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Programe-se: Revalidação Ordinária RNTRC
Notícias 17 de abril de 2023
A Revalidação Ordinária trata da atualização dos dados cadastrais dos transportadores inscritos no RNTRC e dos respectivos veículos cadastrados em sua frota, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção de seu registro, conforme disposto na Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022. O procedimento para a Revalidação Ordinária foi regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022.
Os transportadores da categoria Empresa de Transporte de Cargas (ETC) que estejam com o registro na situação “ativo”, “pendente” ou “suspenso” deverão observar os procedimentos da Revalidação Ordinária.
Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública ou entrar em contato com o serviço de RNTRC do SETCERS e verificar a mensagem apresentada.
POGRAME-SE: a consulta só estará disponível a partir do dia 27 de abril de 2023.
A ANTT fará de forma automatizada a atualização dos dados cadastrais e a verificação dos requisitos para manutenção no RNTRC, nos termos do art. 4º da Resolução ANTT nº. 5.982, de 2022. Esse procedimento não irá alterar o status do RNTRC do transportador.
Os transportadores que estiverem em conformidade com todos os requisitos para manutenção no RNTRC serão automaticamente revalidados. E não será necessária nenhuma ação por parte do transportador.
Por outro lado, se o transportador tiver inconformidades (pendências), na consulta pública irá aparecer a seguinte mensagem:
“Revalidação Ordinária deve ser realizada pelo transportador. Consulte a lista de pendências em um ponto de atendimento da ANTT de sua categoria.”
O transportador deverá consultar a Lista de Verificações, que apresentará as pendências e orientações de como resolvê-las.
Após resolver as pendências, o transportador deverá realizar um pedido de “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC, o que irá regularizar seu status.
É obrigatória a finalização do pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC para que o procedimento da Revalidação Ordinária do transportador seja concluído.
O transportador que, findo o respectivo cronograma de revalidação ordinária, não atender à solicitação de atualização cadastral ou deixar de cumprir algum dos requisitos exigidos para a manutenção do cadastro, terá o RNTRC suspenso até sua regularização, o que o impedirá de realizar o transporte rodoviário remunerado de cargas.
Em resumo, os passos para a Revalidação Ordinária são:
1 – Consulta pública ANTT – Site Consulta Pública;
2 – Lista de Verificações (pendências) – via SETCERGS;
3 – Resolver as pendências – via SETCERGS;
4 – Realizar pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC – via SETCERGS.
FONTE: SETCERGS
PRF restringirá tráfego de caminhões em 14 dias de 2023
Notícias 17 de abril de 2023
Assim como nos anos anteriores, caminhoneiros de todo o país devem ficar atentos aos dias e horários de restrição a circulação de combinações de veículos de cargas (CVC) em rodovias federais de pista simples ao longo de 2023. Por meio da Portaria DIOP/PRF Nº 48, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estabeleceu um calendário de restrições os próximos e principais feriados prolongados de 2023.
De acordo com a publicação, serão quatro feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Fim de Ano) responsáveis por 14 dias de restrição a circulação dos veículos pesados excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme tabela abaixo:
Segundo a corporação, a restrição se aplica a todos os veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:
– Largura máxima: 2,60 metros;
– Altura máxima: 4,40 metros;
– Comprimento total: 19,80 metros;
– Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 57 toneladas
Ou seja, nos feriados prolongados de 2023, bitrens 9 eixos, rodotrens, cegonhas, combinações de transporte de veículos e cargas Paletizadas (CTVP) e veículos que transportam cargas indivisíveis terão a circulação restrita pela PRF.
Segundo a publicação oficial da PRF as restrições acontecerão em 88 trechos de rodovias federais de pista simples de 23 estados e no Distrito Federal, sendo:
Ainda segundo a corporação, a elaboração da portaria, bem como a definição dos dias e horários de restrição, levou em consideração diversos fatores, como a jornada de trabalho dos motoristas profissionais, os esforços governamentais para a redução de acidentes e o aumento significativo do fluxo de veículos durante festejos nacionais e regionais.
Multas
De acordo com a Portaria DIOP/PRF Nº 48, o descumprimento dos dias e horários de restrição constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição. A penalidade é estabelecida pelo Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
FONTE: NTC&Logística.
