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Uma nova categoria de equipamentos para proteção de veículos e cargas com dupla camada de blindagem de aço no motor.

Notícias 16 de fevereiro de 2023

A FENATRAN 2022 mostrou caminhões com custos de aquisição que ultrapassam a barreira de R$ 1 milhão e incorporam tecnologias extremamente sofisticadas, acrescentando ainda mais atrativos aos bandidos que atuam no roubo de caminhões e cargas.

Uma crescente preocupação dos transportadores é com a proteção de ativos tão valiosos, uma vez que, não somente esses ativos estão mais caros e de difícil reposição, como o roubo de caminhões tem crescido nos últimos meses.

Os sistemas convencionais de proteção através da interrupção de circuitos elétricos, além de serem facilmente burlados, não são adequados para o atual nível de eletrônica embarcada existente em todas as marcas e modelos de caminhões, exigindo formas de imobilização que sejam compatíveis e integradas aos sistemas eletrônicos do caminhão.

A Imobilização Eletrônica, desenvolvida e patenteada pela 3S Tecnologia, se consolida como a melhor solução do mercado, com índices inéditos de recuperação que ultrapassam 98,7%.  Após 06 anos desde o seu lançamento, tem a sua eficácia comprovada através da ação efetiva em mais de 500 casos de tentativas de roubo de casco e carga, está presente em mais de 2.000 transportadores, com cerca de 40.000 unidades comercializadas e centenas de milhões de reais recuperados. É a única no mercado totalmente eletrônica e sem o uso de relés, que atua diretamente na eletrônica do caminhão de maneira segura e sem comprometer a garantia.

Conforme explica o sócio-diretor da 3S Tecnologia, Eng. Clovis Augusto Manfio: “É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura, foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há 06 anos e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas. Trata-se de um sistema de redundância independente do rastreador principal, que proporciona uma imobilização efetiva automática, que não pode ser revertida pelos ladrões sem o uso de peças específicas, ferramentas especiais e muito tempo disponível”.

É consenso no mercado que os bandidos conhecem os processos e as tecnologias utilizadas no Gerenciamento de Riscos e estão preparados para a desativação dos sistemas, utilizando os bloqueadores de sinal – jammers e desativando fisicamente os equipamentos. No momento em que um motorista é abordado e o caminhão fica em poder dos bandidos, é fundamental dispor de tecnologias que atuem de forma automática, detectando a ameaça e imobilizando o caminhão. Um caminhão imobilizado de forma efetiva, que impõe aos bandidos horas para a desativação, coloca uma barreira praticamente intransponível para a continuidade do roubo, preservando o caminhão e a carga.

Como resultado da evolução tecnológica a 3S apresenta o Imobilizador 3S 2.0 Super Shield, que foi desenvolvido baseado na experiência dos milhares de imobilizadores 3S 1.0 instalados e em novas tecnologias desenvolvidas e patenteadas pela 3S Tecnologia. O objetivo é frustrar tentativas de roubo de cargas e veículos através da imobilização efetiva do motor, protegida por uma dupla blindagem de aço. A imobilização é acionada automaticamente na tentativa de violação da instalação ou fraude, na detecção do uso de Jammer, remotamente com o envio de comando e na violação de rotas e cercas eletrônicas. A função de detecção de Jammer é 150 vezes mais precisa que o padrão de mercado, minimizando o impacto nas operações causados por “falso Jammer”, tão comum nos sistemas convencionais.

O engenheiro Clovis Manfio fala sobre o futuro observando que: “O crescimento sustentado do negócio com a oferta de produtos e serviços de grande retorno para os nossos clientes, norteiam a empresa desde o início e seguirão como base para o futuro. A proximidade com o cliente no dia a dia e o relacionamento com os sindicatos do TRC, aliados ao uso de novas tecnologias e investimentos da 3S Tecnologia em P&D, garantem que nossa oferta ao cliente estará sempre atualizada e entregando o resultado desejado pelos transportadores”.

 

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ANTT realiza sessão híbrida da audiência pública sobre Vale-Pedágio

Notícias 14 de fevereiro de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta segunda-feira (12/2), a sessão híbrida da Audiência Pública nº 2/2023, que trata da proposta de revisão e atualização da Resolução nº 2.885/2008. A norma estabelece as regras para o vale-pedágio obrigatório e institui os procedimentos de habilitação de empresas fornecedoras em âmbito nacional, aprovação de modelos e sistemas operacionais, as infrações e suas respectivas penalidades.

