recolhidos no Aeroporto de Brasília

Após dez anos de espera, o novo Governo Federal conseguiu garantir a remoção das carcaças de aeronaves que estavam abandonadas no pátio do Aeroporto de Brasília. Os aviões começaram a ser retirados no último dia 14 de fevereiro. As aeronaves pertenciam a empresas aéreas que faliram e chegaram a ser alienadas em ações judiciais, sendo leiloadas em 2013. A manutenção dos antigos aviões no local gerava uma percepção de abandono para os passageiros que chegavam ao aeroporto Juscelino Kubitscheck, na capital. O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, procurou a Inframerica, operadora do Aeroporto, e o arrematador do leilão das aeronaves para solicitar a retirada delas.

 

Ponte entre Brasil e Argentina

As obras da ponte ligando Brasil e Argentina, entre as cidades de Porto Xavier (BR) e San Javier (ARG), estão próximas de virar realidade. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na última quarta-feira (8), por meio do Ministério dos Transportes e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a qual avaliza a preparação dos projetos da ponte internacional e, na sequência, a construção do empreendimento. Com 950 metros de extensão, a ponte que ligará o município gaúcho de 10 mil habitantes à cidade argentina passará sobre o rio Uruguai com investimento previsto em R$ 220 milhões. Os serviços serão iniciados após a aprovação dos projetos; e a obra inclui, também, os acessos em ambas as margens do rio.

 Trem de alta velocidade

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) consentiu o projeto que permite a construção e a operação de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. Calculado em mais de R$ 50 bilhões, o projeto será executado apenas com recursos privados e foi tornado público na última quarta-feira (22). O projeto será concretizado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil, que ganhou a autorização ferroviária para construir e explorar uma estrada de ferro entre as duas mais populosas cidades do país, por um prazo de 99 anos.

A linha férrea terá cerca de 380 km de extensão, com quatro estações inicialmente previstas – ele pararia em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ). Com o trem podendo atingir a velocidade de 350 km/h, o cálculo da duração de uma viagem entre o Rio e São Paulo é de 85 minutos.
Fonte: CNT

Mercado financeiro prevê crescimento da economia em 0,84% neste ano

Notícias 27 de fevereiro de 2023

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu de 0,8% para 0,84%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (27), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,5%, a mesma previsão há nove semanas seguidas. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, variou para cima, de 5,89% para 5,9% neste ano. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 4,02%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,8% e 3,75%, respectivamente.

Para 2023 a previsão está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro dos intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em janeiro, puxado principalmente pelo aumento de preços de alimentos e combustíveis, o IPCA ficou em 0,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

Com as projeções para a inflação acima das metas para 2023 e 2024, o BC prevê que os juros podem ficar altos por mais tempo que o previsto. A autarquia não descarta a possibilidade de novas elevações caso a inflação não convirja para o centro da meta definida pelo CMN, como o esperado, em meados de 2024.

Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic termine o ano em 12,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica cai para 10% ao ano. E para 2025 e 2026, a previsão é Selic em 9% ao ano e 8,5% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final de 2023. Para o fim de 2024, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,30.

FONTE: SETCESP

SETOR DE TRANSPORTE É ALIADO À DISSEMINAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Notícias 27 de fevereiro de 2023

ABTLP chama a atenção para a importância da participação em fóruns com entidades e autoridades do setor de regulação ambiental para propagar ações

No transporte rodoviário de cargas, especialmente no de produtos perigosos, há  diversas exigências e regulamentos, pois qualquer tipo de vazamento pode causar  danos ou apresentar riscos à saúde dos humanos e dos animais (terrestres e  aquáticos) e ao meio ambiente. A Associação Brasileira de Transporte e Logística de  Produtos Perigosos (ABTLP), que participa de fóruns com stakeholders e outras entidades e autoridades  do setor de regulação ambiental para disseminar ações aos seus associados sobre  questões ambientais, está capacitada a fornecer subsídios sobre inúmeras alternativas antipoluentes. “A ABTLP está habilitada a oferecer conhecimentos, tais como a utilização de veículos menos poluentes e com menor consumo de combustível por tonelada transportada; descarte e destinação adequada de resíduos, além de recuperação e reutilização de insumos como pneus, baterias e reuso de água  proveniente de limpeza externa”, afirma o vice-presidente da ABTLP, Sérgio  Sukadolnick.