8ª Feira Internacional de Logística contará com Rodada de Negócios e driving tests
Notícias 17 de abril de 2023
A 8ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG – será realizada entre 24 e 26 de maio, em Jundiaí, há 60 km da capital paulista. Cidade considerada um dos maiores polos logísticos do Brasil, o 15º PIB do país, uma região com fácil acesso para rodovias, ferrovia, aeroportos e porto seco.
A Brasil LOG é uma referência para o segmento da logística, reconhecida como o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, promovendo a integração entre executivos, empresas de logística, especialistas e um público qualificado. “A Brasil LOG atrai todo o nicho de mercado dos cinco modais da logística: terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário e hidroviário, ainda em expansão. Além de networking, a Brasil LOG é uma vitrine para expor os serviços e as inovações do setor.” – explica Adelson Lopes, diretor presidente da empresa que organiza a Feira Internacional de Logística.
Para Adelson, o setor logístico foi um dos segmentos que mais cresceu em 2022, e para 2023, as perspectivas são positivas. “Há muitos gargalos a serem solucionados na logística em decorrência da demanda. Com a pandemia, o comportamento das pessoas mudou, houve aumento de entregas no porta a porta, e de empresas que se reiventaram colocando seus produtos na internet. Há muito espaço para a logística crescer e se aprimorar com uso de novas tecnologias.” – explica.
A 8ª edição da Brasil LOG reunirá soluções para todas as áreas, com destaque para as tecnologias. Será realizada em uma área de 53 mil m², três pavilhões para cerca de 60 expositores, além da tradicional Rodada de Negócios e driving tests de empilhadeiras e caminhões.
A expectativa é de que passem pela feira mais de 6 mil visitantes, entre representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de Condomínios Logísticos, Centros de Distribuições, Armazenagem, Estocagem, Consultorias e profissionais como Agentes de Carga, Armadores, Despachantes Aduaneiros, Importadores e Exportadores.
São 18 países já confirmados e 241 cidades no mundo prospectando a feira. Eventos como esse podem contribuir para a chegada de novas empresas multinacionais na região de Jundiaí.
A entrada é gratuita, mas é necessário o credenciamento pelo site: www.feiradelogistica.com/credenciamento
SERVIÇO:
Feira Internacional de Logística: 24 a 26 de maio de 2023
A entrada de visitantes será gratuita, no Parque da Uva, em Jundiaí/SP.
Credenciamento: www.feiradelogistica.com/credenciamento
FONTE: SETCESP
Programe-se: Revalidação Ordinária RNTRC
Notícias 17 de abril de 2023
A Revalidação Ordinária trata da atualização dos dados cadastrais dos transportadores inscritos no RNTRC e dos respectivos veículos cadastrados em sua frota, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção de seu registro, conforme disposto na Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022. O procedimento para a Revalidação Ordinária foi regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022.
Os transportadores da categoria Empresa de Transporte de Cargas (ETC) que estejam com o registro na situação “ativo”, “pendente” ou “suspenso” deverão observar os procedimentos da Revalidação Ordinária.
Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública ou entrar em contato com o serviço de RNTRC do SETCERS e verificar a mensagem apresentada.
POGRAME-SE: a consulta só estará disponível a partir do dia 27 de abril de 2023.
A ANTT fará de forma automatizada a atualização dos dados cadastrais e a verificação dos requisitos para manutenção no RNTRC, nos termos do art. 4º da Resolução ANTT nº. 5.982, de 2022. Esse procedimento não irá alterar o status do RNTRC do transportador.
Os transportadores que estiverem em conformidade com todos os requisitos para manutenção no RNTRC serão automaticamente revalidados. E não será necessária nenhuma ação por parte do transportador.
Por outro lado, se o transportador tiver inconformidades (pendências), na consulta pública irá aparecer a seguinte mensagem:
“Revalidação Ordinária deve ser realizada pelo transportador. Consulte a lista de pendências em um ponto de atendimento da ANTT de sua categoria.”
O transportador deverá consultar a Lista de Verificações, que apresentará as pendências e orientações de como resolvê-las.
Após resolver as pendências, o transportador deverá realizar um pedido de “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC, o que irá regularizar seu status.
É obrigatória a finalização do pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC para que o procedimento da Revalidação Ordinária do transportador seja concluído.
O transportador que, findo o respectivo cronograma de revalidação ordinária, não atender à solicitação de atualização cadastral ou deixar de cumprir algum dos requisitos exigidos para a manutenção do cadastro, terá o RNTRC suspenso até sua regularização, o que o impedirá de realizar o transporte rodoviário remunerado de cargas.
