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Deflação em combustíveis puxa queda de 0,64% do grupo Transportes no IPCA-15

Notícias 27 de outubro de 2022

A redução nos preços dos combustíveis fez as famílias brasileiras gastarem menos com transportes em outubro. O grupo Transportes passou de uma queda de 2,35% em setembro para um recuo de 0,64% em outubro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O grupo foi responsável por -0,13 ponto porcentual para a formação da taxa de 0,16% registrada pelo IPCA-15 neste mês. A deflação no grupo foi puxada pela queda de 6,14% no preço dos combustíveis. A gasolina caiu 5,92%, maior contribuição negativa para o IPCA-15 do mês, -0,29 ponto porcentual. Houve que quedas também no etanol (-9,47%), gás veicular (-1,33%) e óleo diesel (-3,52%).

O ônibus urbano diminuiu 0,60%, devido à redução dos preços das passagens aos domingos em Salvador a partir de 11 de setembro. 

Na direção oposta, as passagens aéreas subiram 28,17%, após já terem aumentado 8,20% em setembro. As passagens aéreas tiveram o maior impacto positivo no IPCA-15 de outubro, 0,18 ponto porcentual. 

O ônibus intermunicipal aumentou 0,42%, como reflexo de reajustes em Fortaleza e Porto Alegre. Também ficaram mais caros subitens importantes como emplacamento e licença (1,72%) e conserto de automóvel (0,64%).

Comunicação

Também segundo o IBGE, os gastos das famílias com Comunicação recuaram 0,42% em outubro. O grupo deu uma contribuição de -0,02 ponto porcentual para a taxa de 0,16% do IPCA-15 deste mês. A queda foi influenciada pela redução nos pacotes de acesso à internet (-1,69%) e nos planos de telefonia móvel (-1,35%). Também houve queda nos preços dos aparelhos telefônicos (-0,87%).

A queda foi influenciada pela redução nos pacotes de acesso à internet (-1,69%) e nos planos de telefonia móvel (-1,35%). Também houve queda nos preços dos aparelhos telefônicos (-0,87%).

“Vale lembrar que a Lei Complementar 194/22, sancionada no final de junho, fixou um limite para a alíquota máxima de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações”, lembrou o IBGE.

Fonte: SETCESP/ UOL

ANTT e INMETRO assinam Acordo de Cooperação Técnica

Notícias 27 de outubro de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Deliberação nº 314, com a aprovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) realizado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para o desenvolvimento de trabalhos e ações de interesse comum às suas áreas, quanto à avaliação da conformidade, metrologia legal, acreditação e áreas afins.

Os temas estabelecidos em plano de trabalho envolvem projetos executivos, de orçamentos e de execução de obras rodoviárias e ferroviárias, parâmetros de desempenho, verificação remota de desempenho de equipamentos, fiscalização automatizada, programa de acreditação de organismos de certificação, entre outros.

Normas – Um dos principais focos da Deliberação, o projeto de implementação na ANTT da inspeção acreditada, fruto das várias reuniões com as áreas técnicas e do conhecimento adquirido em programas como a primeira etapa do PETI – Programa de Experiência Técnica Internacional, consiste na verificação legal, técnica e regulatória de todo o processo que envolve um projeto, ou execução de obras.

Para a inspeção de um projeto é feita uma análise técnica e contratual, e no caso da execução das obras são inspecionadas, desde as matérias primas utilizadas, os processos de execução, até os aspectos legais, incluindo saúde e segurança ocupacional, meio ambiente, entre outros.

Fonte: SETCESP / ANTT

Sanyuu: nova mantenedora do Transcares tem essência japonesa e conhecimento de causa do TRC

Notícias 26 de outubro de 2022

Pense numa empresa fundada em 1969 e que possui clientes desde a inauguração... Esta é uma forma de apresentar a Sanyuu Corretagem de Seguros, mais uma mantenedora do Transcares. A empresa paulista, que se divide em três áreas de atuação e tem nome diferente (significa amigos do número 3), foi criada para ser a corretora cativa do Grupo Mitsui, um dos maiores conglomerados japoneses, no Brasil e viu sua história tomar outro rumo em 2003, quando se tornou corretora independente. Para completar essa narrativa, o atual presidente, Fábio Franchini, chegou em 2009 trazendo a expertise de quem conhece o segmento, pois o pai foi dono de transportadora.