COP-27 – Essas premissas de práticas sustentáveis têm eco na Conferência das Nações  Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que, em sua edição de 2022, estabeleceu um compromisso relativo ao Acordo de Paris de reduzir  em 37% as emissões de gases de efeito estufa até 2025 e em 50% até 2030.

A ampliação da utilização de fontes renováveis de energia e o avanço da  descarbonização, entre outros temas sustentáveis, também fazem parte dessas  ações. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial  (Aberje), até 2021, 95% das empresas brasileiras já contavam com governança ambiental,  social e corporativa (ESG) como prioridade em sua agenda organizacional.

Para especialistas, o cumprimento da agenda da COP 27 vai repercutir na economia brasileira, pois deve promover avanço aos  negócios verdes, ao meio ambiente, à saúde pública, à geração de empregos e a  investimentos nacionais e internacionais. A ABTLP, por exemplo, está por trás de inúmeras iniciativas ambientais marcando a sua posição no setor. “Apoiamos programas de premiação a boas práticas de sustentabilidade como o prêmio de sustentabilidade, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes  de Carga de São Paulo e Região (SETCESP). Além disso, disseminamos programas de boas práticas no transporte que contemplem itens que estabeleçam metas de  redução e realizamos ações que evitam danos ao meio ambiente, como o SASSMAQ  Rodoviário, Estação de Limpeza e Atuação Responsável da Abiquim e Comissão de  Manuseio e Transporte da Abiclor”, explica Sukadolnick.

Segundo ele, o Brasil é signatário do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e, como a  ABTLP é representante dos associados do segmento de transporte de produtos  perigosos no país, tem como dever cumprir as determinações da legislação e contribuir para a redução dos problemas climáticos causados pelo aumento da  poluição e uso de recursos naturais. A entidade ainda possui associados com o ESG implantado ou em fase de  implantação, e conta com o benchmarking para auxiliar nos projetos comuns ao  segmento, bem como mantém conversas com consultores e empresas para promover ações que irão beneficiar todos os parceiros.

FONTE: NTC&Logistica

Previsão para 2023: ecofrotas

Notícias 24 de fevereiro de 2023

Os setores de frota e o automobilístico recebem bastante pressão para criar mecanismos mais sustentáveis para a operação. Isso porque eles trabalham com um dos principais poluentes do meio ambiente: o CO2.

Sendo esse o maior desafio para os setores, é imperativo encontrar e adotar práticas que diminuam a emissão de gases poluentes até chegar o momento em que ela se torne zero.

Esse é um dos conceitos que formam a ecofrota, uma frota sustentável. Porém o termo se relaciona a três pilares:

Ambiental → Análise do impacto da frota no meio ambiente, balanceando o aumento das iniciativas positivas com a redução das práticas nocivas, principalmente a emissão dos gases poluentes.

Social → Produzir impactos positivos para sociedade de modo geral, promovendo a ampliação do acesso às tecnologias e práticas sustentáveis, bem como o investimento em pesquisas.

Econômico → Equiparar as práticas sustentáveis à economia da operação. Ser amigo do meio ambiente costuma trazer redução nas despesas, mas esse critério vem sendo estudado para ganhar mais expansão.

A previsão para 2023 é que mais frotas sejam convertidas em ecofrotas, não apenas pelo apelo sustentável, mas também pelos benefícios que esta conduta acarreta.

Uma delas é a redução nos custos com combustíveis e com manutenção, pois a ecofrota organiza sua operação para que não haja a necessidade de muitos veículos trafegarem pelas vias, mas essa organização é feita de uma forma que não prejudica a qualidade do serviço. E isso revela outro benefício, pois pensar nos impactos socioambientais abre oportunidades para que a frota adote práticas mais eficientes.

