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Terceiro e quarto dias do Congresso NTC 2022 e XV Encontro Nacional da COMJOVEM foram marcados por grandes momentos

Notícias 28 de novembro de 2022

O terceiro dia (25) do XV Encontro Nacional da COMJOVEM, na ensolarada praia do Cumbuco, reservou uma programação para os integrantes da comissão e presentes no evento. No início do dia, os jovens empresários se reuniram para a tradicional Reunião da COMJOVEM, que aconteceu no centro de eventos do Resort Vila Galé Cumbuco, na região metropolitana de Fortaleza.

Na abertura da reunião, os coordenadores da comissão fizeram questão de agradecer a participação dos integrantes e repassaram a programação completa do terceiro dia do evento. Em seguida, os participantes da reunião foram divididos em grupos, para uma dinâmica que buscou entender dos próprios membros da comissão, o porquê eles participam da COMJOVEM, entender o feedback dos empresários sobre as atividades propostas pela coordenação e o que cada membro espera para o futuro não só da comissão, mas do transporte rodoviário de cargas como um todo.

“Queremos entender de vocês, os motivos que te levam a participar desse grupo, como enxergam as atividades que estamos propondo ao longo dos anos e principalmente, o que esperam da comissão para os próximos, 5, 10 anos. Para nós, é muito importante ter a visão de todos vocês e trazer uma discussão baseada na experiência que vocês possuem tanto nas empresas, como na COMJOVEM”, comentou André.

Após o Coffee Break, o presidente da FETCEMG, Sergio Pedrosa e o presidente da SETCEMG, Gladstone Lobato, receberam a palavra para falar sobre a importância desses momentos para o desenvolvimento dos empresários do TRC, e apresentaram oficialmente a Maria Clara Marra, deputada federal eleita por Minas Gerais, que subiu ao palco para falar sobre a história de sua família na política e destacar o foco do seu mandato, que terá início em 2023. “Nossa principal pauta é o investimento em Infraestrutura. Nós entendemos que sem o investimento na área, o país não terá desenvolvimento nas áreas correlatas e consequentemente, da sociedade como um todo. Eu dei uma folheada no anuário da NTC&Logística de 2022 e encontrei lá uma frase que me impactou muito. ‘Os trens, aviões e navios não chegam nas farmácias, nos mercados e nos hospitais, portanto, o transporte rodoviário de cargas sempre será fundamental’ e aqui, conhecendo o trabalho da NTC&Logística e COMJOVEM, percebo o quão unido e preparado o setor está. Trabalharemos, a partir de fevereiro de 2023, em conjunto com vocês, para aprimorar os investimentos de infraestrutura e consequentemente, auxiliar o desenvolvimento dos setores relacionados, como o transporte rodoviário de cargas. O gabinete está aberto e eu estou à disposição de todos os empresários do segmento”, comentou Maria Clara.

Após esse momento, Luiz Gustavo Nery, coordenador do Instituto COMJOVEM, e Thaís Bandeira, vice-coordenadora, apresentaram o novo momento do Instituto COMJOVEM que a partir de agora, se chamará COMJOVEM Tech e iniciaram oficialmente o “Shark Tank COMJOVEM”, com a participação do coordenador nacional da comissão, Andre de Simone, dos vice-coordenadores Joyce Bessa e Geovani Serafim, do presidente do SINTROPAR, Antonio Ruyz e do Diretor Associado da Accenture, Daniel Kalil Franulovic como jurados, para avaliarem os três projetos finalistas desenvolvidos neste ano por grupos que reuniram até quatro comissões da COMJOVEM, que foram:

– Equipe Marrom (Núcleos da COMJOVEM de Porto Alegre, Araraquara, Fortaleza e Cascavel) com o projeto Flash;

– Equipe Azul (Núcleos da COMJOVEM do Sul de Santa Catarina, Foz do Iguaçu e Bahia) com o projeto Frota Advisor;

– Equipe Amarela (Núcleos da COMJOVEM do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Londrina) com o projeto SocorroLog;

“Esse ano, separamos os grupos de maneira diferente do que foi feito no ano passado. Criamos grupos para unir até três núcleos diferentes da COMJOVEM, e nosso objetivo é ter ideias de lugares diferentes do país se unindo para encontrar soluções para o segmento de transporte, ao qual atuamos”, apontou Luiz Gustavo Nery.