“Sabemos o que é ter um seguro negado, conhecemos a dificuldade de controlar o seguro de agregados. Sabemos quais são as dores do segmento e trabalhamos buscando soluções para elas. Esse é um de nossos diferenciais”, pontua o presidente.

Com mais de 600 clientes corporativos e um número superior a duas mil pessoas físicas seguradas, a Sanyuu atua em três áreas: Japonesa, que lhes possibilita atender clientes há quase 50 anos; Sanyuu Internacional, que permite a criação de acordos exclusivos e fortalecimento da capacidade de atendimento pelo fato dela ser associada às duas maiores redes mundiais de corretores independentes; e Sanyuu Nacional, com atendimento em diversas áreas da atividade econômica brasileira. E oferece todo tipo de seguro, de propriedade, de responsabilidade, de riscos financeiros e de benefício de saúde

Além da sede em São Paulo, a empresa tem filial em Belo Horizonte, 40 colaboradores, “possui um investimento absurdo em tecnologia”, segundo presidente, e chegou ao Transcares porque estava prospectando novos clientes no Espírito Santo.

“Estávamos ‘namorando’ o Transcares há seis anos. Atendemos em todo o Brasil e chegamos aqui trazendo algo fundamental: informação clara! A transportadora coloca dentro do seu orçamento o custo do seguro. Na prática, assume riscos intangíveis por falta de conhecimento. O que fazemos de diferente? Somos claros e objetivos no trato com o cliente e naquilo que ele está contratando. Ou seja, o cliente Sanyuu entende o que está contratando e quais problemas pode ter com tal contratação. Esta forma de trabalhar nós trouxemos da cultura japonesa”, finaliza Fábio Franchini.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

Campanha digital, presentinho e lanche para comemorar os 43 anos

Notícias 26 de outubro de 2022

Transcares é capacitação, integração empresarial, segurança, oportunidade, flexibilidade e muito mais! O dia 26 de outubro marca a fundação do sindicato e para festejar seus 43 anos foi lançada nas redes sociais a campanha “Transcares é...”, contando, inclusive, com a presença de parte da equipe em vídeos temáticos e comemorativos. A ideia foi mostrar a força da entidade em todas as suas frentes de atuação.

A comemoração, contudo, foi além! Na quarta, 26, a equipe foi surpreendida, ao chegar, com uma lembrança – caneca térmica, caderneta e chocolate – na mesma de trabalho e à tarde se reuniu num lanche junto ao presidente, Luiz Alberto Teixeira.

"Tenho uma vida inteira dedicada ao transporte de cargas e me orgulho demais desta entidade que tanto trabalha pelo segmento! Iniciamos uma jornada este ano e nestes primeiros 10 meses conseguimos vitórias importantes: atualizamos nosso Planejamento Estratégico, estamos conseguindo ampliar nossa representatividade, por meio de novos associados, parceiros e mantenedores, e dando mais visibilidade ao nosso projeto de Responsabilidade Social. Temos uma equipe excepcional e sei que ainda podemos fazer muito mais pela casa do transportador", destacou o presidente.

A “família Transcares”, como Teixeira gosta de referir à equipe interna, possui 12 pessoas. A Auxiliar de Serviços Gerais Valdinéia Gama é a mais antiga integrante, vai completar 14 anos de casa em fevereiro do ano que vem.

Para Neia, Transcares é liberdade! “Gosto de sair da minha casa e vir trabalhar aqui, principalmente porque as pessoas respeitam a maneira como faço as minhas coisas. Também existe coleguismo e respeito entre a equipe, isso é fundamental em qualquer ambiente de trabalho e em qualquer função que ocupemos”.

Outro que fala com propriedade do sindicato é o superintendente, Mario Natali. “Para muito além do seu exercício normal de representar ao empresário de cargas e logística, o Transcares compreende e vivencia as dificuldades, vitórias e aspirações deste grupo empresarial, grupo este corajoso, resiliente, nem sempre respeitado como deveria e que transporta em seus caminhões pelo menos 62% de toda movimentação de carga e da economia do País”.

Esta é a primeira vez que a equipe é presenteada no dia do aniversário da entidade como parte de uma ação de endomarketing – uma das novas metas do Planejamento Estratégico 2022-2024. E a ideia caiu no gosto do time. “Os presentinhos que ganhamos são super úteis! E não vou mentir... Fiquei super feliz por ser lembrada. É uma forma de reconhecimento que marca nossa jornada na empresa”, destaca a Assistente Financeiro Layla Andrade.