Também é importante considerar a disseminação dos biocombustíveis associados à diminuição dos gases poluentes, aumentando a pressão para uma regulamentação mais rigorosa para o setor.

Além dos combustíveis alternativos, a previsão para 2023 é que haja um aumento na circulação de carros ecológicos, como os elétricos, por exemplo. Até novembro do ano passado, a venda desse tipo de veículo representou um aumento de 63% em comparação ao ano anterior.

Além dos carros elétricos, os conectados e os autônomos também representam novas tecnologias no setor. Eles estão acompanhados da expansão do 5G e das inovações nos sensores.

Tecnologias para 2023

A expansão do 5G é a principal certeza para 2023. Até o final do ano passado, a rede foi disponibilizada nas capitais e no Distrito Federal, mas a previsão é que até 2025 a rede chegue a todas as cidades com mais de 500 mil habitantes.

O avanço do 5G impacta no setor automotivo, o que consequentemente influenciará as frotas. Ele vai trazer uma conexão 100 vezes mais rápida que o 4G, permitindo que a conexão entre os automóveis seja muito mais eficaz.

Isso vai se refletir em tecnologias como a cidade conectada, na qual os automóveis, os sistemas de trânsito e as sinalizações funcionem como um só, trazendo mais autonomia para os veículos.

Junto de outras inovações, como o sensor LiDAR, o veículo conseguirá simular algumas ações humanas na direção, como frear, ultrapassar, acelerar e até estacionar. Em uma cidade conectada, por exemplo, o carro teria a capacidade de frear sozinho quando o sinal ficasse vermelho.

O sensor LiDAR é uma das tecnologias que vai permitir ao automóvel o reconhecimento de outros elementos no trânsito. Como ele é um sensor parecido com o sonar, mas com emissão de pulsos de luz em vez de som, o LiDAR detecta outro veículo muito mais rapidamente.

Ainda como previsão para 2023, essas tecnologias permitirão que os carros operem serviços como viagens por aplicativos de forma autônoma. Eles iriam até o solicitante e o levaria ao destino, sem um condutor ao volante. Devido à conexão estável da rede 5G, estes automóveis seriam monitorados por uma central, que poderiam controlá-los remotamente também.

Sistemas avançados na gestão de multas e condutores

Outra tendência para 2023 é o aumento na disseminação dos sistemas avançados na gestão de multas e condutores, o que antes era feito por meio de excel ou anotações em papel.

As vantagens da adoção do sistema são significativas para o gestor. A primeira delas é a economia de tempo, que pode chegar até 80% do que é utilizado na operação. Imagine só, você, gestor, com todo esse tempo desbloqueado para se dedicar às outras atividades da sua frota?

Essa economia também subentende a eliminação da burocracia, pois o sistema vai reunir e centralizar todas as multas de trânsito e os dados da CNH dos condutores em uma única plataforma. Você não vai mais precisar entrar em cada site de cada órgão de trânsito para consultá-las.

Além disso, há também a redução nos custos com multas. Como o sistema traz as infrações de forma mais ágil que os Correios, você vai poder quitá-las antes do vencimento com desconto e ainda não sofrerá com juros e moras.

Essas são apenas algumas das características que fazem o sistema de gestão avançada de multas e condutores compor a previsão para 2023. Mais frotas vão aderir essa tecnologia para aprimorar sua gestão, e as que não o fizerem, ficarão atrasadas.

Antecipe-se ao mercado e conheça agora mesmo a nossa plataforma avançada de gestão de multas e condutores. Basta entrar em nosso site e conferir suas características e vantagens.

