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SEST SENAT lança nova plataforma para cursos online

Notícias 26 de janeiro de 2023

O SEST SENAT é referência nacional em qualificação especializada para o transporte; e a excelência do ensino também está presente na modalidade de educação a distância. Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, a plataforma da EaD foi totalmente atualizada com diferenciais tecnológicos que facilitam o desenvolvimento online. O site conta com 110 opções de cursos em seis áreas do conhecimento, para desenvolver as habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho.

Todos os cursos da nova plataforma estão disponíveis, de forma gratuita, para toda a população, por tempo indeterminado, para marcar o lançamento do site. As formações abordam temáticas nos segmentos de gestão, transporte, segurança, saúde, ESG (ambiental, social e governança) e desenvolvimento pessoal. Assim, são cursos e temas de interesse para o mercado de trabalho como um todo, não se restringindo ao setor transportador.

Entre as novidades, agora, os estudantes contam com uma área exclusiva, onde poderão ver os certificados dos cursos finalizados, os status dos cursos matriculados, entre outras opções. Mais um destaque da nova página é a possibilidade de construção de trilhas de aprendizagem, em que cada aluno pode acessar cursos que se complementam ou se relacionam para atingir determinado objetivo na carreira. Todas as capacitações são certificadas. Acesse: https://digital.sestsenat.org.br .

O novo portal EaD SEST SENAT disponibiliza uma navegabilidade mais inclusiva e fluida, uma interface mais atrativa em um ambiente mais eficiente e responsivo, melhorando a compatibilidade dos cursos aos diferentes dispositivos móveis disponíveis. Os cursos da EaD SEST SENAT não exigem pré-requisitos. Basta ter um celular, tablet ou computador com acesso à internet.

São dezenas de cursos disponíveis para todos os profissionais que desejam ingressar ou se atualizar, com diferencial competitivo, para atuar no mercado de trabalho. Acesse o site digital.sestsenat.org.br e veja todas as novidades.

Plataforma – ead.sestsenat.org.br 

Os cursos da educação corporativa, os preparatórios para as provas de TAC (Transportador Autônomo de Cargas) e de RT (Responsável Técnico), e os regulamentados pela Resolução Contran n.º 789/2020 – que preparam o condutor para trabalhar como motorista profissional – continuam a ser oferecidos nesta plataforma: ead.sestsenat.org.br

Os cursos regulamentados são os de Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Escolares, Transporte de Produtos Perigosos, Veículos de Emergência, Transporte Remunerado de Cargas e Pessoas em Motocicletas (Motofrete e Mototáxi) e Transporte de Carga Indivisível.

Os alunos que já tinham se matriculado em algum curso da EaD do SEST SENAT podem realizar toda a sua formação nesta plataforma.

Fonte: SETCERGS

SENATRAN institui Grupo de Trabalho para estudos sobre eixo elétrico auxiliar

Notícias 25 de janeiro de 2023

Diário Oficial da União (24/01)

Portaria SENATRAN nº 38

Institui o Grupo de Trabalho, no âmbito da Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT) do CONTRAN, para estudos, elaboração e atualização de normativos sobre a instalação de eixo elétrico auxiliar em caminhão e caminhão trator. O GT será composto pelos  representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e seus suplentes. A Coordenação do GT será exercida pelo representante titular da ANFAVEA, bem como poderá convidar especialistas e representantes de entidades públicas ou privadas. 

Ademais, as datas das reuniões serão definidas pelo Coordenador do GT e os trabalhos serão concluídos até 1º de setembro de 2023, quando deverá ser apresentado o resultado à SENATRAN. 

A Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

SETCERGS | Eixo Relações Institucionais

 

ANTT aprova o reajuste semestral da tabela dos Pisos Mínimos de Frete

Notícias 23 de janeiro de 2023

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, durante a Reunião de Diretoria realizada quinta-feira (19/1), a alteração do Anexo II da Resolução 5.867/2020, que trata dos coeficientes dos pisos mínimos, referente ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

A Resolução nº 6.006, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta (20), apresenta as tabelas completas com os novos coeficientes e destacados em: (A) transporte rodoviário de carga – lotação, (B) operações em que haja a contratação apenas do veículo automotor de cargas, (C) transporte rodoviário de carga – lotação de alto desempenho e (D) operações em que haja a contratação apenas do veículo automotor de cargas de alto desempenho.