Por falar na Família Transcares, Luiz Alberto Teixeira faz questão de lembrar de um nome que tem tudo a ver com o Transcares: o ex- gerente Mauro Sérgio Motta, que se aposentou em julho.

"Mottinha sempre fará parte desta família, família que ele tanto ajudou a cuidar".

Capacitação gratuita

O dia também teve capacitação gratuita para associados e não-associados. Sob o comando da assessora jurídica Alessandra Lamberti, foi realizada a sétima edição do projeto Pílula Trabalhista, com o tema O Poder Punitivo do Empregado. A palestra, que normalmente gera investimento para os não-associados, não teve custo. Uma forma de presentear todo o segmento com informação e conhecimento.

STF faz nova audiência de conciliação sobre cobrança do ICMS

Notícias 26 de outubro de 2022

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou ontem (25) mais uma audiência da comissão que busca conciliação entre estados e o governo federal sobre a compensação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos essenciais, como combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

Na audiência desta terça-feira, representantes dos estados e da União debateram a competência legal para estabelecer parâmetros da cobrança do imposto.

Os trabalhos da comissão deverão ir até 4 de novembro deste ano. O prazo poderá ser prorrogado a pedido do governo federal.

A comissão também é composta por representantes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU).

A questão é discutida na ação em que o presidente Jair Bolsonaro defende a limitação da alíquota do tributo nos 26 estados e no Distrito Federal. O impasse jurídico começou após a sanção da Lei Complementar 192/2022. Com a lei, os estados ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.

Os governos locais afirmam que as leis que tratam do ICMS sobre combustíveis atrapalham a programação orçamentária dos estados e derrubam a arrecadação.

Fonte: SETCESP/ AGÊNCIA DO BRASIL

ANTT vai realizar Audiência Pública sobre as regras da Política Nacional de Pisos Mínimos

Notícias 25 de outubro de 2022

A ANTT abre Audiência Pública nº 011/2022 com o objetivo de colher subsídios para revisão do Anexo II da Resolução nº 5.867/2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – PNPM-TRC.

As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas das 09:00 horas do dia 28 de outubro de 2022 até as 18:00 horas do dia 11 de dezembro de 2022 (horário de Brasília), por meio do Sistema de Participação Pública da ANTT, via postal ou pessoalmente no endereço da ANTT, SCES – Trecho 3 – Lote 10 – Polo 8 – Brasília/DF – CEP: 70.200-003.

Durante a sessão virtual, as contribuições por escrito só poderão ser enviadas pelo Sistema ParticipANTT.

A sessão pública de Audiência Pública será realizada em formato híbrido, presencial e por videoconferência, no dia 16 de novembro de 2022, das 14:00 às 18:00 horas.

Fonte: SETCESP/ ANTT

Programa do SEST SENAT incentiva a entrada de novos talentos no setor de transporte

Notícias 24 de outubro de 2022

Aprender uma profissão com segurança, sem deixar de estudar e com direitos garantidos. Pode parecer utópico ou um sonho de muitas pessoas, mas essa realidade é Lei no Brasil, desde 2000, e está à disposição de jovens de 14 a 24 anos, por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Ao mesmo tempo em que trabalha em uma empresa com jornada reduzida, enquanto frequenta a escola, o aprendiz, como o próprio nome mostra, recebe treinamento para aprender uma profissão. Em empresas do setor de transporte, é o SEST SENAT que realiza a capacitação profissional desse contingente.

A Lei nº 10.097/2000 instituiu a aprendizagem para as empresas de médio e grande portes, que passaram a ter o dever de contratar aprendizes dentro do percentual de 5% a 15% do quadro de empregados. Nas microempresas e empresas de pequeno porte, a contratação é facultativa.

O trabalhador aprendiz possui direitos trabalhistas, como salário-mínimo por hora, vale-transporte e férias (preferencialmente, junto com as férias escolares). Ao fim do curso de aprendizagem, ele recebe o certificado de qualificação profissional, desde que seja alcançado o aproveitamento necessário.