Fonte: Blog Frota 162

Deu frutos! Comjovem-ES visita a Biancogrês e identifica métodos que podem ser replicados

Notícias 24 de fevereiro de 2023

A Comjovem-ES já “engatou a primeira” e iniciou os trabalhos com uma visita técnica à Biancogrês, na manhã da sexta-feira, 13 de fevereiro. Na empresa, que atua no segmento de pisos e porcelanatos e fica no município da Serra, o grupo conheceu suas práticas inovadoras da expedição e necessidades logísticas. Além do coordenador, Roberto Fabiani, e do vice-coordenador, Philipe Cortes, o encontro contou com a presença de outros seis participantes – Suellen Reis (Truck Pag), Rodrigo Sant´ Ana (Service Logic), Mirela Bragança (Fatran Transportes), Camila Pretti (PHT Transportes), Fabio Zampirolli (Imarcal) e Mariana Figueira (Lamberti e Figueira Advogados) –, e o número foi considerado bom por Fabiani, justamente por se tratar do primeiro compromisso oficial do ano.

“E quem foi, saiu de lá bastante entusiasmado. Além de termos realizado mais uma meta da Comjovem Nacional, estabelecemos um novo relacionamento com o embarcador e identificamos novos métodos de gerenciamento de rotina que podem ser replicados em nossas empresas”, argumentou.

A visita durou uma hora e meia, e neste período, os integrantes da comissão capixaba viram de perto como funciona a tecnologia embarcada na expedição, o portal do transportador, as docas e carregamentos, os setores de conferência e liberação de veículos, além de conhecerem a estrutura administrativa e logística.

“No tocante à estrutura logística, tivemos acesso à entrada, saída e armazenagem de produtos”, destacou o coordenador, elencando as práticas de controle e expedição, com agendamento online, agilidade no carregamento e conferência por leitora, e o dashboard interativo sobre as metas do dia das linhas de produção como os detalhes  que chamaram mais a atenção do grupo.

A Comjovem-ES voltará a se reunir dia 8 de março, num evento online compartilhado com a Hedge Consultoria Tributária e Roberto Fabiani dá spoiler: uma nova visita técnica está sendo organizada para abril.

Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Imprensa do Transcares

Pesagem no transporte rodoviário de cargas requer atenção, aponta executivo

Notícias 24 de fevereiro de 2023

Adequar a distribuição da mercadoria no interior dos veículos torna-se necessário para as  operações estarem de acordo com as fiscalizações

O debate em torno da pesagem bruta ou por eixo no transporte rodoviário de cargas  (TRC) ainda acarreta discussões relevantes no cenário atual para empresários e  transportadoras do setor. A pauta ganha mais força por o modal representar extrema  importância econômica, já que também corresponde por mais de 60% da  movimentação de mercadorias no país, segundo a última pesquisa da Confederação  Nacional do Transporte (CNT).  

Nesse sentido, o TRC ainda enfrenta algumas dificuldades que interligam os assuntos  voltados a essa discussão, principalmente para os tipos mais frequentes de transporte  no modal rodoviário, como o escoamento de produtos originários do agronegócio e o  ramo alimentício. 

A distribuição do peso do produto nos veículos pode ser alterada devido a muitos  caminhões ainda não serem adaptados para reduzir a movimentação da mercadoria  em seu interior ao desviar de buracos e avarias nas pistas, ocasionados pela falta de  infraestrutura nas rodovias e estradas brasileiras. 

Conforme aponta a última pesquisa realizada pela CNT, no ano passado, 66% das  estradas e rodovias brasileiras foram classificadas como ruins ou péssimas, levando  em consideração a necessidade de um planejamento estatal de investimentos 

conforme salientado este ano na “Lista de Alto Risco na Administração Pública  Federal” do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Além de esse tópico já ser muito reforçado pelas entidades do setor, empresários  como José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do  Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), reforçam as principais necessidades de atenção referente as  pesagens: “Acredito que o grande problema relacionado ao balanço da carga  enfrentado pelo transportador hoje está vinculado ao carregamento no cliente, onde  o conjunto é pesado como um todo e não por eixo, o que seria mais apropriado”,  aponta o executivo. 

Diante disso, a legitimação do controle do peso bruto nas operações e nas  embarcações é dificultada e afeta também a pesagem por eixo. Assim, as  transportadoras precisam realizar um acompanhamento estreito no momento do  carregamento para estar em dia com as legislações e com as responsabilidades  fiscais. 