A revisão e atualização da Resolução nº 2.885/2008 visa garantir maior segurança jurídica, estabelecer procedimentos que objetivem agilizar a operacionalização da emissão/utilização do vale pedágio obrigatório, estabelecer premissas para os modelos de meios de pagamento utilizados na emissão do vale pedágio obrigatório, adequar o regulamento para a incorporação de dispositivos relacionados a outros atos normativos interferentes, possibilitar processos de fiscalização mais ágeis e efetivos, além de coibir a concorrência desleal e permitir a ampla participação do setor regulado, por meio de processos de participação e controle social.

A sessão pública híbrida da Audiência Pública nº 2/2023 contou, ao todo, com 15 manifestações orais. As contribuições escritas ao estudo ainda poderão ser feitas até as 18h do dia 12/3.

Informações específicas sobre a matéria e orientações sobre os procedimentos estão disponíveis, na íntegra, pelo link Participação Social – Audiência Pública nº2/2023. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap002_2023@antt.gov.br.

Para saber como contribuir, assista ao tutorial do Sistema ParticipANTT.

Fonte: Setcesp

Informe da CNT apresenta a formação do novo Congresso Nacional

Notícias 14 de fevereiro de 2023

A CNT disponibilizou, na última  quinta-feira (9), a nova edição do informe Especial CNT. A publicação apresenta a composição das Mesas Diretoras eleitas e os líderes partidários já indicados para a 57ª legislatura. Também detalha as bancadas formadas e o número de parlamentares em cada partido.

Os temas de grande importância para o país passam pelo Congresso Nacional. Bicameral, o nosso sistema legislativo é desempenhado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, que se alternam nos papéis de casa iniciadora e revisora de Projetos de Lei, entre outras atribuições. Além de legislar, os parlamentares são agentes políticos – e a forma como se distribuem em situação e oposição afeta diretamente a governabilidade e a relação com os demais Poderes da República.

Para acompanhar a tramitação de assuntos afetos ao setor transportador, é útil conhecer a composição das Casas, suas presidências e lideranças, bem como as diversas Comissões e os ritos regimentais. Parte desse cenário ficou mais claro em 1° de fevereiro, quando foram eleitas os presidentes do Senado e da Câmara.

Acesse o  Especial CNT – O Novo Congresso Nacional.
Fonte: NTC&Logística

Prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 será de 15 de março a 31 de maio

Notícias 14 de fevereiro de 2023

A Receita Federal informa que, a partir desse ano, o período de entrega das declarações do imposto de renda da pessoa física (DIRPF/2023) acontecerá no período de 15 de março a 31 de maio.

A alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

Para o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, “como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados. A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”.

As novas regras da DIRPF/2023 serão anunciadas, em coletiva à imprensa, no dia 27/2. O aviso de pauta será enviado nos próximos dias.

Fonte: Receita Federal

Periculosidade: tanque suplementar aguarda tramitação no Senado Federal

Notícias 14 de fevereiro de 2023

O Projeto de Lei 1949/2021, de autoria do Deputado Celso Maldaner (MDB/SC), altera o art. 193 da CLT para não caracterização de tanque suplementar nas atividades periculosas. A matéria, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados, aguarda tramitação no Senado Federal.

O substitutivo em análise altera legislação para estabelecer que as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustíveis originais e suplementares dos veículos – para consumo próprio – não serão consideradas como atividades ou operações perigosas que impliquem riscos ao trabalhador, a ponto de constituir direito ao adicional de periculosidade.

Ademais, estabelece a mesma lógica para os veículos de carga e de transporte coletivo de passageiros, as máquinas e ainda os equipamentos de refrigeração de carga.

Aqui, íntegra do texto que será analisado.

Situação: Aguardando despacho às comissões pela Presidência do Senado.

SETCERGS | Eixo Relações Institucionais

CONET DIVULGA INCT DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

Notícias 13 de fevereiro de 2023

Estudos do DECOPE indicam a inflação do TRC

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística responsável por estudos técnicos voltados à apuração de custos de transporte rodoviário de cargas e logística há 30 anos apurou, no ano de 2022 (doze meses), o impacto da variação dos preços dos insumos do serviço de transporte rodoviário de carga, que resultou em uma inflação média para o setor de:

– 17,01% para o segmento de carga lotação ou fechada (INCTL – Índice Nacional de Custos do Transporte de Carga Lotação) e,

– 10,60% para o segmento de carga fracionada (INCTF – Índice Nacional de Custos do Transporte de Carga Fracionada).