O vencedor do Shark Tank – Projeto COMJOVEM 2022 foi a Equipe Azul, formado pelos Núcleos da COMJOVEM do Sul de Santa Catarina, Foz do Iguaçu e Bahia com o projeto Frota Advisor, que tem como objetivo reunir informações de diversos fornecedores, mecânicos, oficinas e prestadores de serviço em um único aplicativo, para auxiliar os motoristas das empresas, gestores de frota e autônomos em caso de sinistro do veículo.

Após o almoço, os membros da COMJOVEM que se inscreveram anteriormente realizaram uma visita técnica ao Porto de Pecém, um elo na cadeia logística do transporte marítimo, que tem como um de seus objetivos viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao desenvolvimento industrial e econômico de toda a região Nordeste e de boa parte do país.

Quarto dia e último dia

Iniciando o quarto e último dia (26), os participantes do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM se encontraram novamente no Centro de Convenções do Resort Vila Galé Cumbuco para a primeira palestra do dia #NOMIMIMI, com a Executiva e Pedagoga especializada em comportamento humano, Érika Linhares, que abordou o potencial de cada ser humano através das Soft Skills, a relevância do autoconhecimento e refletiu sobre equilíbrio emocional, postura de liderança e a importância do exemplo na gestão das empresas. “Ninguém faz nada sozinho, é preciso saber liderar, movimentar seus colaboradores e ter objetivo. Existem mais de 50 Soft Skills, mas 5 são fundamentais atualmente, que são: resolução de problemas, adaptação, inovação, autonomia e empatia. No Brasil, ainda falta muito para atingirmos essas cinco Soft Skills, e quando atingirmos, seremos um país mais produtivo, e consequentemente economicamente mais forte”, apontou Érika.

Com o final da palestra, os empresários foram para um Coffee Break e voltaram para o Centro de Convenções para a palestra “Metaverso”, com Daniel Kalil Franulovic, Diretor Associado da Accenture e líder do grupo de Metaverso para a América Latina na Accenture Technology. Em seu conteúdo, o executivo explicou mais sobre o Metaverso para os empresários, apresentou o potencial de mercado da plataforma e como ela irá transformar todos os aspectos de cada negócio, além de tirar dúvidas do público. “Esse mercado está explodindo, e o potencial é altíssimo. O Metaverso será uma nova maneira com que as pessoas se relacionam com a internet. A partir dessa revolução, as pessoas passarão a habitar na internet, não navegar por ela. Assim, o metaverso irá transformar todos os aspectos de cada negociação, modificando os meios de pagamento, moedas de troca, os tipos de produtos e serviços”, informou Daniel.

Com a finalização das palestras, o período de atividades na parte da manhã foi encerrado, e os integrantes foram liberados para o almoço. No período da tarde, os membros da COMJOVEM e demais participantes do evento realizaram a já tradicional Gincana COMJOVEM e no período da noite, finalizaram o décimo quinto Encontro Nacional da Comissão de Jovens Empresários da NTC&Logística com a “Volks Festival”.

Com o final da palestra, os coordenadores da COMJOVEM, Andre de Simone, Joyce Bessa e Geovani Serafim voltaram ao palco para anunciar os prêmios da gincana virtual realizada através da plataforma da TGID, Level Eventos, que entregou diferentes prêmios para os 13 primeiros colocados.

Festa de encerramento

Na Volks Festival, o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, ao lado dos vice- coordenadores, Joyce Bessa e Geovani Serafim subiram ao palco para agradecer a todos pelos 15 anos da Comissão e chamaram o presidente Francisco Pelucio para realizar seu discurso de encerramento agradecendo todos os participantes.

“É uma alegria muito grande estar como presidente da NTC&Logística e fazer um evento tão maravilhoso como fizemos nesses últimos 4 dias. Gostaria de agradecer especialmente Marcelo Maranhão, presidente do Setcarce e anfitrião deste grande encontro por nos receber na sua casa e também, quero aqui agradecer todos os presidentes de Sindicatos, Federações, aos participantes do evento, todos os nossos patrocinadores e a nossa grande equipe da NTC&Logística, que trabalharam para construir todo esse evento. Esperamos que no próximo ano, com muito trabalho e dedicação, faremos um evento ainda melhor do que esse realizado neste ano.”