A nova proposta é resultante do processo de participação e controle social instituído por meio da Audiência Pública nº 11/2022. O cálculo do reajuste foi embasado pela metodologia atualmente vigente, estabelecida pela Resolução ANTT nº 5.867, e, também, considerando a análise das contribuições recebidas durante o período da AP º 11/2022.

Foram considerados os valores dos insumo mercadológicos e outros insumos não operacionais que foram levantados por meio de pesquisa primária e secundária e atualizados pelo IPCA para mesma data-base de nov/2022. Para o cálculo do valor final, foi utilizado o valor do Diesel S10 mais recente publicado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), conforme previsto pela PNPM-TRC. Com efeito, a média de reajustes varia entre 8,35% e 13,19%, a depender da tabela aplicada, conforme disposto abaixo:

Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – A Resolução ANTT nº 5.867, de 2020, estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos Pisos Mínimos, referente ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, estabelecida na Lei nº 13.703/2018, que em seu Parágrafo 1º do Artigo 5º estabelece a periodicidade ordinária de revisão da referida tabela.


Fonte: NTC&Log

Prazo de inscrição no MEI Caminhoneiro está no fim; veja o que muda

Notícias 23 de janeiro de 2023

MEI Caminhoneiro é o nome do cadastro que, na prática, faz com que o motorista autônomo se trone uma espécie de empresa. Com isso, o profissional pode emitir nota fiscal. Bem como, ao menos em tese, passa a ter acesso a linhas de crédito com juros mais baixos. Porém, os interessados devem se apressar. Afinal, o prazo para inscrição no programa termina no próximo dia 31 de janeiro.

MEI é a sigla de micro empreendedor individual. Portanto, ao fazer o cadastro no MEI caminhoneiro o motorista se enquadra na categoria de transportador autônomo de carga. De acordo o informações do governo federal, todos os motoristas de caminhão independentes podem se inscrever.

Contudo, há algumas regras para participar do MEI Caminhoneiro. Por exemplo, o autônomo pode ter apenas um funcionário com piso salarial mínimo. Além disso, não pode ter cadastro como CNPJ. Bem como o faturamento anual deve ser inferior ou igual a R$ 251,6 mil.

MEI recolhe imposto de 12%

Portanto, o faturamento médio mensal não pode passar de R$ 20 mil. Aliás, essa é a principal diferença entre o MEI Caminhoneiro e o MEI, digamos, comum. Para este último, são R$ 81 mil de limite de faturamento anual.

Portanto, como fatura mais o MEI Caminhoneiro recolhe imposto maior. Ou seja, são 12% sobre o salário mínimo nacional, ante 8% do MEI convencional. Seja como for, quem pode virar MEI caminhoneiro são motoristas autônomos que atuam em operações de municipais, intermunicipais, interestaduais e internacionais. Bem como os que transportam cargas perigosas e os que fazem mudanças.

Fonte: SETCESP

CNT divulga análise sobre o orçamento público para infraestrutura de transporte em 2023

Notícias 23 de janeiro de 2023

Pela primeira vez em anos, a programação de investimentos públicos destinados ao transporte foi elevada consideravelmente. O orçamento da União para o setor em 2023 é de R$ 18,7 bilhões, montante triplicado em relação à proposta inicial, enviada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional em agosto do ano passadoO feito contou com forte atuação da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que mobilizou parlamentares e a equipe de transição do governo e alertou sobre os impactos decorrentes das sucessivas reduções de investimento que o setor vem acumulando em anos. 

Agora, um dos grandes desafios diz respeito à execução desses montantes. Há duas preocupações para o setor transportador. A primeira delas diz respeito a incerteza no desembolso do recurso. Ou seja, como os investimentos são a principal parcela de despesas discricionárias do governo, tendem a ser a primeira linha de corte e contingenciamento em caso de ajustes orçamentários. Outro receio está relacionado à nova estrutura ministerial no atual governo, que dividiu o Ministério da Infraestrutura em dois. É necessário dar celeridade a toda reestruturação de processos e pessoal, para que as obras previstas sejam iniciadas o mais brevemente possível. Os detalhes estão no Radar CNT do Transporte – LOA 2023, publicado pela CNT nesta segunda-feira, 23.

Acesse o Radar CNT do Transporte – LOA 2023
Fonte: SETCESP

Gasolina, diesel e etanol caem nos postos pela 2ª semana consecutiva, mostra ANP

Notícias 23 de janeiro de 2023

Os preços médios de gasolina, diesel e etanol caíram pela segunda semana consecutiva, devolvendo ganhos da primeira semana do mês, apontaram dados de uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta segunda-feira (23).