Contribui de forma significativa para estes números os aumentos dos principais insumos utilizados pelo setor:

É importante observar que estes valores do INCT se referem apenas a inflação dos últimos 12 meses, não refletem a defasagem do frete que persiste, reflexo dos aumentos fora do normal dos insumos pós Pandemia:

Apesar do INCT indicar uma inflação acima da oficial medida pelo IPCA (5,79%) em 2022, o que traz muita inquietação para o setor é o repasse dos aumentos dos últimos 2 a 3 anos, quando o INCT atingiu alta histórica:

E, é sempre bom lembrar a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como, frete-valor que está relacionado aos custos dos riscos legais da atividade e do GRIS que remunera os custos inerentes às medidas de combate ao roubo de carga e os custos decorrentes dele.

Cabe salientar que muitas vezes os custos eventuais (Generalidades), decorrentes de serviços inesperados tais como: devolução, reentrega, permanência de carga, estadias entre outros, podem ser superiores ao próprio frete peso. Uma situação que precisa ser tratada de forma adequada e rápida pelo mercado.

Concluindo, apesar da diminuição do ritmo dos aumentos o momento continua difícil, principalmente em decorrência da existência natural de incertezas com a mudança de governo, das consequências trazidas pela guerra que continua entre a Ucrânia e a Rússia, da taxa de juros básica que está alta, entre outras dificuldades.

Agravando ainda mais a situação, verifica-se um aumento da dificuldade na contratação de motoristas e autônomos e, além disso, permanece elevada a quantidade de empresas transportadoras que não conseguiram repassar aos seus fretes os aumentos dos últimos anos comprometendo bastante os seus caixas, razão pela qual, o alerta tem caráter vital para a preservação da saúde financeira bem como a capacidade de investimento para atender as demandas do mercado.

Enfim, é prudente e sensato que o transportador e seus contratantes acertem o mais breve possível o repasse da inflação do período e acabem com as defasagens existentes, a fim de manter a qualidade e a garantia dos serviços de transporte de forma sustentável.

São Paulo, 10 de fevereiro de 2023.

Fonte: SETCEMG

PRF faz mega operação com radares e drone em rodovias do ES

Notícias 13 de fevereiro de 2023

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início a uma mega operação viária com quase 100 radares nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo. As ações foram anunciadas na sexta-feira (10), durante coletiva de imprensa em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e Eco101, com apoio do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran). Esse movimento é apoiado diretamente pela Fetransportes, que contribui com a sua gestão, e seu representante no evento foi o superintendente do Transcares, Mario Natali. O consultor em Gestão e Segurança de Trânsito da Fetransportes, Marlonn Amorim, também participou.

A operação de choque da PRF, que foi iniciada na quinta-feira (9), tem como objetivo alertar o condutor para as condutas que mais agravam em caso de acidentes, coibir o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas.

Serão utilizados recursos audiovisuais para educação, drone, bafômetro, radares portáteis e radares fixos para ações operacionais.

Segundo a PRF, 87 novos radares fixo entram em operação na BR 101 e 10 radares portáteis serão utilizados nas demais rodovias. As BRs 262, 393 e 447 contam com radares fixos em operação, que são mantidos pelo DNIT.

Para as campanhas educativas, a PRF vai realizar cinema rodoviário em locais críticos de acidentes, quando condutores e passageiros assistem a vídeos de segurança e recebem orientação de conduta no trânsito, conscientização de condutores e passageiros de ônibus em terminais rodoviários e instalação de veículos acidentados nos postos da PRF, em forma de teatro educativo.

Para ampliação dos pontos de controle de velocidae, a Eco101 e a PRF vão iniciar operação de mais 87 radares fixos ao longo da BR 101. Os pontos passaram por estudo técnico e tiveram aprovação quanto ao uso do dispositivo como fator de redução de acidentalidade.

As demais rodovias federais também terão aumento de pontos de fiscalização de velocidade. A BR 262 vai receber operações com radares portáteis, assim como as BRs 259 e 393.