Em seguida, foi a vez do presidente da Setcarce agradecer a todos os presentes e parabenizar os organizadores do evento. “Para nós, foi um grande prazer recebê-los em nosso Ceará. As portas da nossa cidade e de Setcarce seguirão abertas para visitas e novos negócios. Muito obrigado a todos”.

O evento foi uma realização da NTC&LOGÍSTICA, tendo com entidades anfitriãs FETRANSLOG e SERTCARCE, com o patrocínio da ALPER SEGUROS, APISUL, CONSÓRCIO GUERRA/AMERICAN CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROS, CONSÓRCIO MAGGI, FENATRAN, IVECO, MERCEDES-BENZ, OMNILINK, TRANSPOCRED, TRUCKPAG, UNIDAS e VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS, apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Clima econômico do Brasil cresce 30 pontos, revela FGV

Notícias 25 de novembro de 2022

O Índice de Clima Econômico (ICE) do Brasil, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 30 pontos do terceiro para o quarto trimestre deste ano e chegou a 84,5 pontos, em uma escala de 0 a 200. Esse é o melhor resultado do indicador, calculado com base na avaliação de especialistas em economia, desde o terceiro trimestre de 2021 (118,5 pontos).

O Índice da Situação Atual, que mede o presente, subiu 49,4 pontos no período e chegou a 92,3. Já o Índice de Expectativas, que apura a avaliação sobre os próximos meses, avançou 10,2 pontos e atingiu 76,9.

O ICE brasileiro foi o que mais cresceu entre os dez países latino-americanos pesquisados no último trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. Na média, a expansão da região foi de 11,8 pontos.

Outras quatro nações tiveram altas além do Brasil: México (14 pontos), Paraguai (13,6), Peru (7,8) e Bolívia (3,8).

Queda

Cinco países tiveram queda: Chile (-1,7 pontos), Argentina (-4), Colômbia (-4,1), Equador (-5,5) e Uruguai (-14,4).

Com a alta, o ICE do Brasil tornou-se o terceiro maior da região, ficando atrás apenas do Paraguai (114,7 pontos) e Uruguai (108,2 pontos). Na América Latina, o ICE médio é de 66,5 pontos. Os principais problemas apontados pelos especialistas no país são a falta de inovação, infraestrutura inadequada, falta de competitividade internacional, aumento das desigualdades de renda e falta de mão de obra qualificada.

Fonte: NTC&LOG

Projeto de lei quer impedir o transporte de cargas com valor de frete muito baixo

Notícias 25 de novembro de 2022

O Deputado Federal Nereu Crispim apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que quer acabar com o transporte de cargas com fretes muito baixos nas rodovias de todo o país.

De acordo com o Projeto de Lei 3344/2021, a emissão do Documento Eletrônico de Transporte DT-e só poderá ser feita com valores de fretes de acordo com a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que são estipulados pela Agência Nacional de Transporte Terrestres – ANTT.

Se o valor do frete estiver abaixo dos valores de referência da tabela, o documento não poderá ser emitido, tendo que haver alteração no valor para se adequar.

De acordo com o deputado, o projeto quer preservar os direitos dos caminhoneiros autônomos, que são o elo mais frágil na cadeia de transporte.

Isso também vai garantir que o autônomo possa acionar os contratantes dos fretes juridicamente em caso de pagamento incorreto, evitando prejuízos.

“Entendemos que chegou o momento enfim de reconhecer a grandeza, o heroísmo e a coragem da classe que transporta a riqueza do país, de modo que a valorização dos transportadores autônomos de cargas precisa ser reconhecida, com a devida valorização de seu trabalho”, finalizou o deputado, na justificativa do projeto.

O texto do projeto está tramitando em caráter conclusivo, e ainda precisa ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: NTC&LOG

CNT apresenta propostas do setor de transporte e logística para o Governo de Transição

Notícias 17 de novembro de 2022

A CNT apresentou, nesta quarta-feira (16), as propostas do setor de transporte e logística para o desenvolvimento do país a integrantes da equipe de infraestrutura do Governo de Transição.

Um dos destaques apresentados foram os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2022, que mostraram uma piora no Estado Geral da malha rodoviária brasileira. Dos 110.333 quilômetros avaliados, 66,0% foram classificados como Regular, Ruim ou Péssimo. Em 2021, esse percentual era de 61,8%. Veja aqui a íntegra dos dados.