A gasolina comum foi comercializada em média a 4,98 reais o litro na semana passada, uma queda de 1,2% ante 5,04 reais na semana anterior, segundo os dados da ANP. Já o etanol, seu concorrente nas bombas, foi vendido a 3,85 reais o litro, queda de 2,3% ante 3,94 reais na semana anterior.

O diesel S10 (com menor teor de enxofre), por sua vez, registrou média de 6,43 reais o litro na semana passada, queda de 0,6% contra 6,47 reais uma semana antes. Os recuos ocorrem após os preços terem subido na primeira semana do mês, apesar do novo governo federal ter prorrogado a desoneração de PIS/Cofins para combustíveis.

A ampliação da isenção de cobrança dos tributos federais PIS/Cofins para gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, foi feita de forma surpreendente pelo novo governo. A expectativa era do fim da desoneração neste ano, o que pode ter levado agentes a manterem planos de elevar os preços na primeira semana.

Não houve reajustes recentes de preços por parte da Petrobras, maior produtora de combustíveis do país. Em seu último movimento, a petroleira estatal reduziu o preço médio do diesel vendido às distribuidoras em 8,18% e o da gasolina em 6,1% no início de dezembro, após meses de preços congelados. 

Fonte: SETCESP

Mantenedora especializada em TRC? Temos! Liga Vitória Corretora de Seguros

Notícias 20 de janeiro de 2023

O que faz uma empresa se destacar no mercado? Para o sócio e Diretor Comercial da Liga Vitória Corretora de Seguros, Gustavo Berger Stuhr, não é apenas o que elas oferece, e sim como ela oferece. Ele mesmo explica o argumento:

“A operação logística está sujeita a riscos que independem de uma boa gestão, como por exemplo, roubo de cargas e acidentes. Tais riscos podem causar prejuízos que tendem a reduzir a margem de lucro  do transportador, que já é pequena. O seguro, portanto, é um instrumento necessário para a empresa não ser vítima de fatores eternos. Agora, para se diferenciar num mercado tão  competitivo, o primeiro passo é entender de logística”.

A empresa, com matriz em Vitória e filiais em Vila Velha, Santa Maria de Jetibá, interior do Estado, Teixeira de Freitas (BA) e São Paulo, está entre as mantenedoras do Transcares e aposta num time de especialistas no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística para oferecer não “um” seguro, mas “o” seguro para seus clientes.

A dinâmica da atuação dos corretores, segundo Stuhr, começa na visita e inclui entendimento da mercadoria, da rota e de quem vai transportar, os riscos inerentes da operação e as possíveis fragilidades da apólice de seguro. Conhecidos os detalhes, entendidos os riscos e as dores do cliente, a equipe monta a proposta na medida, no melhor estilo solução Taylor Made.

Gustavo sabe, no entanto, que os desafios de quem desejar se sobressair no mercado não terminam na boa entrega de um bom produto. Até porque a Liga Vitória não é a única corretora especialista no TRC. Para fazer a diferença, eles oferecem atendimento 24 horas de seus corretores para orientação em caso de sinistro. “Tomamos para nós a responsabilidade de conduzir as tratativas desde o início e fazemos questão que nossos clientes sintam que eles não são mais um em nossa carteira. Cada um é único!”

Somada à equipe especializada e ao atendimento técnico full time, o empresário destaca também o fato da Liga Vitória ser próxima das principais seguradoras do mercado. “Posso garantir aos associados Transcares que a Liga Vitória é uma empresa competitiva. Já reduzimos uma apólice em mais de 50%, porém há casos em que a empresa briga pelo custo e deixa a desejar em coberturas  que fazem sentido para a sua atividade. E é pra isso que estamos aqui, pra visitar, conversar, dar consultoria de qualidade e fechar o melhor negócio”.

Quer saber mais sobre a empresa? Acesse https://www.ligavitoriaon.com.br/

 

Mantenedora especializada em TRC? Temos! Liga Vitória Corretora de Seguros

Notícias 20 de janeiro de 2023

O que faz uma empresa se destacar no mercado? Para o sócio e Diretor Comercial da Liga Vitória Corretora de Seguros, Gustavo Berger Stuhr, não é apenas o que elas oferece, e sim como ela oferece. Ele mesmo explica o argumento:

“A operação logística está sujeita a riscos que independem de uma boa gestão, como por exemplo, roubo de cargas e acidentes. Tais riscos podem causar prejuízos que tendem a reduzir a margem de lucro  do transportador, que já é pequena. O seguro, portanto, é um instrumento necessário para a empresa não ser vítima de fatores eternos. Agora, para se diferenciar num mercado tão  competitivo, o primeiro passo é entender de logística”.