Em resumo, os passos para a Revalidação Ordinária são:
1 – Consulta pública ANTT – Site Consulta Pública;
2 – Lista de Verificações (pendências) – via SETCERGS;
3 – Resolver as pendências – via SETCERGS;
4 – Realizar pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC – via SETCERGS.
FONTE: SETCERGS
PRF restringirá tráfego de caminhões em 14 dias de 2023
Notícias 17 de abril de 2023
Assim como nos anos anteriores, caminhoneiros de todo o país devem ficar atentos aos dias e horários de restrição a circulação de combinações de veículos de cargas (CVC) em rodovias federais de pista simples ao longo de 2023. Por meio da Portaria DIOP/PRF Nº 48, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estabeleceu um calendário de restrições os próximos e principais feriados prolongados de 2023.
De acordo com a publicação, serão quatro feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Fim de Ano) responsáveis por 14 dias de restrição a circulação dos veículos pesados excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme tabela abaixo:
Segundo a corporação, a restrição se aplica a todos os veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:
– Largura máxima: 2,60 metros;
– Altura máxima: 4,40 metros;
– Comprimento total: 19,80 metros;
– Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 57 toneladas
Ou seja, nos feriados prolongados de 2023, bitrens 9 eixos, rodotrens, cegonhas, combinações de transporte de veículos e cargas Paletizadas (CTVP) e veículos que transportam cargas indivisíveis terão a circulação restrita pela PRF.
Segundo a publicação oficial da PRF as restrições acontecerão em 88 trechos de rodovias federais de pista simples de 23 estados e no Distrito Federal, sendo:
Ainda segundo a corporação, a elaboração da portaria, bem como a definição dos dias e horários de restrição, levou em consideração diversos fatores, como a jornada de trabalho dos motoristas profissionais, os esforços governamentais para a redução de acidentes e o aumento significativo do fluxo de veículos durante festejos nacionais e regionais.
Multas
De acordo com a Portaria DIOP/PRF Nº 48, o descumprimento dos dias e horários de restrição constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição. A penalidade é estabelecida pelo Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
FONTE: NTC&Logística.
O único Imobilizador Eletrônico do mercado já recuperou 600 caminhões!
Notícias 14 de abril de 2023
Após 06 anos desde o lançamento do Imobilizador 3S 1.0, produto desenvolvido e patenteado pela 3S Tecnologia, ele tem a sua eficácia comprovada através da ação efetiva em 600 casos de tentativas de roubo de casco e carga em todo o Brasil.
A Imobilização Eletrônica presente no sistema, é a única no mercado totalmente eletrônica e sem o uso de relés, que atua diretamente na eletrônica do caminhão de maneira segura e sem comprometer a garantia. Não só isso, a tecnologia resulta em um sistema de redundância independente do rastreador principal, que proporciona uma imobilização efetiva automática, que não pode ser revertida pelos ladrões sem o uso de peças específicas, ferramentas especiais e muito tempo disponível.
O último caso aconteceu em São Paulo e, em poucas horas, o veículo avaliado em mais de R$ 600.000.000,00 já estava sendo devolvido em segurança ao seu proprietário.
“É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há 06 anos e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas, retirando em pouquíssimo tempo centenas de milhares de reais das mãos do crime”, explica Clovis Manfio, sócio-diretor da 3S Tecnologia.
Assista o depoimento de alguns clientes: https://youtu.be/GzogIx4am9E
Acompanhe pelas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook. Acesse o Site ou entre em contato através do WhatsApp para saber mais.
Índice de equidade aponta média de 3% das mulheres como motoristas das transportadoras
Notícias 14 de abril de 2023
O Movimento Vez & Voz – uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) para valorização e ampliação das mulheres no TRC – lançou, no último dia 22, a primeira edição do Índice de Equidade no Transporte Rodoviário de Cargas. O objetivo é medir anualmente a evolução da participação das mulheres na categoria e analisar as políticas das transportadoras na atração, retenção e valorização dessas profissionais.
Um recorte voltado para a área mais escassa do público feminino no segmento – a operacional – constatou que em uma média de todas as mulheres que trabalham nas transportadoras, apenas 3% atuam como motoristas. Contudo, 90% das empresas que responderam a pesquisa afirmam que as contratações são feitas sem que o gênero influencie na escolha.
De acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (SENATRAN), no Brasil, as mulheres representam 35,48% das CNHs válidas, de um total de 79,92 milhões, enquanto os homens somam 64,62%. Mesmo diante de uma grande diferença entre os gêneros, a categoria E, de veículos pesados (Carretas) vem aumentando a participação das mulheres. Em 2022, houve um crescimento de 9,01%, em comparação com o ano anterior.
Para Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Movimento Vez & Voz, isso já é um avanço: “Certamente, ainda estamos longe do que seria o ideal para termos equidade no TRC, mas é um crescimento muito importante e que deve ser celebrado. Precisamos sempre comemorar as pequenas vitórias para que possamos caminhar com ainda mais força rumo ao nosso objetivo. Já é de muita felicidade ver esse aumento de 9% nas emissões das CNHs de carretas, isso mostra que as mulheres estão se qualificando para entrar no setor, que, inclusive, tem muitas oportunidades”.
Além do foco na área operacional, o Índice de Equidade também exibe questões como: políticas, benefícios e programas que contribuem para um ambiente de trabalho mais inclusivo, bem como o compromisso da empresa em atrair, reter e desenvolver a carreira de mulheres nos mais diversos níveis e setores. Ao final, é apresentada uma média geral para verificar se o TRC está apto em todos os pontos ou se ainda precisa rever alguns conceitos.
“O grande diferencial desse estudo é que, além de ter uma visão completa do segmento, todas as empresas que participaram da pesquisa vão receber seus relatórios individualmente para que possam melhorar nos quesitos que tiveram menor destaque.
Estamos caminhando junto a cada uma delas para que a inclusão e a valorização das mulheres sejam pautas importantes e constantes em seus processos”, complementa Jarrouge.
Segundo Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, isso também deve vir em primeiro lugar nas empresas. “Quando temos a atuação das mulheres, principalmente nas estradas, conseguimos ver uma diminuição nos números de roubo de cargas e de acidentes, enquanto a produtividade aumenta.
Precisamos ter um olhar especial voltado para ações que contribuam com a inclusão delas, como o Movimento Vez & Voz faz, sempre com muito respeito. Sem dúvidas, é uma grande bandeira que eu apoio e levanto”.
A metodologia e a coleta de dados do Índice de Equidade no TRC, foram realizadas pelo Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC) e esta primeira edição representa 47.664 colaboradores que atuam nas empresas participantes.
FONTE: SETCESP
ESG e a inclusão feminina no setor de transportes
Notícias 14 de abril de 2023
Ainda que a liderança feminina venha se consolidando nas últimas décadas, a desigualdade de gênero ainda é um problema social relevante no Brasil e em todo o mundo. No setor de transportes, por exemplo, os dados mostram que em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres, segundo levantamento da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, dos 70.641 motoristas admitidos em 2021, apenas 1,51% eram do gênero feminino.
A gradual evolução do quadro de motoristas femininas é um reflexo da busca da equidade de gênero no setor. Há um movimento do mercado para se adequar às práticas de ESG, e na área de transportes a inserção das mulheres, além de ser uma responsabilidade social, é importante também para a sustentabilidade dos negócios: são mais oportunidades de trabalho geradas ao mesmo tempo em que temos mais representatividade de mulheres. E em todos os setores, dos caminhões nas estradas de todo o País, até nossa operação e escritórios, porque afinal, lugar de mulher é onde ela quiser estar!
Em 2021, de acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC), ocorreu um aumento de 61% de mulheres contratadas, mas a maioria ainda concentrada em áreas administrativas. As oportunidades de ampliação de vagas para motoristas femininas são corroboradas pelo SETCESP que mostrou que no mesmo ano houve apenas 32.094 admissões para função em empresas de TRC.
O Grupo Rodonaves tem tido o privilégio de colaborar para a evolução do quadro de contratações femininas, e possui diversos compromissos apresentados no nosso Relatório de Sustentabilidade. Hoje, como mulheres motoristas, são 19 profissionais que atuam na coleta, entrega e como carreteiras. E o quadro não para de crescer com as oportunidades oferecidas a elas. Uma das nossas colaboradoras, motorista, está se tornando carreteira, ou seja, está mudando a categoria da sua habilitação e está crescendo profissionalmente por meio de um programa interno de desenvolvimento, o Tração – Programa de Formação de Motoristas, que já formou 295 profissionais.