Pela equipe do Governo de Transição, participaram: Miriam Belchior, que foi ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão e presidente da Caixa Econômica Federal; Maurício Muniz, que esteve à frente da Secretaria de Portos; o senador Alexandre Silveira; e o deputado Paulo Pimenta.

O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; e o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, representaram o presidente do Sistema CNT, Vander Costa.

Na oportunidade, os representantes do Governo de Transição falaram sobre a importância da aprovação da PEC da Transição para a abertura de limites orçamentários que garantirão mais recursos para a infraestrutura a partir de 2023.

“O investimento na construção e manutenção das rodovias é o menor dos últimos dez anos. Um país ainda tão dependente do transporte terrestre não pode ter suas estradas abandonadas. Seguimos trabalhando focados em levantar os dados para o diagnóstico da real situação dos problemas na infraestrutura no Brasil e, assim, planejar a retomada dos investimentos necessários”, afirmou o senador Alexandre Silveira durante a reunião.

Fonte: CNT

ANTT realiza sessão pública da AP 11/2022 sobre pisos mínimos do transporte rodoviário de cargas

Notícias 17 de novembro de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta quarta-feira (16/11), a sessão pública da Audiência Pública nº 11/2022, que visa revisar a Resolução nº 5.867/2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

A sessão pública aconteceu, de forma híbrida, no auditório do edifício-sede da ANTT, em Brasília/DF, e com transmissão ao vivo pelo Canal ANTT no Youtube. A sessão foi presidida pelo ouvidor da ANTT, Robson Crepaldi, e conduzida por Rodrigo Amorim, coordenador de regulação do transporte multimodal de cargas.

O evento contou com a apresentação dos principais pontos a serem debatidos na proposta de revisão dos pisos mínimos de frete, que envolvem as revisões ordinárias a cada 6 meses, a possibilidade de revisões feitas pelo IPCA, e as revisões extraordinárias, sempre que o diesel oscilar 5% (alterado pela Lei nº 14.445/2022). A apresentação também trouxe a importância dos estudos de revisão, que fizeram a análise da revisão da metodologia vigente, da aderência dos valores dos insumos de referência em contraste aos praticados no mercado e a avaliação de cada insumo pela necessidade ou não de atualização.

A Audiência Pública continua aberta para contribuições escritas até as 18h do dia 11/12. A sessão pública está disponível, na íntegra, no Canal ANTT no Youtube, neste link.

As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações sobre os procedimentos relacionados à realização e participação nas sessões da Audiência, estão disponíveis pelo link Participação Social – Audiência Pública nº 11/2022. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap011_2022@antt.gov.br.

Para entender mais sobre o procedimento de audiência pública, assista ao vídeo. Para saber como enviar sua contribuição, acesse o tutorial do Sistema ParticipANTT.

Fone: ANTT/ SETCESP

Futuros motoristas terão mais tempo para tirar a CNH

Notícias 17 de novembro de 2022

Mais tempo para tirar a carteira nacional de habilitação. Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou de 31 de dezembro de 2022 para 31 de dezembro de 2023 o prazo para futuros motoristas concluírem o processo de formação. A ampliação vale para todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal. 

A mudança foi feita a partir de solicitação dos departamentos de trânsito estaduais, os quais informaram ao Contran dificuldades quanto ao agendamento das provas, principalmente as práticas. O texto também prorroga por três anos – a contar de 3 de novembro de 2020 – os prazos para utilização de veículos de aprendizagem das categorias A, B, C, D e E. A íntegra da Deliberação Contran nº 265 pode ser conferida no seguinte link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/deliberacao-contran-n-265-de-8-de-novembro-de-2022-443016510.

Fonte: Ministério da Infraestrutura/SETCESP

II Seminário Trabalhista do Transporte Rodoviário de Cargas será realizado este mês em Brasília

Notícias 17 de novembro de 2022

No próximo dia 30 de novembro, a partir das 9H em Brasília, será realizada a segunda edição do Seminário Trabalhista do Transporte Rodoviário de Cargas, um evento desenvolvido pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em parceria e sugestão da NTC&Logística.

O evento irá receber grandes nomes do cenário político, público  e jurídico para debater temas relevantes na área trabalhista do País.