De 2016 até o primeiro semestre de 2022, as unidades do SEST SENAT de todo o Brasil já formaram mais de 85 mil jovens, que escolheram se qualificar  em um dos 15 cursos de aprendizagem profissional, que são desenvolvidos por meio de atividades teóricas e práticas organizadas de forma progressiva – por exemplo, dois dias da semana na instituição de ensino e três dias na empresa.

Segundo a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o programa é a porta de entrada para o mercado de trabalho no setor de transporte. “O SEST SENAT possui um papel social na formação de jovens. Por isso, buscamos que cada vez mais pessoas participem do Jovem Aprendiz e possam terminar o programa empregadas, de forma a atender à demanda do mercado por mão de obra especializada para o transporte”, explica a diretora.

Atualmente, o curso mais demandado é o de Assistente Administrativo no Transporte. Busca-se uma formação integral, aliando teoria e prática, em um espaço de formação por competências, em que os jovens têm oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento das habilidades que levarão consigo ao longo da vida.

As turmas de aprendizagem do SEST SENAT são disponibilizadas diretamente para as empresas. Dessa forma, os jovens que quiserem uma vaga como aprendiz precisam enviar currículo para as empresas que fazem esse tipo de contratação. As empresas que se interessarem devem procurar a unidade do SEST SENAT mais próxima para contratar o curso de aprendizagem. Aquelas que são do setor de transporte ainda podem usufruir desse serviço de forma gratuita.

Veja a lista dos cursos de aprendizagem profissional oferecidos pelo SEST SENAT:

  • Assistente Administrativo no Transporte
  • Motorista de Transporte de Passageiros
  • Motorista de Transporte de Cargas
  • Assistente de Logística de Transporte
  • Auxiliar de Eletricista Veicular
  • Auxiliar de Manutenção Automotiva
  • Mecânico de Veículos Automotores a Diesel
  • Assistente em Operação e Movimentação de Carga
  • Auxiliar de Almoxarifado
  • Auxiliar de Manutenção de Ar Condicionado Veicular
  • Auxiliar de Operação de Transportes
  • Cobrador e Despachante de Transporte Coletivo
  • Pintura Automotiva
  • Assistente de Produção
  • Frentista Abastecedor

Veja onde estão as unidades do SEST SENAT pelo país.

Fonte: SETCESP

Ministério do Meio Ambiente lança iniciativa para incentivar a renovação de frota

Notícias 24 de outubro de 2022

O Ministério do Meio Ambiente lançou a iniciativa Renovar Frota +Verde, que tem como objetivo a substituição de veículos antigos e altamente poluentes por aqueles mais modernos e sustentáveis. A portaria que traz as regras dessa ação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18) e leva em consideração as políticas nacionais sobre Meio Ambiente, Mudança do Clima, o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária e o Programa Nacional de Crescimento Verde.

Enquanto as montadoras ao redor do mundo aceleram o lançamento de novos veículos 100% elétricos ou a hidrogênio verde, o Brasil vê sua frota de veículos envelhecer. São quase 1 milhão de caminhões com mais de 30 anos ainda em circulação. No caso dos veículos leves, mais da metade, cerca de 26 dos 45 milhões, têm mais de 10 anos. A idade média dos automóveis comuns é de 18,7 nos; dos caminhões, é de 22,5 anos; no caso dos ônibus, a média é de 16 anos. O cenário é semelhante para motores estacionários, tratores e embarcações.

Incentivar a renovação é importante e vai ao encontro das políticas de redução de emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa. O quilômetro rodado em veículos mais modernos, que possuem dispositivos para a redução de emissões e têm mais eficiência energética, gera menos poluentes e reduz a incidência de acidentes que possam causar impactos ambientais.

A ação disposta na portaria também tem como finalidade combater o descarte incorreto de motores, veículos e peças, óleos lubrificantes, baterias, peças e componentes. Também incentiva a reciclagem, a recuperação de sucata e a economia circular.

O Renovar Frota +Verde buscará a captação de recursos internacionais, a fim de fortalecer o financiamento climático para o setor privado e irá incentivar o uso de combustíveis renováveis, como o etanol, biometano e biodiesel.