A empresa, com matriz em Vitória e filiais em Vila Velha, Santa Maria de Jetibá, interior do Estado, Teixeira de Freitas (BA) e São Paulo, está entre as mantenedoras do Transcares e aposta num time de especialistas no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística para oferecer não “um” seguro, mas “o” seguro para seus clientes.

A dinâmica da atuação dos corretores, segundo Stuhr, começa na visita e inclui entendimento da mercadoria, da rota e de quem vai transportar, os riscos inerentes da operação e as possíveis fragilidades da apólice de seguro. Conhecidos os detalhes, entendidos os riscos e as dores do cliente, a equipe monta a proposta na medida, no melhor estilo solução Taylor Made.

Gustavo sabe, no entanto, que os desafios de quem desejar se sobressair no mercado não terminam na boa entrega de um bom produto. Até porque a Liga Vitória não é a única corretora especialista no TRC. Para fazer a diferença, eles oferecem atendimento 24 horas de seus corretores para orientação em caso de sinistro. “Tomamos para nós a responsabilidade de conduzir as tratativas desde o início e fazemos questão que nossos clientes sintam que eles não são mais um em nossa carteira. Cada um é único!”

Somada à equipe especializada e ao atendimento técnico full time, o empresário destaca também o fato da Liga Vitória ser próxima das principais seguradoras do mercado. “Posso garantir aos associados Transcares que a Liga Vitória é uma empresa competitiva. Já reduzimos uma apólice em mais de 50%, porém há casos em que a empresa briga pelo custo e deixa a desejar em coberturas  que fazem sentido para a sua atividade. E é pra isso que estamos aqui, pra visitar, conversar, dar consultoria de qualidade e fechar o melhor negócio”.

Quer saber mais sobre a empresa? Acesse https://www.ligavitoriaon.com.br/

 

Posição da NTC&Logística é reforçada por parecer da SUSEP

Notícias 20 de janeiro de 2023

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) respondeu ao Ofício enviado pela NTC&Logística, em que solicita providências e esclarecimentos quanto aos impactos da Medida Provisória 1153 de 29/12/2022, na contratação dos seguros obrigatórios relativos aos serviços de transporte de cargas.

Em sua resposta, de caráter predominantemente jurídico, destaque para o item 4 do Parecer Eletrônico nº 1/2023/CORES/DIR1/SUSEP, reforça o entendimento anteriormente divulgado pela NTC, de que as apólices emitidas antes da publicação da referida MP não sofrerão qualquer alteração, estando válidas até o fim de sua vigência.

Fonte: SETCESP

Oito rodovias concedidas e sete ferrovias estão incluídas no Plano de 100 Dias apresentado pelo Ministério dos Transportes

Notícias 20 de janeiro de 2023

OMinistério dos Transportes apresentou, na última quarta-feira (18/1), o Plano de 100 Dias, documento que apresenta as prioridades de investimento do Governo Federal no primeiro trimestre de gestão. No que tange a infraestrutura concedida, oito rodovias e sete malhas ferroviárias estão contempladas na lista. O objetivo é a intensificação de obras, manutenção e preparação de rodovias para o período de chuvas; e logística para escoamento da safra agrícola, além de políticas de prevenção a acidentes graves.

Rodovias

As rodovias incluídas no Plano de 100 dias estão concentradas no sudeste do país – das oito elencadas, cinco passam pelos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ao todo, as estradas que estão no radar são: Eco 101, Via Sul, Autopista Litoral Sul, CCR RioSP, EcoRioMinas, Transbrasiliana e Ecovias do Cerrado. Entre as intervenções previstas, estão duplicação, construção de contorno, recuperação e revitalização de pavimento, construção de terceiras faixas, e atendimento médico e mecânico. Na CCR RioSP, devem ser instalados os pórticos para operação do freeflow.

Ferrovias

Para a malha ferroviária, o Plano de 100 Dias inclui a assinatura de 11 novos contratos, além de audiência pública e tratativa para início de estudos de novas concessões e contratação para adequação do ramal em Barra Mansa (RJ). Também está prevista a publicação de edital para um dos lotes da Ferrovia de Integração Oeste (FIOL).

O Ministério dos Transportes também deve investir em políticas de mitigação de acidentes graves, como alargamento de terceiras faixas, revitalização e sinalização.

Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

*com informações do Ministério dos Transportes

Fonte: SETCESP

IPTC analisa impactos da nova tabela de fretes da ANTT

Notícias 20 de janeiro de 2023

Em face dos acontecimentos recentes, o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) publicou nesta sexta-feira um boletim técnico, que visa contextualizar os fatos para mensurar os possíveis impactos nos custos, comparando o ato normativo anterior com o vigente.

Em conformidade com as normas previstas, considerando a variação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% (cinco por cento) em relação ao preço considerado na planilha de cálculos da Política Nacional de Pisos Mínimos de Frete (PNPM), no dia 03 de janeiro de 2023 a ANTT publicou a Portaria n°02/2023 apresentando uma redução média nos coeficientes em (5,20%).

Na ocasião, o preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo era de R$ 6,38 por litro, referente à semana de 25/12 a 31/12 de 2022, para o Diesel (S10), antes comercializado a R$ 6,73 de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

No entanto, como previsto em calendário, a ANTT publicou na última quinta-feira (19), a Resolução n° 6.006 atualizando o Anexo II da resolução, que trata dos coeficientes dos pisos mínimos, referente ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte novamente.

Para o reajuste foi considerada a metodologia atualmente vigente, estabelecida pela Resolução ANTT nº 5.867, e, também, considerando a análise das contribuições recebidas durante o período da AP º 11/2022. Além disso, os valores dos insumos mercadológicos e outros insumos não operacionais que foram levantados por meio de pesquisa primária e secundária e atualizados pelo IPCA para mesma data-base de nov/2022 e também a variação de preços do diesel (S10) mais recente.

Em resumo, desde a data da publicação está em vigor com os valores corrigidos, com acréscimo médio de 9,80% para o coeficiente de deslocamento (CCD), passando de R$ 5,051 por Km para R$ 5,545 por Km considerando todas as tabelas disponíveis na resolução. Para o coeficiente de carga e descarga (CC), a média anterior era de R$ 282,55 por hora passando a R$ 358,27, um aumento médio de 26,80%. Analisando os tipos de tabela contempladas no ato normativo, podemos concluir quem sofreu o maior impacto foi a Tabela A, quando há contratação do conjunto veicular para as operações de carga lotação, com aumento de 20,20% em relação a resolução anterior.

Tabela 1 – Impacto Geral por Tipo de Tabela

Isoladamente, se analisarmos as categorias de carga, quem sofreu o maior impacto foi o transporte de carga granel liquido – tabela A, considerando as variações de CCD e CC previstas na legislação, atingindo 22,41% de aumento.

Tabela 2 – Variação média em cada tabela do piso mínimo considerando os coeficientes CCD e CC

Em contrapartida, as operações de carga perigosa (granel liquido), foi quem sofreu a menor alteração em relação as demais categorias, na tabela D, ou seja, quando há contratação somente do veículo automotor para o transporte de alto desempenho, o que resultou em um aumento de 12,76%.

Caso você, transportador, siga rigorosamente a tabela do piso mínimo, pode aplicar os novos valores encontrados na Resolução n° 6.006, de forma simplificada na calculadora para o piso mínimo em nosso site, acesse: http://iptcsp.com.br/calculadora-do-piso-minimo-de-frete/

Fonte: SETCESP

Faça já sua inscrição para primeira edição 2023 do CONET&Intersindical

Notícias 19 de janeiro de 2023

NTC&Logística promoverá, no dia 10 de fevereiro, a primeira edição de 2023 do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical), nas dependências da subsede da entidade em São Paulo.

O evento terá a participação dos principais executivos, empresários, representantes de entidades sindicais do transporte de cargas brasileiro e de políticos brasileiros para debater o setor e apresentar a pesquisa com o Índice Nacional dos Custos de Transporte (INCT).

O CONET é realizado duas vezes ao ano com o objetivo de divulgar pesquisas nacionais sobre tarifas, frete, legislação e políticas públicas voltadas ao transporte rodoviário de cargas (TRC), e abrir espaço de debates com as lideranças do segmento para analisar temas considerados por eles como recorrentes e importantes.

O evento acontecerá de forma híbrida, com vagas limitadas para o presencial que ocorrerá na subsede da entidade em São Paulo e transmitida de forma online.

Garanta já sua inscrição, não fique de fora, clique aqui: https://www.sympla.com.br/evento-online/conet-intersindical-sao-paulo/1826377

O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e conta como entidade anfitriã a FETCESP, patrocínio da Iveco e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio dos sindicatos do estado de São Paulo, apoio institucional da CNT, SEST SENAT, ITL e FUMTRAN.

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