Segundo o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “Com certeza será mais um evento de sucesso com a participação dos empresários e representantes de entidades do transporte rodoviário de cargas. A área jurídica da entidade vem trabalhando neste projeto juntamente com a Comissão, para dar ainda mais espaço ao tema no setor. Esperamos o maior número de pessoas para prestigiar e participar dos temas que serão discutidos”.

Confira abaixo a programação preliminar e nos acompanhe para ficar por dentro de mais informações sobre o evento.

PROGRAMAÇÃO (preliminar)

Das 9h00 às 9h30

Solenidade de Abertura

Convidados para compor a mesa:

Deputado Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados

Deputado Leônidas Cristino, Presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Deputado Lucas Gonzalez, Autor do requerimento para realização do evento e membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Vander Francisco Costa, Presidente da Confederação Nacional do Transporte – CNT

Francisco Pelucio, Presidente da NTC & Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

Das 9h30 às 11h00 – 1º Painel

Tema: Trabalho Intermitente

Presidente da Mesa: Deputado Lucas Gonzalez, Membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Palestrante: Dra. Neiva Márcia Chagas, Juíza do Trabalho do TRT/24ª Região

Debatedor: Dr. Narciso Figueirôa Junior. Assessor Jurídico da NTC & Logística

A pedido do Deputado Vicentinho:

Debatedor: Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística

Debatedor: Representante Associação Nacional dos Caminhoneiros

Debatedor: Representante do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Carga Líquida e Gasosa, derivados de Petróleo e Produtos Químicos do Rio Grande do Sul

da Representante dos Trabalhadores em Transporte de Cargas

Das 11h00 às 12h30 – 2º Painel

Tema: Prestação de serviços por aplicativo

Presidente da Mesa: Deputado Lucas Gonzalez, Membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

Palestrante: Dra. Ana Paula Silva Campos Miskulin, Juíza do Trabalho do TRT da 15ª Região

Debatedor: Dr. Narciso Figueirôa Junior, Assessor Jurídico da NTC&Logística

A pedido do Deputado Carlos Veras:

Representante do Ministério Público do Trabalho

A pedido do Deputado Vicentinho:

Debatedor: Representante da Federação Estadual dos Trabalhadores em Transporte Terrestre do Estado de São Paulo

Debatedor: Representante Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga do Vale do Paraíba

Encerramento: Das 12h30 às 13h00Faça já sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/ll-seminario-trabalhista-do-transporte-rodoviario-de-cargas/

Covid-19: com nova onda no ES, veja quais vacinas tomar e o número de doses por idade

Notícias 17 de novembro de 2022

Com a onda da covid-19 se desenhando em países da Europa, nos Estados Unidos, China e Brasil nas últimas semanas, várias dúvidas relacionadas a vacinação contra a doença começam a ressurgir.

No Espírito Santo, a curva de notificações e casos vem subindo rapidamente, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da secretaria de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin.

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Em uma entrevista na semana passada, Reblin afirmou ainda que a Sesa registrou, inclusive, uma demanda maior de pessoas em busca dos serviços de saúde, levando ao crescimento das internações hospitalares. 

Diante disso, autoridades e médicos são unânimes ao orientar que a população esteja com o esquema vacinal em dia.

Saiba quais vacinas e quantas doses tomar em cada idade

O imunizante Coronavac, autorizado no Brasil para crianças de 3 e 4 anos de idade está em falta no Brasil, de acordo com o subsecretário. A expectativa é a de que o Ministério da Saúde receba novas doses até a semana que vem e em seguida começa a distribuição para os estados.

Já para bebês de seis meses a menores de 3 anos, 13 mil doses da vacina da Pfizer, autorizada pela Anvisa, chegaram ao Estado na sexta-feira (11).

Com relação ao esquema vacinal, na população em geral, idosos e adultos, por exemplo, ele é composto por 4 doses: duas básicas e duas de reforço.

Para as crianças de 5 a 11 anos são aplicadas duas doses da Pfizer/Biontech pediátrica, com um intervalo de 21 dias entre elas. Para as de 3 e 4 anos também são duas doses, porém da Coronavac.

Adolescentes de 12 a 17 anos recebem duas doses básicas e uma de reforço (três doses no total).

"Naquelas pessoas que são chamadas de imunossuprimidas, por que tomam alguma medicação, que fazem um tratamento continuado, que tem doenças que causam uma diminuição da imunidade, elas têm uma dose de reforço adicional. Então, crianças a partir de 6 meses até a idade mais avançada todos têm acesso a vacina no Brasil de agora em diante", diz o subsecretário.