A iniciativa vai implementar a concessão de bônus na aquisição de máquinas e equipamentos novos, fomento à criação de um fundo garantidor e disponibilização de linhas de crédito diferenciadas, com taxas de financiamento reduzidas.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Atividade econômica e volume de serviços de transporte recuam em agosto

Notícias 20 de outubro de 2022

O volume de serviços do país, mensurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE no dia 14 de outubro de 2022, cresceu 0,7% em agosto. Já o transporte, que teve crescimento expressivo nos três meses anteriores, apresentou queda de 0,2% em relação a julho. Entretanto, a redução não afetou significativamente o desempenho do setor em médio prazo, uma vez que o volume de serviços de transporte encontra-se 20% acima do nível pré-pandemia. Em comparação com agosto de 2021, o crescimento foi de 13,60%, apresentando o segundo melhor desempenho dentre os serviços analisados pela PMS. 

Quando examinados os segmentos separadamente, o aquaviário se destaca com crescimento de 1,0% na comparação com julho. Hoje, o nível de volume de serviços da modalidade é 35,4% superior a fevereiro de 2020. Em contrapartida, o transporte terrestre foi o único modo que apresentou queda mensal em agosto, de -0,7%. A redução pode estar ligada ao desempenho da atividade econômica, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, que recuou 1,13% em agosto. 

Tanto o volume de serviços do transporte de cargas quanto o de passageiros reduziram em agosto em relação a julho, -0,3% e -0,5%, respectivamente. Em comparação com o mesmo período de 2021, o transporte de cargas cresceu 18,7%, e o de passageiros, 19,2%.  O primeiro, responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil, se manteve 31% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e o de passageiros, um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia, ainda não se recuperou: o volume de serviços em agosto encontra-se no mesmo nível de fevereiro/2020. 

Acesse: Radar CNT do Transporte: PMS e IBC-Br – Agosto/2022

Fonte: SETCESP

Senado aprova MP que cria autarquia de proteção de dados

Notícias 20 de outubro de 2022

O Senado aprovou ontem (18) uma medida provisória (MP) que transforma a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em uma autarquia. A ANPD é o órgão federal responsável por fiscalizar a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ela nasceu vinculada à Presidência da República, mas desde 2019 já existia a possibilidade legal de transformá-la em autarquia especial. Assim, ela terá autonomia administrativa e financeira. O texto segue para promulgação.

O objetivo da mudança, segundo a explicação do Poder Executivo, é evitar a descontinuidade administrativa da ANPD e trazer mais confiabilidade ao sistema regulatório de proteção de dados. “A presente proposta busca prover a ANPD com a capacidade institucional necessária para estabelecer um efetivo ambiente normativo de proteção de dados pessoais, proteger adequadamente os direitos dos titulares, e assegurar que a Autoridade possa exercer sua autonomia técnica e decisória, obtendo reconhecimento nacional e internacional”, justifica o governo.

No novo formato, esse sistema de proteção de dados será compatível com outros regimes regulatórios e experiências internacionais. Além disso, a MP, cria, sem aumento de despesa, um cargo comissionado para o diretor-presidente da ANPD e aloca os atuais servidores na nova autarquia. 

* Com informações da Agência Senado

Transcares arrecada doações para Alzira Bley e faz o Dia das Crianças mais feliz para moradores de Nova Rosa da Penha I

Notícias 20 de outubro de 2022

Mais uma vez, a solidariedade pediu passagem e se misturou à rotina do Transcares. Por meio de doações feitas por empresas parceiras e mantenedores (Multilift, Jomed, Transportadora Continental,  PHT Transportes e Sanyuu), e pela sua equipe ao Educandário Alzira Bley, o sindicato reforçou a corrente do bem que transformou o 12 de outubro de crianças da comunidade de Nova Rosa da Penha I, bairro de Cariacica, num dia ainda mais feliz. As doações da entidade somaram 238 brinquedos, além de sapatos e roupas para serem vendidas no bazar, material escolar e cadeiras escolares, e o montante foi entregue ao presidente da instituição, Heraldo Pereira, na terça-feira, 11 de outubro.

Tradicional instituição de caridade do município, o Alzira Bley atendeu cerca de 500 crianças na ação do dia 12. Toda a programação foi pensada e realizada também em parceria com o Restaurante Dona Graça, localizado em frente ao Alzira.

“Ano passado, nesta mesma ação, atendemos crianças e familiares da Grande Nova Ronha da Penha com doações de cestas básicas, brinquedos, alimentos e guloseimas. E este ano repetimos a dose, com mais uma festa linda e alegre, que só foi possível graças à colaboração de nossos parceiros”, comentou Pereira.