Nessa premissa, além dos recursos tecnológicos embarcados nos veículos atuais e  nos equipamentos rodoviários mais modernos, José Alberto também indica o que é  feito na Anacirema Transportes para obter esse controle: “Adequamos os  equipamentos para obtermos a melhor distribuição de peso possível por eixo, e  nossos profissionais são orientados a acompanhar a distribuição de carga quando ela  não ocupa todo espaço do implemento. Além disso, o peso médio das cargas que  transportamos nem sempre chega à totalidade da capacidade de peso, o que nos  auxilia nessa vistoria”. 

Com isso, uma vez identificadas as principais preocupações da pesagem para o  transporte rodoviário de cargas, as fiscalizações e autuações também precisam ser  efetuadas corretamente e de maneira justa como forma de identificar o transportador  que esteja ultrapassando a tolerância máxima do peso total do veículo e a do peso  por eixo de acordo com as leis impostas para o setor.  

“As fiscalizações e autuações devem ser realizadas, mas há de se ter um bom senso  por parte do órgão fiscalizador, uma vez que há variações de peso aferido entre as  praças de pesagem no trajeto realizado, além da margem de erro”, afirma José  Alberto.  

Como resultado, será possível realizar uma melhor observação dos fatores que mais  influenciam essa tomada de decisão no que diz respeito à análise da pesagem no  transporte rodoviário de cargas. Dessa forma, o executivo finaliza: “Se existe uma lei,  ela deve ser respeitada. O excesso do peso bruto total combinado (PBTC) deve ser  combatido, pois pode comprometer a segurança viária, ocasionando acidentes. O  excesso de peso por eixo pode ser mitigado se houver melhor orientação da distribuição de carga durante a operação de carregamento e não contar a tolerância  permitida pela lei, sendo uma questão de responsabilidade do transportador”.
Fonte: SETCESP

Quer reduzir multas de trânsito? Conheça o Frota 162!

Notícias 17 de fevereiro de 2023

Uma startup do ramo de tecnologia que já é parceira da Fetranscesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina) e da Abralog (Associação Brasileira de Logística) acaba de chegar ao Painel de Mantenedores do Transcares. Com sede em São Paulo, a Frota 162 é uma plataforma focada em otimização das atividades sobre multas e condutores, cujo objetivo é reduzir custos e demandas operacionais burocráticas. Resumindo, o trabalho da empresa é simplificar a gestão das multas e de quem dirige.

De quem forma isso é possível? Por meio de um sistema integrado a todos os órgãos de trânsito espalhados pelo Brasil. E os números da empresa falam por si. Em um ano, mais de 200 mil transações foram realizadas, mais de 1 milhão de consultas entregues. Atualmente, a empresa é responsável pela gestão de mais de 30 mil placas.

“Automatizamos o processo de multas das empresas de transportes e este é um serviço que gera muitos benefícios, dentre eles a possibilidade de pagar multa com desconto, indicação de condutor para evitar multa de agravo e redução em 80% no tempo que as pessoas investem neste processo quando ele é feito de forma manual. Além disso, oferecemos informações sobre IPVA e pontuação de CNH, o cliente pode montar seu recurso dentro da própria plataforma e fazer o pagamento. Ou seja, o Frota fecha o ciclo completo de gestão de multas. Nosso objetivo é que, por meio da transformação digital, as empresas de frota consigam reduzir os custos com multas de trânsito”, explica o fundador sócio Paulo Santaniello, que está à frente da empresa com Marcelo Lemos e o venezuelano Pedro Sanches.

Profissional com formação em Gestão Comercial e especialidade em Marketing e Growth (subcampo do marketing focado no rápido crescimento de uma empresa), Santaniello é rápido ao falar da grande vantagem oferecida pelo Frota 162 aos seus clientes: tempo! Segundo ele, ao melhorar todo o seu processo documento por meio da tecnologia, a empresa volta seu olhar para as demandas efetivas da operação.