Esquemas de vacina contra a covid-19:

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde / Sesa-ES

Haverá 5ª dose no Brasil? Entenda

Com relação à 5ª dose, Reblin diz que o ideal é que já tivesse um esquema vacinal em andamento para fazer um novo reforço, principalmente agora, em que se desenha uma nova onda.

"A vacina precisa vim de maneira regular, periódico, especialmente para grupos de maior risco. É uma vacina que precisa ser atualizada com as variantes que circulam entre nós e a expectativa é que o Ministério da Saúde possa anunciar isso o mais rapidamente".

Entenda quais cuidados tomar diante da nova onda da covid-19

Médicos e autoridades da área de saúde são unânimes ao indicar a atualização do esquema vacinal, principalmente, por causa da nova onda da doença que parece se aproximar.

1. Atualize o esquema vacinal;

2. Em caso de sintomas gripais, faça o teste;

3. Uso de máscaras: o equipamento de proteção individual somente é obrigatório no Estado nos estabelecimentos de saúde, porém é recomendado o uso para pessoas mais vulneráveis.

"Os idosos, as pessoas que têm alguma doença de base, quem tem a imunidade diminuída, quando for frequentar um ambiente mais coletivo, com mais pessoas, ou no próprio trabalho, nós fazemos a sugestão de que a pessoas possa usar a máscara, explica o subsecretário.

Ao frequentar ambiente fechados e aglomerados, a Sesa também sugere o uso de máscaras.

Atividade econômica tem alta de 0,05% em setembro

Notícias 16 de novembro de 2022

Conforme aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na última segunda-feira (14) pelo Banco Central, a atividade econômica brasileira registrou um crescimento de 0,05% no mês de setembro, na comparação com agosto. Considerando os últimos três meses, a alta foi de 1,36%.

O IBC-Br reúne informações do nível de atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Ele é levado em conta pelo Banco Central para tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

Economistas consideram o índice como um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), indicador oficial da atividade econômica calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em setembro, o IBC-Br atingiu 144,01 pontos de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Com o resultado, o índice voltou a subir após um mês de queda: em agosto houve retração de 1,13%. Nos meses anteriores, o IBC-Br vinha oscilando. Em abril e maio houve queda e em junho e julho alta.

Considerando a comparação entre setembro desse ano e setembro do ano passado, a partir do dado não dessazonalizado, houve alta de 4%. No acumulado de 12 meses, o índice também ficou positivo. em 2,34%.

Fonte: Agência Brasil/ SETCESP

FENATRAN bate recorde de público e atinge R$ 9,5 bilhões em negócios

Notícias 16 de novembro de 2022

Maior Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas da América Latina, a 23ª edição da FENATRAN reuniu mais 500 marcas no pavilhão de exposição do São Paulo Expo, de 7 e 11 de novembro, e gerou um volume total de negócios da ordem de R$ 9,5 bilhões. O resultado é superior em R$ 1 bilhão ao da última edição da feira, de 2019. A área de exposição deste ano chegou a ser ampliada em 20%, totalizando 100 mil m2, que foi completamente ocupada pelos estandes dos expositores cinco meses antes da abertura dos portões, sinalizando a grande expectativa e interesse das empresas.

A FENATRAN foi marcada pelo lançamento de várias novidades das montadoras de caminhões e das empresas do setor de logística e implementos. Para conhecê-las, o número de visitantes chegou a 66 mil pessoas, também superior ao público da última edição, de 65 mil. Desse total, a RX, organizadora da feira, aponta que 20% é o índice dos profissionais que retornaram pelo menos uma vez durante a semana para acompanhar melhor as novidades e fechar novos negócios.

Outro número que passa a ser anunciado pela RX é a quantidade de reuniões que ela organiza – matchmaking – envolvendo especificamente as associações e compradores nacionais e internacionais, que neste ano totalizou 480 rodadas de negócios. Além da geração de negócios para expositores e consumidores, a FENATRAN também colaborou para a criação de 13.000 empregos diretos para a montagem da exposição em 6 dias.“Havia grande expectativa para esta edição da retomada. A edição de 2022 foi a Fenatran das Fenatrans, pois superamos o público esperado e também o volume de retorno, gerando mais oportunidades de negócios que o previsto. Isso mostra a força do evento e do modelo de negócios pautado em matchmaking. Por isso, vemos com bons olhos o futuro da Fenatran e dos novos eventos como o Top Frotas, voltado a fomentar negócios no segmento de frotas de veículos”, comentou Luiz Bellini, diretor de Portfolio da RX.