O Alzira Bley é uma das instituições atendidas pelos Transcares em seu projeto de Responsabilidade Social e a Analista de RH do sindicato, Drielly Reis, ficou muito feliz com o engajamento do segmento. “Temos um carinho muito especial por este projeto e o envolvimento das pessoas nesta causa mostra que o trabalho do Transcares está ecoando entre nossas empresas, parceiros e mantenedores”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Transcares

Comjovem-ES: “entrada” especial no menu do Almoço Executivo

Notícias 20 de outubro de 2022

Teve nova edição do Almoço Executivo do Transcares nesta quarta-feira, 19 de outubro, e com direito a um quê a mais no cardápio: uma rápida apresentação das mais recentes ações da Comjovem-ES – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC. A “entrada” do menu ficou a cargo do coordenador regional da comissão, Roberto Fabiani, e do vice-coordenador, Filipe Cortes, que chegou recentemente para reforçar a gestão do grupo ao lado do também vice-coordenador, André Fiorot. O presidente, Luiz Alberto Teixeira, que anunciou Fabiano e Cortês aos convidados, definiu a Comjovem como “um braço do Transcares e o futuro do transporte”.

Como de costume, diretores, empresários, representantes de empresas mantenedoras e convidados de Teixeira marcaram presença no encontro, que foi o último do ano e retornará em março do ano que vem. Estavam lá os diretores Fernando De Marchi e Marco Zon, além de Roberto Fabiani, Fábio Dinoá, da Sanyuu, Cláudio Moreno e Carlos Merlo, da Transeguro Corretora, Dayane Boldrini, da 3S Tecnologia, Renato Sossai e Vandelson Favoretto, da Let´s by Vitória Diesel, e parte do time da Comjovem-ES, que hoje conta com 14 membros.

Empresário do sul do Estado e conhecido pelo espírito inquieto, Fabiani chegou ao sindicato em 2015, entrou para a Comjovem em 2017 e no ano seguinte foi convidado para assumir a coordenação da comissão, que possui 26 núcleos regionais espalhados Brasil afora. “A pandemia impactou nosso trabalho, mas desde o ano passado estamos conseguindo seguir com as metas da comissão nacional e lançar coisas novas, seguindo sempre a premissa da Comjovem, que é network e interação”, explicou, falando, ainda, das reuniões e visitas técnicas que fazem parte das metas das comissões regionais e do desejo dele e dos vice-coordenadores de trazer temas novos para serem debatidos.

O rápido bate-papo desta quarta teve um motivo especial. O ciclo da comissão vai de outubro a novembro. Fabiani, portanto, está encerrando mais um ano e aproveitou o Almoço Executivo para fazer uma espécie de prestação de contas e dar a boa notícia: “Conseguimos consolidar as premissas e bater nossas metas”.

Gestor da PHT Transportes, Filipe Cortes chegou à Comjovem em 2019 e se integrou tão bem ao propósito da comissão que este ano foi convidado para a vice-coordenação. E junto a Roberto, está movimentando o grupo com novas ações e projetos. Um deles é o rankeamento dos membros. “A participação dos membros em nossas reuniões e visitas soma pontos e dá a possibilidade deles participarem de eventos como o Conet (evento técnico da NTC&Logística, que acontece duas vezes por ano) e a Fenatran (a maior feira de transportes do País)”, contou Philipe. 

O grupo também tem escrito artigos técnicos – os mais recentes tratam de gestão de pneus e tesouraria, e uma novidade que “está saindo do forno”, como disse Cortes: um app que está em desenvolvimento pelas comissões do Espírito Santo, Rio e Paraná, sobre socorro no meio da estrada.

“Além disso, temos que falar dos parceiros Comjovem-ES, que chegaram injetando ânimo e investindo na comissão, o Café com Negócios, momento em que nos reunimos para tratar de temas relevantes, e as ações sociais das quais a comissão participa, como as de Páscoa, doação de sangue e Natal. Tudo isso junto fomento nossos negócios e os de nossos parceiros, dá visibilidade ao grupo e às causas pelas quais trabalhamos. Então, mais do que anunciar o futuro, nós planejamos o presente. E o que é melhor: ainda temos espaço para crescer e agregar!”, finalizou Cortes.

Fonte: Anna Carolina Passo - Assessora de Imprensa do Transcares

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