Apoiamos uma série de oportunidades para as mulheres por meio de iniciativas internas e programas que promovem a igualdade de gênero. Entre essas ações está o Mulheres em Movimento, um programa que há três anos promove encontros mensais voltados à reflexão sobre temas diversos com objetivo de inspirar e encorajar discussões relevantes sobre os desafios femininos, para homens e mulheres, além de abrir espaço para elas se expressarem, aprenderem e trocarem experiências enriquecedoras.
Além disso, participamos do Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz, e por meio desta parceria reforçamos o compromisso em promover a mudança em direção ao desenvolvimento inclusivo, tendo as mulheres cada vez mais como protagonistas na ampliação do setor de transportes no Brasil.
Outra iniciativa que vale destacar nesse sentido, é o pacto por meio do projeto Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPS da ONU, que dá ainda mais força para a empresa atuar na mudança gradativa desse quadro, tendo as mulheres como beneficiárias e parceiras para o desenvolvimento econômico do país, formando uma sociedade melhor e mais justa para todos.
Como percebemos, falar sobre mulheres é uma necessidade social para promoção da equidade de gênero. Simplesmente é uma questão que temos que debater para que a sociedade perceba que as condições, as oportunidades e o espaço que ainda não são igualitários. O esforço e a lembrança são necessários para que tudo isso ocorra, e as empresas têm o poder de promover, engajar e transformar essa realidade.
FONTE: NTC&Logística
O único Imobilizador Eletrônico do mercado já recuperou 600 caminhões!
Notícias 14 de abril de 2023
Após 06 anos desde o lançamento do Imobilizador 3S 1.0, produto desenvolvido e patenteado pela 3S Tecnologia, ele tem a sua eficácia comprovada através da ação efetiva em 600 casos de tentativas de roubo de casco e carga em todo o Brasil.
A Imobilização Eletrônica presente no sistema, é a única no mercado totalmente eletrônica e sem o uso de relés, que atua diretamente na eletrônica do caminhão de maneira segura e sem comprometer a garantia. Não só isso, a tecnologia resulta em um sistema de redundância independente do rastreador principal, que proporciona uma imobilização efetiva automática, que não pode ser revertida pelos ladrões sem o uso de peças específicas, ferramentas especiais e muito tempo disponível.
O último caso aconteceu em São Paulo e, em poucas horas, o veículo avaliado em mais de R$ 600.000.000,00 já estava sendo devolvido em segurança ao seu proprietário.
“É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há 06 anos e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas, retirando em pouquíssimo tempo centenas de milhares de reais das mãos do crime”, explica Clovis Manfio, sócio-diretor da 3S Tecnologia.
Assista o depoimento de alguns clientes: https://youtu.be/GzogIx4am9E
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Índice de equidade aponta média de 3% das mulheres como motoristas das transportadoras
Notícias 14 de abril de 2023
O Movimento Vez & Voz – uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) para valorização e ampliação das mulheres no TRC – lançou, no último dia 22, a primeira edição do Índice de Equidade no Transporte Rodoviário de Cargas. O objetivo é medir anualmente a evolução da participação das mulheres na categoria e analisar as políticas das transportadoras na atração, retenção e valorização dessas profissionais.
Um recorte voltado para a área mais escassa do público feminino no segmento – a operacional – constatou que em uma média de todas as mulheres que trabalham nas transportadoras, apenas 3% atuam como motoristas. Contudo, 90% das empresas que responderam a pesquisa afirmam que as contratações são feitas sem que o gênero influencie na escolha.
De acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (SENATRAN), no Brasil, as mulheres representam 35,48% das CNHs válidas, de um total de 79,92 milhões, enquanto os homens somam 64,62%. Mesmo diante de uma grande diferença entre os gêneros, a categoria E, de veículos pesados (Carretas) vem aumentando a participação das mulheres. Em 2022, houve um crescimento de 9,01%, em comparação com o ano anterior.
Para Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Movimento Vez & Voz, isso já é um avanço: “Certamente, ainda estamos longe do que seria o ideal para termos equidade no TRC, mas é um crescimento muito importante e que deve ser celebrado. Precisamos sempre comemorar as pequenas vitórias para que possamos caminhar com ainda mais força rumo ao nosso objetivo. Já é de muita felicidade ver esse aumento de 9% nas emissões das CNHs de carretas, isso mostra que as mulheres estão se qualificando para entrar no setor, que, inclusive, tem muitas oportunidades”.