“Os recordes desta edição da FENATRAN refletem exatamente o que vem ocorrendo com o setor de caminhões nos últimos anos, com crescimento consistente de produção, vendas e exportações, além de um salto tecnológico sem precedentes em termos de descarbonização, segurança, conforto, conectividade e redução de custos operacionais para o caminhoneiro e o frotista”, comemorou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.

“A FENATRAN foi um sucesso, como já prevíamos. A RX, bem como todas os expositores realizaram um grande evento e com certeza os números mostram isso. Nós da NTC&Logística, ficamos muito satisfeitos de ver esse projeto a cada edição mais forte e relevante para o transporte rodoviário de cargas de todo o Brasil. Esperamos que em 2024 seja ainda maior e de outras grandes conquistas”, avaliou Francisco Pelucio, Presidente da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

“A Fenatran superou em muito a expectativa que a indústria tinha. Foi a melhor feira de todos os tempos. O interesse do público em conhecer as novidades do setor foi imenso e a isso se somou a demanda dos empresários do TRC por produtos mais modernos e eficientes oferecidos pela nossa indústria”, comentou José Carlos Spricigo, presidente da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Para a gerente da FENATRAN, Ana Paula Pinto, “a feira vem se consolidando cada vez mais com o melhor palco para os lançamentos e novidades da indústria, estreitando conexões e proporcionando oportunidades de negócios para toda a cadeia do setor, e o recorde que tivemos neste ano de marcas, público e volume gerado de negócios reforça o otimismo do mercado de transporte rodoviário de cargas e logística”.

FENATRAN Experience e Arena de Conteúdo

O evento contou com uma pista de 2 km ao lado do pavilhão dedicada à experiência com as novas tecnologias dos caminhões. No FENATRAN Experience, com 18 modelos disponibilizados pelas montadoras, foram realizados ao longo dos 5 dias do evento 2.500 test-drives, que ajudaram os profissionais habilitados a conhecer e a facilitar a sua decisão de compras dos novos produtos.

Além de lançamentos e experiências com novas tecnologias, a FENATRAN ofereceu ainda uma Arena de Conteúdo, onde foram realizadas palestras e apresentações que resultaram em mais de 40 horas de conteúdo relacionados aos principais temas e oportunidades do setor de transporte de carga e logística. Esse conteúdo está disponível on demand no site oficial da feira – www.fenatran.com.br

A próxima edição da FENATRAN já tem data marcada para o período de 04 a 08 de novembro de 2024 no São Paulo Expo.

Fonte: FENATRAN/SETCESP

Rodovias ruins geram R$ 6,4 bi de prejuízo só com desperdício de diesel

Notícias 16 de novembro de 2022

As rodovias brasileiras estão em péssimo estado de conservação. Mais de 66% das estradas pavimentadas têm algum problema. Assim, apenas 34% da malha viária estão em boa ou ótima condições. Os dados são parte de um estudo feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com a CNT, a maioria das vias foi classificada como ruins e péssimas.

Segundo a confederação, o estudo avaliou a malha pavimentada das rodovias federais e seus trechos estaduais. Ou seja, isso engloba 110.333 quilômetros de estradas em todo o Brasil. Conforme o estudo, 55% do pavimento dessas estradas apresenta ao menos um tipo de problema. Por sua vez, 44,5% estão em condições satisfatórias e 0,6% apresenta total deterioração.

Estradas ruins causam prejuízo bilionário

De acordo com a CNT, a sinalização das estradas brasileiras também requer atenção. Segundo o estudo, 60% da extensão das vias têm sinalização considerada regular, ruim e péssima. Ou seja, apenas 39,3% estão em boas condições. Outro problema é que 8,3% das vias avaliadas não têm faixa central, que divide uma pista da outra, e 14,3% estão sem faixas laterais.

Além disso, há 2.610 pontos críticos nas rodovias brasileiras avaliadas. Como resultado, isso causa 33,1% de aumento nos custos operacionais. Em outras palavras, isso deve representar um consumo desnecessário de 1,1 bilhão de litros de diesel em 2022. Considerando o preço médio do litro do combustível nos postos, estamos falando de cerca de R$ 6,4 bilhões jogados no ralo.