Drone vai identificar infratores

Para o monitoramento e fiscalização com uso de drone, a PRF iniciará o uso da tecnologia pela primeira vez no ES.

O equipamento será utilizado de forma complementar, na identificação de infratores para ultrapassagem e direção perigosa, sendo que os veículos serão abordados pelas equipes operacionais que farão a orientação do condutor e as autuações necessárias.

Para o gerente de Atendimento ao Usuário da Eco101, Christian Tanimoto Barros, “a operação em conjunto com a PRF é vital para a redução da gravidade de acidentes, tendo pela concessionária planejamento anual de ações, em direção ao conjunto apresentado pela PRF”.

As ações terão também participação da ANTT e DNIT, com melhorias viárias em infraestrutura e sinalização.

O Movitran apoia o plano apresentado pela PRF. Natali frisou que o formato integrando órgãos públicos, órgãos privados e cidadãos, fazendo alusão aos atores específicos do trânsito, busca na gestão e esforço legal a resposta para a segurança viária que a situação de emergência exige.

Fonte: Folha Vitória, com informações da assessoria de comunicação da FETRANSPORTES


Presidente Francisco Pelúcio participa da reunião do comitê de comunicação da NTC&Logistica

Notícias 10 de fevereiro de 2023

No dia 8 de fevereiro, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, participou da reunião híbrida do Comitê de Comunicação na subsede da entidade, em São Paulo. O encontro acontece duas vezes por ano, como parte da programação alternativa do CONET&Intersindical.

Na ocasião, a reunião foi coordenada pelo assessor de comunicação e imprensa, Rodrigo Bernardino, que na companhia de representantes das áreas de comunicação de sindicatos e federações puderam discutir assuntos de relevância para o melhor desenvolvimento.

Durante a abertura, Pelucio comentou a importância do trabalho realizado pelos profissionais do setor, “Sem o trabalho de vocês, seria impossível comunicar os desafios do setor. A NTC&Logística agradece a parceria e se coloca à disposição, principalmente em um ano onde teremos muitas atividades, e o trabalho de vocês será de grande importância para comunicar os acontecimentos”.

Na oportunidade, o presidente também comentou sobre as entidades que estão completando em 2023 aniversários especiais de fundação, e destacou a importância dessas comemorações para o crescimento do setor no Brasil.

Assuntos como o aprimoramento dos sites das entidades, melhor performance no Google, e as experiências em rede social com as mudanças constantes  dos algoritmos que impossibilita melhores resultados das publicações diárias, foram alguns dos temas debatidos. Também foi comentado sobre a agenda de eventos, organização das atividades e o direcionamento das informações do CONET&Intersindical para que o mercado transportador seja informado com rapidez das informações que serão divulgadas no evento.

“A NTC&Logística, por meio do presidente Pelucio e toda a diretoria, tem um olhar diferenciado para o desenvolvimento do processo de comunicação, sempre incentivando as trocas e o diálogo com as entidades, o que contribui bastante para o crescimento. Temos muito a melhorar, e evoluir, uma vez que nosso setor precisa de um melhor aprimoramento nos parâmetros de comunicação, principalmente no que tange às inovações. Com certeza reuniões como essas, e o melhor olhar dos sindicatos e federações para essa área tão necessária, fará com que nosso objetivo seja alcançado. Os assessores de todo o Brasil, vem fazendo a diferença, mesmo com estruturas pequenas, e ficamos felizes em trocar experiências, para o crescimento em conjunto do TRC  por meio da comunicação”, ressaltou Rodrigo.

A presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge também participou, juntamente com outros integrantes das entidades que compõem o Comitê, SETCOM, SETRAM, TRANSCARES, SETCERGS, FETRANSLOG, SETCARCE, SETCESC, SETCESP, FETCESP, SINDICAMP, SETCEMG, FETCEMG, SINDISAN, FETRANCESC e FETRANS

Fonte: NTC&Logística

Petróleo e gás natural batem recordes de produção em 2022

Notícias 09 de fevereiro de 2023

A produção anual média de petróleo e de gás natural bateu recorde no ano passado. A de petróleo ficou em 3,021 milhões de barris por dia (bbl/d), valor 2,47% acima do recorde registrado em 2020, quando atingiu 2,948 milhões de bbl/d. A produção de gás natural atingiu média anual de 138 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) em 2022, superando em 2,98% a marca de 134 milhões de m³/dia, observada no ano de 2021.