Além do foco na área operacional, o Índice de Equidade também exibe questões como: políticas, benefícios e programas que contribuem para um ambiente de trabalho mais inclusivo, bem como o compromisso da empresa em atrair, reter e desenvolver a carreira de mulheres nos mais diversos níveis e setores. Ao final, é apresentada uma média geral para verificar se o TRC está apto em todos os pontos ou se ainda precisa rever alguns conceitos.
“O grande diferencial desse estudo é que, além de ter uma visão completa do segmento, todas as empresas que participaram da pesquisa vão receber seus relatórios individualmente para que possam melhorar nos quesitos que tiveram menor destaque.
Estamos caminhando junto a cada uma delas para que a inclusão e a valorização das mulheres sejam pautas importantes e constantes em seus processos”, complementa Jarrouge.
Segundo Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, isso também deve vir em primeiro lugar nas empresas. “Quando temos a atuação das mulheres, principalmente nas estradas, conseguimos ver uma diminuição nos números de roubo de cargas e de acidentes, enquanto a produtividade aumenta.
Precisamos ter um olhar especial voltado para ações que contribuam com a inclusão delas, como o Movimento Vez & Voz faz, sempre com muito respeito. Sem dúvidas, é uma grande bandeira que eu apoio e levanto”.
A metodologia e a coleta de dados do Índice de Equidade no TRC, foram realizadas pelo Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC) e esta primeira edição representa 47.664 colaboradores que atuam nas empresas participantes.
FONTE: SETCESP
ESG e a inclusão feminina no setor de transportes
Notícias 14 de abril de 2023
Ainda que a liderança feminina venha se consolidando nas últimas décadas, a desigualdade de gênero ainda é um problema social relevante no Brasil e em todo o mundo. No setor de transportes, por exemplo, os dados mostram que em 2022, apenas 3,4% dos condutores habilitados para dirigir caminhões, ônibus e carretas eram mulheres, segundo levantamento da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran). Em São Paulo, informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, dos 70.641 motoristas admitidos em 2021, apenas 1,51% eram do gênero feminino.
A gradual evolução do quadro de motoristas femininas é um reflexo da busca da equidade de gênero no setor. Há um movimento do mercado para se adequar às práticas de ESG, e na área de transportes a inserção das mulheres, além de ser uma responsabilidade social, é importante também para a sustentabilidade dos negócios: são mais oportunidades de trabalho geradas ao mesmo tempo em que temos mais representatividade de mulheres. E em todos os setores, dos caminhões nas estradas de todo o País, até nossa operação e escritórios, porque afinal, lugar de mulher é onde ela quiser estar!
Em 2021, de acordo com o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC), ocorreu um aumento de 61% de mulheres contratadas, mas a maioria ainda concentrada em áreas administrativas. As oportunidades de ampliação de vagas para motoristas femininas são corroboradas pelo SETCESP que mostrou que no mesmo ano houve apenas 32.094 admissões para função em empresas de TRC.
O Grupo Rodonaves tem tido o privilégio de colaborar para a evolução do quadro de contratações femininas, e possui diversos compromissos apresentados no nosso Relatório de Sustentabilidade. Hoje, como mulheres motoristas, são 19 profissionais que atuam na coleta, entrega e como carreteiras. E o quadro não para de crescer com as oportunidades oferecidas a elas. Uma das nossas colaboradoras, motorista, está se tornando carreteira, ou seja, está mudando a categoria da sua habilitação e está crescendo profissionalmente por meio de um programa interno de desenvolvimento, o Tração – Programa de Formação de Motoristas, que já formou 295 profissionais.
Apoiamos uma série de oportunidades para as mulheres por meio de iniciativas internas e programas que promovem a igualdade de gênero. Entre essas ações está o Mulheres em Movimento, um programa que há três anos promove encontros mensais voltados à reflexão sobre temas diversos com objetivo de inspirar e encorajar discussões relevantes sobre os desafios femininos, para homens e mulheres, além de abrir espaço para elas se expressarem, aprenderem e trocarem experiências enriquecedoras.