Isso sem considerar os gastos com pneus, suspensão, freios, filtros e outros componentes. Bem como o maior desgaste físico do caminhoneiro. Segundo a CNT, realizar ações emergenciais para recuperar as rodovias do Brasil requer investimentos de cerca de R$ 72,6 bilhões.

O levantamento também mostra as condições das estradas por região do País. Assim, no Norte estão as rodovias em pior nível de conservação. De acordo com a CNT, 79,2% dos Estados da região apresentam algum tipo de problema. E apenas 20,8% da malha estão em boa ou ótima condição.

Por outro lado, as rodovias do Sul foram avaliadas como as melhores do Brasil. Do total das rodovias pavimentadas da região, 55,7% têm algum tipo de problema. Contudo, 44,3% foram avaliadas como boas e ótimas, segundo a metodologia do estudo.

Fonte: Estradão/ SETCESP

O bom desempenho do setor de serviços no País é impulsionado pelos segmentos de tecnologia da informação e de transporte de cargas, frisou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na

Notícias 11 de novembro de 2022

O bom desempenho do setor de serviços no País é impulsionado pelos segmentos de tecnologia da informação e de transporte de cargas, frisou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, o volume de serviços prestados cresceu 0,9% em setembro agosto, com avanços em três das cinco atividades pesquisadas. O destaque foi o avanço de informação e comunicação (2,0%, terceiro resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,1%). As demais expansões ocorreram em serviços prestados às famílias (1,0%, sétimo crescimento seguido, um ganho acumulado de 11,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Na direção oposta, houve perdas nos transportes (-0,1%) e nos outros serviços (-0,3%).

 O setor de serviços operava em setembro no ponto mais alto já registrado pela série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2011 pelo IBGE. O desempenho superou o recorde anterior, registrado em novembro de 2014. Entre os subsetores, os serviços prestados às famílias estavam 12,5% abaixo do pico de maio de 2014, enquanto os serviços de informação e comunicação operavam em setembro de 2022 em patamar recorde. Os serviços profissionais, administrativos e complementares estavam 15,9% abaixo do ápice de março de 2012, e o segmento de outros serviços estava 9,9% abaixo do auge de janeiro de 2012. Os transportes funcionavam em patamar 0,1% aquém do recorde visto em agosto de 2022.

 “O destaque deste mês foi a renovação desse pico da série histórica do setor de serviços”, afirmou Rodrigo Lobo.

O pesquisador do IBGE diz que o setor de serviços foi impulsionado por um “acelerado processo de transformação digital” que ocorreu na economia brasileira e mundial no momento mais agudo da pandemia. O movimento beneficiou o segmento de tecnologia da informação, que também cresceu com o “boom do comércio eletrônico”. As vendas online incentivaram ainda o transporte de cargas no País, que foi mais demandado também por alguns segmentos industriais e pelo agronegócio.

O setor de tecnologia da informação operava em setembro deste ano em nível recorde, enquanto o transporte de cargas estava apenas 0,5% abaixo do ponto mais alto da sua série histórica, alcançado no mês de agosto deste ano.

“São os dois segmentos que registraram ganho nesses últimos três anos, levando esse patamar de serviços para o patamar que está hoje”, disse Lobo. “A recuperação de serviços presenciais não contribuiu para levar os serviços para o patamar que está hoje.”

Após a alta no volume de serviços prestados em setembro ante agosto, o setor de serviços passou a funcionar em patamar 11,8% superior ao de fevereiro de 2020, antes do agravamento da crise sanitária no País. Os transportes passaram a operar 21,8% acima do nível pré-covid, e os serviços de informação e comunicação estavam 16,9% acima. O segmento de outros serviços estava 4,2% além do pré-pandemia, e os serviços profissionais e administrativos, 6,2% acima. Já os serviços prestados às famílias ainda estavam 3,9% abaixo. “Os serviços às famílias crescem há sete meses seguidos. Ainda assim não é suficiente para levar essa atividade para o patamar pré-pandemia”, apontou Lobo. “Os serviços prestados às empresas foram os que alavancaram o setor de serviços nos últimos três anos.”

Fonte:  NTC&LOG

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