As informações constam do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em dezembro de 2022, a produção total foi de 3,955 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), sendo 3,074 milhões bbl/d de petróleo e 140,14 milhões m³/d de gás natural. No petróleo, houve queda de 0,7% na comparação com o mês anterior. Na comparação com dezembro de 2021, houve aumento de 8,3%.

No gás natural, a produção caiu 0,2% em relação a novembro e subiu 6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Pré-sal

A produção no pré-sal em dezembro foi de 2,986 milhões de boe/d e correspondeu a 75,5% da produção brasileira. Foram produzidos 2,347 milhões de bbl/d de petróleo e 101,56 milhões de m³/d de gás natural por meio de 135 poços. Houve aumento de 0,7% em relação ao mês anterior e de 10,2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No mês de dezembro, o aproveitamento do gás natural foi de 97,4%. Foram disponibilizados ao mercado 52,96 milhões de m³/d, e a queima foi de 3,71 milhões de m3/d. Houve aumento na queima de 1,5% em relação ao mês anterior e de 11,4% na comparação com dezembro de 2021.

Produção  

Os campos marítimos produziram, em dezembro do ano passado, 97,6% do petróleo e 84,3% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 91,15% do total produzido. A produção ocorreu em 5.955 poços, sendo 499 marítimos e 5456 terrestres.

 O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, em dezembro, registrando 837,92 mil bbl/d de petróleo e 39,11 milhões de m³/d de gás natural. 

O Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural pode ser acessado aqui.

Fonte: NTC&Log

VW e-Delivery é o caminhão elétrico preparado para mais aplicações no Brasil

Notícias 09 de fevereiro de 2023

Lançados há quase dois anos no mercado, os caminhões elétricos da Volkswagen não param de inovar. Um dos destaques é sua versatilidade para o segmento urbano: o e-Delivery é o caminhão elétrico com mais variantes de aplicação para o Brasil. De Norte a Sul pode ser encontrado com mais de dez implementos diferentes.

“De distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo, o e-Delivery prova a versatilidade que é marca registrada da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O veículo já está preparado para operar em condições severas também, como a de coleta de resíduos ou com cargas frigorificadas. Nada melhor do que um caminhão sob medida para sua operação, com baixo impacto ambiental, emissão zero de poluentes, baixo custo de manutenção, entre outros benefícios”, ressalta Sérgio Pugliese, diretor de Vendas da VWCO.

Para o transporte de bebidas, o VW e-Delivery 11 e 14 pode receber o baú paletizado ou sider, implemento que já vem sendo usado nas operações de clientes importantes da VWCO, como Ambev e Coca-Cola FEMSA Brasil. Outro implemento muito utilizado é o baú de alumínio, ideal para entregas urbanas, já em operações no Grupo Pérola, com os primeiros caminhões elétricos VW da região Centro-Oeste.

O e-Delivery também pode ser encontrado em operações especiais como o caminhão em operação para abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus da BR Aviation e Pioneiro Combustíveis. Numa aplicação pioneira mundialmente, também está implementado com tanque para transporte de gás GLP a granel da Supergasbras.

Outra parceria de sucesso é da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a Audi do Brasil para as primeiras entregas 100% sustentáveis de veículos no país. O VW e-Delivery assumiu o transporte oficial do modelo Audi RS eTron GT até seus novos proprietários. Para isso, o VW e-Delivery 11 toneladas 4×2 ganhou plataforma guincho com fechamento de sider para o transporte de automóveis, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências de seus novos proprietários.

Desde sua concepção, o e-Delivery foi projetado para atender aplicações que demandam tomada de força, que são chamadas de e-PTO (tomada de força elétrica), o que assegura que o veículo elétrico possa cobrir a todas a aplicações atualmente atendidas pelo segmento diesel. “Estamos preparados, com nosso centro de desenvolvimento mundial e equipe de Engenharia a postos para atender a todos os nossos clientes sob medida. Essa é uma das vantagens de concentrar toda essa expertise no Brasil, além do forte relacionamento que temos desenvolvido com os implementadores do país há mais de 40 anos, atendendo de forma customizado as demandas dos nossos clientes”, reforça Argel Franceschini, gerente executivo de e-Mobility da VWCO.

Fonte: NTC&Log