“O transportador tem muita coisa para gerir e ao tirar o foco da gestão de multa e dos condutores ele permite que sua equipe foque em atividades realmente essenciais. Some-se a isso o fato de que a plataforma antecipa informação – quem não tem, portanto, fica vulnerável! – e que ao resolver tudo na plataforma eliminamos papel e, assim, mantemos uma responsabilidade ambiental”, considera.

O Frota, cuja cartela de clientes conta com empresas como Fedex, Gafor e Rodonaves, vai estar na Intermodal South America, considerada o principal evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior destinado aos profissionais do setor logístico. A edição deste ano vai ser realizada de 28 de fevereiro a 2 de março, no São Paulo Expo.

 

Quer saber mais sobre o Frota 162? Acesse o site e confira! https://frota162.com.br/

 

 Fonte: Assessoria de Imprensa Transcares -

Novo Porto de Vitória divulga novas regras de acesso à Portaria Principal de Capuaba. Acesse aqui e confira!

Notícias 17 de fevereiro de 2023

Segurança, produtividade e qualidade. Estas são as três palavras que têm sido usadas pelo Porto de Vitória para justificar as novas normas vigentes aos operadores portuários. São  procedimentos de acesso aos portões, de cadastramento, vestimentas e sobre o transporte coletivo que passou a ser fornecido aos usuários desde o dia 2 de fevereiro, entre a rotatória de Capuaba até a Portaria Principal.

Para facilitar as boas práticas e a rotina, o Porto de Vitória emitiu um Comunicado Oficial ao Mercado em que explica as novas normas e pede o apoio de usuários e clientes:

“O Porto de Vitória tem trabalhado para oferecer um Porto mais produtivo, seguro e com maior qualidade na prestação de serviço. Sabemos que nossos objetivos somente serão alcançados com o apoio de nossos usuários e clientes. Por isso, queremos compartilhar algumas dicas e informações importantes”, diz o comunicado.

Você, transportador, é operador logístico portuário? Então, acesse os arquivos abaixo e fique por dentro das normas em vigor!

 

Comunicado 1

Comunicado 2

 
Assessoria de Imprensa do Transcares - Anna Carolina Passos

 

Restrições de Tráfego de Veículos e Combinações de Transporte de Cargas

Notícias 16 de fevereiro de 2023

 

RESTRIÇÕES DE TRÁFEGO DE VEÍCULOS E COMBINAÇÕES DE TRANSPORTE DE CARGAS IMPOSTAS PELA PRF|ES PARA O PERÍODO DE CARNAVAL E OUTRAS DATAS

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 16/02/2023 | Edição: 34 | Seção: 1 | Página: 31

Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Polícia Rodoviária Federal/Superintendência Regional no Espírito Santo

PORTARIA SPRF-ES/PRF Nº 31, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2023

Dispõe sobre levantamento das restrições impostas ao tráfego de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito e suas alterações, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito - AET ou Autorização Específica - AE, em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2023.

O SUPERINTENDENTE SUBSTITUTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL NO ESPÍRITO SANTO, designado pela Portaria nº 06, de 04 de janeiro de 2023, do Excelentíssimo Senhor Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas da Subsecretaria de Administração da Secretaria Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União em 05 de janeiro de 2023, usando das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria nº 224, de 05 de dezembro de 2018, publicada no D.O.U de 06 de dezembro de 2018, do Senhor Ministro da Segurança Pública,

CONSIDERANDO o que determina os artigos 1°, 2°, 20 e § 1º do artigo 269, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como as Resoluções Contran nº 942/2022, nº 735/18, nº 812/21, 882/21 e nº 899/22 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Resolução DNIT nº 01/2021;

CONSIDERANDO o teor do Parecer nº 340/2012/CEP/CONJUR-MJ/CGU/AGU, bem como o disposto nos Processos SEI/PRF nº 08650.015497/2019-36, nº 08650.011897/2018-91, nº 08650.003563/2017-63 e nº 08650.000274/2011-17;