Além disso, participamos do Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz, e por meio desta parceria reforçamos o compromisso em promover a mudança em direção ao desenvolvimento inclusivo, tendo as mulheres cada vez mais como protagonistas na ampliação do setor de transportes no Brasil.
Outra iniciativa que vale destacar nesse sentido, é o pacto por meio do projeto Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPS da ONU, que dá ainda mais força para a empresa atuar na mudança gradativa desse quadro, tendo as mulheres como beneficiárias e parceiras para o desenvolvimento econômico do país, formando uma sociedade melhor e mais justa para todos.
Como percebemos, falar sobre mulheres é uma necessidade social para promoção da equidade de gênero. Simplesmente é uma questão que temos que debater para que a sociedade perceba que as condições, as oportunidades e o espaço que ainda não são igualitários. O esforço e a lembrança são necessários para que tudo isso ocorra, e as empresas têm o poder de promover, engajar e transformar essa realidade.
FONTE: NTC&Logística
ANTT abre primeira Tomada de Subsídios de 2023
Notícias 13 de abril de 2023
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriu, nesta quinta-feira (6/4), a Tomada de Subsídios nº 1/2023, com o objetivo de colher contribuições sobre a realização de ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório) para teste operacional de fiscalização e controle de peso de veículos em movimento, por meio de sistema de pesagem de veículos em alta velocidade (High Speed Weight-in-Motion/ HS-WIM), nas BR-364/365/MG/GO, concedidas para concessionária Ecovias do Cerrado S.A..
O período para envio das contribuições será das 9 horas (horário de Brasília) do dia 6 de abril de 2023, até as 18 horas (horário de Brasília) do dia 20 de abril de 2023.
A documentação relativa ao objeto da Tomada de Subsídios está disponível no Sistema ParticipANTT. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail ts001_2023@antt.gov.br.
Para saber como contribuir, assista ao tutorial do Sistema ParticipANTT.
Saiba mais sobre o processo de Tomada de Subsídios no Canal ANTT no Youtube.
Histórico – A Ecovias do Cerrado trouxe proposta de utilização de ambiente regulatório experimental, chamado de Sandbox Regulatório, para a implantação da tecnologia HS-WIM no sistema rodoviário da BR-364/365/GO/MG, em substituição às previsões constantes no Programa de Exploração da Rodovia (PER) – Sistema de Pesagem, para a modalidade de pesagem fixa atualmente praticada pela ANTT e demais órgãos fiscalizadores.
A concessionária destacou que a pesagem em movimento utilizando a tecnologia HS-WIM traria benefícios significativos para a sociedade e para a segurança viária ao reduzir congestionamentos, economizar tempo e dinheiro, melhorar a segurança nas estradas, reduzir o desgaste das vias e aumentar a eficiência da fiscalização.
Sandbox Regulatório – A ANTT publicou a Resolução nº 5.999/2022, que dispõe sobre as regras para constituição e funcionamento de Sandbox Regulatório. A regra prevê a possibilidade de constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental, em que as pessoas jurídicas participantes podem receber autorizações temporárias para testar novos serviços, produtos ou soluções regulatórias no setor de transportes terrestres, mediante o cumprimento de critérios e limites previamente estabelecidos.
Trata-se de um instrumento regulatório versátil, pelo qual se permite a realização de testes prévios antes da implantação de medidas regulatórias. Com isso, permite-se incentivar a inovação setorial, o desenvolvimento de serviços, produtos e soluções regulatórias, o aumento de visibilidade de modelos inovadores, entre outros benefícios. O processo prevê um chamamento público de interessados para integrar o ambiente regulatório experimental, submetendo-se esses interessados às cláusulas de um edital de participação ou termo de referência, que inclusive deve ser submetido previamente a processo de participação e controle social (PPCS), como é o caso que será discutido na Tomada de Subsídios nº 1/2023.
HS-WIM – O Sistema de Pesagem em Movimento (Weigh in Motion) vem se mostrando a melhor alternativa de fiscalização das cargas em rodovias em função de exercer uma monitoração sem necessidade de implantação de um posto de pesagem fixo, dispensando vultuosos investimentos em infraestrutura e também otimizando sua operacionalização por ser um sistema completamente automatizado de pesagem o que reduz grandemente o número de agentes envolvidos na operação de pesagem/fiscalização.
Serviço –
Apenas contribuições escritas
Local: Sistema ParticipANTT
Período: de 6/4 a 20/4
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