CONSIDERANDO como sendo projeto institucional de governo as metas de redução dos índices de mortos por grupo de veículos e dos índices de mortos por grupo de habitantes para cada um dos Estados da Federação e para o Distrito Federal, de que trata a Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) em consonância com a resolução Contran nº 870/21;

CONSIDERANDO a delegação contida na Portaria DIOP/PRF Nº 217, DE 22 DE SETEMBRO DE 2022 (43937948);

CONSIDERANDO o aumento significativo do fluxo de veículos de passageiros durante os feriados e festas nacionais e regionais nas rodovias e estradas federais e que compete à Polícia Rodoviária Federal executar ações de prevenção de acidentes de trânsito estabelecendo, inclusive, horários de circulação para veículos especiais;, resolve:

Art. 1º Proibir, na forma do Anexo à presente Portaria, no âmbito da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, o trânsito de Veículos ou Combinações de Veículos, passíveis ou não de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

Largura máxima: 2,60 metros;

Altura máxima: 4,40 metros;

Comprimento total de 19,80 metros;

Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 57 toneladas.

  • 1º A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).
  • 2º A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples.

Art. 2º O descumprimento desta Portaria constitui infração de trânsito (Código 574-61), prevista no artigo 187, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Parágrafo único. O veículo autuado estará liberado para circulação quando do término do horário da restrição.

Art. 3º Os casos omissos serão dirimidos pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, com subsídios fáticos e técnicos dos Chefes de Delegacias.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ANEXO I

EMERSON ANDER MILANEZI

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Lira formaliza criação de grupo de trabalho da reforma tributária

Notícias 16 de fevereiro de 2023

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formalizou, nesta quarta-feira (15), o grupo de trabalho para analisar a proposta de reforma tributária em andamento na Casa.

O colegiado terá 90 dias para se debruçar sobre a proposta, negociá-la com o governo federal e concluir os trabalhos. A ideia do grupo é que sirva de base para a discussão do texto antes que ele seja levado ao plenário da Câmara.

O grupo será formado por 12 deputados federais de diferentes partidos. O coordenador será o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e o relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

A reforma tributária vem sendo encarada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma das prioridades para este primeiro ano de gestão.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criou uma secretaria especial na sua pasta para coordenar justamente as discussões sobre a reforma. O secretário é o economista Bernard Appy, que é justamente um dos idealizadores da proposta em tramitação na Câmara dos Deputados.

O grupo de trabalho não tem o caráter decisório de uma comissão, por exemplo. O texto a ser elaborado pelo grupo não será necessariamente votado. O objetivo é amparar as discussões sobre o assunto na Câmara antes que o texto seja levado ao plenário da Casa.

Investimento do DNIT na recuperação da BR -158, irá beneficiar o transporte de cargas rodoviário

Notícias 16 de fevereiro de 2023

Serão efetuados serviços de recuperação total do pavimento e sinalização completa do trecho de oito quilômetros de BR -158, até meados de abril.

Segundo o DNIT, serão investidos 7 milhões de reais e os serviços realizados na rodovia vão restabelecer o funcionamento total da rodovia, desfazendo os pontos críticos e dando mais segurança e conforto aos usuários da BR – 158, no Rio Grande do Sul.

Duplicação das BRs 158 e 287

O Departamento também está executando a obra de duplicação do trecho urbano das BRs 158 e 287, em Santa Maria. Estão sendo realizados serviços de sinalização do viaduto do castelinho e implementação de faixas de pedestre e sinalização do segmento.

Impactos no transporte rodoviário de carga

Toda melhoria realizada em rodovias, melhora a qualidade do transporte de cargas. Pistas bem sinalizadas e com um calçamento, além de trazer segurança para os motoristas, proporcionam agilidade nas viagens.

Quando há buracos na rodovia, o caminhoneiro é obrigado a reduzir a velocidade, impactando na entrega da carga; por isso, torcemos para que mais rodovias brasileiras recebam as melhorias que estão sendo feitas na BR -158.

Fonte: NTC&Log

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